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Teoria Neoclássica.

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Apresentação em tema: "Teoria Neoclássica."— Transcrição da apresentação:

1 Teoria Neoclássica

2 Ênfase nos princípios gerais da administração,
Ênfase na prática da administração, Reafirmação dos postulados clássicos (planejar, organizar, dirigir e controlar), Ênfase nos princípios gerais da administração, Ênfase nos objetivos e resultados,

3 Principais Teóricos: Peter Drucker, Ernest Dale, Harold Koontz, Louis Allen, etc.
É uma teoria que apresenta pontos de vista divergente, entre os teóricos, que não se preocupam em alinhar dentro de uma organização.

4 Administração como Técnica social
A Administração consiste em: - Orientar, Dirigir e Controlar um grupo de indivíduos para um objetivo comum. Um bom administrador é aquele que possibilita ao grupo alcançar seus objetivos com o mínimo de dispêndio de recursos e de esforço e com menos atritos com outras atividades úteis.

5 A Teoria Neoclássica da Administração representa o ressurgimento  das Teorias Clássica e Científica de Administração, retomando diversos dos assuntos abordados por essas teorias, aplicando novos pontos de vista, novas abordagens, ampliando o campo de atuação do administrador, e consolidando assim essa ciência.

6 Níveis hierárquicos Nível Institucional Nível Institucional Presidente
Administradores Nível Intermediário Gerentes Nível Operacional Supervisores Operação Execução Funcionários e Operários (não administrativos)

7 Níveis de organização Administração de cúpula, definição de objetivos, planejamento, organização, direção e controle. Institucional - diretores Intermediário - Gerentes Administração das operações e supervisão da execução da tarefa. Operacional - Supervisores Execução das tarefas operacionais Funcionários e operários

8 O que é planejamento? Processo consciente e sistemático de tomar decisões sobre metas organizacionais envolvendo o estabelecimento de uma estratégia para alcançar estas metas e o desenvolvimento de uma hierarquia de planos abrangentes para integrar e coordenar atividades.

9 Para que serve? Prover aos indivíduos e às unidades de trabalho um mapa claro a ser seguido em suas atividades futuras.

10 Planejamento em um Ambiente Incerto
Por que os gerentes planejam? dá direção reduz o impacto da mudança, minimiza a redundância e o desperdício e estabelece padrões para o controle.

11 Tipos (níveis) de planos

12 Tipos de planos Planos de Curto, Médio e Longo Prazos.
Curto prazo: até um ano Médio prazo: até dois anos Longo prazo: acima de dois anos

13 Análise do Ambiente Externo Análise do Ambiente Interno
Esquema simplificado do planejamento estratégico Análise do Ambiente Externo Análise do Ambiente Interno Objetivos do Negócio PONTOS FORTES OPORTUNIDADES Prioridade 1 Estratégia 1 Estratégia 2 Estratégia 3 CLIENTE ALVO AMEAÇAS PONTOS FRACOS Prioridade 2 Prioridade 3 Marketing Finanças Produção Rec. Humanos PRODUTO/SERVIÇO

14 Planejamento estratégico
É o planejamento mais amplo e abrange toda a organização. Suas característica são: - Projetado a longo prazo, - Envolve a empresa como uma totalidade, abrange todos os recursos e áreas de atividade. - Definido pela cúpula da organização.

15 Planejamento Tático Planejamento que abrange cada departamento ou unidade de organização. Características: - Projetado a médio prazo, - Envolve cada departamento, objetivos departamentais, - Definido pelo nível intermediário.

16 Planejamento Operacional
Planejamento de cada tarefa ou atividade específicas. Características: - Projetado a curto prazo, - Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente, - Definido pelo nível operacional, para cada tarefa ou atividade.

17 Missão x Visão VISÃO MISSÃO O que se sonha Identifica o negócio
O passaporte para o futuro É aonde vamos Projeta quem desejamos ser É inspiradora Focaliza no futuro É mutável conforme os desafios MISSÃO Identifica o negócio A razão de ser da empresa Identifica quem somos Dá rumo à empresa É motivadora Foco do presente para o futuro Vocação para eternidade

18 Planejamento VISÃO MI SSÃO META ESTRATÉGIA DIAGNÓSTICO TÁTICAS
OPERACIONAIS

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20 Tipos de Estratégias 1. Concentração – focaliza um único negócio concorrendo em um único setor 2. Integração vertical – envolve a expansão do domínio da organização na cadeia de fornecimento ou de distribuidores 3. Diversificação concêntrica – envolve a entrega em novos negócios relacionados ao negócio central original 4. Diversificação por conglomerados – estratégia empresarial que envolve a expansão para negócios não relacionados entre si

21 Objetivos Planejamento leva à fixação de objetivos:
As Organizações Possuem Múltiplos Objetivos específicos. O Valor dos Objetivos metas específicas melhoram o resultado metas difíceis resultam em melhor desempenho o feedback estimula o desempenho

22 NEGÓCIO

23 EXEMPLOS DE NEGÓCIOS

24 MISSÃO DEFINIÇÕES “Missão é a razão da existência da organização, delimita as atividades dentro do espaço que a organização deseja ocupar em relação as oportunidades do negócio”.

25 A missão de uma empresa:
Reflete o pensamento que a administração tem do que a empresa procura fazer e tornar-se; Apresenta com clareza o que a empresa quer fazer para seus clientes, as necessidades dos seus clientes que vai atender; Indica qual a posição no setor que quer assumir, os mercados que aturará; A forma como atuará nestes mercados. Normalmente está ligada à força motriz da empresa.

26 Não existe um formato padrão de missão, as mais simples compõem-se de três partes:
- Mercado chave (O que e para quem) - Contribuição - Distinção (posicionamento de mercado)

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28 Os sete mandamentos da TAM:
1- Nada substitui o lucro. 2- Em busca do ótimo não se faz o bom. 3- Mais importante que o cliente é a segurança. 4- A maneira mais fácil de ganhar dinheiro e parar de perder. 5- Pense muito antes de agir. 6- A humildade é fundamental. 7- Quem não tem inteligência para criar tem que ter coragem para copiar. Visão: Ser a melhor e mais lucrativa empresa de transporte aéreo. Missão: Com o nosso trabalho e nosso “Espírito de servir”, fazer as pessoas felizes.

29 Johnson & Johnson – Nossa primeira responsabilidade é com os médicos, enfermeiras e pacientes, as mães e pais... Atendendo suas necessidades tudo o que fazemos deve ser da mais alta qualidade. Devemos procurar sempre reduzir nossos custos para manter preços razoáveis. Pedidos de clientes devem ser atendidos prontamente e com exatidão. Nossos fornecedores e distribuidores devem ter oportunidade de obter lucros razoáveis.

30 VISÃO DEFINIÇÃO “Uma imagem vivida de um estado futuro ambicioso e desejável que esteja associado ao cliente e sejam melhor em algum aspecto importante do que o existente hoje”. CONSIDERAÇÕES Tem de ter o poder de motivar e inspirar; Deve ser clara, envolvente, fácil de memorizar, compatível com os valores da organização; Ligado às necessidade dos clientes; Vista como um desafio, ou seja, difícil, mas não impossível; A visão precisa ser positiva.

31 “VISÃO SEM AÇÃO NÃO PASSA DE UM SONHO.
AÇÃO SEM VISÃO É SÓ UM PASSATEMPO. VISÃO COM AÇÃO PODE MUDAR O MUNDO.” Joel A Barker

32 CRENÇAS E VALORES DEFINIÇÃO
“Conjunto de convicções íntimas adotadas com fé agregadas durante a vida.” São normas, princípios ou padrões sociais aceitos ou mantidos por indivíduo, classe ou sociedade.“ Considerações As Crenças e Valores centrais devem ser simples, claros, diretos e poderosos. As empresas Visionárias tendem a ter apenas alguns valores centrais normalmente entre três e seis. Sua elaboração requer 100% de autenticidade

33 CADEIA DE VALOR “É constituída por um conjunto de atividades que geram produtos que se complementam e são consumidos pelo cliente direta ou indiretamente. Geralmente são fornecidos por uma rede de organizações que cooperam entre si com o objetivo de agregar valor para os clientes.” EMPRESA FORNECEDORES CLIENTES CONCORRENTES NEGÓCIO

34 META RESULTADO A SER ATINGIDO NO FUTURO. É CONSTITUIDA DE TRÊS PARTES:
OBJETIVO; VALOR; PRAZO Fonte: Vicente Falconi Campos Livro Gerenciamento pelas Diretrizes

35 DEFINIÇÃO DE POLÍTICA

36 Apreciação Crítica Administrar é muito mais que uma mera função de gerenciamento de pessoas, recursos e de atividades, como afirma a Teoria Neoclássica. O papel do administrador em épocas de mudanças e incertezas se centra mais na inovação do que na manutenção do status organizacional.

37 Críticas ao planejamento
O planejamento cria muita rigidez planejar mudança em um ambiente turbulento? substituem a intuição e a criatividade

38 O Planejamento Melhora o Desempenho Organizacional?
1. geralmente está associado a resultados financeiros positivos. 2. Resultado: mais pela qualidade do plano e sua implementação que pela sua extensão 3. planos de contingência e o planejamento contínuo para promover a flexibilidade. 4. nada substitui a perspicácia criativa e intuitiva

39 Administração por Objetivos (APO)
Surgiu em 1954 nos EUA, com a publicação do livro, Administração por Objetivos de Peter Drucker. A APO é um método no qual as metas são definidas em conjunto pelo gerente e subordinados, as responsabilidades são especificadas para cada um em função dos resultados esperados, que passam a constituir os indicadores de desempenho sobre os quais ambos serão avaliados.

40 Administração por Objetivos (APO)
1. Estabelecimento conjunto de objetivos entre o executivo e o seu superior 2. Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou cargo 3. Interligação entre os vários objetivos departamentais 4. Ênfase na mensuração e no controle dos resultados 5. Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos

41 Administração por Objetivos (APO)
6. Participação atuante das gerências 7. Apoio intensivo do staff

42 Características da APO
Interação entre superior – subordinado, Superior e Subordinado negociam entre se e fixam objetivos a alcançar e determinam critérios de avaliação do desempenho, Ênfase no presente e no futuro, Ênfase nos resultados e não nos meios, Redefinição periódica de objetivos e critérios de avaliação do desempenho, Objetivos relacionados com o trabalho atual e com a carreira futura do subordinado, Ênfase na mensuração e no controle.

43 O Lado Negativo dos Objetivos
concentrar na quantidade e não na qualidade tratam as metas específicas como tetos e não como pisos metas específicas tendem a desencorajar a melhoria contínua metas exigentes demais podem ser mascaradas a fim de serem alcançadas

44 Apreciação crítica Principais críticas:
- Crítica de Lodi – APO exige muito de cada um, portanto, as pessoas devem ser preparadas para receber o método e poder aplicá-lo. - Excesso de regulamentos e papelório, - Excesso de Autocracia e imposição, - Motivação negativa - Perseguição rígida de objetivos.


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