Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouHeitor Pao Alterado mais de 10 anos atrás
1
Formadora: Doutora Maria José Delgado Formanda: Margarida Cagarrinho
Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa Escola EB1 do Castelo Turma M 2º Ano As Moedas da Joana Formadora: Doutora Maria José Delgado Formanda: Margarida Cagarrinho
2
Resolver Problemas – um desafio…
Contexto favorável Pedido dos alunos Proposta (escrita no quadro preto)
3
As Moedas da Joana A Joana desafiou a Paula a descobrir quanto dinheiro é que o padrinho lhe tinha dado no fim-de-semana. Disse-lhe apenas que tinha recebido 8 moedas e que estas eram de 50 cêntimos, 20 cêntimos e 10 cêntimos. Ajuda a Paula a descobrir quanto é que a Joana poderá ter recebido.
4
Trabalho Colectivo - Recebeu 80. - Porquê? - 50+20+10. Arrumar ideias
-Mas assim eram só 3 moedas e são 8! -Se forem mais de 50 é mais dinheiro… … Arrumar ideias O quê?
5
Registos Individuais Nos cadernos…
6
Registo Individual
7
Registo Individual No quadro… No Quadro…
8
Materiais manipuláveis
9
Com os Pais…
10
Em Grupo…
11
Em Grupo…
12
Registo Colectivo…
13
Cálculos Finais…
14
O que conseguimos? Trabalhar com dinheiro;
Descobrir diferentes soluções para o mesmo problema; Estabelecer conexões entre conceitos matemáticos Desenvolver: a capacidade de resolver problemas; O raciocínio; O poder de argumentação. A capacidade de comunicar ideias matemáticas com rigor;
15
Atitude positiva face à matemática!
O que conseguimos? Atitude positiva face à matemática! Compreender que a organização determina a resolução de um problema Promover: Curiosidade; Desafio; Confiança; Prática compreensiva dos procedimentos
16
“A formação de Conceitos é um processo criativo e não um processo mecânico e passivo.”
Vygostsky
17
Obrigado pela vossa atenção!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.