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ETAPA DA COLETA DE DADOS

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Apresentação em tema: "ETAPA DA COLETA DE DADOS"— Transcrição da apresentação:

1 ETAPA DA COLETA DE DADOS
Janice Janissek de Souza

2 COLETAR DADOS: O que é e o que envolve?
Etapa que consiste em coletar informações pertinentes sobre variáveis, acontecimentos, contextos categorias, comunidades ou objetos envolvidos na pesquisa ENVOLVE: Selecionar um instrumento ou método Aplicar instrumento Preparar observações registros e medições para serem analisados

3 COLETA DADOS ENFOQUE QUANTITATIVO
Na perspectiva quantitativa coletar os dados significa MEDIR Processo de vincular conceitos abstratos com indicadores empíricos MEDIR Utilizado para registrar dados observáveis que representam verdadeiramente os conceitos ou variáveis Instrumento Medição

4 REQUISITOS ESSENCIAIS INSTRUMENTO MEDIÇÃO
Grau em que a aplicação repetida ao mesmo indivíduo produz resultados iguais CONFIABILIDADE Grau em que o instrumento realmente mede a variável que pretende medir VALIDADE

5 Grau no qual a medição representa o conceito medido
TIPOS DE VALIDADES CONTEÚDO Grau no qual a medição representa o conceito medido Ex:Teste aritmética: deve incluir problemas das quatro operações e não apenas de 2 CRITÉRIO Julga-se a validade de critério de um instrumento comparando-o com um padrão externo Ex; Exame sobre pilotar avião deve refletir com exatidão como um grupo de piloto é capaz de pilotar um avião CONSTRUCTO Grau no qual a medição se relaciona de forma coerente com outras medições de acordo com hipóteses teoricamente derivadas Teoria: Investigações feitas encontram que A relaciona-se positivamente com B, C e D e negativamente com D. Se o instrumento realmente mede A deve também relacionar-se da mesma maneira

6 VALIDADE Validação de um constructo está vinculado com a teoria
Não é possível validar um constructo a menos que exista um marco teórico que embase a variável em relação a outras variáveis É preciso que haja pesquisas demonstrando que conceitos estão relacionados

7 FATORES QUE AFETAM A CONFIABILIDADE E VALIDADE
IMPROVISAÇÃO FALTA VALIDAÇÃO NO CONTEXTO INADEQUAÇÃO INSTRUMENTO ÀS PESSOAS CONDIÇÕES APLICAÇÃO

8 COMO ESCOLHER UM INSTRUMENTO
1- Escolher um instrumento já desenvolvido e disponível que se adapte às necessidades do estudo 2- Construir um novo instrumento de medição de acordo com a técnica apropriada

9 PASSOS PARA CONSTRUIR UM INSTRUMENTO
A) Listar as variáveis do estudo B) Revisar a definição conceitual das variáveis C)Revisar a definição operacional das variáveis

10 NÍVEIS DE MEDIÇÃO Medição Nominal
As categorias não possuem ordem nem hierarquia. Refletem diferenças apenas nas próprias variáveis Afiliação religiosa: católico judeu protestante etc. Ex: Sexo: feminino ou masculino Medição Ordinal Existem categorias e elas mantêm uma ordem de maior ou menor Ex: Nível de prestígio de certas profissões

11 TIPOS DE INSTRUMENTO DE MEDIÇÃO DE DADOS QUANTITATIVOS
ESCALAS PARA MEDIR ATITUDES Conjunto de itens apresentados em forma de afirmações ou juízos perante os quais se pede a reação dos indivíduos Os indivíduos precisam escolher um dos cinco pontos da escala. Cada ponto representa um valor numérico

12 Objeto da atitude medido
Afirmação O voto Votar é uma obrigação de todo cidadão responsável Escala ( ) concorda muito ( ) concorda ( ) Nem concorda nem discorda ( ) Discorda ( ) Discorda muito OU Escala ( ) Definitivamente sim ( ) provavelmente sim ( ) Indeciso ( ) Provavelmente não ( ) Definitivamente não

13 ALTERNATIVAS DE PONTOS NAS ESCALAS LIKERT
Concorda muito Concorda Nem concorda nem discorda Discorda Discorda muito Alternativa 2: Concorda totalmente Concorda Neutro Discorda totalmente Alternativa 3: Definitivamente sim Provavelmente sim Indeciso Provavelmente não Definitivamente não Alternativa 4: Completamente verdadeiro verdadeiro Nem falso nem verdadeiro Falso Completamente falso

14 DIREÇÃO DAS AFIRMAÇÕES NA ESCALA LIKERT
I- Os funcionários da direção de Impostos Nacionais são grosseiros no atendimento ao público Concorda muito Concorda Nem concorda nem discorda Discorda Discorda muito II- Os funcionários da direção de Impostos Nacionais são educados no atendimento ao público 5. Concorda muito 4. Concorda 3. Nem concorda nem discorda 4. Discorda 5. Discorda muito

15 Instrumento mais utilizado
QUESTIONÁRIO Instrumento mais utilizado Consiste em um conjunto de questões com uma relação a uma ou mais variáveis a serem medidas

16 TIPOS DE QUESTÕES DO QUESTIONÁRIO
Fechadas Contem alternativas de resposta previamente delimitadas Podem ser dicotômicas ou incluir várias opções resposta Abertas Não delimitam a priori as alternativas de resposta

17 TIPOS DE RESPOSTAS ÀS QUESTÕES FECHADAS DO QUESTIONÁRIO
DICOTÔMICAS Estuda atualmente? ( ) Sim ( ) Não VÁRIAS ALTERNATIVAS (EXCLUDENTES) Quanto tempo vê televisão aos domingos? ( ) Diretor-geral ( ) Gerente ( ) Coordenador ( ) Supervisor ( ) Empregado

18 TIPOS DE RESPOSTAS ÀS QUESTÕES FECHADAS DO QUESTIONÁRIO
VÁRIAS ALTERNATIVAS (NÃO EXCLUDENTES) Quanto tempo vê televisão aos domingos? ( ) Diretor-geral ( ) Gerente ( ) Coordenador ( ) Supervisor ( ) Empregado HIERARQUIZAÇÃO DE OPÇÕES Quanto lhe interessa desenvolver em cada área? (Indique de 1 a 10 em cada caso conforme seus interesses) Saúde Segurança e higiene Relações com sindicatos Qualidade de Vida no Trabalho

19 QUESTÕES ABERTAS DO QUESTIONÁRIO
Exemplos: Por que você faz psicoterapia? ____________________________________________ Qual é a sua opinião sobre o programa X? _____________________________________________ Como você define a sua experiência neste trabalho? ___________________________________________

20 CARACTERÍSTICAS DAS QUESTÕES
NÃO DEVEM INDUZIR RESPOSTAS Errado: Os trabalhadores brasileiros são produtivos? Certo: Quão produtivos você considera, em geral, os trabalhadores brasileiros? NÃO APRESENTAR IDÉIAS RESPALDADAS EM EVIDÊNCIAS COMPROVADAS Errado: A OMS realizou estudos e comprovou que o tabagismo causa danos ao organismo você considera que fumar é nocivo à saúde? A maioria das pessoas opina que.... Os pais de família acham que.... A Igreja considera.... LINGUAGEM UTILIZADA DE FORMA ADEQUADA Levar em conta: Nível sócio-econômico educacional ideologia religião afiliações a grupos ou partidos.

21 CARACTERÍSTICAS DAS QUESTÕES
NÃO DEVEM INDUZIR RESPOSTAS Errado: Os trabalhadores brasileiros são produtivos? Certo: Quão produtivos você considera, em geral, os trabalhadores brasileiros? NÃO APRESENTAR IDÉIAS RESPALDADAS EM EVIDÊNCIAS COMPROVADAS Errado: A OMS realizou estudos e comprovou que o tabagismo causa danos ao organismo você considera que fumar é nocivo à saúde? A maioria das pessoas opina que.... Os pais de família acham que.... A Igreja considera.... LINGUAGEM UTILIZADA DE FORMA ADEQUADA Levar em conta: Nível sócio-econômico educacional ideologia religião afiliações a grupos ou partidos.

22 OUTROS ASPECTOS IMPORTANTES
INSTRUÇÕES Incluir uma página de apresentação ou uma carta explicando os objetivos do questionário Incluir agradecimento ao indivíduo por ter participado e disposto seu tempo TAMANHO Se for curto demais: perde-se informação NÃO FAZER PERGUNTAS DESNECESSÁRIAS OU INJUSTIFICADAS Se for longo demais, torna-se entediante (mais de 35 minutos para responder)

23 OUTROS ASPECTOS IMPORTANTES
AUTO-ADMINISTRADO POR ENTREVISTA PESSOAL POR ENTREVISTA TELEFÔNICA ENVIADO POR CORREIO POSTAL, ELETRÔNICO OU SERVIÇO MENSAGENS PELA INTERNET


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