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aprendendo física por meio de desafios e do uso das TIC

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Apresentação em tema: "aprendendo física por meio de desafios e do uso das TIC"— Transcrição da apresentação:

1 aprendendo física por meio de desafios e do uso das TIC
Os Mistérios do Som: aprendendo física por meio de desafios e do uso das TIC Rodrigo Claudino Diogo Shirley Takeco Gobara

2 Cronograma de atividades
1 º dia: Apresentação dos participantes Programação do Curso Apresentação do curso Origem do Curso Ementa e objetivos Fundamentação para uso de desafios no Ensino de Física

3 Cronograma de atividades
As TIC no ensino de Física Conhecendo o ambiente virtual Acessando e se cadastrando no ambiente virtual Vivenciando o ambiente virtual 2º dia Fundamentos sobre os mapas conceituais Conhecendo o CMapTools Elaborando o mapa conceitual proposto no ambiente virtual

4 Cronograma de atividades
Discutindo e avaliando a proposta Opinário sobre o curso e o ambiente virtual Apresentação da proposta de continuidade da pesquisa e distribuição das instruções e termos de livre consentimento

5 Origem do curso Na pesquisa de mestrado: A aprendizagem de ondas sonoras sob a ótica de desafios em um ambiente virtual potencialmente significativo As tecnologias da informação e comunicação (TIC) foram utilizadas como recurso educacional para o ensino introdutório da Física do Som Objetivo: verificar se a as atividades elaboradas favorecem a aprendizagem de conceitos em Física

6 Ementa Fundamentos para a proposição de desafios como metodologia de ensino Uso da TIC no ensino de Física Mapas conceituais: confecção e estratégias de uso Discussão da proposta A ementa teve que ser ajustada, em decorrência da carga horária do curso. Inicialmente a duração do curso estava prevista para 6 (seis) horas e, posteriormente, foi fixada em 4 (quatro) horas. Em decorrência desta diminuição do tempo de duração, as discussões sobre o “Uso das TIC no ensino de Física” e “Mapas conceituais: confecção e estratégias de uso” não serão aprofundadas.

7 Objetivos do curso Apresentar e discutir a proposta de utilização de desafios como metodologia de ensino Discutir a utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no ensino de Física (ensino médio), em uma proposta que utiliza diversos recursos das TIC Vivenciar e utilizar o ambiente virtual desenvolvido Elaborar um mapa conceitual sobre os conceitos trabalhados nos desafios e discutir a utilização de mapas conceituais em sala de aula (utilizando o software CmapTools) Propor a continuidade da pesquisa de mestrado Os objetivos do curso também sofreram alterações em decorrência da diminuição da carga horária. A discussão sobre a utilização das TIC no ensino de física e a discussão sobre a utilização de mapas conceituais em sala de aula, não se encontram nos novos objetivos. Foi incluído um novo objetivo, que visa propor aos participantes (professores) a utilização do ambiente virtual e a colaboração na continuidade da pesquisa de mestrado.

8 Fundamentos para o uso de desafios no ensino de Física
A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel O aluno deve estar disposto a aprender A disposição pode ser estimulada pela proposição de desafios Relação entre conhecimento e problemas Todo conhecimento é uma resposta a uma questão

9 A TAS e os desafios A disposição em aprender é diretamente influenciada pela motivação A superação de desafios pode ampliar o impulso cognitivo e a motivação proveniente do engrandecimento do ego A motivação, segundo a TAS, pode ser analisada a partir de três elementos: Impulso cognitivo: considerado o mais importante e estável, é inerente à própria tarefa, sendo o desejo de aprender um conhecimento como um fim em si mesmo. Para o impulso cognitivo, ser bem sucedido em uma tarefa de aprendizagem é a própria recompensa da tarefa; Impulso afiliativo: reflete a necessidade de aprovação de determinadas figuras - das quais o aluno é dependente emocional, como os pais e professores. Este impulso tem a sua importância diminuída à medida que o aprendiz envelhece; A motivação pelo engrandecimento do ego: ao contrário do impulso afiliativo, a motivação pelo engrandecimento do ego aumenta à medida que o aluno amadurece. Refere-se à necessidade de obtenção de um status (individual ou coletivo) proveniente da habilidade ou competência do indivíduo.

10 Relação entre conhecimento e problemas
Para um espírito científico, todo conhecimento é resposta a uma questão. Se não houve questão, não pode haver conhecimento científico. Nada ocorre por si mesmo. Nada é dado. Tudo é construído. (BACHELARD, 1977, p. 148 apud DELIZOICOV, 2005, p. 128, grifo nosso). Um verdadeiro problema é semelhante a um desafio A busca pela superação de desafios pode auxiliar os alunos no processo de construção do conhecimento científico, na medida em que os desafios podem ser interpretados como problemas em busca de respostas, soluções. Os desafios não podem assemelhar-se a exercícios rotineiros, de fim de capítulo.

11 As TIC no Ensino de Física
Algumas inferências sobre as TIC e a educação As TIC podem auxiliar no processo de aprendizagem A utilização das TIC no ambiente escolar é “[...] mais que uma necessidade, é um direito social.” (BRASIL, 2000a, p.13) A escola deve assumir a função de contribuir para com a inclusão e o letramento digital de seus alunos A escola pode contribuir para que as classes menos favorecidas economicamente tenham acesso à Internet Nas classes denominadas por D e E cerca de 97,17% dos domicílios não possuem computadores e 98,27% não possuem acesso à Internet (COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL, 2007, p. 102)

12 As TIC no ensino de Física
Uma visão geral: Permite que os alunos tenham contato com formas de representação distintas das utilizadas em livros ou no quadro-negro, por exemplo: simulações, animações, vídeos, hipertextos e hipermídia. Foco das investigações: Mecânica Simulações Poucos trabalhos relacionados ao ensino de conceitos sobre ondas sonoras As diferentes formas de representação podem favorecer a associação entre os conceitos existentes na estrutura cognitiva dos alunos e os novos conceitos, que devem ser aprendidos.

13 As TIC no Ensino de Física
Formas “tradicionais” de uso das TIC: aquisição de dados por computador modelagem e simulação materiais multimídia realidade virtual e busca de informações na Internet Formas ainda não muito utilizadas/investigadas WebQuests Ambientes virtuais de aprendizagem Blogs WebQuest é uma metodologia de pesquisa na Internet, em que quase todos os recursos utilizados são provenientes da mesma. É voltada para o processo educacional, estimulando a pesquisa e o pensamento crítico. É um modelo extremamente simples e rico para dimensionar usos educacionais da Web, com fundamento em aprendizagem cooperativa e processos investigativos na construção do saber, engajando os alunos e os professores num uso da Internet voltado para o processo educacional, estimulando a pesquisa, o pensamento crítico, o desenvolvimento dos professores, a produção de materiais e o pensamento crítico e protagonismo juvenis. Normalmente, uma WebQuest tem a seguinte estrutura: - Introdução; - Tarefa; - Processo; - Recursos; - Avaliação; - Conclusão. Ambiente virtuais de aprendizagem: sistemas computacionais disponíveis na internet, destinados ao suporte de atividades mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação. Permitem integrar múltiplas mídias, linguagens e recursos, apresentar informações de maneira organizada, desenvolver interações entre sistemas computacionais disponíveis na internet, destinados ao suporte de atividades mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação. Permitem integrar múltiplas mídias, linguagens e recursos, apresentar informações de maneira organizada, desenvolver interações entre pessoas e objetos de conhecimento, elaborar e socializar produções tendo em vista atingir determinados objetivos. Blogs: permitem a publicação de idéias em tempo real e possibilitam a interação com qualquer pessoa do mundo que esteja conectada. Sua principal característica são os textos que podem ser lidos e comentados, abrangendo uma infinidade de assuntos: diários, notícias, poesias, músicas, fotografias, enfim, tudo que a imaginação do autor permitir, desde que dentro de um contexto educaional ou pedagógico. é

14 As TIC no Ensino de Física: algumas considerações
A incorporação das TIC representa A possibilidade de uma melhor educação e aprendizagem da Física Necessidade da sociedade contemporânea A incorporação das TIC exige Um olhar atento às limitações das TIC como recurso didático Atualização contínua das atividades de ensino e dos recursos utilizados Atualização tecnológica do professor Que o professor supere eventuais receios O professor deve estar disposto a se manter sempre atualizado tecnologicamente e não ter receio de que os alunos possam estar mais familiarizados com as TIC do que ele, pois, em geral, os alunos estão mais familiarizados.

15 Acesso, cadastro e vivência
O ambiente virtual: Acesso, cadastro e vivência Agora é hora de acessar o site

16 Acessando o ambiente virtual
Abra o navegador de Internet Acesse o endereço eletrônico: Clique no link “Cadastramento de usuário”:

17 Cadastrando novo usuário
Informe os campos necessários e depois clique no botão “Cadastrar este novo usuário”: Clique no botão “Continuar”

18 Verificando o Um solicitando uma confirmação do seu cadastro foi enviado para o endereço de informado na tela de cadastro Clique no link de confirmação de cadastro, para confirmar o seu cadastro

19 Confirmação de cadastro
Após clicar no link do enviado para você, é exibida uma mensagem de confirmação: clique no botão “Cursos” para exibir os cursos disponíveis no Ensino de Ciências.net. Localize e clique no link “Os mistérios do som”:

20 Informando o código de inscrição
Seu navegador será direcionado para uma página que te solicitará um “Código de Inscrição”: Digite “SNEF” (sem as aspas) no local indicado e clique no botão “Faça a minha inscrição neste curso”

21 A página principal do curso
Explicar, brevemente cada uma das seções da página principal

22 Mãos à obra Agora é com vocês!!!

23 Por hoje é só pessoal!!!

24 aprendendo física por meio de desafios e do uso das TIC
Os mistérios do som aprendendo física por meio de desafios e do uso das TIC 2º dia

25 Principais conhecimentos trabalhados nos desafios
O Jogo do Erro: a propagação de ondas sonoras ocorre apenas em meios materiais Como uma onda no mar...: ondas sonoras não transportam matéria ao se propagarem O pernilongo e os sons: freqüência sonora, fonte sonora, espectro sonoro, relação entre as freqüências da fonte sonora e do som que ela emite, além de informações sobre os hábitos dos pernilongos Abaixe o volume: intensidade sonora, relação entre intensidade sonora e danos auditivos

26 Vivenciando o ambiente virtual
Retorne ao sítio do ambiente virtual: Faça seu login Continue a experimentar o ambiente. Você tem 25 minutos

27 Fundamentos sobre os mapas conceituais
O que é um mapa conceitual? É uma ferramenta originária dos trabalhos de Novak Tem como fundamento a TAS Para que servem os mapas conceituais? Representar relações significativas entre conceitos Os mapas conceituais ausubelianos evidenciam a hierarquia entre os conceitos Os conceitos são mais genéricos/inclusivos do que outros.

28 Um Exemplo de mapa Conceitual

29 Conhecendo o CMapTools

30 O que é o CmapTools? Programa para a construção de mapas conceituais (e outros diagramas) Permite tanto a elaboração solitária quanto a colaborativa É um programa gratuito

31 Como iniciar o CmapTools
Acessar o menu iniciar Procurar o item IHMC CmapTools Selecionar o CmapTools Observações: O CmapTools é multiplataforma: Linux | Windows | Mac OS X | Solaris Pode ser executado a partir de um pendrive

32 A janela principal Exibe os mapas conceituais armazenados localmente
Exibe os mapas conceituais compartilhados em servidores Funciona como o “Favoritos” de navegadores da Internet Funciona como o “Histórico” de navegadores da Internet

33 A janela de edição de mapas
Área de edição dos mapas Aqui iniciar a elaboração de um mapa, ao vivo, para agilizar o processo. Lista de conceitos: Seres vivos, neve, lago, plantas, gelo, animais, água, moléculas, movimento, calor, estado, sólido, líquido, gasoso

34 Criando conceitos e ligações 1/4
Para criar um conceito basta dar um duplo clique na área de edição dos mapas Para criar uma ligação entre dois conceitos: Crie outro conceito (B) Selecione o conceito A Clique e arraste a seta até encontrar o conceito B

35 Criando conceitos e ligações 2/4
Surge a ligação entre os dois conceitos Veja que é necessário explicitar a relação entre eles

36 Criando conceitos e ligações 3/4
Forma alternativa de criar ligações Selecionar o conceito B: Clique, arraste e solte a seta em uma área vazia: Agora você precisa informar o conceito e frase de ligação

37 Criando conceitos e ligações 4/4
Você também pode adicionar conceitos a uma ligação já existente Selecione uma frase de ligação: Selecione a seta, clique, arraste e solte:

38 Salvando seu mapa 1/2 Acesse o menu Arquivo e selecione “Salvar Mapa Conceitual”

39 Salvando seu mapa 2/2 Preencha os dados solicitados Clique em salvar

40 Como levar meu mapa para outro computador?
Acesse o menu Arquivo Selecione “Exportar Mapa Como” Escolha: Outline do Cmap Afirmações como texto Arquivo XML Mapa Vital Dependendo do tempo, pularei esta parte.

41 Como importar um mapa que foi exportado?
Na janela principal do CmapTools acesse o menu Arquivo Selecione Importar Escolha o tipo correspondente de importação (deve idêntico ao formato de exportação utilizado) Localize o arquivo com o mapa exportado

42 Realizando a tarefa: Fazendo um mapa...

43 Confeccionando o mapa conceitual
Você tem 30 minutos para elaborar o mapa conceitual proposto no desafio Quando terminar o seu mapa chame o Rodrigo, para que ele auxilie no envio do mapa ao sistema

44 Analisando a proposta

45 Aspectos positivos e negativos
Pense (individualmente) sobre a proposta apresentada e elenque até cinco pontos positivos e negativos (escreva em um papel)  3 minutos Junte-se a dois colegas (formando trios) e, em grupo, escrevam uma lista (única) com até cinco pontos positivos e negativos  5 minutos Juntem-se em dois grupos de seis pessoas. Cada grupo deverá escrever uma lista com até cinco pontos positivos e negativos  7 minutos Para esta dinâmica, providenciar papéis de três cores diferentes, para os três momentos: 1º Momento: 12 papéis 2º Momento: 4 papéis 3º Momento: 2 papéis Esta forma de dinâmica visa dar tempo para que os participantes reflitam sobre a proposta e, ao final, sejam elencados os aspectos mais marcantes da proposta.

46 Respondendo ao opinário
Agora que vocês já refletiram um pouco sobre a proposta, está na hora de responder ao opinário (20 minutos) Este curso nasceu do desejo de dar continuidade à pesquisa de mestrado, disponibilizando o material desenvolvido aos professores que se interessem em utilizá-lo em suas aulas de Física ou de Ciências e, caso os professores permitam, investigar as dificuldades e os resultados da utilização do material como um recurso didático. Alguém disposto a participar da continuidade da pesquisa ou a utilizar os ambiente virtual em suas aulas?

47 Obrigado

48 Referências BACHELARD, Gaston. O racionalismo aplicado. Rio de Janeiro: Zahar, 1977. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - Parte II: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2000a. DELIZOICOV, Demétrio. Problemas e problematizações. In: PIETROCOLA, Maurício (org.). Ensino de física: conteúdo, metodologia e epistemologia em uma concepção integradora. 2. ed. rev. Florianópolis: Ed. da UFSC, p


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