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A importância da Ética na educação e na formação dos profissionais

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Apresentação em tema: "A importância da Ética na educação e na formação dos profissionais"— Transcrição da apresentação:

1 A importância da Ética na educação e na formação dos profissionais
MESA REDONDA: A importância da Ética na educação e na formação dos profissionais Néstor Alberto Calderón Maldonado M.V., Dipl., Esp., M.Sc.* Consultor da WSPA para América Latina

2 A importância da Ética na Educação
Educação humanitária é um processo através do qual os alunos são auxiliados a desenvolver compaixão, um senso de justiça e respeito pelo valor de todas as vidas Provê o conhecimento e compreensão necessários para os alunos se comportarem de acordo com esses princípios Cria um senso acerca da responsabilidade de afirmar e de agir de acordo com suas crenças pessoais** A educação humanitária é um processo que incentiva a compreensão da necessidade da compaixão e do respeito por pessoas, animais e meio ambiente, e reconhece a interdependência de todos os seres. As pessoas que foram sensibilizadas para estar conscientes das sensações e sentimentos de outros seres têm maior probabilidade de pensar sobre o efeito de seus atos. A educação humanitária não trata apenas da obtenção de conhecimento, mas também do desenvolvimento de atitudes positivas e de zelo. Isto é particularmente importante com respeito a animais e seu bem-estar, já que esta é uma área freqüentemente negligenciada em muitos sistemas educativos. Tendo adotado atitudes de zelo, os alunos devem agir desta forma ao longo de sua vida. Assim, serão capazes de tomar decisões baseadas em informação e compaixão. O termo “educação humanitária” é comumente aplicado ao ensino relacionado a tratamento adequado e respeito pelos animais. A definição verdadeira, porém, se estende à compaixão para com animais, pessoas e meio ambiente. É importante entender que o respeito pelos animais e pelas pessoas está interligado; ex.: não faz sentido proteger espécies em extinção se o seu hábitat não está sendo protegido e as pessoas não estão sendo incentivadas a se conscientizar das necessidades dessas espécies.

3 A importância da Ética na educação
O propósito da educação humanitária é criar uma cultura de empatia e zelo através de estímulo do desenvolvimento moral dos indivíduos para formar uma sociedade mais compassiva, responsável e justa Constitui um meio de apresentar às pessoas as reações e emoções dos animais e associá-las a uma compreensão das questões ambientais e do ecossistema A educação humanitária está direcionada para jovens por motivos óbvios. As crianças, ao se desenvolverem, formam seus conceitos e suas atitudes. A educação humanitária então busca criar uma atitude positiva para com os animais, as pessoas e o meio ambiente, especialmente nos anos de formação das crianças. Ela procura desenvolver a empatia nas crianças, que é a habilidade de entender e compartilhar as sensações/sentimentos de outros seres. Entretanto, a educação humanitária não se restringe às crianças. É importante que se estenda aos outros anos escolares, ao segundo grau e à universidade, assim como ao público em geral.

4 A importância da Ética na educação
Uma educação que valorize, de forma mais positiva, a relação entre os humanos , os animais e o ambiente promoverá a evolução de relações melhores na sociedade humana, reforçando o respeito a todas as formas de vida. Promover uma educação integral formando hábitos que permitam produzir bem em qualquer circunstância e por vontade própria.

5 A importância da Ética na educação
Proveer conhecimento (informação precisa) e compreensão das consequencias de seus decisoes 3C´s: curiosidade, creatividade e pensamento crítico: avaliar informação e resolver problemas 3R`s: reverência, respeito e responsabilidade : comportamento gentil e íntegro Escolhas positivas para os outros, o planeta e os animais. As 5 B`s: bioética, biodiversidade, biosegurança, biotecnologia e bem-estar animal

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7 Responsabilidade, Precaução e Prudência
Minha família Todos os mamíferos Todos os seres vivos Meus compatriotas EU Se a ética é a extensão do interesse além de si mesmo, quão longe devemos ir? Muitas pessoas argumentam que os animais merecem nossa consideração moral, mas por que parar aí? E os outros seres vivos, tais como plantas? Agora estamos entrando no âmbito da ética ambiental. O mundo? Todos os humanos

8 Espero passar por este mundo só uma vez; por isso, qualquer coisa boa que possa fazer, ou qualquer bondade que possa mostrar para qualquer criatura, o farei agora mesmo; que não me demore nem me descuide, porque não passarei por aqui outra vez Anônimo

9 Control Populacional de Cães
Photos Cooking dog meat at a restaurant in a Korean Market (Photo: Ray Butcher) Dog meat for sale for home cooking (Photo: Ray Butcher) General Considerations

10 B I O E T I C A A humanidade tem necessidade urgente de uma nova sabedoria que possa prover o “conhecimento de como usar o conhecimento” para a sobrevivência do homem e para o melhoramento da qualidade de vida. Esta sabedoria poderia ser chamada de “Ciencia da Sobrevivência”, que deve ser mais que uma única ciência e por conseguinte proponho o termo BIOETICA para poder enfatizar os dois componentes para alcançar a nova sabedoria: * conhecimento biológico * valores humanos Van Rensselaer Potter

11 OFICIAIS DE CONTROLE ANIMAL
Conhecimentos de anatomía e fisiología animal Conhecimentos das zoonosis * Conhecimentos de comportamento animal Conhecimentos do manejo etológico Conhecimentos de educação e comunicação ** Conhecer e aplicar a legislação vigente Conhecer os deveres e obrigaçoes de um funcionario público serio e responsavel *** We are health care providers, as “health professionals” or “practitioners of the healing arts”, like physicians, nurses and dentistry. Our responsibility exceeds not only to the animal patient but to society we must answer the question: Is our primary obligation the animal, the owner who paid and brought the animal to our facility, or equally to both? I guess that our role is of leadership. The danger is to do nothing. We are important tools but misused. Our intervention, focusing on animal wellbeing, must be our priority. We must clarify and mitigate ethical dilemmas about our responsibility toward animal patients and clients. Traditionally, our profession focuses their energies toward treating medical conditions on animals. Now we must protect all the vulnerable beings and promote social skills to those who need us. I guess that in that way, our attitude allows us to be part of the forefront of response of the new social concern about animals, as natural advocates for animals in society.

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13 DIREITOS DOS ANIMAIS Aspectos éticos e filosóficos da relação homem animal
A ideia de que os animais merecem consideração moral designa-se com a expressão: “direitos dos animais” “The case for animal rights” – T. Regan

14 O status moral de animais: possíveis posições
Animais não têm status moral Não temos obrigações com eles Por exemplo, é correto bater no cão por divertimento Possíveis posicionamentos a respeito do status moral dos animais incluem: • Animais não têm status moral, por isso não temos obrigações para com eles. Se este fosse o caso, espancar um cão até a morte por puro prazer não seria um problema. Poucas pessoas pensam assim, apesar de que certas classes de animais, como “animais daninhos” ou “pragas”, são tratadas como se esse fosse o caso. …as “pragas” têm algum status moral?

15 O status moral de animais: possíveis posições
Animais têm valor “instrumental” Temos obrigações indiretas com eles Por exemplo, não bata no cão porque isso pode aborrecer o proprietário Animais têm valor “instrumental”. Isto às vezes é chamado de valor “extrínseco”, significando que seu status moral depende do seu efeito sobre os humanos. Uma versão disso seria que o espancamento até a morte de um cão descrito acima estaria errado porque privaria o seu proprietário de um bem ou porque incomodaria o proprietário. Uma outra versão deste ponto de vista seria que tal comportamento corromperia a pessoa que espanca o cachorro, tornando-a mais propícia a ser cruel com humanos no futuro. Animais de experimentação são freqüentemente vistos em termos de sua utilidade (instrumental) para o homem.

16 O status moral de animais: possíveis posições
Animais têm valor “intrínseco” Temos obrigações diretas com eles Por exemplo, não bata no cão porque dói e isto importa! Animais têm “valor intrínseco”. Isto significa que o animal é importante por si mesmo, independentemente do seu efeito sobre os outros. Isto poderia significar que fazer o cão sofrer sem um bom motivo está errado, sejam ou não o proprietário ou qualquer outra pessoa afetados. Diz-se freqüentemente que o ser humano tem esse tipo de valor intrínseco. …animais de estimação, como outros membros da família, têm valor intrínseco?

17 Por que os OCA precisam da bioética?
- Dimensão ética a quase toda ação dos OCA`s : filosofía do trabalho com os animais - conceitos de ética animal - Efrentar dilemas éticos diariamente: situações nas quais cada escolha possível parece estar moralmente errada - Para a tomada de decisão ética: necessidade de raciocínio lógico, robusto e consistente

18 Por que os OCA precisam da bioética?
Só a ética tem a resposta ? colega Comunidade Responsavel OCA animais

19 A filosofía do trabalho com os animais
O sofrimento de milhões de animais não é hipotético. Seja como forem traçados os limites, não há razões plausíveis para se tratar os animais de outro modo que não como seres dignos de consideração moral.

20 Conceitos de Ética Animal Razões para dar valor moral intrínseco aos animais
As pessoas têm obrigação de respeitar tais interesses? Interesses emanam desses sentimentos (ex.:) o interesse em evitar dor Se animais têm vida mental e sentimentos (sensações e emoções) (ex.:) se podem sentir dor Se admitirmos que os animais têm algum status moral, então o que é que dá ao animal esse status? Por que um chimpanzé tem status moral, ao passo que, digamos, uma pedra não tem? Uma possibilidade é que o chimpanzé é útil para o homem. Isto lhe daria valor “instrumental” (no sentido de “ter utilidade”) para os humanos. Mas o que lhe daria valor “intrínseco”? Muitos filósofos sugerem que, se um animal possui a capacidade de sentir, ele tem pelo menos alguns interesses básicos. Interesses são a matéria básica da ética – sistemas éticos em geral se propõem a promover ou proteger interesses. Assim, são os interesses que emanam da vida mental do chimpanzé que lhe dão o seu valor intrínseco. Se o chimpanzé pode sentir dor, ele tem um interesse correspondente de evitar a dor, que por definição é uma sensação negativa. Se, por outro lado, o chimpanzé não tem nenhuma vida mental, se é um robô sem consciência, ele não tem interesses e não haveria base para lhe conferir valor moral intrínseco.

21 Conflito de Interesses: a mesma consideração?
‘Equal Consideration of Interests’. This is closely related to the concept of speciesism. Treating animals of all species equally seems to be wrongheaded: different species have different needs. Cats may require litter trays, but it makes little sense to give these to goldfish. Freedom to practise religion is very important to many humans, but it is nonsense to grant this to cows. However, the concept of ‘equal consideration of interests’ allows different treatment of different animals, but asks that we give equal weight to their morally relevant similar interests in our ethical decision making. So, if it hurts a goat as much as it hurts a human to be slapped, we ought to avoid causing this sort of pain in both goats and humans. This principal considers unequal treatment of animals and humans justified only if there are morally relevant differences between humans and that animal. It does not necessarily imply that all animal lives are as valuable as human lives, but it is also not consistent with the idea that all humans have a higher moral status than all other species. Further Reading SINGER, P (1990) Animal Liberation. 2nd Edition.

22 Pessoas antes de animais: bote salva-vidas
A vida toda sempre num “bote salva-vidas”? Não estamos necessariamente sempre competindo por recursos limitados Pode haver meios diferentes de se resolver problemas de recursos limitados Compaixão: um líquido mágico? Num bote superlotado perdido no oceano, seus ocupantes têm de competir pelos recursos existentes no bote. O mesmo pode ser dito do mundo? Não há recursos suficientes para todos os seres humanos, e embora fosse bom dar algo para os animais, isto não é possível. Entretanto, não estamos sempre em situações de bote salva-vidas. Os recursos nem sempre são transferíveis entre humanos e animais. A melhor resposta não é necessariamente agarrar mais recursos: a cooperação, mais que a competição, é algumas vezes uma resposta mais proveitosa. Mesmo na evolução, o desenvolvimento de dependências mútuas é freqüente. Por exemplo, os animais herbívoros das planícies africanas coexistem para manter toda a pastagem num nível equilibrado. Como vimos, ao tratar da RSPCA, entre os que defendiam os animais muitos também eram proeminentes nas campanhas em favor dos humanos. Talvez a “compaixão” por outros seres seja um líquido mágico: quanto mais você derrama mais você tem. Leituras adicionais: MIDGLEY, M., 1983: Animals and Why They Matter. University of Georgia Press. ISBN

23 "Se existem homens que excluem qualquer das criaturas de Deus do amparo da compaixão e da misericórdia, existirão homens que tratarão os seus irmãos da mesma maneira"   

24 Uma base estrutural para tomada de decisão ética
- Dimensão ética a quase toda ação (OCA`s) - Os dilemas éticos são situações nas quais cada escolha possível parece estar moralmente errada - Necessidade de raciocínio lógico, robusto e consistente - É muito mais que simples sentimentos - E seguir uma base estrutural pode ser útil Médicos veterinários estão diariamente envolvidos em um processo ético de tomadas de decisões. Por exemplo, ao prescrever tratamento para um animal, ele deve considerar o benefício do tratamento em comparação com o custo dos efeitos colaterais ou do método de administração ou o custo financeiro para o proprietário do animal. Para garantir que a decisão correta seja tomada, é necessário raciocínio lógico. Este pode refletir uma impressão generalizada de uma dada situação. Porém se deve tomar cuidado para evitar a tendência de simplesmente seguir uma opinião generalizada, sem o devido julgamento racional de questões de bem-estar animal. Utilizar uma base estrutural estabelecida para auxiliar na tomada de decisão pode ajudar a garantir uma abordagem lógica. Princípios: justícia, no maleficência, beneficência e autonomia

25 Uma base estrutural para tomada de decisão ética
Descrição dos feitos (avaliação sanitaria, comportamental e social) Identificar os problemas éticos envolvidos e estabelecer os intereses das partes afetadas (conflitos de valor) Identificar possiveis cursos de ação (avaliação dos princìpios éticos**) Soluções possiveis contrastadas com o sistema ético de referencia (estabelecer posição legal do dilema, marco jurídico dos OCA`s) Análise das possiveis consequencias (minimizar o impacto da decisão) Decisão final e recomendações (escolher um curso de ação) Reunião com o pessoal e equipe de trabalho* Estes seis passos são uma base estrutural apropriada para garantir que uma decisão apropriada seja tomada quanto a casos clínicos difíceis.

26 Se pode dizer mas não ser ouvido Ser ouvido mas não escutado
Escutado mas não compreendido Comprendido mas não aceito Aceito mas não adotado Adotado mas ...por quanto tempo? Conrad Loren


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