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Atitudes Empreendedoras para o Sucesso Empresarial

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Apresentação em tema: "Atitudes Empreendedoras para o Sucesso Empresarial"— Transcrição da apresentação:

1 Atitudes Empreendedoras para o Sucesso Empresarial
EMPREENDEDORISMO EMPRESARIAL Atitudes Empreendedoras para o Sucesso Empresarial

2 ... ACABARAM-SE OS BONS TEMPOS ... SÓ OS COMPETENTES SOBREVIVERÃO.

3 Atividades ou Funções Administrativas Relacionamento humano
Estudar o futuro ou o que fazer Planejamento Constituir o organismo material e social da empresa para obter a eficiência Organização Administração Direção Dirigir o pessoal Harmonizar os esforços humanos Coordenação Exercer vigilância para que tudo seja feito conforme comando Controle Manter a convivência a níveis humanos, com o pessoal e terceiros Relacionamento humano

4 A SITUAÇÃO ATUAL DE MUITAS EMPRESAS

5 A EMPRESA VOLTADA TOTALMENTE PARA O CLIENTE

6 Organização Social - Associação de Pessoas
EMPRESA É uma organização social que utiliza recursos, a fim de atingir determinados objetivos. Organização Social - Associação de Pessoas Recursos Materiais Financeiros Humanos (pessoas) Objetivos Resultados que se espera alcançar em um determinado período de tempo Objetivos Empresariais: * Lucro * Satisfação dos Clientes

7 AÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA
BOA GESTÃO NAS MPE PLANEJAMENTO DE PRODUÇÃO; PLANEJAMENTO DE VENDAS; PLANEJAMENTO DE CUSTOS/FINANÇAS; CONTROLE DE ESTOQUES; TÉCNICAS DE MARKETING; TREINAMENTO DE SERES HUMANOS; RECURSOS DE INFORMÁTICA; AVALIAÇÃO DE PRODUTIVIDADE; CONTROLE DE PROCESSOS/ QUALIDADE; LAY-OUT PLANEJADO.

8 O DONO FAZ TUDO DISTRIBUIÇÃO (vendas) FINANÇAS DONO PRODUÇÃO

9 O DONO DELEGA DONO FINANÇAS Mestre de Produção OPERÁRIO OPERÁRIO
DISTRIBUIÇÃO (vendas) DONO FINANÇAS Mestre de Produção OPERÁRIO OPERÁRIO

10 ESTRATÉGIAS DE PLANEJAMENTO
Como Deve Ser Feito? O Que Deve Ser Feito? Quanto Deve Ser Feito? Onde Deve Ser Feito? Quando Deve Ser Feito? Por quê Deve Ser Feito? Quanto Custará Fazê-lo?

11 CARACTERÍSTICAS DO COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
ESTABELECIMENTO DE METAS; BUSCA DE OPORTUNIDADES E INICIATIVA; CORRER RISCOS CALCULADOS; BUSCA DE INFORMAÇÕES; PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO; EXIGÊNCIA DE QUALIDADE E EFICIÊNCIA; PERSISTÊNCIA; COMPROMETIMENTO; PERSUASÃO E REDE DE CONTATOS; INDEPENDÊNCIA E AUTO-CONFIANÇA;

12 O ICEBERG DA IGNORÂNCIA
Proprietários Funcionários

13 VALORIZAÇÃO DOS SERES HUMANOS
- CONSCIENTIZAR EQUIPE PARA A PRODUTIVIDADE; - AQUISIÇÃO DE NOVAS MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS; - REVISÃO DO FLUXO E SISTEMÁTICA DE PRODUÇÃO; - REDUÇÃO DE HORAS IMPRODUTIVAS; - FACÇÕES E SERVIÇOS EXTERNOS; - ELIMINAR GARGALOS DE PRODUÇÃO/SERVIÇOS; - MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA; - FUNCIONÁRIO POLIVALENTE;

14 CLIMA DE MOTIVAÇÃO NA EMPRESA
COMPETITIVIDADE MELHORIA DA QUALIDADE OTIMIZAÇÃO DE CUSTOS DESAFIOS MODERNOS MELHORIA DA COMUNICAÇÃO ABERTURA À INOVAÇÃO CLIMA DE MOTIVAÇÃO NA EMPRESA

15 SISTEMA ORGANIZACIONAL
MUDANÇAS SOCIAIS, TECNOLÓGICAS, VALORES DE TRABALHO, NATUREZA DA ORGANIZAÇÃO AMBIENTE CLIENTES, FORNECEDORES GOVERNO, SOCIEDADE SINDICATO, INTEMPÉRIES AÇÃO GERENCIAL PADRÕES OBJETIVO, POLÍTICAS METAS e PROCEDIMENTOS RECURSOS INTERNOS HUMANOS, FINANCEIROS E MATERIAIS ORGANIZAÇÃO ESTRUTURA, TECNOLOGIA e COMPROMETIMENTO RESULTADOS

16 5 Perguntas para Clientes Externos
QUAIS AS SUAS NECESSIDADES E EXPECTATIVAS? QUAIS AS MAIS IMPORTANTES? COMO ESTÁ O NOSSO DESEMPENHO X CONCORRÊNCIA? COMO PODEMOS SUPERAR SUAS NECESSIDADES E EXPECTATIVAS E CARÊNCIAS? COMO CONQUISTAR CLIENTES A - Supere a Necessidade (Conheça as suas carências) - Ofereça Mais; - Mais Rapidamente; - Melhor; - De Forma Mais Econômica; - De Maneira Mais Inovadora. B - Identifique e Atenda a Uma Necessidade Irreconhecível.

17 UM NOVO CONCEITO DE GERENTE EMPREENDEDOR
- ORIENTADO PARA RESULTADO; - DO CONTROLE AO COMPROMISSO; - DO COMANDO AO CONSENSO (TRABALHO EM EQUIPE); - DO PROCESSO VOLTADO PARA TAREFAS AO PROCESSO VOLTADO AO CONSUMIDOR.

18 GERENTE INEFICAZ GERENTE EFICAZ Manda Orienta Amedronta Entusiasma
Humilha Autoritário Atrapalha Dedo-duro Fiscaliza Desmoraliza Orienta Entusiasma Dinâmico Aberto Ajuda Responsável Acompanha Justo

19 É O ATENDIMENTO ÀS REAIS EXPECTATIVAS DOS CLIENTES / USUÁRIOS.
QUALIDADE É O ATENDIMENTO ÀS REAIS EXPECTATIVAS DOS CLIENTES / USUÁRIOS.

20 PRINCÍPIOS DA QUALIDADE TOTAL
1 - TOTAL SAFISTAÇÃO DOS CLIENTES 2 - GERÊNCIA PARTICIPATIVA 3 - DESENVOLVIMENTO DOS SERES HUMANOS 4 - CONSTÂNCIA DE PROPÓSITOS 5 - APERFEIÇOAMENTO CONTÍNUO 6 - GERÊNCIA DE PROCESSOS 7 - DELEGAÇÃO 8 - DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES 9 - GARANTIA DA QUALIDADE 1O - NÃO ACEITAÇÃO DE ERROS

21 As Dimensões da Qualidade em Serviço
CONFIABILIDADE A habilidade de fornecer o que foi prometido, de forma segura e precisa SEGURANÇA O conhecimento e a cortesia dos funcionários, e a sua habilidade de transmitir segurança e confiança ASPECTOS As instalações e equipamentos, e a TANGÍVEIS aparência dos funcionários EMPATIA O grau de cuidados e atenção pessoal dispensados aos clientes RECEPTIVIDADE A disposição de ajudar os clientes e de fornecer serviços com presteza

22 Desafios Atuais

23 Uma sociedade em mudança
Vivemos numa sociedade espantosamente dinâmica, instável e evolutiva Correrá sérios riscos quem ficar esperando para ver o que acontece A adaptação a essa realidade será, cada vez mais, uma questão de sobrevivência

24 O Brasileiro como empreendedor
Outro dado interessante sobre o Brasil é o empreendedorismo do brasileiro; O brasileiro é um empreendedor. É uma característica do brasileiro querer ter seu próprio negócio, ser patrão de si mesmo;

25 Novos caminhos! Com um mundo em constantes transformações, todos estão em busca de novos caminhos; Assim, vários “sonhos” acabaram. Sonhos que existiam nos tempos em que o mercado brasileiro era fechado e a competição menos acirrada; Veja a seguir quais os principais “sonhos” que acabaram:

26 O Sonho Acabou... Vários sonhos acabaram: O sonho das margens gordas;
O sonho de que as empresas poderiam ser verdadeiras “patas gordas”, inchadas de custos; O sonho de que estamos competindo internamente com as empresas do Brasil; O sonho de que os custos definiam os preços.

27 O Preço define o “custo”
Relação dos custos diretos e indiretos na fabricação/aquisição do produto, colocava uma taxa de marcação(mark-up) e encontrava o preço de venda; Hoje é quanto o consumidor (mercado) está disposto a pagar por um produto é que define o custo!

28 Exigências Uma sociedade em desenvolvimento exige:
Rompimento, Mudança e Novidade em Linguagem, Conceitos e Modos

29 A maior mudança... A maior mudança foi justamente no Mercado (marketing e vendas) O “poder” mudou da mão da empresa para a mão do cliente

30 I.N.O.V.A.R. É preciso inovar Não dá para só copiar
É preciso criar uma nova empresa e reinventar o nosso setor

31 As empresas que venceram
E a grande verdade é que as empresas que venceram no mercado não foram aquelas que perguntaram o que seus clientes queriam; Foram aquelas que “Surpreenderam seus Clientes com Produtos e Serviços fundamentalmente Novos e Diferentes”

32 Qual cliente pediu? Fax Telefone celular Máquina digital
Relógio digital Windows MP3...11 Internet

33 Ouvir o cliente? É claro que você deve ouvir o cliente!
Isto porque ouvir o cliente é a maneira mais simples, barata, eficaz para você COMPREENDER O MERCADO

34 Mas a sua missão é... Surpreender o Cliente! Encantar o Cliente!
Entusiasmar o Cliente!

35 A informação será o grande e único “produto” daqui para a frente!
Por isso... A informação será o grande e único “produto” daqui para a frente!

36 Vender, Hoje Assim, será capaz de vender para mim quem souber:
O que eu quero? Como quero? Aonde quero? E me surpreender e encantar com produtos e serviços novos e diferentes que eu não imaginava serem possíveis!

37 “Vender” é administrar, eficazmente, as contingências de compra
Não é “falar”, é ...

38 Prestação de Serviços Prestar serviços!

39 Marketing Estar atento às tendências do mercado, para identificar e produzir, rapidamente, aquilo que o cliente quer... (e nem sempre sabe que quer...)

40 Transformar o cliente, num vendedor ativo
Objetivo da Empresa: Transformar o cliente, num vendedor ativo

41 O que ele NÃO ESPERA de nós e de nossa empresa!
A grande pergunta Assim, a grande pergunta que temos que fazer não é o que o cliente espera de nós mas sim... O que ele NÃO ESPERA de nós e de nossa empresa!

42 Proporcionando... Momentos Mágicos !

43 E evitando a qualquer custo...
Momentos Trágicos !

44 O que é Administrar, Hoje?
Administrar é hoje um exercício constante de quebra de tradições teóricas estabelecidas Algumas Escolas de Administração de Empresas ainda ensinam o passado É preciso fazer o presente e criar o futuro

45 Cultura Empresarial É preciso desenvolver uma Visão de Marketing adequada à realidade do Século XXI

46 Quem Tem Medo da Nova Era ?
Os que não acreditam que o mercado mudou, que o cliente mudou, que a competição será cada vez mais acirrada; Os que não acreditam que as margens serão cada vez mais baixas; Os que não acreditam que é preciso trabalhar em custos, qualidade e produtividade

47 Quem Tem Medo da Nova Era ?
Os que não acreditam que Prestação de Serviços é o Novo Nome do Jogo; Os que não investem em treinamento de seus funcionários; Os acomodados; Os medrosos; Enfim, os mesmos ....

48 Século XXI REINVENTAR A EMPRESA!!

49 Século XXI Pense nisso! Mude! Acredite! Pense Grande! Agora é a Hora!
Afinal, estamos no Século XXI!!

50 A VISÃO DO FUTURO “Uma visão sem ação não passa de um sonho. Ação sem uma visão é só passatempo; uma visão com ação pode mudar o mundo”

51 É preciso saber viver (R.C.)
Quem Espera Que A Vida Seja Feita De Ilusão Pode Até Ficar Maluco Ou Viver Na Solidão É Preciso Ter Cuidado Pra Mais Tarde Não Sofrer É Preciso Saber Viver.... Toda Pedra No Caminho Você Deve Retirar Numa Flor Que Tem Espinhos Você Pode Se Arranhar Se O Bem E O Mau Existem Você Pode Escolher É Preciso Saber Viver....(3x) Toda Pedra No Caminho Você Deve Retirar Numa Flor Que Tem Espinhos Você Pode Se Arranhar Se O Bem E O Mau Existem Você Pode Escolher É Preciso Saber Viver....(6x)

52

53 Consultor: Joubert Amado Camelo
Informações Consultor: Joubert Amado Camelo (62) (62)


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