A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prática de Ensino de Química: Elaborando um Mini-curso com Ênfase na Compreensão da Natureza da Ciência e do seu Papel na Sociedade Profa. Dra. Salete.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prática de Ensino de Química: Elaborando um Mini-curso com Ênfase na Compreensão da Natureza da Ciência e do seu Papel na Sociedade Profa. Dra. Salete."— Transcrição da apresentação:

1 Prática de Ensino de Química: Elaborando um Mini-curso com Ênfase na Compreensão da Natureza da Ciência e do seu Papel na Sociedade Profa. Dra. Salete Linhares Queiroz Instituto de Química de São Carlos/USP

2 Roteiro da Apresentação
Introdução Objetivos Desenvolvimento da Experiência Considerações Finais

3 Introdução Concepções de professores sobre a natureza da ciência;
Propostas para formação de professores capazes de esboçar algumas diretrizes que favoreçam a percepção dos mesmos sobre a forma como a ciência é construída.

4 Concepções de Professores Sobre a Natureza da Ciência
J.B.S.Harres, Uma revisão de pesquisas nas concepções de professores sobre a natureza da ciência e suas implicações para o ensino. Investigações em Ensino de Ciências 1999, vol.4, n.3, pp

5 Ciência:Concepções A ciência busca a verdade (realismo ingênuo)
Professores Metodologia indutiva e sem influências externas (da sociedade) Veracidade absoluta e superioridade do conhecimento científico

6 Formação de Professores e a Questão da Construção do Conhecimento Científico
FAPERJ/ Programa Pro-Ciências (1996); Curso de atualização para professores de ensino médio de biologia ; Interesse em estabelecer relações de intercâmbio entre pesquisadores e professores, propondo atividades que integravam atualização em conhecimento específico e prática docente. FIOCRUZ + CECIERJ Tese de Doutorado Deise Vianna, 1998 FE-USP

7 Prática de Ensino de Química
Objetivos A experiência didática visa, entre outros objetivos, favorecer uma reflexão dos licenciandos, sobre as suas concepções de ciência e sobre a importância da abordagem em sala de aula de questões que remetam à compreensão da natureza da ciência e do seu papel na sociedade. Prática de Ensino de Química Licenciatura Em Ciências Exatas São Carlos

8 Desenvolvimento da Experiência
Caracterização da Disciplina Dois semestres; aulas semanais com duração de 4 horas; 13 alunos Estágios em escolas de nível médio; Preparação de mini-curso para alunos do nível médio; Elaboração de trabalho escrito sobre o mini-curso apresentado.

9 Desenvolvimento da Experiência
Etapas da Disciplina Os primeiros encontros / Textos extraídos do livro Em Debate: Cientificidade e Educação em Ciências de Borges (1996, Porto Alegre SE/CECIRS); As aulas da disciplina de Prática (Filosofia da Ciência, MCA, CTS, etc); O planejamento do mini-curso; Apresentação do mini-curso.

10 O Planejamento do Mini-curso
POLUENTES QUÍMICOS CTS Capacidade de tomada de decisão Compreensão da natureza da Ciência e do seu papel na sociedade

11 Por que Poluentes Químicos?
Poluentes Químicos do Ar Poluentes Químicos do Solo Poluentes Químicos da Água Grupo de 4 alunos Grupo de 5 alunos Unidades de Concentração Funções Orgânicas Métodos de Separação

12 A compreensão da natureza da ciência e do seu papel na sociedade contemplada no mini-curso
Artigos Científicos??? Um bom caminho para promover o entendimento da natureza da ciência? Localização e mapeamento de grupos de pesquisas dedicados a estudos sobre Poluentes Químicos; Expectativa da professora?

13 Grupos de Pesquisas Selecionados
Poluentes do Solo: Biodegradação de Herbicidas (USP-RP + Embrapa); Poluentes da Água: Processos Químicos Com Ênfase em Aplicações no Ambiente (Universidade do Porto); Poluentes do Ar: Processos Atmosféricos (PUC-RJ).

14 Considerações Para Elaboração do Mini-curso
Local? Extensão? Data? Número de vagas? Arranjo final?

15 Acertos/Arranjos Finais
Aulas de Laboratório -Journal of Chemical Education; v.75; Nº 12; 1998; A Precise Method for Determining the CO2 Content of Carbonate Materials, Donald L. Pile et al. Bate-papo com um pesquisador da área de Química Ambiental; Visitas a locais relacionados ao tema.

16 Estrutura Básica do Mini-curso e Data de Ocorrência
Segunda 20/10 Terça 21/10 Quarta 22/10 Quinta 23/10 Sexta 24/10 14:00 Hs - 15:20 Hs Introdução ao tema + Grupo de Pesquisas Poluentes do Solo Poluentes da Água Visita ao Aterro Sanitário Poluentes do Ar 15:40 Hs 17:00 Hs Bate-papo com Pesquisador (Prof. Dra. Eny / USP) Experimento Visita Lab. de Resíduos USP

17 Grupo de Pesquisas (USP-RP) + Bate-papo com Pesquisadora
Grupo de pesquisas: várias perguntas foram feitas sobre os fundamentos da pesquisa e as suas aplicações; Bate-papo com Pesquisadora: alunos do ensino médio elaboraram perguntas com ajuda dos licenciandos e estas foram colocadas para a pesquisadora.

18 Bate-papo: Perguntas e Respostas
“Como nós podemos saber sobre a sua pesquisa?” “Nós publicamos.... Nós temos por obrigação disseminar o conhecimento. A universidade nos cobra isto”; “O que é mais pesquisado? Tem alguma ênfase?” “Não tem”. Professora cita vários exemplos de pesquisa desenvolvidas no IQSC-USP. “De que forma todos poderiam ajudar para que não houvesse poluição?” “Evitar usar plásticos”. Professora cita exemplo da caneca plástica da USP. “Existem etapas para a conclusão de uma pesquisa?” Professora fala da forma de organização de orgãos financiadores de pesquisa. “Como é uma aula na universidade?”

19 Considerações Finais Utilização de textos científicos como recurso para um melhor entendimento sobre a forma de construção do conhecimento científico se mostrou eficaz; As iniciativas voltadas para a apresentação de aspectos relacionados à forma de construção do conhecimento científico aos alunos do ensino médio foram extremamente bem aceitas, mostrando a receptividade dos mesmos a tais abordagens.

20 Agradecimentos Aos alunos da disciplina de Prática de Ensino de Química (2003) do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas (Habilitação:Química) da USP/São Carlos; Ao CDCC, em especial a Angelina Xavier e Sílvia Cereda.


Carregar ppt "Prática de Ensino de Química: Elaborando um Mini-curso com Ênfase na Compreensão da Natureza da Ciência e do seu Papel na Sociedade Profa. Dra. Salete."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google