A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PLANO DE NEGÓCIOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PLANO DE NEGÓCIOS."— Transcrição da apresentação:

1 O PLANO DE NEGÓCIOS

2 CRIANDO UM PLANO DE NEGÓCIOS PARA O SUCESSO

3 POR QUE PLANEJAR? Causas de fracasso: Incompetência gerencial – 45%;
Inexperiencia no ramo – 9%; Inexperiencia em gerenciamento – 18%; Negligência nos negócios – 3%; Fraudes – 2%; Desconhecidos – 2%.

4 POR QUE PLANEJAR? Maiores armadilhas no gerenciamento de pequenas empresas: Falta de experiência; Atitudes erradas; Falta de dinheiro; Localização errada; Gerenciamento de inventário impróprio; Difícil obtenção de crédito; Usa grande parte dos recursos do dono.

5 POR QUE PLANEJAR? Quando se considera o conceito de planejamento tem-se pelo menos 3 fatores críticos que podem ser destacados: Toda empresa necessita de um planejamento do seu negócio para poder gerenciá-lo e apresentar sua idéia a investidores, bancos, clientes, etc.

6 POR QUE PLANEJAR? Toda entidade provedora de financiamento, fundos e outros recursos financeiros necessita de um plano de negócios da empresa requisitante para poder avaliar os riscos inerentes ao negócio. Poucos empresários sabem como escrever adequadamente um bom plano de negócios. A maioria deste são micro e pequenos empresários que não tem conceitos básicos de planejamento de vendas, marketing, fluxo de caixa, ponto de equilibrio, projeções de faturamento etc.

7 STARUPS Muitas pessoas dizem que qualquer pequena empresa em seu período inicial pode ser considerada uma startup. Outros defendem que uma startup é uma empresa com custos de manutenção muito baixos, mas que consegue crescer rapidamente e gerar lucros cada vez maiores. Mas há uma definição mais atual, que parece satisfazer a diversos especialistas e investidores: “Uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.”

8 Um novo modelo Business Model Canvas – “Painel de Modelo de Negócios"
NOVO MODELO DE P.N. Um novo modelo Business Model Canvas – “Painel de Modelo de Negócios"

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21 CASE – IPOD E ITUNES APPLE
Segmentos de Clientes Relacionamento com o cliente Canais de Distribuição Proposta de valor Atividades Chaves Parceiros Chaves Principais Custos Receitas Recursos Chaves

22 COMO VENDER IDEIAS E CONQUISTAR AUDIÊNCIA ROTEIRO VISUAL APRESENTADOR
Teste TESTE VENDAS APRESENTAÇÕES

23 DIAGNÓSTICO COM QUEM FALAREI? QUAL É O PERFIL DESSA AUDIÊNCIA?
QUE ASSUNTO SERÁ ABORDADO NA APRESENTAÇÃO? O QUE ESSAS PESSOAS SABEM SOBRE O ASSUNTO QUE SERÁ ABORDADO? QUAL É MEU OBJETIVO COM ESSA APRESENTAÇÃO? SE PUDER FIXAR UMA ÚNICA MENSAGEM NA AUDIÊNCIA, QUE MENSAGEM SERÁ ESSA? DE QUE FORMA O QUE EU TENHO A OFERECER PODE BENEFICIAR A AUDIÊNCIA? QUANTO TEMPO TEREI DISPONÍVEL? QUAIS SÃO OS PONTOS FORTES DO MEU PRODUTO, PROJETO OU IDEIA?

24 ROTEIRO É A HISTÓRIA, LINHA CONDUTORA DA APRESENTAÇÃO;
RECURSOS NARRATIVOS: DIRETO AO PONTO; METÁFORA; SUSPENSE; SURPRESA; CONFLITO X SOLUÇÃO; HUMOR; QUESTIONAMENTO; DRAMA; TOM PROVOCATIVO.

25 DIVISÃO CONTEÚDO DEPOIS DE CONCLUÍDO, O ROTEIRO DEVE SER DIVIDIDO EM PEQUENOS TRECHOS, DE PREFERENCIA CADA UM DELES COM UMA MENSAGEM PRINCIPAL. POSTERIORMENTE, CADA UM DESSES TRECHOS DEVERÁ GERAR UM SLIDE, SE POSSÍVEL COMPOSTO DE IMAGENS E PALAVRAS-CHAVE. O TEXTO DO ROTEIRO FICA NO DISCURSO DO APRESENTADOR.

26 CONFECÇÃO DO SLIDES ELES DEVEM SER PENSADO E CRIADO INDIVIDUALMENTE;
CADA UM PRIORIZANDO UMA MENSAGEM PRINCIPAL. IDENTIDADE VISUAL: TRATA-SE DO ESTILO DA APRESENTAÇÃO USAR O POWER POINT

27 TREINAMENTO O ROTEIRO E APOIO VISUAL PRONTOS SIGNIFICAM O INÍCIO DO TREINAMENTO DO APRESENTADOR, JÁ QUE O PLENO DOMÍNIO DO DISCURSO E DO APOIO VISUAL SÃO INGREDIENTES INDISPENSÁVEIS PARA O SUCESSO DE UMA APRESENTAÇÃO.

28 AFINAL O QUE É UM PLANO DE NEGÓCIOS?
É um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócios que sustenta a empresa. Sua elaboração envolve um processo de aprendizagem e auto conhecimento, e, ainda, permite ao empreendedor situar-se no seu ambiente de negócios.

29 POR QUE DEVERIA ESCREVER UM PLANO DE NEGÓCIOS?
Com o plano de negócios é possível: Entender e estabelecer diretrizes para o seu negócio; Gerenciar de forma mais eficaz a empresa e tomar decisões acertadas. Monitorar o dia-a-dia da empresa e tomar ações corretivas quando necessário. Conseguir financiamentos e recursos junto a bancos, investidores, governo, SEBRAE etc. Identificar oportunidades e transformá-las em diferencial competitivo para a empresa. Estabelecer uma comunicação interna eficaz na empresa e convencer o público externo (fornecedores, parceiros, clientes, associações).

30 MOTIVOS QUE LEVAM OS EMPREEENDEDORES AO FRACASSOS
Não enxergar a longo prazo; Não ter controle finaceiro; Perder senso de realidade; Confundir o CPF com o CNPJ; Buscar o produto perfeito.

31 Por que elaborar um plano de negócios
Entender e estabelecer diretrizes para o seu negócio. Gerenciar de forma mais eficaz a empresa e tomar decisões acertadas. Monitorar o dia-a-dia da empresa e tomar ações corretivas quando necessário. Conseguir financiamentos e recursos junto a bancos, governo, Sebrae, investidores (anjos), capitalistas de risco etc.

32 Por que elaborar um plano de negócios
Identificar oportunidades e transformá-las em diferencial competitivo para a empresa. Estabelecer uma comunicação interna eficaz na empresa e convencer o público externo (

33 Por que muitos deixam de fazer um pn
“Eu não necessito de um.” “Eu tenho um em minha cabeça.” “Eu não sei como começar.” “Eu não tenho tempo.” “Eu não sou bom com os números.” “Eu tenho muito $$$ e não preciso disso, pois já tenho sucesso.”

34 Objetivos básicos de um P.N.
Testar a viabilidade de um conceito de negócio Orientar o desenvolvimento das operações e estratégia Atrair recursos financeiros Transmitir credibilidade Desenvolver a equipe de gestão

35 A quem se destina um P.N. Mantenedores das incubadoras (Sebrae, universidades, prefeituras, governo, associações etc): para outorgar financiamentos a estas. Parceiros: para definição de estratégias e discussão de formas de interação entre as partes. Bancos: para outorgar finaciamentos para equipamentos, capital de giro, imóveis, expansão da empresa etc.

36 A quem se destina um P.N. Investidores: empresas de capital de risco, pessoas jurídicas, bancos de investimentos, anjos, BNDES, governo etc. Fornecedores: para negociação na compra de mercadorias, matéria-prima e formas de pagamento. Os clientes: para venda do produto e/ou serviço e publicidade da empresa Sócios: para convencimento em participar do empreendimento e formalização da sociedade.

37 Principais erros na elaboração do P.N.
Não definir bem o negócio Qual é o público-alvo? Como é a região que empresa atua? “Uma análise ambiental mal feita leva a uma receita mal feita”, Agir pelo emocional É comum que o empreendedor se apegue à ideia da sua empresa. Mas, na hora de elaborar um plano de negócios, o ideal é avaliar a sua viabilidade e rentabilidade. 

38 Principais erros na elaboração do P.N.
Não analisar bem a concorrência Saber quem são os concorrentes e quais são as suas condições no mercado são pontos essenciais para a elaboração do documento. Somente competir com os preços de outros players nem sempre é a melhor saída. “É importante planejar qual é o volume de vendas ideal, dentro da estrutura que eu tenho, para alcançar o meu concorrente”.

39 Principais erros na elaboração do P.N.
Errar nas contas  O capital de giro é uma informação essencial para a parte financeira do documento. “Tão importante quanto o maquinário da empresa”. A meta do negócio tem que ser ambiciosa, mas o caixa tem que ser conservador. “Não prever que a empresa vai ter prejuízo é outro erro”. Às vezes, o faturamento nos primeiros meses não segue o planejado e a empresa fica no vermelho.

40 Qual a Estrutura de um P.N.?
Não existes uma estrutura rígida e específica para se escrever um PN. Cada negócio tem particularidades e semelhanças. É impossível definir um modelo padrão de PN que seja universal

41 Qual a Estrutura de um P.N.?
Um PN deve possuir um mínimo de seções as quais proporcionarão um entendimento completo do negócio, são eles: Seus objetivos; Seus produtos e serviços; Seu mercado; Sua estratégia de marketing; e Sua situação financeira.

42 Exemplo de um P.N. Para pequenas empresas manufatureiras em geral, segue sua estrutura: Capa Sumário Sumário Executivo Análise estratégica Descrição da empresa Produtos e Serviços Plano Operacional

43 Exemplo de um P.N. Plano de Recursos Humanos Análise de Mercado
Estratégia de Marketing Plano Financeiro Anexos

44 A QUEM SE DESTINA? Mantenedores das incubadoras (SEBRAE, universidades, prefeituras etc). Parceiros; Bancos; Investidores; Fornecedores; Os clientes; A empresa internamente; Sócios.

45 ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIOS

46 1 - CAPA A capa, apesar de não aparecer, é uma das partes mais importantes do plano de negócios, pois é a primeira parte que é visualizada por quem lê, devendo, portanto, ser feita de maneira limpa e com as informações necessárias e pertinentes.

47 2 - SUMÁRIO O sumário de conter o título de cada seção do plano de negócios e a página respectiva onde se encontra, bem como os principais assuntos relacionados em cada seção. Isto facilita ao leitor encontrar rapidamente o que lhe interessa.

48 2 – SUMÁRIO - EXEMPLO Sumário Executivo Descrição da Empresa Produtos e serviços Mercados e Competidores Marketing e Vendas Análise Estratégica Plano Financeiro Anexos

49 3 - SUMÁRIO EXECUTIVO É a principal seção do plano de negócios. O sumário executivo fará o leitor decidir se continuará ou não a ler. Portanto, deve ser escrito com muita atenção e revisado várias vezes, além de conter uma síntese das principais informações que constam no plano de negócios. Deve ser dirigido ao público alvo e explicar qual o objetivo do plano de negócios em relação ao leitor (exemplo: requisição de financiamento junto a bancos)

50 3 - SUMÁRIO EXECUTIVO Principais perguntas que devem ser respondidas:
O que? Qual o proposito do seu plano? O que você está apresentando? O que é a sua empresa? Qual o produto/serviço? Onde? Onde sua empresa está localizada? Onde está seu mercado/clientes? Por que? Por que você precisa do dinheiro requisitado?

51 3 - SUMÁRIO EXECUTIVO Como? Quanto? Quando?
Como você empregará o dinheiro na sua empresa? Como está a saúde financeira de seu negócio? Como está crescendo sua empresa? (faturamento dos últimos 3 anos.) Quanto? De quanto dinheiro você necessita? Como se dará o retorno sobre investimento? Quando? Quando o negócio foi ou será criado? Quando você precisará dispor do capital requisitado? Quando ocorrerá o pagamento do empréstimo obtido?

52 3 - SUMÁRIO EXECUTIVO Ao descrever o projeto, faça um breve relato das principais características dele. Mencione O que é o negócio; Quais os principais produtos e/ou serviços; Quem serão seus principais clientes; Onde será localizada a empresa; O montante de capital a ser investido; Qual será o faturamento mensal; Que lucro espera obter do negócio; Em quanto tempo espera que o capital investido retorne.

53 3 – SUMÁRIO EXECUTIVO - EXEMPLO
Piscina Azul é uma empresa especializada em limpeza de piscinas, fundada em A empresa está localizada em São Paulo, no bairro Pinheiros. A principal máquina utilizada nos serviços de limpeza já não é suficiente para atender a demanda dos serviços atuais, havendo a necessidade de adquirir mais duas novas máquina e um novo automóvel para atendimento aos clientes. A empresa dispõe de R$ 120 mil e precisa de um empréstimo de R$ 40 mil para efetuar as compras. A empresa estabeleceu seu nicho de mercado em Projeções para o próximo indicam a expansão de carteira de clientes para novos mercados e regiões. As projeções de fluxo de caixa dão apoio à certeza de que a empresa terá fundos suficientes para arcar com os compromissos assumidos, contratar mais funcionários e implementar as ações planejadas de marketing. Atualmente, o negócio tem 150 contas residenciais, 20 contas com condomínios e 15 contas com academias/escolas de natação. Os serviços incluem limpeza periódica das piscinas, tratamento da água e manutenção preventiva dos equipamentos.

54 3 – SUMÁRIO EXECUTIVO - EXEMPLO
O sucesso da empresa é resultado direto da habilidade que possui em prover serviços personalizados a custos competitivos, criando uma base fiel de clientes. Atualmente, o custo médio para a limpeza de piscinas pequenas é de R$ 100,00 por dia e, para piscinas grandes, R$ 150,00 por dia. Durante o inverno, a empresa se dedica aos serviços de limpeza de reservatórios e caixas d’água, devido à sazonalidade. A taxa projetada de crescimento para o mercado de limpeza de piscinas é de 10% ao ano. Pretende-se expandir o negócio com novos equipamentos.Espera-se aumentar a carteira de clientes em 20%, com base nos registros do ano anterior, no serviço diferenciado da empresa e nas atividade de marketing que serão desenvolvidas. O empréstimo será necessário para outubro de A empresa não precisa de carência para o início do pagamento. Como garantia, será oferecido o imóvel da sede da empresa, avaliado em R$ ,00.

55 4 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
É onde o empreendedor define os rumos de empresa, sua situação atual, suas metas e objetivos de negócio, bem como a descrição da visão, missão e os valores de sua empresa Elaboração do FOFA. Definir objetivos e metas. Definir plano estratégico.

56 5 - DESCRIÇÃO DA EMPRESA Nessa seção deve-se descrever a empresa, seu histórico, crescimento, faturamento dos últimos anos, sua razão social, impostos, estrutura organizacional e legal (organograma), localização, parcerias, certificações de qualidade, serviços terceirizados.

57 5 – DESCRIÇÃO DA EMPRESA - EXEMPLO
CorteCana é uma empresa que foi criada em 2008 para satisfazer a demanda de componentes para a indústria de implementos agrícolas. Esta indústria teve um pequeno crescimento com o aumento no número de contratos a partir de 2009, em função do aquecimento do mercado de colheitadeiras de cana-de-açucar. As projeções indicam uma demanda crescente pelo tipo de produto que a empresa produz. A CorteCana mantém uma margem competitiva por meio da entrega imediata de produtos, de excelentes relações com os clientes e de sua capacidade de se adequar às necessidades destes. A empresa está instalada estrategicamente em uma área de m² e deseja satisfazer a demanda crescente por seus produtos com o aumento do efetivo de funcionários e a aquisição de equipamentos mais modernos, os quais possibilitarão melhor e maior produtividade, diminuição de custos e redução do tempo de processo.

58 5 – DESCRIÇÃO DA EMPRESA – EXEMPLO (EQUIPE GERENCIAL)
De onde são os fundadores da empresa e os seus gestores? Onde eles estudaram e quais cursos tem feito para manter-se atualizados? Onde já trabalharam e para quem? Qual a reputação dos mesmos no meio empresarial? Quais são as suas referências? Que experiência eles tem no ramo de negócios onde a empresa está sendo criada? Qual a experiência dos mesmos na criação de novos negócios? É a primeira vez que se aventuram no empreendedorismo? Quais são suas habilidades, diferenciais, pontos fortes e pontos fracos? Há necessidade de se complementar a equipe, ou ela já está formada? Quais desafios eles já assumiram em suas vidas? Quais são suas maiores motivações? Quanto eles estão comprometidos com o negócio? Quanto tempo se dedicam/dedicarão a ele?

59 5 – DESCRIÇÃO DA EMPRESA – LOCALIZAÇÃO E INFRA-ESTRUTURA
Piscina Azul está instalada em um imóvel de 800m², localizada na Rua Oscar Freire, , em São Paulo. Este espaço foi escolhido pela facilidade de acesso, boas condições de segurança, qualidade das instalações, completa infra-estrutura e proximidade dos clientes.

60 6 - PRODUTOS E SERVIÇOS Diga quais são os produtos e serviços de sua empresa; Se ela é capaz de produzi-la. Quais os diferencias que o possui para oferecer aos clientes. Quem são os fornecedores e porque foram escolhidos; Liste os produtos/serviços futuros no caso de crescimento de sua empresa; Especifique direitos autorais, patentes ou registros de marcas;

61 6 - PRODUTOS E SERVIÇOS Qual o ciclo de vida do produto:
Etapa introdutória; Crescimento; Maturação

62 6 - PRODUTOS E SERVIÇOS Estratégia de produto através da matriz BCG (Boston Consulting Group), que possibilita a análise de carteira de produtos com base em dois grandes fatores: Crescimento de mercado; Participação relativa de mercado.

63 6 - PRODUTOS E SERVIÇOS Produção:
Com vai ser o processo de produção? (Layout) Quais os recursos? (matéria-prima, funcionários, fornecedores, máquinas); Tenho mão de obra disponível no mercado? Como é composto o custo do produto final?

64 7 – MERCADO E COMPETIDORES
A análise de mercado é considerada por muitos uma das mais importantes seções do plano de negócios, e também a mais difícil de se fazer; Toda a estratégica de negócio depende de como a empresa abordará seu mercado consumidor, sempre procurando se diferenciar da concorrência, agregando maior valor ao seus produtos/serviços. Com o objetivo principal de conquistar seus clientes continuamente.

65 7 – MERCADO E COMPETIDORES ANÁLISE DO SETOR
Abaixo segue um roteiro para a análise das oportunidades e riscos do mercado: Identificar as tendências ambientais ao redor do negócio (oportunidades e ameaças); Descrever o setor onde seu negócio esta inserido; Analisar os principais competidores; Efetuar comparação com os competidores; A melhor forma de apresentar a análise de mercado é por meio de tabelas e gráficos que permitem análises comparativas e a identificação visual das tendências do mercado.

66 7 – MERCADO E COMPETIDORES DESCRIÇÃO DO SEGMENTO MERCADO
O empreendedor deve saber coletar e selecionar as informações que lhe serão úteis, recorrendo as seguintes fontes: Associais comerciais e industriais local, da região ou do estado; Prefeituras; Entidades de classes; Sebrae; Internet; Empresas de pesquisa de mercado; (ou fazendo uma própria pesquisa) Órgãos do governo (IBGE); Universidades Revistas, jornais, periódicos, livros, documentários, etc.

67 7 – MERCADO E COMPETIDORES DESCRIÇÃO DO SEGMENTO MERCADO
Algumas perguntas podem ser úteis para definição do segmento do mercado: Qual o perfil do comprador? O que ele está comprando atualmente? Por que ele está comprando? Quais os fatores influenciam na compra? Quando, como e com que periodicidade é feita a compra?

68 7 – MERCADO E COMPETIDORES DESCRIÇÃO DO SEGMENTO MERCADO
Em relação aos consumidores: Geografia: País, região, estado, cidade, bairro, etc. Na região prevalece temperaturas altas ou baixas? Perfil: sexo, tamanho de família, educação, ocupação, renda, nacionalidade, etc. Estilo de vida: passatempos, hábitos de consumo, atividades sociais e culturais, etc. Personalidade: inovadores (5% da população), Primeiros adptos (10% da população), Maioria inicial (35% da população), Maioria tardia (35% da população) e Retardatários (15% da população)

69 7 - MERCADO E COMPETIDORES ANÁLISE DA CONCORRENCIA
Conhecer a concorrência é dever de qualquer empreendedor que queira competir e vencer no mercado. A importância de uma análise criteriosa dos principais concorrentes fica evidente quando a empresa precisa estabelecer uma estratégia de marketing e conhecer quais alternativas de produto/serviços no mercado onde sua empresa atua e, ainda, por que seus clientes- alvo optam por outro produto.

70 Plano de Análise de Concorrência
ATRIBUTOS SEUS DIFERENCIAIS DIF. COMPETIDOR A DIF. COMPETIDOR B DIF. COMPETIDOR C Produto e serviço Participação de mercado Canais de vendas Qualidade Preço Localização Publicidade Performance Tempo de entrega Métodos de distribuição Garantias Capacidade de produção

71 Plano de Análise de Concorrência
ATRIBUTOS SEUS DIFERENCIAIS DIF. COMPETIDOR A DIF. COMPETIDOR B DIF. COMPETIDOR C Funcionários Métodos gerenciais Métodos de produção Saúde Financeira Posicionamento Estratégico Flexibilidade Tecnologia Pesquisa e desenvolvimento Vantagens Competitivas Pontos fortes Pontos fracos

72 8 – PLANO FINANCEIRO A parte financeira é, para muitos empreendedores, a mais difícil do plano de negócios. Isso porque ela deve refletir em números tudo o que foi escrito até então nas outras seções do plano, incluindo investimentos, gastos com marketing, despesas com vendas, gastos com pessoal, custos fixos e variáveis, projeção de vendas, análise de rentabilidade do negócio etc. Todavia, após alguma prática e um perfeito entendimento dos objetivos do negócio, a parte financeira do plano acaba sendo feita de maneira simples e fácil, mas, ainda assim, de forma um pouco trabalhosa.

73 8 – PLANO FINANCEIRO É aconselhável que o empreendedor recorra a uma assessoria contábil e financeira para auxiliá-lo nessa tarefa. O que não se deve fazer é a adequação do plano aos dados financeiros, e sim o contrário, pois são os objetivos e as metas do negócio, além da estratégia e da projeção de vendas, que geram as planilhas financeiras. Os principais demonstrativos a serem apresentados em um plano de negócio são:

74 Balanço Patrimonial; Demonstrativo de Resultados e de Fluxo de caixa, projetados para um horizonte de no mínimo de 3 anos e o ideal de 5 anos; Fluxo de caixa deve ser detalhado por mês; No demonstrativo é possível fazer análise da viabilidade do negócio e o retorno financeiro proporcional; Para estas análises, geralmente se usam os seguintes métodos: Análise do ponto de equilíbrio; Payback TIR (Taxa Interna de Retorno) e; VPL (Valor Presente Líquido)

75 PLANILHA INVESTIMENTOS FIXOS INICIAIS
PLANILHA DE INVESTIMENTOS PROGRAMADOS INVESTIMENTOS FIXOS INICIAIS Descriminação Periodo/Quantidade Total (R$) Abertura da empresa Alvará Registro da Empresa Aluguel ou construção Vistoria do corpo de bombeiros Gastos com marketing – abertura Propaganda rádio Propaganda Jornal Cartazes Panfletos

76 PLANILHA INVESTIMENTOS FIXOS INICIAIS
Descriminação Periodo/Quantidade Total (R$) Máquinas e Equipamentos Ferramentas CNC Móveis Escrivaninha Cadeiras Total Geral

77 PLANILHA CAPITAL DE GIRO
Descriminação 1 mês 2 mês Custos fixos Custos variaveis TOTAIS

78 PLANILHA DE CUSTOS (MÊS)
Descriminação Total (R$) Agua/Luz/Telefone Sálarios dos funcionários mais impostos Honorarios do contador Seguro do imovel TOTAL CUSTOS FIXOS

79 PLANILHA DE CUSTOS (MÊS)
Descriminação Total (R$) Materia-prima Componentes Manutenção Combustivel Material de expediente TOTAL CUSTOS VARIAVEIS

80 PLANILHA DE RECEITAS (MÊS)
PROJEÇÃO DIA VENDAS QUANTIDADE VALOR R$ TOTAL R$ PROJEÇÃO MÊS

81 PLANILHA DE RESULTADOS
RESULTADOS OPERACIONAIS Descriminação Totais (R$) RECEITA CUSTOS TOTAIS Custos Fixos Custos Variaveis LUCRO OPERACIONAL Imposto de renda LUCRO LÍQUIDO

82 PLANILHA DE RETORNO PLANILHA DE RETORNO Descriminação Valor (R$)
Investimentos iniciais Capital de giro para dois meses TOTAL Lucro projetado mês Tempo de retorno

83 PLANILHA DE LUCRATIVIDADE
RECEITA LUCRO LUCRATIVIDADE %

84 9 - PLANO DE MARKETING MONTAR UM PLANO DE MARKETING UTILIZANDO O COMPOSTO DOS 4P’s E OS 4A‘s; ESTABELECER QUAL ESTRATÉGIA SERÁ UTILIZADA PELO MARKETING;

85

86

87 9 - PLANO DE VENDAS PROJEÇÃO DE VENDAS MENSAL LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS ANÁLISES DE MERCADO, SAZONALIDADE, CAPACIDADE PRODUTIVA, ETC; FAZER PROJEÇÃO DE VENDAS ACOMPANHANDO A O FLUXO DE CAIXA;

88 9 - PLANO DE VENDAS Produto Total A 14500 B 11900 C 4700 31100 JAN FEV
MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ Total A 1000 1200 1300 1400 1500 14500 B 800 900 1100 11900 C 300 200 400 500 4700 2100 2000 2300 2600 2700 2400 3000 3100 31100


Carregar ppt "O PLANO DE NEGÓCIOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google