Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Organização Empresarial
2
O que é uma organização social?
Um conjunto de pessoas com um ou mais propósitos comuns. A administração é a coordenação dos esforços coletivos das pessoas e dos recursos institucionais disponíveis para o alcance dos objetivos traçados.
3
O que é uma empresa? Empresa é uma Organização Social.
O sonho de toda organização tem que ser o de tornar-se uma instituição de reconhecida qualidade – um centro de excelência. A qualidade pessoal é traduzida em três aspectos: competência profissional, comprometimento com a missão institucional ação coordenada e integrada.
4
Características de uma empresa eficiente
Geração de resultados satisfatórios Liderança e constância de propósitos Visão de futuro Foco no cliente e no mercado Responsabilidade social e ética Valorização das pessoas Inovação Agilidade Aprendizado organizacional
5
Uma empresa cristã Prestação de serviços qualificados
Alto nível de comprometimento ético Índice elevado de sintonia social Respeito aos valores do humanismo cristão (Bem, Justiça, Verdade, Solidariedade)
6
A mística cristã do trabalho
É mediante o trabalho que o homem deve procurar o pão quotidiano e contribuir para o progresso contínuo das ciências e da técnica, e sobretudo para a incessante elevação cultural e moral da sociedade, na qual vive em comunidade com os próprios irmãos. (João Paulo II, Laborem Exercens).
7
A mística cristã do trabalho
O trabalho é um bem do homem - é um bem da sua humanidade - porque, mediante o trabalho, o homem não somente transforma a natureza, adaptando-a às suas próprias necessidades, mas também se realiza a si mesmo como homem e até, num certo sentido, se torna mais homem (João Paulo II, Laborem Exercens).
8
O trabalho humano Sentido Negativo Sentido Positivo
Peso, sofrimento, castigo. Ganhar a vida. Instrumento de produção: ter mais. Busca de status. Sentido Positivo Alegria, entusiasmo, oportunidade. Aprender a viver. Instrumento de realização: ser mais. Interesse em servir.
9
O papel do colaborador Educar Na organização, todos somos educadores.
Educar é transmitir conhecimentos e valores. O exemplo educa tanto ou mais que as palavras.
10
O papel do colaborador Servir Estar a serviço de uma causa.
Estar a serviço da educação: deveria ser o nosso grande ideal. Ter a consciência de ser semeador e saber que a colheita não é imediata. O espírito de serviço impede que reine na empresa um clima de competição e de rivalidade (clima altamente deseducador).
11
O papel do colaborador Testemunhar O sentido da vida.
O valor da justiça e do bem. A importância do respeito ao outro. A grandeza da honestidade, da integridade e da firmeza de caráter. O valor da constância e da austeridade saudável.
12
Trabalho e clima organizacional
Busca da qualidade e da excelência Saber fazer. Fazer bem feito. Aprimorar os métodos. Melhorar os processos. Maximizar os resultados. Não perder o foco: somos educadores.
13
Trabalho e clima organizacional
Responsabilidade Pessoal Assumir compromissos. Adotar postura condizente com os padrões éticos da instituição. Conhecer e seguir as orientações da instituição. Zelar pelo nome e pelo patrimônio da casa.
14
Trabalho e clima organizacional
Trabalhar em equipe Reconhecer a presença e o valor do outro. Aprender o valor da escuta, da tolerância, da paciência e do respeito. Saber ser líder e aprender a ter líderes. Melhorar os processos de comunicação. Substituir a inveja e a competição pelo incentivo e a colaboração.
15
Trabalho e clima organizacional
Abertura à mudança Aprender a ser flexível e aberto ao novo. Compreender a novidade não como ameaça, mas como oportunidade. Estar disposto a sempre aprender: quando as regras mudam, todos voltamos a zero. Despertar o espírito de iniciativa e de empreendedorismo
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.