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Desenvolvimento de produto

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Apresentação em tema: "Desenvolvimento de produto"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento de produto
Projeto integrado de sistemas produtivos Engenharia de Produção André Duarte Lucena UFERSA –

2 Desenvolvimento de produto
Por que produzir produtos?

3 Desenvolvimento de produtos
O que é projetar? Conjunto de atividades... ... a partir das necessidades do mercado... ... e das possibilidades e restrições de recursos e tecnologias... ... considerando as estratégias competitivas e de operações da empresa... ...chegar a especificações de projeto de um produto ... ... e de seu processo ... ...bem como do acompanhamento após o lançamento para efetuar ajustes.

4 Projetar PROJETO Possibilidades e restrições de tecnologias
Necessidades de mercado PROJETO Possibilidades e restrições de recursos Considerando estratégias corporativa e de operações

5 COMPETITIVIDADE DA EMPRESA
Nosso contexto Mercado: clientes cada vez mais exigentes e informados Produtos: mundializados e variados COMPETITIVIDADE DA EMPRESA AFETA

6 Ciclo de vida dos produtos
Introdução Crescimento Maturidade Declínio Vendas Tempo

7 MATRIZ SISTÊMICA Matriz sistêmica Fornecedores Suprimentos Processo
Produto Mercado MATRIZ SISTÊMICA

8 Processo Projeto Matriz sistêmica Fornecedores Suprimentos Processo
Produto Mercado Projeto

9 Da concepção à especificação
Na verdade, um PROJETO não parte “do nada”. Ele parte de uma necessidade: Necessidade Idéia Ponderação

10 4. Da concepção à especificação
Funil do projeto: Grande número de opções de projeto Filtros de avaliação TEMPO Um projeto

11 Da concepção à especificação
Percepção de oportunidade no mercado

12 Necessidades de mercado
Quais são as necessidades de mercado? Como identificá-la? Pesquisa de mercado Servirá para: Justificativa para a produção do produto Especificação da oportunidade

13 Ou , pelo menos descrevê-la? Traduzi-la?
Descrição da idéia É simples perceber uma idéia e torná-la tangível? Ou , pelo menos descrevê-la? Traduzi-la?

14 Proposta do dep. de marketing

15 Como o produto foi especificado

16 Solução do terceirizado

17 Projeto do projetista chefe

18 Utilização segundo o entendimento dos funcionarios do operacional

19 Como o cliente utiliza hoje

20 O que o cliente realmente queria
Nem sempre é fácil identificar as necessidades do mercado e transformá-las em projeto!

21 MATRIZ SISTÊMICA Matriz sistêmica Fornecedores Suprimentos Processo
Produto Mercado MATRIZ SISTÊMICA

22 1ª Ferramenta – Modelagem Verbal
MODELAGEM VERBAL – TIJOLO DE PAPEL CLASSES DE FUNÇÕES Fatores Requisitos Restrições Características Uso Operações Semânticos e perceptivos Produção Comercialização e distribuição

23 MODELAGEM VERBAL – TIJOLO DE PAPEL
CLASSES DE FUNÇÕES Fatores Requisitos Restrições Características Uso Em paredes internas Funcionalidade Cores alternativas ou passível de pinturas lavável Resistente Auto-extinguível Impermeável Isolante térmico e acústico Furos para dutos Isolamento biológico Durabilidade comprovada Não conter fontes de risco ao morador Não deve deformar Não utilizar em presídios Ter diferentes formatos Elementos decorativos (como mosaicos) Elementos de vedação (uso tradicional)

24 MODELAGEM VERBAL – TIJOLO DE PAPEL
CLASSES DE FUNÇÕES Fatores Requisitos Restrições Características Operação Facilidade de encaixe Peso Transporte Redução do tempo de construção Facilidade de estocagem Permitir fixação do emboço de argamassa ou gesso Estabilidade Manual de instrução Não conter fontes de risco ao trabalhador Não requerer grande habilidade do instalador Encaixe Redução de poeira nas obras

25 MODELAGEM VERBAL – TIJOLO DE PAPEL
CLASSES DE FUNÇÕES Fatores Requisitos Restrições Características Semânticos e perceptivos Beleza Leveza (torna toda a obra mais leve) Bom acabamento nas faces visíveis Encaixes perfeitos Rebarbas Cores x formatos x texturas

26 MODELAGEM VERBAL – TIJOLO DE PAPEL
CLASSES DE FUNÇÕES Fatores Requisitos Restrições Características Produção Aquisição da prensa Associação de catadores para aquisição de materia-prima Várias matrizes para vários acabamentos e formatos Economizar energia Economizar operações Instalações adequadas Não deve conter insumos que agridam o meio e o trabalhador Usar moldes já existentes para outros tipos de tijolos Produção enxuta Secagem ao ar livre Por encomenda

27 MODELAGEM VERBAL – TIJOLO DE PAPEL
CLASSES DE FUNÇÕES Fatores Requisitos Restrições Características Comercialização e distribuição Uso exaustivo do motivo ecológico Exploração da rapidez na montagem dos formatos, cores e texturas Acabamentos elegante, com rapidez, menor custo e limpo Demanda que justifique o investimento Variedade limitada (uso de catálogos e internet) Venda direta aos depósitos de materiais de construção e construtores A granel ou por lotes com X tijolos embalados ou em palets

28 2ª Ferramenta - Modelagem gráfica

29 Modelagem gráfica

30 Dimensões do prendedor em mm
Modelagem gráfica Mola de arame galvanizado 1,5mm Dimensões do prendedor em mm

31 3ª Ferramenta - Análise paramétrica

32 Análise paramétrica Parâmetro Variável Produto Concorrente Comentários Meta da Empresa Material Resistência Aço Material com resistência apropriada Utilizar mesmo material Peso Média 1,0kg O peso do pedal influencia no transporte. Reduzir este peso em torno de 15% (0,85 kg) Material de Revestimento Aderência Possui O revestimento aderente cobre uma pequena área da sapata Revestimento com estrias que permitam igual aderência, sem retirar o deslizamento necessário a algumas técnicas Sapata Comprimento Tamanho da sapata fixo Por ser fixo, dificulta a realização de algumas técnicas Comprimento da Sapata regulável Deslocamento Desloca Regula apenas o ângulo da sapata Manter o ajuste regulando, além do ângulo, o comprimento da sapata Mola Ajuste Mola Ajustável Permite o ajuste de acordo com a necessidade do percussionista Manter este ajuste Cinta Apresenta opção da cinta Permite ação suave e silenciosa do sistema Manter esta opção Polia Intercambiabilidade Regulagem da polia quanto ao tamanho e formato Muda a resposta e potência do golpe Manter a intercambiabilidade Preço R$ 500,00 a 700,00 Valor agregado à marca do fabricante. R$ 300,00 a 350,00 Embalagem Utilidade Case para transporte Embalagem adequada para proteção e transporte Manter embalagem similar, porém, utilizando material reciclável Design Cores Duas cores Apresenta cor prata e o preto do emborrachado Apresentar design arrojado com sapata preta (cobertura com polímero) e demais partes metálicas

33 E agora, o que devo fazer? Identificar necessidade de mercado – especificar a oportunidade Descrever a minha idéia Justificar meu produto Descrição verbal do produto Modelagem verbal Modelagem gráfica Análise paramétrica


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