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A inadimplência pode comprometer o sucesso do distribuidor Yes!

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Apresentação em tema: "A inadimplência pode comprometer o sucesso do distribuidor Yes!"— Transcrição da apresentação:

1 A inadimplência pode comprometer o sucesso do distribuidor Yes!

2 Queremos evitar que o distribuidor Yes!:
Resista à expansão do seu negócio diante do medo do “risco inadimplência”; Apresente um índice preocupante de atrasos de pagamentos de revendedores; Não saiba como proceder diante dos atrasos de pagamentos e da inadimplência; Não deixe de implantar políticas de crédito e rotinas de cobrança.

3 Algumas considerações:
“Gestão da inadimplência” - é necessário medir, acompanhar e sanar! É fundamental conscientizar-se: sobre as causas geradoras de atrasos e inadimplência, de suas consequências e dos meios possíveis para minimizá-la; que a inadimplência é um custo da venda direta e que pode ser “controlada”. Que é necessário difundir as campanhas de produtividade e os programas de incentivos, salientando a contra-partida do pagamento em dia; Que é fundamental implantar e divulgar as normas de crédito e cobrança.

4 O que queremos: Consolidar o desenvolvimento do distribuidor Yes! através de equipes de revendedores produtivos, minimizando prejuízos e desmotivação para todos os integrantes do canal de venda direta; Incentivar o desenvolvimento do mercado do distribuidor diminuindo o medo da inadimplência como um dos principais motivos para a expansão do cadastramento de novos revendedores; IMPLANTAR O SISTEMA PERCENT COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DA ADIMPLÊNCIA - FATOR CRÍTICO DE SUCESSO!

5 Como o distribuidor Yes! pode reduzir a inadimplência?
Utilizar de forma otimizada o Sistema Percent de venda direta – relatórios de atrasos, emissão de relatórios semanais, documentos de cobrança etc – reconhecer o sistema como ferramenta de gestão! Emitir relatórios semanais para fazer reunião de feedback (Gerentes e Líderes de Equipe); Implantar e disseminar políticas e rotinas de crédito e cobrança; Manter rotina de faturamento e expedição/entrega dentro dos prazos acordados com os revendedores; Implantar uma rotina ágil e um processo de cobrança. Gerenciar e acompanhar a equipe através dos relatórios semanais; Reconhecer os revendedores com pontualidade de pagamentos.

6 Como o distribuidor Yes! pode reduzir a inadimplência?
Observar o perfil financeiro do revendedor no ato do recrutamento – solicitar notas de pagamentos de outras empresas de cosméticos e/ou comprovantes de atividade creditícia; Acompanhar semanalmente os revendedores com atrasos de pagamentos; Treinar os revendedores em relação às políticas de crédito e cobrança. Treinar em relação a uma venda perfeita – vender e receber! A venda só termina quando o pagamento é efetuado; Fazer o recrutamento responsável; A inadimplência pode começar no recrutamento! A postura adequada de recrutamento: na dúvida, pagamento só à vista.

7 Como o revendedor pode reduzir a inadimplência?
Entender que vender é receber! Só entregar o produto mediante pagamento. Na dúvida, não entregue o produto. É melhor o produto na mão do revendedor do que com o cliente que não pagou. Não conceder prazo de pagamento ao cliente. Agende! “Qual é o melhor dia para você pagar? Nesse dia, trarei seu pedido!” Observar perfil de compras do cliente – cuidado com pedidos grandes, quantidades de mesmos itens etc. Observar endereço fixo do cliente e/ou local de trabalho; Não ter ansiedade em vender... ter ansiedade em satisfazer as necessidades do cliente! Venda, receba e venda de novo!

8 Porque o revendedor pode atrasar o pagamento ao distribuidor?
Imposição de “pedido sugerido”; Demora no recebimento/retirada do pedido; Atraso na entrega dos produtos aos clientes; Falta de credibilidade em relação à estrutura do distribuidor; Ausência de normas de crédito e cobrança e do desconhecimento dessas normas; Foco no pedido e não na lucratividade; Não se sente acompanhado e “cobrado”; Não recebeu treinamento: vender e receber!

9 Algumas sugestões para o distribuidor Yes!:
Priorizar o pagamento à vista: cheque, dinheiro ou cartão de crédito; Não estender o prazo de pagamento para o “cheque pré-datado”; Aceitar as sugestões de políticas de crédito e cobrança; Utilizar os relatórios do Sistema Percent para apoio no gerenciamento de crédito e cobrança; Treinar a equipe interna para acompanhar o fluxo de pagamento dos revendedores; Instituir um reconhecimento especial para Gerentes/Líderes com boa adimplência; Credenciar-se aos organismos de pesquisa cadastral e de negativação (SPC/Serasa etc); Instituir padronização do prazo máximo de pagamento - quanto maior o prazo de pagamento, maior o risco de inadimplência.

10 Sabendo que a inadimplência...
... é fator de desistência e de redução de recrutamento. ... provoca desmotivação nos revendedores; ... e dificulta o recrutamento – essa é uma das grandes objeções do candidato à revendedor - medo do calote! Entendemos que... ... a postura de liderança e de gestão do distribuidor Yes! são fatores redutores da inadimplência. Seu comportamento proativo, sua iniciativa de gerenciamento e acompanhamento vão influenciar positivamente para que seja reduzido atrasos de pagamentos da sua equipe de vendas. (Anexo: Sugestão de Crédito e Cobrança)


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