A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PLANEJAMENTO NA ESCOLA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PLANEJAMENTO NA ESCOLA"— Transcrição da apresentação:

1 O PLANEJAMENTO NA ESCOLA

2

3 PROJETO: do Latim – projicere: levar para frente

4 EMBASAMENTO LEGAL: LDBEN:
Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: I – Elaborar e executar sua proposta pedagógica. (...) VII – Informar os pais e responsáveis sobre a freqüência e o rendimento dos alunos, bem como a execução de sua proposta pedagógica. Art. 1. Os docentes incumbir-se-ão de: I – Participar da elabotação da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino. (...) II – Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

5 Art. 14. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os princípios: I – Participação dos profissionais da educação na elaboração do Projeto Pedagógico da escola; II – Participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

6 MAIS AUTONOMIA : MAIS RESPONSABILIDADE
Por que é importante a escola construir o seu PP??

7 Possibilita aos vários segmentos da escola a busca da inovação de sua prática;
Leva a escola a perceber a relação existente entre autonomia e responsabilidade; Abre espaços e amplia o nível de participação dos vários segmentos da escola.

8

9 IDÉIAS E VALORES DIFERENTES =
CONFLITOS

10 DIMENSÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO

11

12 Esquema do Projeto Pedagógico
PARA QUE SERVE O DIAGNÓSTICO?

13

14 Refletir como é nossa escola e levantar informações sobre aspectos internos e externos da escola, destacando dificuldades concretas bem como sucesso, em todas as dimensões:

15 Dimensão Pedagógica: Objetivos, conteúdos, metodologias, processo de avaliação, faixa etária dos alunos, posição social, necessidades e valores dos alunos, dados sobre repetência e evasão, estratégias para recuperação de alunos, valorização dos professores. Dimensão Administrativa: Aspectos físicos e materiais, recursos humanos, organização, qualificação e atualização dos professores.

16 Dimensão Jurídica: Relação que a escola estabelece com a sociedade e os órgãos públicos de ensino, autonomia da escola observando os princípios de legalidade e responsabilidade. Dimensão financeira: Recursos financeiros disponíveis, recebidos ou obtidos pela escola, aplicação de verbas.

17 COMO FAZER?? Aplicação de formulários, questionários e entrevistas individuais ou em pequenos grupos; Observações informais e/ou sistemáticas sobre o cotidiano escolar; Leitura de documentos legais e pedagógicos da escola e/ou de outros níveis do sistema escolar; Análise de registros arquivados na escola que retratem a evolução dos seus números de matrícula, índices de aprovação, reprovação e/ou evasão e situação sócio-econômica das famílias;

18 COMO FAZER?? Interpretação de estatísticas oficiais (SAEB) no Brasil e no Estado; Discussão de estudos acadêmicos que analisem a situação e as tendências atuais da gestão escolar; Realização de fóruns, reuniões, ciclos de debates, envolvendo toda a comunidade escolar para discussão dos problemas e das potencialidades da escola. Discussões em sala de aula com os alunos para levantamento de problemas e apresentação de sugestões; Montar estratégias para atrair os pais ás reuniões e/ou assembléias.

19 (IDENTIDADE DA ESCOLA)
QUE ESCOLA QUEREMOS (IDENTIDADE DA ESCOLA)

20 Levantar e discutir as concepções do coletivo para definir uma linha de ação que traduza aquilo que o grupo considera prioritário para o trabalho da escola.

21 COMO FAZER? Disponibilização e discussão, com os vários segmentos, mediante a utilização de textos com questões teóricas e práticas sobre a organização do trabalho da escola, visando contribuir na construção do projeto; Promoção de discussões por blocos, juntando alguns segmentos de cada vez;

22 COMO FAZER? Concentração em dias e ou turnos semanais das atividades dos professores, de acordo com os componentes curriculares, visando a formação de segmentos de estudo e reflexão; Criação de oportunidades para que as entidades estudantis, como os grêmios, possam ajudar nas discussões com os demais alunos; Criação de horários e espaços educativos diferenciados, visando estabelecer momentos de discussão coletiva.

23 CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO

24 SUJESTÃO DE QUESTÕES PARA DEFINIÇÃO DE UMA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO:
Que tipo de sociedade nossa escola quer? Que cidadão nossa escola deseja formar? Que entendemos por educação? Que escola pretendemos construir? Como concebemos a gestão escolar? Qual a nossa compreensão de currículo?

25 SUJESTÃO DE QUESTÕES PARA DEFINIÇÃO DE UMA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO:
Qual será a missão de nossa escola? Como percebemos o fazer pedagógico no dia-a-dia? Qual a visão de nossa escola sobre a avaliação? Como nossa escola encara a questão metodológica? Que tipo de relação nossa escola quer manter com a comunidade local? Que profissionais temos, e queremos? De que profissionais precisamos?

26 DEFINIÇÃO DE AÇÕES Definir as prioridades da escola;
Que ações irá desenvolver para trabalhar as prioridades?

27 DEFINIÇÃO DE AÇÕES Quem são as pessoas ou os segmentos que irão realiza-las? (CUIDADO!! TODOS É IGUAL A NINGUÈM!); Composição de uma equipe responsável para redação do projeto, com a presença de representantes de todos os segmentos.

28 AVALIAÇÃO DO PP Permanente; Todas as dimensões;
Respondendo às perguntas: Os desafios foram atendidos no PP?

29 AVALIAÇÃO DO PP Que novos desafios existem ou estão surgindo?
O que precisa ser melhor definido? As ações propostas foram desenvolvidas? Quais seus efeitos?

30 Referencial teórico: Este material foi elaborado pela profª Maristela Dal Lago, coordenadora do setor pedagógico da 1ª Coordenadoria Regional de Educação com base na seguinte bibliografia: VASCONCELOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico.15ª ed. São Paulo: Libertad Editora, 2006. VASCONCELOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: Do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 7ª ed. São Paulo: Libertad Editora, 2006. Porto Alegre, 5 de dezembro de 2007

31 http://www. 01coordenadoriaregionaleducacao. blogspot


Carregar ppt "O PLANEJAMENTO NA ESCOLA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google