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METODOLOGIA CIENTÍFICA

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Apresentação em tema: "METODOLOGIA CIENTÍFICA"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA CIENTÍFICA
Aula 4: Diferentes técnicas de estudo

2 Nesta aula, você irá: Nesta aula, você irá:
Reconhecer a leitura como principal fonte de matéria-prima para o desenvolvimento do conhecimento; Comparar técnicas de estudo; Diferenciar as funções da Resenha e do Resumo na produção científica. Identificar as fontes disponíveis para pesquisa em Administração; Desenvolver a capacidade crítica e autoavaliativa na vivência profissional; Reconhecer atitudes éticas em relação ao ambiente profissional; Relacionar e integrar as teorias às práticas adotadas nos diversos segmentos organizacionais; Identificar as possibilidades de uso de fontes digitais e impressas

3 Por que se afirma que é tão importante ler?
O texto está sempre pronto a ser compreendido, decifrado e interpretado. Quem escreve o texto tem a intenção que o leiam. O processo da leitura precisa de uma compreensão ampliada do mundo, de nós mesmos e da nossa relação com o mundo.

4 Até agora você tem se preparado para a aquisição de conhecimentos, observando os diversos tipos, a importância da Metodologia para aprender métodos de raciocínio e, a partir de um assunto que deseja conhecer, você se prepara para a pesquisa.

5 Para que possamos expressar bem os conceitos sobre o assunto que vamos discorrer, é preciso um bom conhecimento resultante não só de observações práticas, mas também de leitura, reflexão e organização das observações.

6 Vamos ao primeiro passo: a leitura.
O bom leitor deve dominar a leitura interpretativa, direcionando-a à explicação, análise, síntese, avaliação e aptidão no uso do bom senso e das associações entre as informações conhecidas e as novas informações. Tudo aquilo que lemos com interesse e percepção dos significados é assimilado e, posteriormente, transformado numa outra forma de dizer. Aula 4: diferentes técnicas de estudo

7 Saber ler de maneira eficiente nos ajuda a descobrir novos caminhos, fertiliza a inteligência, nos ajuda a compreender a vida e a viver melhor ao lado do outro. Aula 4: diferentes técnicas de estudo

8 Marisa Lajolo (2001, p. 8) na obra, Literatura: Leitores & leitura, cita parte de um artigo publicado em um jornal que dizia o seguinte: “[...] viciada na televisão e em histórias em quadrinhos, e já agora também em videogames, a juventude de hoje é pouco amiga dos livros e dá as costas à leitura”.

9 Entretenimento ou distração divertimento, lazer, hábito de ler;
Segundo LAKATOS&MARCONI, (1992, p. 16) são três as espécies de leitura a saber: Entretenimento ou distração divertimento, lazer, hábito de ler; Cultura geral ou informativa conhecimento, notícias, situar-se em sua época; Aproveitamento ou formativa conhecimento especializado.

10 Fazer uma boa leitura implica:
Reconhecer: entender o significado dos símbolos utilizados no texto; Organizar: perceber o significado das palavras e observar a coesão e coerência entre elas; Elaborar: ser capaz de estabelecer significados adicionais em torno do significado imediato; Valorar: relacionar dados da leitura com conceitos, sentimentos, para aceitá-los ou não.

11 Você vai precisar das duas formas em seus trabalhos acadêmicos.
Podemos para a aquisição de conhecimento fazer: uma leitura rápida: que é útil para a pesquisa bibliográfica, buscando uma visão seletiva, isto é, poder avaliar a adequação do texto ao assunto pesquisado. Uma leitura aprofundada: é intensa, exige toda atenção ao vocabulário e aos conceitos. Você vai precisar das duas formas em seus trabalhos acadêmicos.

12 O título: estabelece o assunto e, às vezes, a intenção do autor;
Para melhor aproveitar a leitura é preciso conhecer algumas partes do livro. Por exemplo, deve-se reconhecer: O título: estabelece o assunto e, às vezes, a intenção do autor;

13 Ficha técnica Título: Fundamentos de Metodologia Científica Autor: Eva Maria Lakatos, Marina de Andrade Marconi Editora: Editora Atlas Edição: 7 Ano: 2010 Idioma: Português Especificações: Brochura | 320 páginas Ficha Técnica ISBN: A data da publicação: certificar-se da sua atualização, isto é, que atende às demandas da atualidade

14 A FICHA CATALOGRÁFICA: VERIFICAR AS QUALIFICAÇÕES DA OBRA E DO AUTOR;
B512s Chiavenato, Idalberto. Administração de Materiais - Uma Abordagem Introdutória Sistemas de informação / Idalberto Chiavenato: f. 1. Ciência da Informação. 2. Administração. Título. Editora Campus/ São Paulo ISBN VERSÃO: Impressa ISBN:  DIREITO AUTORAL: Copyright CÓDIGO DE BARRAS:  NÚMERO DE PÁGINAS: 200

15 Metodologia Científica
“Orelha”: uma apreciação da obra: Orelha: Uma parte da capa que é dobrada para dentro do livro. Geralmente traz informações sobre o autor, a editora ou a obra e pode ser usado como marca-páginas. Aula 4: diferentes técnicas de estudo

16 COMO ELABORAR UM SUMÁRIO (NBR 6027:2003)
A palavra sumário deve ser centralizada, em maiúsculo e negrito, e deve estar localizada no topo da página. A formatação dos itens do sumário deve estar de acordo com os itens que fazem parte do texto. Os elementos pré-textuais não devem constar no sumário. Todos os indicativos das seções que compõem o sumário devem ser alinhados à esquerda. A paginação deve ser apresentada sob uma das formas abaixo:a) número da primeira página (exemplo: 27)

17

18 Introdução ou prefácio: metodologia e objetivos do autor.
Referências

19 Agora a leitura nos levará às técnicas de estudo:
Pesquisa bibliográfica; Fichamento; Resumo; Resenha.

20 Você lembra que na aula 3 vimos que a pesquisa bibliográfica é a etapa fundamental do trabalho científico? É ela que influenciará toda pesquisa, na medida em que dá o alicerce teórico que servirá de base ao trabalho. Pois bem, essa é a fase que consiste no levantamento, seleção, fichamento e arquivamento de informações relacionadas ao que se pretende estudar.

21 FICHAMENTO DE LEITURA O fichamento é de grande utilidade nas pesquisas. Permite ao pesquisador ganhar tempo quando precisar escrever sobre o assunto pesquisado.

22 No fichamento há: Referências bibliográficas: número de páginas, edição, editora… • Informações sobre o autor; • Breve resumo dos conteúdos; • Transcrição das citações mais importantes: usar uma cor diferente para destacar; • Comentários pessoais, ao longo do resumo: colocá-los entre Parênteses de preferência em cor diferente; • Outras observações, se necessário.

23 É importante escrever todas as referências do material lido com as respectivas páginas onde também devem constar:análise do material colhido, citações importantes com as respectivas páginas, e o resumo da leitura, demonstrando o conhecimento das ideias do autor consultado. TÍTULO DA PUBLICAÇÃO: AUTOR(ES): LOCAL ONDE SE ENCONTRA: DATA DE PUBLICAÇÃO: EDIÇÃO: LOCAL DE EDIÇÃO:

24 ESTRUTURA (organização da obra e o significado das suas partes)
Nº DE PÁGINAS: ASSUNTO: PALAVRAS-CHAVE: DATA DE LEITURA: ÁREA CIENTÍFICA: SUB-ÁREA CIENTÍFICA: OBSERVAÇÕES NOTAS SOBRE O AUTOR: RESUMO / ARGUMENTO: ESTRUTURA (organização da obra e o significado das suas partes) Introdução/Apresentação:

25 Desenvolvimento: Síntese Pontos fracos e fortes do documento Conclusão:

26 RESUMO Resumir um texto significa criar um novo texto mais curto, utilizando somente as informações mais importantes do texto original. Vamos pensar no resumo como um texto que reelabora o texto original. Reduzindo sua extensão, o autor se coloca em segundo plano e se esforça para ser objetivo, a fim de criar uma síntese coerente e compreensível. Para se obter esse efeito é preciso ter uma perfeita compreensão do texto a fim de estruturarmos um novo. Ao resumir-se não se podem incluir ideias estranhas. O objetivo é extrair as ideias essenciais de modo que o conteúdo do texto se mantenha inalterado, isto é, a informação contida no texto original deve ser respeitada.

27 Vamos pensar no resumo como um texto que reelabora o texto original
Vamos pensar no resumo como um texto que reelabora o texto original. Reduzindo sua extensão, o autor se coloca em segundo plano e se esforça para ser objetivo, a fim de criar uma síntese coerente e compreensível. Para se obter esse efeito é preciso ter uma perfeita compreensão do texto a fim de estruturarmos um novo. Ao resumir-se não se podem incluir ideias estranhas. O objetivo é extrair as ideias essenciais de modo que o conteúdo do texto se mantenha inalterado, isto é, a informação contida no texto original deve ser respeitada. Aula 4:diferentes técnicas de estudo

28 RESENHA Resenha ou recensão de livros ou análise bibliográfica é uma síntese ou um comentário dos livros publicados As resenhas têm papel importante na vida científica de qualquer estudante e dos especialistas, pois é através delas que se toma conhecimento prévio do conteúdo e do valor de um livro. A resenha pode ser informativa, crítica ou crítico-informativa.

29 ideia original do texto Opinião do resenhista Sintetização do texto
RESUMO RESENHA ideia original do texto Opinião do resenhista Sintetização do texto Comentário sobre o texto

30 Nesta aula, vimos como: Reconhecer a leitura como principal fonte de matéria-prima para o desenvolvimento do conhecimento; Comparar técnicas de estudo; Diferenciar as funções da Resenha e do Resumo na produção científica.

31 Na próxima aula, vamos Relacionar os tipos de trabalho científico; Relacionar o planejamento como fonte primordial para o desenvolvimento de um trabalho científico; Listar os tipos de trabalhos acadêmicos mais comuns, suas funções e particularidades. Até a próxima aula


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