A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

. ESTRATÉGIA APRENDIZAGEM, RENDIMENTO ESCOLAR CONSIDERANDO A PRÁTICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ". ESTRATÉGIA APRENDIZAGEM, RENDIMENTO ESCOLAR CONSIDERANDO A PRÁTICA"— Transcrição da apresentação:

1 . ESTRATÉGIA APRENDIZAGEM, RENDIMENTO ESCOLAR CONSIDERANDO A PRÁTICA
EDUCATIVA. AUTORA: VERENA OSTER. TUTOR. Dr. JORGE HERRERA FUENTES. 17 de Fevereiro de 2012 VIII Taller Internacional de Pedagogía de la Educación Superior

2 “Educar e educar-se, na prática da liberdade, é tarefa daqueles que pouco sabem - por isto sabem que sabem algo e podem assim chegar a saber mais - em diálogo com aqueles que, quase sempre, pensam que nada sabem, para que estes, transformando seu pensar que nada sabem em saber que pouco sabem, possam igualmente saber mais.” PAULO FREIRE.

3 O Que se entende por Aprendre a Aprender
APRENDER A APRENDER A APRENDER A FAZER. APRENDER A SER A APRENDER A CONVIVER. A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A QUALIDADE NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM COM FILOSOFIAS, METODOLOGIA ORGANIZAÇÃO AO CONHECIMENTO .

4 Qual é o objeto do estudo de Estratégia de Aprender a Aprender
É o conjunto de ferramentas e metodologias que dará sustentabilidade, organização na busca permanente ao ensino aprendizagem do conhecimento.

5 ESTATEGIA DE APRENDER A APRENDER Procedimentos fundamental
ECOPEDAGOGIA EGOPEDAGOGIA INTELECTO PEDAGOGIA agrupa agrupa agrupa A DESCOBERTA QUE O BEM É INDIVIDUAL E COLETIVO A DESCOBERTA DA ESTRATÉGIA DA SENSIBILIDADE A PERCEPÇÃO CAPACITAÇÃO E CONHECIMENTO Bem solidário EDUCAR A MÃO EDUCAR A MENTE e o ESPIRITO CORAÇÃO SENTIMETO Aprender Ser APRENDER APRENDER CONVIVER FAZER CONHECER Procedimentos fundamental

6 EM GERAL Aprender é um processo dimanico de aquisição de conhecimento, ou comportamentos novos. Tudo o que se constrói de novo assenta as suas bases em aquisição anteriores através de uma atividade de associação e integração. No centro das atividades de aprender encontra – se sempre uma procura de ligções e de organizações dos dados reconhecidos. Quando a aprendizagem se refere por exemplos a um comportamento o que está em causa é a capacidade que o educando tem para ligar e articular uma sérei de ações que deverá ser capaz de reproduzir. Trata –se portanto de uma atividade, explicações e explicitações entre o comportamento e a causa

7 OS MÉTODOS CIENTÍFICOS
A FORMA PRÁCTICA ESTRATE GIA nos proporciona OS MÉTODOS CIENTÍFICOS para la Transformar a aprendizagem em conhecimentos e novos projetos Viabilizar a esolha de uma situação de Aprendizagem Sistematizar Da Apreendizagem Desenvolver as Habilidades e gerar novos conhecimentos Adaptar as diferenças pessoais no tratamentos de informações

8 O Que se entender por diagnóstico Ensino aprendizagem?
É o processo mediante o qual se identifica o problema no ensino aprendizagem elencando suas dificuldades e causas. Quem pode ser sujetos do diagnóstico em geral ? Os Eduadores, Os Educando, A comunidade, A Soiedade, o sistema Educacional.

9 AÇÕES GERAIS PARA REALIZAR O ENSINO APRENDIZAGEM.
a) EDUCAR A MÃO, O ESPÍRITO E O CORAÇÃO. b) CAPACIDADE A REFLEXÃO A RESPEITO DOS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO. c) TEÓRIAS PARA FORMA, UM CAMINHO, CONCRETIZAR A PRÁTICA DOS REFERENCIAIDA EDUCAÇÃO DO NOSSO PAÍS. d) TEORIAS PEDAGÓGICAS CONCEPÇÃO DE UM PENSAMENTO RELATIVO À PRÁTICA EDUCACIONAL QUALIFICADA PRAZEROSA, ALICERÇADA NUMA COMPREENSÃO DE CORPOREIDADE HUMANA.

10 OS SUJETOS DE DIAGNÓSTICO PRESENTE APRENDIZAGEM :
Não conseguia absorver as informações Não consegue identificar para que aprender Nunca consegui gostar de estudar essas coisas!” Não sei para que estudar isso Dizer pestalozziano, educar a mente é um tipo de aprendizagem que visa não tanto à aquisição de um repertório de saberes codificados, mais antes o domínio dos próprios instrumentos do conhecimento Síntomas.

11 Debate sobre a baixa qualificação dos profissionais e concluíam deficiência do ensino educacional em preparar os novos profissionais que chegavam a cada ano ao mercado de trabalho. Problemas. A qualificação e de competência, onde, a qualificação está relacionada com o domínio cognitivo, enquanto as competências, às aptidões, ao saber fazer, Causa os problemas.

12 O MODELO ESTATEGIA E A REALIZAÇÃO DO DIAGNÓSTICO PROCURADO:
Segundo O Relatório Delors reconhece a necessidade de uma reflexão e o distanciamento entre os conhecimentos teóricos e a vivência prática desses conhecimentos , afirmando que “aprender a conhecer e aprender a fazer são, em larga medida, indissociáveis. b) A citação faz referência ao conceito de qualificação e de competência, onde, a qualificação está relacionada com o domínio cognitivo, enquanto as competências, às aptidões, ao saber fazer, ou seja, estando com o conhecimento na cabeça, a mão possa trabalhar de forma efetiva e produtiva. . c) Para que ocorra uma efetivação desta integração, percebemos que surge a necessidade de outro aprender: o aprender a viver junto, aprender a viver com os outros é aprender a conviver.

13 Com os conhecimentos da Estrategia de Aprendre a Aprender.
EM GERAL, O PROCEDER ESTATEGIA SE FUNDAMENTA NO PASSOS SEGUIENTES. Gostar de Ler, resolver Problema b) Memorizar, Recriar e Análisar as informações. c) Interpretar, Falar em público, resumir e revisar a informações para tomar decisões. e) Intervir mediante as atividades adequada ao curricular proposto. f) A companhar a evlução do processo ensino Aprendizagem. Com os conhecimentos da Estrategia de Aprendre a Aprender.

14 Verena.oster @ yahoo.com. br,
CONSIDERAÇÕES FINAIS OS AUTORES Pestalossi Antunes. Ao tratarmos dos pilares da educação, que interagir entre si de forma corporalizada, compreendemos a necessidade de buscarmos uma interação/integração dos mecanismos promovem a construção integral do conhecimento. Segundo Pestalozzi educar a mão, educar/desenvolver o hipotálamo através do aprender a fazer; educar a mente/espírito, educar/desenvolver o nosso córtex, através do aprender a conhecer; e. Educar o coração, educar/desenvolver o sistema límbico, através do aprender a conviver e do aprender a ser. Percebe-se que, geralmente, quando o conhecimento é apresentado de modo significativo ao educando, tende a ser assimilado mais facilmente para gerar um interesse maior pelo assunto. Assim diz Antunes. yahoo.com. br,

15


Carregar ppt ". ESTRATÉGIA APRENDIZAGEM, RENDIMENTO ESCOLAR CONSIDERANDO A PRÁTICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google