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Publicidade e Propaganda: conceitos e categorias

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Apresentação em tema: "Publicidade e Propaganda: conceitos e categorias"— Transcrição da apresentação:

1 Publicidade e Propaganda: conceitos e categorias
Matéria: Publicidade e propaganda Nome: Emily Tuleu Dewai Turma: 1PPN

2 Qual o sentido da propaganda?
Difundir e/ou implantar, de modo persuasivo, agradável e convincente, conceitos de um produto tornando-o uma meta de consumo, expandindo seu mercado. Criar e/ou reeducar um mercado que necessite de novos hábito e/ou novas necessidades de consumo. Corrigir a imagem da empresa para atingir seu sucesso no mercado. Consolidar o êxito de uma marca/empresa; reafirmar o conceito de “o quanto ela é boa”.

3 Qual sua razão de ser na sociedade?
Divulgar e promover novos conceitos e ideias. Criar novos critérios num pensamento comum de uma sociedade consumista. Promover assoes sociais e mudar hábito para um bem comum ou interesses gerais. Se bem trabalhada, tem o poder de movimentar opiniões em massa.

4 Como a publicidade estabelece relações com os clientes?
Ela cria uma expectativa do produto ao consumidor, usando de meios convincentes, tanto emocionais quanto racionais; o ato do consumo é uma troca constante de expectativa e suprimento delas criando um “laço de afetividade” de consumidor e produto.

5 Briefing “Soma de conhecimentos que abrangem a situação de mercado e o produto ou serviço em relação as suas características intrínsecas, aos concorrentes e aos objetivos gerais da empresa e do plano de markeding, em termos de venda ou imagem”. (dicionário de termos de marketing). É um concentrado de informações de seu cliente. Nesta faze de pesquisa que é formada a “espinha dorsal” do projeto, nada pode ser omitido. São informações precisas, curtas e objetivas que possibilitarão a criação de um projeto adequado ao cliente e suas necessidades. “ O propósito do briefing pode ser estabelecido como uma forma de organizar a passagem da informação certa, das pessoas certas para outras pessoas certas, na hora certa, ma maneira certa e pelo custo certo”. ( Sampaio, 1992: 208) “é o pavimento por onde a criação vai trafegar. É uma estrada, quanto mais bem sinalizada, mais rápido chegaremos ao nosso destino.” (vieira, 1999: 48)

6 Conteúdo de Briefing Cada empresa tem elaborado seu briefing que melhor se adéqüe ao serviços oferecidos e metodologia executiva da agencia. “deve conter as informações a respeito do produto, do mercado, do consumidor, da empresa, e os objetivos do cliente” (S’antanna, 1989:109) Deve conter o que for relevante e necessário para a melhor do projeto de marketing.

7 Modelo de Briefing Detalhes de:
Produto: nome - imagem dele no mercado – forma de uso – embalagem – pontos positivos e negativos, etc. Mercado: qual o tamanho dele – sua evolução – principais áreas de venda, etc. Consumidor: quem consome – seus hábitos – onde compra – influencias culturais – quem decide pela compra do produto, etc. Preços: custos – lucros – relação preço/concorrência, etc. Concorrência: quem são – qual o preço de venda – fracos e fortes em relação ao seu produto – política de vendas, etc. Objetivo de mercado Objetivo de comunicação: o q ele quer/precisa de nos? Mídia: meios recomendados – verba – períodos de veiculação, etc.


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