A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

De onde vêm as Tendências? – Prevendo o Futuro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "De onde vêm as Tendências? – Prevendo o Futuro"— Transcrição da apresentação:

1 De onde vêm as Tendências? – Prevendo o Futuro
A previsão de tendências surge da confluência de fatores psicológicos, sociólogos, demográficos e econômicos, que afetam a sociedade, e conseqüentemente o consumidor (a “pessoa comum”) Lembre-se que diferentes os especialistas têm as peças de um quebra-cabeça do que está por vir. Identificar tendências = antecipar mudanças que farão parte do cotidiano. Representa a solidificação dos diferentes desejos individuais presentes no inconsciente coletivo Eles devem ser fortes o suficiente para continuar avançando no mercado até tornar-se parte do mesmo. A previsão do futuro está intimamente ligada ao estudo e compreensão do passado e do presente Fica mais fácil entender possíveis formas de evolução de comportamentos Ex: pílula anticoncepcional : da liberação sexual à corrida pelo poder profissional Identificação de eventos presentes que sejam relevantes e sua análise Ex: 11 de setembro, Orkut, etc. Pesquisa

2 De onde vêm as Tendências? – Prevendo o Futuro
Movimentação das Tendências: Tendência x Contratendência Toda tendência dominante provoca uma contratendência: manifestação de forças no sentido oposto e/ou complementar Desse movimento de forças 2 regras nos ajudam a prever o que será tendência: a Diacronia & a Sincronia Diacronia Mais geral e mais facilmente identificável “In” x “Out” É a alternância entre opostos ao longo do tempo. Exs: silhueta volumosa x seca, saia curta x longa, minimalismo x ostentação Funciona (e ajuda na previsão de tendências de moda), porém é bastante simplista. Não pode ser considerada como verdade absoluta Em casos mais complexos: o minimalismo será substituído pelo exagero, mas que “exageros” serão os que vão se sustentar. O consumidor irá ajudar a apontar, selecionando possíveis alternativas Pesquisa

3 Tendência x Contratendência
De onde vêm as Tendências? – Prevendo o Futuro Tendência x Contratendência Diacronia & Sincronia Sincronia A democratização da cultura e o acesso cada vez mais rápido à informação torna possível, e cada vez mais comum, a coexistência dos contrários “tudo ao mesmo tempo agora” Faz com que em plena vigência de uma tendência, uma contratendência se oponha simultaneamente Ex: em moda, isso significa maior respeito ao estilo próprio do consumidor Primavera 2000 Pesquisa

4 Classificação de Tendências
De onde vêm as Tendências? – Prevendo o Futuro Classificação de Tendências Uma das formas mais importantes da classificação de tendências diz respeito a seu ciclo de vida De ciclo curto: fenômenos passageiros da moda Mas que podem fazer parte de um tendência maior ou não Ex: saias balonês, saias rodadas, luvas, coque Ex: coleções inspiradas em filmes ou exposições de arte De Fundo: ciclos longos Influenciam a sociedade por períodos mais longos de tempo Normalmente são convergentes: identificadas em áreas correlatas Moda x Beleza: cores, texturas, fragrâncias, etc. Moda x Beleza x Design: cores, formas Casa x Tecnologia: objetos multi-funções Pesquisa

5 De onde vêm as Tendências? – Prevendo o Futuro
Classificação de Tendências Tão Importante quanto pesquisar tendências é saber analisar seu impacto no mercado Exemplos de Tendências de Fundo “Sociedade Conectada” Numa sociedade fragmentada, o consumidor ainda precisa sentir que faz parte de um todo (de um grupo, de uma cultura, de uma sociedade...) Ele deseja novas formas de se conectar com o mundo online e offline – demanda formas convenientes, rápidas e “trendy” (“in”) Se por um lado ficou mais fácil se comunicar por outro.... Jornada de trabalho ficou mais longa e as pessoas ganharam mobilidade (podem trabalhar em qualquer lugar lugar) Sociedade 24h - frenética Ex: intolerância à lentidão, desejo de acesso imediato a tudo Pesquisa

6 Classificação de Tendências
De onde vêm as Tendências? – Prevendo o Futuro Classificação de Tendências Exemplos de Tendências de Fundo “Sociedade Espiritualizada” Interiorização & Espiritualidade Equilíbrio para a vida agitada, criada pela tecnologia Escapar das pressões do dia-a-dia Ex: Consultores de Feng Shui, aulas de yoga, meditação, etc. “Sociedade da Experiência” Enriquecer a vida através das experiências Trocar o ordinário (comum) pela excitação e/ou pelo luxo Escapar da pressões do dia-a-dia Ex: esportes radicais, viagens de sonho, etc. Pesquisa

7 Classificação de Tendências
De onde vêm as Tendências? – Prevendo o Futuro Classificação de Tendências Exemplos de Tendências de Fundo “Soluções para Indivíduos – Sociedade da (Auto-)Indulgência” “Sou especial e diferente” Demanda por customização – permite a expressão da identidade e individualidade Exclusividade Celebridade (eu-celebridade) “Disponibilidade Instantânea” Quanto mais complexa a vida, maior a demanda pela valorização do tempo livre e aproveitamento inteligente do tempo Consumo inteligente – valorização do tempo livre, não ter a sensação de perder tempo consumindo Concentrar (condensar) atividades do dia-a-dia, poder gastar mais tempo no que me dá mais prazer, é especial Pesquisa

8 Classificação de Tendências
De onde vêm as Tendências? – Prevendo o Futuro Classificação de Tendências Exemplos de Tendências de Fundo “Eu Sou o Centro do Universo” Forte senso de individualismo Pessoas colocam suas necessidades a frente de sua lealdade a organizações e empresas Tecnologia incentivou e incentiva esse comportamento através da: Customização em Massa - um produto básico é modificado para atender às necessidades de um indivíduo e ter seu valor agregado aumentado. Ex: Levi´s, Brastemp, Nike Sociedade Informal Predomínio da casualidade na aparência, estilo de vida e relacionamentos Roupa casual é mais barata, o que fazer para ganhar mais? Look de trabalho cada vez mais informal. Nos EUA. Ex: o consumo de peças em algodão aumentou x queda em ternos e gravatas. A venda de chinelos aumento 30% durante o boom das ponto-com. Pesquisa

9 Classificação de Tendências
De onde vêm as Tendências? – Prevendo o Futuro Classificação de Tendências Exemplos de Tendências de Fundo “Pagar Menos para Pagar Mais” Opção por pagar menos por produtos e serviços indiferenciados para poder gastar mais naqueles considerados especiais Pagar mais por produtos e serviços emocionais e emocionantes – sem deixar de lado a exigência por qualidade Busca por uma combinação equilibrada entre design, preço e qualidade Muitos consumidores se disporão a comprar alguns produtos inacabados ou em lojas de desconto, para poder pagar mais por seus luxos. Ex: compro a mesa da cozinha na Etna ou Tok Stok, para comprar minha cafeteira italiana de R$10.000,00 Ex: compro roupas da Zara e bolsa da Chanel. Ex: tomo tubaína em casa, e Coca-Cola na balada. Pesquisa

10 Classificação de Tendências
De onde vêm as Tendências? – Prevendo o Futuro Classificação de Tendências Exemplos de Tendências de Fundo Simplicidade Maior foco em qualidade de vida do que em ganhar e gastar dinheiro As pessoas dão as costas à cultura Yuppie do anos 80 “as melhores coisas da vida são gratuitas” Ex: revista Vida Simples Ex: trocar o emprego de advogado pelo de massoterapueta Por Um Mundo Melhor Cuidado com o meu ambiente, com minha comunidade, com o meu mundo Consumo produtos responsáveis, mas não me associo a grupos ambientais Me preocupo com minha segurança e minha privacidade Busca pela confiança no outro, relacionamentos de confiança Pesquisa

11 Classificação de Tendências
De onde vêm as Tendências? – Prevendo o Futuro Classificação de Tendências Exemplos de Tendências de Fundo Vida no Casulo(“Cocooning”) Medo de atentados, crimes e violência em geral aumentou a permanência das pessoas em seus casas Muito forte nas grandes cidades Aversão à rua, valorização do ambiente familiar “...desde de 11 de setembro as pessoas estão ficando em casa, saboreando comida caseira, assistindo vídeos (dvds), tendo filhos e permanecendo casados.” Internet fica mais importante Demanda por serviços e produtos que valorizem e motivem a permanência em casa Pesquisa

12 Classificação de Tendências
De onde vêm as Tendências? – Prevendo o Futuro Classificação de Tendências Exemplos de Tendências de Fundo “Vale-Tudo” A suavização e mudança dos limites e papéis pré-concebidos de acordo com identidade, idade e estrutura familiar nos leva à sensação de liberdade Sexo e idade não são mais fatores cerceadores do comportamento Redefinição dos conceitos de jovem x velho Juventude eterna Amadurecimento precoce Inversão de papéis entre os sexos Crianças no poder Pesquisa

13 De onde vêm as Tendências? – Prevendo o Futuro
Classificação de Tendências Exemplos de Tendências de Fundo “Desilusão da Mulher Moderna” Descoberta de que trabalhar fora é menos libertador do que pensavam. Ex: Tripla jornada Muitos casais estão voltando ao “antigo modelo” “neo-tradicionalismo”: comprometimento renovado com a estrutura familiar Papéis femininos e masculinos passam por redefinição ( angústia enquanto não se definem claramente) Incentivo ao consumo por parte de homens e mulheres de produtos, serviços e idéias antes destinados prioritariamente a um dos sexos. Ex: homens na cozinha (Chef), propaganda de margarina onde o homem é o personagem central, eletrodomésticos para homens (Arno e os solteiros) Pesquisa

14 Classificação de Tendências
De onde vêm as Tendências? – Prevendo o Futuro Classificação de Tendências Exemplos de Tendências de Fundo Nostalgia Num mundo cada vez mais frenético, sentimos saudade de tranqüilidade e da exclusividade Vintage Busca pela autenticidade Volta a hábitos do passado, de passa-tempos ao consumo de produtos Ex: cursos de costura, linhas de cosméticos “inspiradas na vovó”, clubes de tricô, etc. Pesquisa


Carregar ppt "De onde vêm as Tendências? – Prevendo o Futuro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google