Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
DAR SENTIDO À FORMAÇÃO…
A REALIZAÇÃO DO PORTEFÓLIO Ana Albuquerque Queiroz Professora Coordenadora Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
2
Como é construído o conhecimento?
O conhecimento de cada ser humano é construído e reconstruído ao longo da experiência de vida, sempre com base nessa experiência; Nesse processo, pensamentos, sentimentos, emoções, paixões e acções combinam-se para dar significado à experiência humana.
3
Objectivos Desenvolver uma maior autonomia/criatividade no trabalho do estudante; O estudante assumir um papel mais activo no seu processo de ensino-aprendizagem; Exercitar a sua capacidade reflexiva e de organização.
4
António Gedeão Não há, não, duas folhas iguais em toda a criação.
Ou nervura a menos, ou célula a mais, não há, de certeza, duas folhas iguais. António Gedeão
5
“De onde vimos?; Quem somos?; Para onde vamos?”
Paul Gauguin
6
Realização de um portefólio
É um conjunto de documentos (textos escritos, fotografias, desenhos, trabalhos de pesquisa, ...), reunidos num dossiê, acompanhados de uma reflexão do autor e organizados de acordo com objectivos. O que é?
7
POR QUÊ E PARA QUÊ ? Motivação e incentivo
Demonstra a evolução do aluno; Motivação e incentivo Reflecte a identidade do aluno; Favorece a reflexão e a aprendizagem independente;
8
Material necessário: Dossiê de argolas
Separadores ou capas de plástico (micas). Etc.
9
Reflexão “Pedra de toque” do portefólio
Valores Objectivos Evidências Pontos fortes Pontos fracos Plano de desenvolvimento pessoal 9
10
Etapas do desenvolvimento do portefólio
(1) Clarificação do(s) objectivo(s) do portefólio; (2) Produção e reunião de evidências; (3) Organização (cronológica e/ou temática) das evidências; (4) Reflexão crítica sobre cada evidência; (5) Partilha e discussão com os pares (podendo as opiniões constituir novas evidências); (6) Revisão; (7) Apresentação.
11
Como organizar? Por assuntos: Auto apresentação do autor;
Assuntos interessantes; Trabalhos realizados nas diferentes disciplinas; Recolha de informação diversificada (recortes de jornais e revistas, fotografias, imagens, ...) Outros.
12
Outras indicações: O dossiê deve estar identificado (Escola, nome do estudante, número, ano, turma, título e ano lectivo) O dossiê deve ter índice. Todo e qualquer documento introduzido deve estar identificado através de: data e fonte/proveniência, razões que levaram a incluir este documento no portefólio.
13
Critérios de avaliação do portefólio:
Criatividade Apresentação Adequada justificação dos documentos Organização Autonomia Responsabilidade Datação e indicação da fonte Correcção linguística.
14
Planeamento do meu trabalho de portfolio
Itens de autovaliação Objectivos individuais Que evidências devo ter? Verificação e reflexão Onde e quando recolher? (Plano de intervenção)
15
Pelo sonho é vamos, comovidos e mudos. Chegamos? Não chegamos? Haja ou não haja frutos, Pelo sonho é que vamos. … – Partimos. Vamos. Somos. Sebastião da Gama, 1953
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.