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Prof. André Lacombe Penna da Rocha PUC-Rio

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Apresentação em tema: "Prof. André Lacombe Penna da Rocha PUC-Rio"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. André Lacombe Penna da Rocha PUC-Rio
8° Fórum Universitário Pearson – Junho ‘Como utilizar estudos de caso” Prof. André Lacombe Penna da Rocha PUC-Rio

2 O que é um estudo de caso? Um método de ensino/aprendizagem.
Uma situação-problema particular que sirva para ilustrar a aplicação prática de conceitos ou testar teorias. Pode servir ainda como ilustração de boas ou más práticas de alguma atividade sob estudo. Um estudo de caso a princípio não permite generalizações.

3 O processo Primeiramente é escolhido o objeto de estudo a ser explorado (tema). Segundo, o professor precisa identificar um caso (situação real) que possibilite ilustrar o tema ou desenvolvê-lo a partir de sua análise/debate. Terceiro, o conteúdo do caso deve ser complementado com leitura, explicações teóricas e comparações ou associações com outras situações semelhantes (Comentar: AVALIAÇÕES DO MESTRADO PROFISSIONAL). Quarto, pode ou não haver um fechamento, dependendo da natureza do objetivo (Comentar: POSSÍVEL FRUSTRAÇÃO DA TURMA).

4 O processo Antes da aplicação do caso é necessário elaborar um elenco de questões/tarefas que ajudem na interpretação do texto, no direcionamento das discussões, na associação com a matéria a ser ensinada e no desenvolvimento do raciocínio/aprendizado. É importante o debate, o jogo de contradições, muitas perguntas, provocações entre os alunos...

5 O processo Grupos são divididos antes ou durante a aula para iniciarem a avaliação do caso. Disso depende a infra-estrutura da instituição e o perfil dos alunos. Questões preliminares são apresentadas aos grupos para um primeiro debate/análise: reuniões em salas reservadas, direcionamento da análise via exploração dos números, julgamentos, confecção de propostas alternativas, interpretação do texto e suas mensagens. Sessão plenária: “cold call” versus “warm call”. Diferentes ênfases na participação, no convite. O professor direciona o debate, explora dilemas, busca contradições e revela aos poucos as associações entre variáveis, a aplicação de um conceito ou a lógica das boas e más práticas.

6 O processo O desenrolar das respostas, as exposições dos diferentes pontos de vista e a análise das contradições vão revelando aos poucos a mensagem. Atenção à administração do tempo... `A orientação deste conjunto de ações chamamos notas de ensino ou “teaching notes”, que incluem ainda o uso do quadro. O quadro deve ser usado de forma que ao final do caso o desenvolvimento do tema seja visível, inteligível, rastreável, sequencial, didático, como seria em uma aula expositiva. É necessário um bom caso ilustrativo para dar conta de cada objeto sob estudo ou de um conjunto de casos que se complementem e permitam o aprendizado. Ex: Método Harvard versus demais instituições.

7 Condições Necessárias para o Aprendizado
Alunos adoram estudos de caso... Contudo, para ter efeito didático são necessárias pelo menos 3 condições: (a) Algum background conceitual ou teórico ou leitura complementar posterior. (b) A leitura do caso!!! (c) Reflexão/análise antes do debate. Primeiro risco: debate reduzido ao “achismo”. Segundo risco: o prazer com o debate se sobressair ao aprendizado (esquecimento da mensagem). Terceiro risco: a não compreensão do porquê (base conceitual não apreendida). Quarto risco: conclusão antecipada!!! (O “problema do aluno brilhante”).

8 Onde estão as fontes de casos?
Casos escritos especificamente para ensino. Filmes ou trechos de filmes. Trechos de livros. Artigos de jornais e revistas (Ex: P.E. da Índia). Relatórios ou campanhas empresariais detalhadas. Cartas, memorandos, entre outros.

9 Exemplos de estudos de caso
Filme documentário: “O País do Desperdício” Tempo de exposição: ~ 15 minutos. Objetivo: Introduzir conteúdo de uma disciplina (Dia 1), mostrar sua associação com outros saberes, ilustrar “o que não fazer”. Serve como exemplo a ser lembrado ao longo do curso. Grupos: Divididos em sala para breve análise pós-apresentação (às vezes sem eles). Questão Preliminar: Única, ampla. Quadro: Essencial. Explora os estágios da cadeia, as funções desempenhadas, mostra a relação entre as áreas de ensino, resume a matéria. Tempo total de análise: ~ 1,5 hora.

10 Exemplos de estudo de caso
Trechos do filme “Os deuses devem estar loucos”. Tempo de exposição: ~15 minutos. Objetivo: Ilustrar ambiente e práticas de inovação, provocar reflexão sobre culturas organizacionais, oportunidades de mudanças e suas conseqüências. Grupos: Com ou sem aplicação. Prioriza participações individuais com relatos de experiências pessoais nas suas organizações. Quadro: Pouca utilização. Tempo total de análise: ~ 50 minutos.

11 Exemplos de estudo de caso
Campanha publicitária “Got Milk?” Coletânea de anúncios de TV, artigos de revistas, matérias de jornais, fotos. Objetivos: Exploração de conceitos de marketing (benefícios, uso de humor na comunicação), segmentação de mercado (adultos e feminino), exemplificação de criatividade (como fazer diferente – “não ter”), uso da razão e da emoção na argumentação. Tempo de exposição anúncios: ~ 10 minutos Grupos: Formados antes da aula ou análises individuais. Questões preliminares: Algumas. Quadro: Pouca utilização. Tempo total de análise: 1,5 hora.

12 Exemplos de estudo de caso
Caso “Catálogos”: Texto de livro texto (1 página + 1 tabela) Objetivos: Explorar conceitos, apresentar categorias de produtos, avaliar comportamentos de compra, extrair variáveis de análise. Tempo de exposição ao material: ~ 10 minutos. Grupos: Formação dinâmica de 3 em sala de aula com base na pergunta central; divisão feita segundo “votos” e argumentações. Questão preliminar: Única, explorada com ênfase no contraditório: grupos defendem e “atacam” lógica dos outros. Quadro: Essencial. Revela prós e contras de cada categoria, assim como as variáveis de interesse. Tempo de duração: 1,5 hora, “sem fechamento”.

13 Exemplos de estudo de caso
O Caso SINAF: Texto escrito com histórico e análise de anúncios. Objetivos: Explorar conceito de inovação; identificação de necessidades latentes não percebidas; segmentação de mercado; formas alternativas de comunicação. Tempo de exposição: Segue ao longo da apresentação/aula com anúncios e projeções. Grupos: Sem formação prévia. Questão preliminar: Dispensável. Caso ilustrativo, análise interativa (dinâmica). Quadro: Pouca utilização. Tempo de duração: ~1,0 hora.

14 Anúncio SINAF

15 Anúncio SINAF

16 Anúncio SINAF

17 Exemplos de estudos de caso
Caso O DIA: 2 Textos específicos para ensino ( páginas). Objetivo: Análise estratégica de uma empresa, a princípio não recomendável. Explorar conceitos diversos de marketing. Grupos: Formados previamente com debates intra-grupos. Questões preliminares: Sim, auxiliando o entendimento do processo, ressaltando a lógica utilizada; explora os dados estatísticos e demais anexos. Questões de plenário: Provocando o contraditório, desafiando as decisões tomadas... Quadro: Intensa utilização, revelando conceitos e exemplificações do caso. Tempo de duração: 2 horas ou mais.

18 Exemplos de estudo de caso
Caso “Avaliação”: Relatório e teatro. Objetivo: Provocar uma reflexão sobre as práticas de avaliação utilizadas por professores. Grupos: Sem aplicação. Questões preliminares: Não aplicadas. Plenário 1: Inicialmente um palco com pelo menos 2 “atores” (Decano e Coordenador). Plenário 2: Opiniões abertas ao público (alunos do curso). Tempo de apresentação: ~ 10 minutos. Quadro: Sem utilização. Tempo de duração total: Em se tratando de professores na platéia...

19 Considerações finais Método versátil e dinâmico de ensino, que prioriza a participação do aluno no processo de aprendizagem. Portanto, o professor deve permitir a participação de todos interessados e não antecipar as conclusões!!! Estudos de caso requerem do professor certa habilidade para gerar e administrar debates, não se perdendo no meio das participações individuais e no foco/objetivo da aula!!! É importante não deixar alunos esperando muito tempo para falar e não deixar de comentar/aproveitar as contribuições trazidas por cada participante. Como tratar as participações/contribuições equivocadas ou que não fazem muito sentido ao debate? Casos requerem disciplina e empenho por ambas as partes. Como garantir que os conceitos são apreendidos? Casos com base em textos não podem ser aplicados sem leitura prévia!!! Como gerenciar situações quando parte da turma não se preparou? Qual seria o plano B? O que fazer quando o dilema do caso se esgota nos primeiros momentos do debate? Qual seria o plano B?

20 Muito Obrigado !


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