A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria Geral da Administração I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria Geral da Administração I"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria Geral da Administração I
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Centro de Economia e Administração - CEA Teoria Geral da Administração I Profa. Camila

2 Proposta Pedagógica dos Cursos de ADMINISTRAÇÃO
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA- ABP ou Problem-based learning - PBL

3 O que é PBL ? Método de ensino-aprendizagem centrado no estudante, que usa problema (situações reais) como elemento motivador do estudo e integrador do conhecimento. Estudantes são encorajados a definir seus próprios objetivos de estudo e a assumir a responsabilidade pelo seu próprio aprendizado. Professores atuam como “facilitadores”, ajudando os estudantes a formularem problemas e questões, a explorarem alternativas e a decidirem. O conhecimento construído e as habilidades e atitudes desenvolvidas na busca da solução dos problemas são mais relevantes que a solução do problema em si. A aprendizagem ocorre num ambiente de apoio e colaboração. Fonte: Ribeiro e Mizukami (2004)

4 Os Passos do PBLA na ADM-PUC
0. Entrega do problema. 1. Leitura e compreensão do problema. 2. Idenficação de possíveis causas, identificação de fatos/pontos-chave e formulação do problema. 3. Definição das questões e estratégias de pesquisa. 4. Pesquisa (auto-estudo). Rediscussão do problema frente aos novos conhecimentos adquiridos. Apresentação e debate dos resultados. 7. Síntese e avaliação do líder.

5 1. Leitura e compreensão do caso
É a leitura e análise do texto visando o esclarecimento dos significados dos termos que são fundamentais para o entendimento pleno da situação- problema. 1.1. Leitura individual para compreensão geral do assunto. 1.2. Esclarecimento dos termos desconhecidos . 1.3. Discussão das idéias centrais da situação-problema.

6 2. Identificação de possíveis causas, associação de fatos e formulação do problema
É a formulação das diretrizes de estudo. 2.1. Possíveis causas: discussão e identificação, sem censura ou crítica, das prováveis causas geradoras da situação-problema, baseadas na opinião dos estudantes acerca do assunto. 2.2. Fatos ou pontos-chave: identificação e relato de informações importantes descritas no texto que estejam relacionados às hipóteses formuladas pelo grupo. 2.3. Problema: declaração (sentença) de situação, dúvida ou dificuldade que esteja impossibilitando a realização de determinado objetivo, e exige ação para solucionar o impedimento.

7 Relatório Parcial Relatório Parcial – Problema no. Grupo:
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS-PUC CENTRO DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO-CEA Faculdade de Administração Relatório Parcial – Problema no Grupo: 1. Defina o problema: Com relação ao problema Com relação ao trabalho do grupo 2. Possíveis Causas 3. Pontos-chave (fatos) 4.Questões de pesquisa 5.Estratégias de pesquisa Identifique possíveis causas do problema, com base nas informações de que os indivíduos do grupo dispõem, sem censura. Informações importantes sobre o problema, conforme expostas no caso ou que não estão no texto mas se referem ao caso Conceitos e assuntos relevantes para solução do problema, que devem ser pesquisados. Planeje como o grupo irá buscar informações, relevantes para resolver o problema: o quê? Quem? Quando? Onde? 1) Líder: 2) Redator: 3) Porta-voz: 4) Membro: 5) Membro: 6) Membro: RA:

8 3. Identificação das questões e estratégias de pesquisa
Planejamento dos assuntos a serem pesquisados e como as informações serão coletadas. 3.1. Definição e registro no Relatório Parcial das questões a serem pesquisadas. 3.2. Definição e seleção das fontes onde serão obtidos os conceitos, idéias, teorias: livros, teses, dissertações, periódicos, etc. 3.5. Estratégias de pesquisa: anotar no Relatório Parcial quem serão os responsáveis pelas informações; quando e onde serão obtidas. 3.6. Entrega do Relatório Parcial.

9 4. Pesquisa (auto-estudo)
É o estudo dos assuntos definidos nas questões de pesquisa. 4.1. Preparação para pesquisa: retomada dos objetivos de estudo. 4.2. Seleção e análise da bibliografia necessária. 4.3. Início dos estudos: leitura, reflexão e compreensão dos assuntos, focando o entendimento em conceitos-chave. 4.4. Resumo dos conceitos-chave que serão utilizados na solução do problema. 4.6. Anotação de todas as referências bibliográficas utilizadas, obedecendo os padrões de citações e referências exigidos pelas normas da ABNT (ABNT/NBR 6023/2002 e ABNT/NBR /2002).

10 5. Rediscussão do problema frente aos novos conhecimentos
O grupo retoma a discussão do problema aplicando os novos conhecimentos e obtidos com a pesquisa. 5.1. Discussão dos conceitos importantes uns com outros e identificação de novos conceitos, idéias e teorias que possam ser aplicados na solução do problema. 5.2. Solução do problema, considerando as hipóteses, fatos e os novos conhecimentos. 5.3. Se necessário, pesquise novos conceitos que surgiram e não ficaram bem esclarecidos durante a discussão Preparação do Relatório Final, conforme modelo.

11 6. Apresentação, discussão dos resultados
Compreende as etapas conclusivas de cada problema estudado. 6.1. Preparação do Relatório Final e da Apresentação oral. 6.2. Entrega do Relatório Final. 6.3. Apresentação oral dos trabalhos pelos grupos previamente escolhidos. 6.4. Debate dos trabalhos.

12 7. Síntese e Avaliações 7.1. Aula síntese do professor sobre o(s) tema(s) em estudo. 7.2. Concluído cada problema, o líder avalia o grupo e a si mesmo em formulário apropriado. Formulário de Avaliação do líder: Será preenchido em sala de aula na aula nos primeiros 15 minutos da aula síntese

13 Programação das Sessões
Semana Profa. Camila 5as.feiras Prof. Seizo 5as.feiras 6as.feiras 4as.feiras Síntese do Problema Pesquisa - Biblioteca Laboratório: preparar apresentação e Relatório final Laboratório: preparar apresentação e Relatório final Apresentação e Debate dos resultados Apresentação e Debate dos resultados Leitura e discussão do novo problema Elaboração Relatório Parcial Pesquisa biblioteca

14 Programação das Sessões - DATAS
Dia da semana Atividade 24/02 Quarta-feira Aula INICIAL – formação de grupos / solicitação de pesquisa 25/02 Quinta-feira Pesquisa – Biblioteca e laboratório 26/02 Sexta-feira Apresentação resultados da pesquisa – das 19h20 às 21h00 Das 21h00 às 22h35 – Início PBL 01 – Relatório Parcial 03/03 Pesquisa (Biblioteca) 04/03 LAG: - Relatório Final: entrega às 21h00 - Apresentação: Início às 21h00, em seguida debate 05/03 Síntese PBL 01 Relatório Parcial PBL 02 10/03 11/03 12/03 Síntese PBL 02 Relatório Parcial PBL 03

15 Programação das Sessões - DATAS
Dia da semana Atividade 17/03 Quarta-feira Pesquisa (Biblioteca) 18/03 Quinta-feira LAG: - Relatório Final: entrega às 21h00 - Apresentação: Início às 21h00, em seguida debate 19/03 Sexta-feira Síntese PBL 03 Relatório Parcial PBL 04 24/03 AULA Magna – Auditório D. Gilberto (OS ALUNOS DEVEM ME PROCURAR NO AUDITÓRIO PARA RETIRAR O RELATÓRIO PARCIAL 25/03 Pesquisa (biblioteca) 26/03 Terça-feira Entrega dos relatório Final às 20h00 Apresentação na sala 106 (TODA A CLASSE) às 20h00 Síntese PBL 04 31/03 PROVA * TGA I, II e III são módulos independentes. Notas e freqüências São controladas por módulo.

16 PAPÉIS DOS PARTICIPANTES
Líder: coordena os trabalhos do grupo: realiza os passos do PBL; representa o grupo perante o professor e demais grupos; planeja o trabalho e mobiliza o grupo para realização; evita discussões paralelas; cobra a participação de todos e controla tempo; eventualmente, substitui ou indica substituo para os papéis de Porta-voz e Redator; faz avaliação de desempenho do grupo e de si próprio ao final do problema.

17 PAPÉIS DOS PARTICIPANTES
Porta voz: faz apresentação oral dos trabalhos do grupo. Realiza os 7 passos do PBL. Prepara e faz a apresentação oral do trabalho. Redator: anota as informações das reuniões e redigi os relatórios parciais e finais. Redigi os relatórios parciais e finais.

18 PAPÉIS DOS PARTICIPANTES
Membros: demais integrantes do grupo. Realiza os 7 passos do PBL. Colabora com o Líder, Porta-voz e Redator. Substitui, eventualmente, o Líder, Porta-voz e Redator.

19 DEFINIÇÃO DOS GRUPOS Os alunos estão livres para escolherem o grupo com 6 integrantes. Os papéis deverão ser alterados a cada novo problema. SENTIDO HORÁRIO

20 NOTAS Pegar no FTP “camila.campos” o arquivo sobre os critérios de avaliação Se qualquer membro do grupo faltar no dia do relatório parcial, o membro fica com zero. Se o porta-voz (de qualquer grupo) faltar no dia da apresentação/debate, fica com zero. E, o líder define se ele próprio ou outro membro realiza a apresentação/debate. Recuperação para os grupos que não atingirem nota 5,0 no trabalho.

21 NOTAS A distribuição das notas acontece da seguinte maneira:
- Relatório Parcial: 10% - Relatório Final: 20% - Apresentação: 10% - Debate: 10% Os problemas valem 50% da nota final e a prova vale 50% O Professor pode atribuir notas diferentes aos membros do grupo de acordo com sua observação do andamento do trabalho e avaliação do líder. A nota do relatório Parcial será fornecida na biblioteca, assim como feedback A nota do relatório final e apresentação/debate será fornecida durante o atendimento para realização do relatório parcial do problema seguinte.

22 Atendimento aos Grupos
O atendimento aos grupos será feito na seguinte ordem: PBL 1: de 01 a .... PBL 2: de ...a 01 PBL 3: os grupos pares primeiro PBL 4: os grupos impares primeiro Essa ordem é para o primeiro atendimento!

23 Informações gerais Ver no FTP “camila.campos” - Essa apresentação
- Critérios de avaliação - Manual de citações - Modelo de Relatório final

24 Informações gerais Deve-se estudar para a prova!
Cada síntese apresentada pelo professor indicará uma bibliografia a ser estudada! Não deixe para estudar só na véspera da prova!

25 Desejo a todos um ótimo curso!!


Carregar ppt "Teoria Geral da Administração I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google