A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FAZENDO COM OS ALUNOS: correção de produção textual

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FAZENDO COM OS ALUNOS: correção de produção textual"— Transcrição da apresentação:

1 FAZENDO COM OS ALUNOS: correção de produção textual

2 1º passo: atividade de ensino-aprendizagem
A partir do texto A piscina, envolver os alunos num clima de reflexão e participação. Escrever o texto na integra. Ler o texto como está escrita (sem os pontos). Entregar vários textos e questionar os alunos sobre as diferenças entre os dois textos. Estimar os alunos até que percebam que no segundo há pontuação e que no primeiro não.

3 Relendo o texto, perguntar: “Onde vocês acham que poderíamos colocar o primeiro ponto?”. Nesse momento o professor explica a colocação dos pontos-finais. Retirar palavras que podem estar sobrando ou substituí-las e chamar a atenção para a letra maiúscula depois do ponto. Continuar lendo e verificando com os alunos onde seriam colocados os demais pontos-fianis.

4 Fazer novamente a leitura, agora já com a pontuação
Fazer novamente a leitura, agora já com a pontuação. Perguntar o que mudou e observar as vantagens para a compreensão, a interpretação do texto, a comunicação das ideias, etc.

5 piscina Nadando na piscina o ralo estava solto, daí eu chamei
Um dia quando eu estava Nadando na piscina o ralo estava solto, daí eu chamei o porteiro e ele mergulhou e tam- pou o ralo aí eu fui nadar depois eu andei de bicicleta, Depois goguei vídeo game e fui correr um pouco, e depois eu almocei brinquei de pega- pega e tomei lanche e andei mais um pouco de bicicleta e ficou tarde e fui para casa. FIM

6 2º passo: atividade de aplicação
Gravar um aluno contando uma história. Passar uma parte da história para lousa do jeito que foi falada, possivelmente sem pontuação. Passar da linguagem oral para a escrita, discutindo o emprego do ponto-final. Realizar a atividade de preferência com textos curtos, para não gerar cansaço e desmotivação.

7 3º passo: atividade de avaliação
A atividade de avaliação deve ser feita depois de três ou quatro atividades de aplicação. Colocar ponto-final e fazer as modificações que julgar necessárias nos seguintes textos (escolher textos pequenos ou trechos de textos de seus alunos e organizá-los para uma atividade de avaliação por escrito.

8 Questionar os textos Questionar textos
Segundo Josette Jolibert, pesquisadora francesa, questionar um texto significativo fazer perguntas, como: De onde e como veio o texto? Quais as características físicas do texto? Como está diagramado? Que informação traz a silhueta do texto?

9 Existem números ou outros símbolos? Qual sua função?
Que sinais de pontuação possui? Há palavras desconhecida?

10 Sintetizando SINTETIZANDO
Podemos dizer que o leitor eficiente é aquele que: Formula perguntas enquanto lê e se mantém atento (autocontrole); Seleciona índices relevantes para a compreensão;

11 Supre os elementos ausentes, completamente informações;
Antecipa fatos; Crítica o conteúdo; Reformula hipóteses; Estabelece relações com outros aspectos do conhecimento;

12 Transforma ou reconstrói o texto lido;
Atribui intenções ao escritor. O trabalho de interpretação do mundo e dos textos letrados começa bem antes de a criança entrar na escola e se estende por toda a vida.


Carregar ppt "FAZENDO COM OS ALUNOS: correção de produção textual"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google