A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma arte voltada para as mudanças sociais?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma arte voltada para as mudanças sociais?"— Transcrição da apresentação:

1

2 Uma arte voltada para as mudanças sociais?
Cinema Uma arte voltada para as mudanças sociais?

3 Objetivo Este trabalho apresenta um estudo sobre o cinema, sua história e principalmente seu poder de influência na sociedade, com foco no cinema subversivo.

4 Introdução O cinema é um meio de comunicação de grande importância para todo o mundo, sua importância na sociedade é tanta que passa a ser considerado a sétima arte.

5 Os irmãos Auguste e Louis Lumière idealizaram o cinematógrafo em 1895.
Onde tudo começou... Os irmãos Auguste e Louis Lumière idealizaram o cinematógrafo em 1895. A apresentação pública do cinematógrafo marca oficialmente o início da história do cinema.

6

7 Cinema no século XX Década de 20: Surgem os grandes estúdios e os Filmes sonoros; Década de 30: Nascem as estrelas de Hollywood; A diversificação de gêneros e o filme colorido; Segunda guerra Mundial em 1940: Cinema usado apelo patriota para a guerra e já estimulando o consumismo.

8

9 Década de 50: Novas tecnologias para reconquistar o público perdido; Cinema mais realista (Nouvelle Vague – França) Década de 60: Cinema menos focado no espetáculo, mais subversivo; Inovação européia; Década de 70: Surgem os Blockbuster, filmes executados para atrair a atenção do grande público e dos mais jovens.

10

11 “O cinema era apenas uma máquina de imprimir teatro, de visualizar a música, ilustrar a literatura. Hoje através do avanço da tecnologia, o cinema é uma grande máquina de fazer ilusões, ficção, romance e viagens”. (TIM BURTON, 2009).

12 Cinema Subversivo Significado de Subversão: 1 Ato ou efeito de subverter ou subverter-se. 2 Ato ou efeito de destruir ou perturbar; insubordinação, revolta contra a autoridade ou contra as instituições. 3 Perversão moral.

13 São filmes que questionam a política, religião, violência, sexualidade e outros assuntos considerados tabus; Fogem do padrão “American way of life”; Filmes com intuito de fazer o espectador refletir, mas não necessariamente chegando a uma conclusão;

14 Laranja Mecânica Filme inglês de 1971, do diretor Stanley Kubrick
Ele dá foco na violência impregnada na sociedade de diversas formas e nos confunde visualmente. O filme se divide em três momentos: Alex e seu grupo como praticantes da violência; A sua reabilitação; E a volta as ruas, já reabilitado.

15

16 Trainspotting Filme do diretor Danny Boyle, de 1996, baseado no livro de Irvine Welsh; O filme é uma abordagem sem moralismo sobre 5 amigos viciados em drogas. O protagonista abre mão de uma “vida comum” para se dedicar ao vício, que avalia ser mais gratificante.

17

18 Clube da Luta Com direção de David Fincher, o trio: Brad Pitt, Edward Norton e Helena Carter tornam o filme popular, mas sem perder sua essência. O filme é um bom chamado para a hipocrisia da sociedade, pois trata com ironia e um certo humor negro de um tema polêmico e importante.

19

20 Influência na Sociedade
Além de o cinema ser produtor de espetáculo, ele é também veículo de propaganda, de informação e de formação. O cinema pode sim influenciar o jeito das pessoas, porém não é fator determinante de personalidades. O sexo, a violência, as drogas sempre existiram, o filme só retrata a realidade.

21 Considerações Finais O cinema subversivo pode ser considerado como o gênero mais capaz de promover reflexões. Os filmes estudados induzem a reflexão não necessariamente induzindo a uma conclusão. Reforçam o papel do cinema como um meio influenciador e questionador. Os temas polêmicos geram incomodo e por sua vez, esse incomodo gera conhecimento.

22 Isadora de Albuquerque
Produzido por: Bruno Andrade Gabriela Piras Isadora de Albuquerque Jessica Marquina Juliana Liscio

23 FIM


Carregar ppt "Uma arte voltada para as mudanças sociais?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google