A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALFABETIZAÇÃO, ANALFABETISMO E LETRAMENTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALFABETIZAÇÃO, ANALFABETISMO E LETRAMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 ALFABETIZAÇÃO, ANALFABETISMO E LETRAMENTO

2 “O acesso à escrita permite o desenvolvimento de faculdades cognitivas superiores (capacidade de abstração, raciocínio, raciocínio lógico) ao invés de habilidades específicas, relacionadas a práticas determinadas.” (LURIA, 1976)

3 ANALFABETO “O analfabeto é aquele que não pode exercer em toda a sua plenitude os seus direitos de cidadão, é aquele que não tem acesso aos bens culturais de sociedades letradas e, mais que isso, grafocêntricas.” (SOARES, 2010)

4 IMPORTANTE: Não confundir o estado de analfabetismo como uma forma inferior de ser, em relação às consequências cognitivas advindas da alfabetização; O analfabeto tem as mesmas faculdades mentais que os letrados; Ele é capaz de raciocinar e tomar decisões independentemente de saber ler e escrever; O analfabetismo está mais para o âmbito político que o educacional, como um fator histórico e não como consequência exclusiva do trabalho da escola e do professor.

5 O ANALFABETISMO FUNCIONAL
COMENTÁRIOS DO GRUPO: SISTEMATIZAÇÃO.

6 A ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL
Início com os jesuítas, laicização e educação para as massas: Marquês de Pombal; O ensino tecnológico (para atender ao novo mercado que se formava); Etimologia: alfabeto: alfa + beta: o “bê-a-bá”, ensino como decodificação de sons e letras;

7 ALFABETIZAÇÃO X LETRAMENTO
COMENTÁRIOS DO GRUPO; SISTEMATIZAÇÃO.

8 LETRAMENTO (...) o sentido que tem letramento, palavra que criamos traduzindo “ao pé da letra” o inglês literacy: letra -, do latim littera, e o sufixo -mento, que denota o resultado de uma ação (como, por exemplo, em ferimento, resultado da ação de ferir). Letramento é, pois o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever: o estado ou condição que adquire o grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita. (...) aquele que adquiriu o estado ou a condição de quem se apropriou da leitura e escrita, incorporando as práticas sociais que as demandam. (grifos da autora) (SOARES, 2010)

9 ENTREVISTA COM A PESQUISADORA EMÍLIA FERREIRO À REVISTA “NOVA ESCOLA”

10 ALFABETIZAÇÃO E CULTURA ESCRITA (Por Emília Ferreiro)
Além da alfabetização, hoje se fala muito em letramento. que significa alfabetização e muito mais. De onde vem o termo? A palavra letramento é tradução de literacy. Em sua origem, ela site de busca e digitarmos “literacy” aparecem muitos endereços. Encontra-se uma série de combinações com esse termo, como computer literacy, mostrando que o significado atual dessa palavra em inglês é expetise, é ter conhecimento. Mas é muito importante compreender que a expressão computer literacy não designa a habilidade de usar a língua escrita por meiro de um computador. Seu significado è a habilidade para usar comando da máquina, para entrar num processador de texto e nos programas elementares.

11 Letramento é a melhor tradução para literacy?
Não. É cultura escrita. E isso não tem início depois da aprendizagem do código. Se dá, por exemplo, no momento em que um adulto lê em voz alta para uma criança - e nas famílias de classe média isso ocorre muito antes do início da escolaridade. Ou seja, o processo de alfabetização é desencadeado com o acesso à cultura escrita.

12 O letramento representa um conceito novo ou é apenas um modismo?
Há muito tempo, descobriram no Brasil que se podia usar a expressão letramento. E o que aconteceu com a alfabetização? Virou sinônimo de decodificação. Letramento passou a ser o estar em contato com distintos tipos de textos, o compreender o que se lê. Isso é um retrocesso. Eu me nego a aceitar um período de decodificação prévio àquele em que se passa a perceber a função social do texto. Acreditar nisso é dar razão à velha consciência fonológica.

13 É indispensável usar o termo letramento, então?
Eu não uso a palavra letramento. Se houvesse uma votação e ficasse decidido que preferimos usar letramento em vez de alfabetização, tudo bem. A coexistência dos termos é que não dá.

14 RESPONDA: Ser analfabeto significa ser também iletrado? Como podemos considerar a criança que chega à escola em relação a questão do Letramento? Seguindo a abordagem da pesquisadora Magda Soares, defina: Alfabetização e Letramento e discorra acerca das diferenças entre os dois fenômenos. Compare os pontos de vista das pesquisadoras Magda Soares e Emília Ferreiro. Depois de analisar os pontos de vista das duas pesquisadoras, responda: É indispensável usar o termo Letramento? Por quê?


Carregar ppt "ALFABETIZAÇÃO, ANALFABETISMO E LETRAMENTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google