Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRachel Ledo Alterado mais de 9 anos atrás
1
EDUCAÇÃO VICENTINA: EXCELÊNCIA ACADÊMICA E COMPROMISSO SOCIAL
2
A educação vicentina é uma educação em valores,
que visa à excelência na qualidade de ensino e o compromisso social. Nesse processo educativo, são desenvolvidas habilidades e construídas competências a serem colocadas a serviço da vida em toda a sua plenitude. (Ideário Educativo Vicentino do Rio de Janeiro página 11) IDENTIDADE
3
Sentido Transcendente
DEUS Sentido Transcendente Fé Amor Verdade EU OUTRO Convivência Subjetividade Trabalho MUNDO Ação sobre o mundo
4
Como tudo isso impacta o meu trabalho na sala de aula?
Como chegamos até aqui? Que consequências a realidade e sua história trazem ao trabalho da instituição escolar? E da instituição escolar vicentina? Como tudo isso impacta o meu trabalho na sala de aula?
5
Da Sociedade Pré-Industrial à Sociedade Industrial
Indicadores Sociedade Pré-Industrial Sociedade Industrial Capital; Máquina; Matéria-prima; Mão de Obra. Terra; Mão de Obra. Geração de Riqueza Deslocamento para as Cidades; Família Nuclear, com os membros diferentemente ocupados. Agrupamento por atividade econômica; Família Patriarcal, numerosa. Modelo de agrupamento humano Aprendizagem no trabalho, voltada para o “fazer” imediato; Na Família, para as coisas temporais; Na Igreja, para as coisas da eternidade. Preocupada com as necessidades da indústria: ler, escrever e contar; Fortalecimento da Escola Pública universalizada. Educação da População
6
Da Sociedade Industrial à Sociedade Pós- Industrial
Indicadores Sociedade Industrial Sociedade Pós-Industrial Informação capaz de gerar Conhecimento que gera novas Informações. Capital; Máquina; Matéria-prima; Mão de Obra. Geração de Riqueza Deslocamento para as Cidades; Família Nuclear, com os membros diferentemente ocupados. Cidades superpovoadas, com sentimentos de isolamento. Novos modelos familiares (especialmente, novos papéis femininos). Modelo de agrupamento humano Preocupada com as ne-cessidades da indústria: ler, escrever e contar; Fortalecimento da Escola Pública universalizada. Além de ler, escrever e contar: - Aprender a ser; - Aprender a conviver; - Aprender a fazer; - Aprender a aprender. Educação da População
7
Tudo isso ocorre à luz de outras transformações, em níveis mais profundos...
Darwin, Marx e Freud
8
De SENHOR DO MUNDO à descoberta do “irmão sol” e da “irmã lua”.
9
Reconhecimento do OUTRO na CONVIVÊNCIA e na CIDADANIA
10
Transformações na SUBJETIVIDADE
11
ESTÃO LANÇADAS AS BASES PARA UM OUTRO MODO
DE VER A REALIDADE E REFLETIR SOBRE ELA...
12
Como tudo isso impacta o meu trabalho na sala de aula?
Que consequências a realidade e sua história trazem ao trabalho da instituição escolar? E da instituição escolar vicentina? Como tudo isso impacta o meu trabalho na sala de aula?
13
EXPRESSIVO-COMUNICATIVA
ESPECIALIDADE SUBJETIVIDADE TÉCNICO-PEDAGÓGICA SOCIOCULTURAL
14
A Dimensão Expressivo-comunicativa
Qual é o CONTEÚDO daquilo que expresso e comunico... Através do meu corpo, do meu modo de vestir, dos meus hábitos de consumo, enfim, do meu modo de estar no mundo? Nos meus comentários nos corredores, na Sala de Professores, nos momentos formais e informais, no meu modo de contar o mundo? Nos conteúdos com que trabalho?
15
Que elementos meus conteúdos permitem valorizar?
A Dimensão da Especialidade CONTEÚDOS Que elementos meus conteúdos permitem valorizar? Diferentes disciplinas oferecem diferentes possibilidades INTEGRAÇÃO: compartilhar INTENCIONALMENTE esses elementos no trabalho intersubjetivo. ESPECIALIDADE bem formada permite descobrir a convergência das diferentes disciplinas quando mergulha na PROFUNDIDADE.
16
A Dimensão Técnico-Pedagógica MÉTODOS/TÉCNICAS
FAZER COTIDIANO Planejar Desenvolver Controlar Avaliar Mediar Articular Coordenar Formar-se e ajudar a formar POSICIONAMENTO ÉTICO Tempo/espaços compartilhados CONTEXTO Dimensão Sociocultural
17
A Dimensão da Subjetividade
DIMENSÃO CENTRAL DE TODO O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE Realização Pessoal Trabalho + Amor (zelo, cuidado) Sentido da Vida Memória e Projeto Não existe o tempo... o que existe são memórias de espaços nos quais as vivências foram significativas para o sujeito. Bachelard
18
E as novas exigências postas ao trabalho docente????
CRISE OPORTUNIDADE PERIGO Contextualização Interdisciplinaridade O Aluno como parte ativa
19
EDUCAÇÃO VICENTINA: EXCELÊNCIA ACADÊMICA E COMPROMISSO SOCIAL
O desafio é dar o primeiro passo... ... atrever-se ... ... mudar !!!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.