A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2"— Transcrição da apresentação:

1 MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
O jornal: meio e modo de apreender a realidade e o movimento da História. MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2

2 Os jornais: Os jornais nos colocam COTIDIANAMENTE em contato com a realidade de nosso país e do mundo. Apresentam INFORMAÇÕES sobre temas relevantes nas mais diversas áreas da sociedade.

3 Os jornais: Abrem DEBATES políticos, ambientais; DISCUTEM as novidades tecnológicas; ANALISAM a economia, a política, as descobertas científicas; DIFUNDEM cultura, esporte e lazer. Além dos JORNAIS IMPRESSOS, as notícias circulam por outros meios de comunicação como a televisão, rádio, e internet. Seus noticiários informam minuto a minuto sobre acontecimentos em todo o planeta.

4 Como é feito um jornal? Quem faz o jornal? Quem escreve? Quem consegue as imagens das notícias? Quando o acontecimento é notícia? Quem decide o que vai e o que não vai ser colocado nos noticiários? Como funciona a redação de um jornal?

5 Quais suas partes constitutivas?
Cadernos: são as partes separadas de um exemplar de um jornal. Contêm assuntos correlatos, distribuídos em seções e colunas fixas. Chamadas: textos, completados por títulos, fotos e legendas, gráficos, mapas etc., que resumem a notícia. Colunas: seções assinadas de um jornal ou revista. São colocadas sempre em uma mesma página e possuem um título fixo.

6 Quais suas partes constitutivas?
Lide ou lead: abertura do texto jornalístico, indicando dados sobre o fato noticiado( quem, o que, quando, onde, como e por quê ). Também serve como resumo do fato. Manchete: título principal de uma notícia, em letras garrafais, na primeira página do jornal ou da revista.

7 Quais suas partes constitutivas?
Notícias: são relatos de uma série de fatos a partir de um fato mais importante. Sua estrutura é lógica e tem critério de importância ideológico. Olho: tem a mesma função de um subtítulo. Rubrica: é o título dado a uma matéria. Seção: espaço no jornal onde são reunidos assuntos específicos.

8 As notícias: De que forma são rastreadas as notícias?
Há reuniões para definir as prioridades? As empresas do ramo possuem diretrizes claras quanto a sua linha editorial? Quem é o editor? Qual o seu papel numa publicação diária ou periódica? As agências de notícias são empresas que recolhem e distribuem informações jornalísticas para todos os veículos de comunicação (jornal, revista, rádio, tv, internet).

9 Projeto pedagógico: O projeto pedagógico para difusão do uso de jornais para formar agentes sociais participativos e cooperativos, pode ser iniciado com uma visita a um jornal, para conhecer todas as suas etapas de produção. No caso de construir um jornal on-line, visitar sítios de agências, de jornais e blogs informativos.

10 As profissões: Conhecer as profissões dentro de um jornal e ouvir dos profissionais o processo de seu trabalho. No caso de blogs e sites de notícias, conversar on-line. O repórter e o jornal. A profissão e ação em busca da notícia.

11 O que faz um repórter? Busca informações, contatos, elabora as entrevistas, pesquisa para construir a matéria, trabalha em equipe. Recolhe acontecimentos internacionais, articula com a realidade local e mundial.

12 A redação da notícia: As imagens e a notícia como são selecionadas? Depois de esclarecidos, os estudantes, cosntroem sua redação de jornal. Define linha do jornal e os temas e conteúdos das disciplinas, articuladas com a realidade, a serem tratados pelo veículo.

13 A Oficina: equipe jornalística
Formação de editorias por equipes, conforme partes de um jornal: política, economia, sociedade, cultura, ciência, educação, esportes e lazer. Dentro das equipes, definir as funções básicas para cada estudante: editor, repórteres, os fotógrafos e os revisores de texto.

14 O texto: Em forma de artigo, deve ser preciso, lógico, coerente e contendo dados, informações sobre o tema tratado. O repórter busca fontes pesquisando em diferentes locais e/ou obtendo a informação direta.

15 O formato: Decidido pelo conjunto dos partícipes do projeto.
Ao usar trechos de matéria jornalística de jornais, é preciso citar o autor ou autores, título, nome do jornal, local de publicação, data da publicação seção, caderno ou parte do jornal e a paginação equivalente. Se não houver caderno ou parte, cite a página em que a matéria está e a data.


Carregar ppt "MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google