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Decisão autocrata / autoritária

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Apresentação em tema: "Decisão autocrata / autoritária"— Transcrição da apresentação:

1 Decisão autocrata / autoritária
87 Parte III de III Slides Decisão democrata Vantagem: Decisão de todos Desvantagem: Demora muito Decisões O que faz o mundo virar é a vontade de tomar decisões. Tem várias maneiras como tomar decisões na forma correta. Aqui vamos diferenciar somente duas delas: a democrata e a autoritária. As duas tem vantagens e desvantagens. Qual vantagem vale mais no momento da decisão ele mesmo vai te mostrar. Decisão autocrata / autoritária Vantagem: Decisão imediata Desvantagem: Ninguém entra no barco

2 por ano 2 horas Você pode recuperar até 576 horas perdidas recuperando
88 Você pode recuperar até 576 horas perdidas por ano recuperando 2 horas (25%) por dia! 2 horas Decisões Quando você consegue um impacto bom com sua escolha do tipo de decisão você vai sentir isso no tempo depois porque você não precisa corrigir ou explicar nada mais.

3 O que acontecará caso jogue este documento no lixo?
89 Delegação O Princípio Eisenhower O que acontecará caso jogue este documento no lixo? O General Eisenhower, um presidente dos EUA no meio do último século tinha um princípio impressionante. Quando ele não queria tomar conta de um assunto, escrito num documento, ele se perguntou o que aconteceria se ele jogasse exatamente este documento no lixo. Ele queria evitar a ocupação ou melhor perda de tempo com assuntos inferiores. Caso você acha que você tem tempo para nada você deveria pensar em delegação. No final, o sistema econômico está baseado no princípio da divisão de trabalho, não é? Se você nunca desenvolveu seus inferiores você está com um problemão. Mas caso você fez tudo o que um superior moderno faz para qualificar o seu pessoal você pode.

4 O Princípio da Delegação: Não somente tarefas mas resultados!
90 A falta de supervisão: Quando o superior é detalhista, perfeccionista e dono de verdade, ele quer se aprofundar no assunto, mas o que ele não têm nesse momento é a atitude de um gerente que precisa de uma certa distância de tudo para poder supervisionar. Então, ele agindo mais como especialista e menos como gerente, ele deveria pensar em como conseguir uma certa distância de tudo para conseguir mais supervisão, por exemplo através da delegação de tarefas para outros. O Princípio da Delegação: Não somente tarefas mas resultados! O que acontecerá se eu delegar este resultado ao fulano? Como posso evitar problemas? Como todos métodos a delegação também tem princípios. Em primeiro lugar não basta delegar simplesmente uma tarefa. Precisa ser um resultado! Em segundo lugar você precisa se perguntar o que aconteceria se delegar um resultado a um jovem ou um novo funcionário? Bom, você não deixaria um menino de 10 anos pegar uma caixa de 40 kg, não é? 4 kg talvez. Então o princípio é: resultados grandes para os meninos grandes e resultados menores para meninos menores. Em terceiro lugar você vai se perguntar como você pode evitar problemas na delegação. Delegação RESULTADO RESULTADO RESULTADO

5 O que ele ainda não sabe fazer? O que ele sabe fazer mais ou menos?
91 O que ele ainda não sabe fazer? O que ele sabe fazer mais ou menos? O que ele sabe fazer muito bem? O princípio é acompanhar/fiscalizar os mais fracos até eles sabem fazer o que precisam fazer. Cada vez você pode se afastar mais até pode confiar 100% na delegação. Caso isso não funciona você precisa ensinar melhor ou o funcionário não está preparado para aprender. Delegação RESULTADO RESULTADO RESULTADO

6 Quando se fala em DELEGAÇÃO,
92 Todas as atividades (repetitivas e não repetitivas) que nós delegamos aos outros podemos dividir em 4 passos: Preparação por exemplo, treinamento do funcionário Execução do resultado delegado Controle do resultado Fiscalização da execução Quando se fala em DELEGAÇÃO, se fala destes quatro passos. Delegação A delegação, caso você trabalha com outros (podem ser funcionários, terceirizados, prestadores de serviços ou outros fornecedores) é a ferramenta mais efetiva para ganhar tempo. E como sempre vale: melhor a preparação, menos tempo você vai perder depois. A fiscalização em intervalos adequados vale em segundo lugar. Melhor fiscalizar demais do que de menos! É não esquece, a preparação, que pode ser o ensino inicial exige, outra paciência e tolerância e antes de tudo: REPETIÇÂO! O aperfeiçoamento é criado através da repetição.

7 por ano Você pode recuperar até 72 dias perdidos recuperando
93 Você pode recuperar até 72 dias perdidos por ano recuperando 25% por dia! 25% Delegação Reconquistar 72 dias não é um blábláblá de propaganda, posso garantir. Estimo que em média mais ou menos um terço destes dias você recupera com a delegação perfeita, um outro terço com a profissionalização das suas reuniões (veja lá) e um terço com as outras dicas nestes slides. Faz a conta honestamente: Das suas tarefas / seus resultados profissionais não tem nada que poderia delegar? Aposto que tem, sim!

8 Telefonia, Emails, Visitas
94 Saber onde quer chegar Preparação Execução Controle Relacionamento Telefonia, s, Visitas Maximo Resultado / Mínimo Resultado Plano A Plano B Melhor situação / Pior Situação

9 95 Não importa se falamos de um telefonema, uma correspondência ou uma visita: como sempre separamos tudo em três partes: a preparação, a execução e o controle. Em primeiro lugar precisa definir o que quer, para onde quer chegar ou com qual resultado você quer desligar o telefone, saber que quer ter conseguido depois o outro leu a sua correspondência ou com qual resultado você quer voltar de uma visita. Muitas vezes ajuda definir o mínimo resultado que você pode aceitar e o máximo que você quer atingir. A flexibilidade ajuda muito quando você não consegue fazer progresso com seu plano A. Neste caso é bom ter um plano B. No início dos anos 90 negociei com ODEBRECHT que acabou de ter comprado 8 empresas de construção civil na Alemanha. Queria vender consultoria e percebi, saindo do elevador, pessoas que me parecerem consultores. Fiquei alerto. Na conversa com a diretoria enfrentei uma completa falta de interesse em consultoria. Eles me explicavam que já contratavam a maior consultoria mundial. Mudei para meu plano B e ofereci treinamento. Deu certo. O plano B e seu segundo para queda em caso que o primeiro não abre. Esta flexibilidade ajuda também quando você se prepare para surpresas, por exemplo, participantes não avisados em reuniões importantes. Pense em tudo, imagine tudo, prepare se para tudo. Telefonia, s, Visitas

10 TELEFONIA: Negociação com um fornecedor para conseguir um desconto.
96 TELEFONIA: Negociação com um fornecedor para conseguir um desconto. Preparação Quanto já comprei / informações sobre descontos. Vantagens para o fornecedor. Informações sobre a sua concorrência. Execução Argumentação preparada. Perguntas retóricas. Controle Relacionamento *, Pós -Vendas * = Relacionamento não faz diretamente parte da auto-organização mas fecha o ciclo, neste caso, da telefonia ou nos próximos slides dos s e visitas. Telefonia, s, Visitas Agenda eletrônica Anota !!!

11 Quando ligo depois do email?
97 S: Negociação com um cliente para conseguir um aumento do preço. Preparação Os preços até agora eram de lançamento. Execução Argumentação preparada. Perguntas retóricas. Controle Relacionamento, Pós-Vendas Telefonia, s, Visitas Quando ligo depois do ? Agenda eletrônica

12 VISITAS: Negociação com um cliente para conseguir uma venda adicional.
98 VISITAS: Negociação com um cliente para conseguir uma venda adicional. Preparação Conhecimento da mercadoria / produtos e das necessidades do cliente. Execução Argumentação preparada. Perguntas retóricas. Controle Relacionamento, Pós-Vendas Telefonia, s, Visitas Próximo passo? Agenda eletrônica

13 Você quer ser um ótimo exemplo para os outros!
99 Telefonia, s, Visitas Você quer ser um ótimo exemplo para os outros! Mais uma ajuda que você pode esperar dos seus colaboradores: Eles se comportam como você, te tratam como você quer ser tratado. MAS isso funciona somente quando você da um exemplo excelente.

14 100 Reuniões Preparação Execução da delegação Controle Fiscalização da execução Nunca deixe alguém participar de uma reunião sem tomar notas. Quem não anota durante a reunião causará tempo perdido depois. SEU TEMPO. Pode apostar! Profissionais não levam ninguém a sério que não anota nada durante uma reunião.

15 101 Gerentes passam até 75% do seu tempo em reuniões. Aqui perdemos muito tempo e por isso, podemos também recuperar muito! Tem reuniões informativas que acontecem somente uma única vez para divulgar algo. Não falo dessas aqui. Falo das reuniões quais acompanham processos, por exemplo, reuniões sobre progresso em vendas, sobre progresso de obras na construção civil, sobre progresso na produção industrial etc. Como o conteúdo delas é um processo em andamento, as reuniões processuais também fazem parte da corrente processual durante um prazo determinado. Elas não terminam depois o pessoal saiu da sala. Elas preparam a próxima reunião sobre o trabalho que foi delegado nesta vez. Em termo de auto-organização gostaria chamar a sua atenção no fato que, de novo, a fiscalização dos trabalhos delegados determina a economia de tempo perdido. Caso você não fiscaliza o progresso do trabalho delegado durante o intervalo até a próxima reunião você risca o nascimento de um probleminha sem seu conhecimento que pode se tornar um problemão até a próxima reunião. A fiscalização pode ser ativa ou passiva. Ativa signifique que você precisa procurar a informação, por exemplo, ligar para 10 vendedores, obras ou produções. Passiva signifique que a informação te procura, por exemplo, 10 vendedores te ligam para te informar. O que custa menos tempo é claro: Receber 10 telefonemas é definitivamente mais econômico do que precisar fazer 10 ligações. Mas atenção! Coisas de extrema importância ou urgência precisam o seu envolvimento ativo. Mas elas deveriam fazer a minoria dos seus processos quais você precisa controlar. Reuniões

16 Nunca deixe ninguém sair de uma reunião com um resultado delegado
102 Nunca deixe ninguém sair de uma reunião com um resultado delegado sem data de finalização. Agenda eletrônica Reuniões

17 A reunião não acabou depois da reunião! Ela termina com a próxima.
103 A reunião não acabou depois da reunião! Ela termina com a próxima. Fiscalização ativa (Você vai atrás) Fiscalização passiva (Eles relatam automaticamente) Reuniões

18 104 PERFIL DE UM RESPONSAVEL DONO DE SEU TEMPO Tempo é um recurso na nossa vida. Quando você nasce você tem ‘todo tempo do mundo’ mas não sabe o que fazer com isso. Quando você sabe o valor do tempo, ele se torna menor a cada dia. Alguém pode roubar seu dinheiro mas pode devolvê-lo também. Alguém pode roubar seus bens mas pode devolvê-los também. Alguém que roubou seu tempo nunca poderá devolvê-lo para você. Um colega que rouba o nosso tempo vai perder o nosso coleguismo. Um superior que rouba o nosso tempo vai perder a nossa dedicação. Um inferior que rouba o nosso tempo vai logo ter um novo superior. Um cliente que rouba o nosso tempo vai perder o nosso interesse. Um fornecedor que rouba o nosso tempo vai logo precisar de um novo cliente. Responsabilidade

19 Você quer ser um ótimo exemplo para os outros!
105 Você quer ser um ótimo exemplo para os outros! Responsabilidade

20 106 Alguém que sabe valorizar o seu tempo (sabe respeitá-lo), não rouba o tempo dos outros: Ele respeita o tempo dos outros! Ele não trata mal o tempo dos outros porque ele não gosta quando outros tratam mal o seu tempo. O responsável Dono de seu tempo mostra respeito e dá valor a este seu recurso. Ele sabe que tempo tem um próprio valor e além disso vale DINHEIRO. Ele não quer se prejudicar e ele não quer que outros o prejudiquem. Por isso, a palavra dele tem valor. Ela VALE. Aquele que não respeita o seu tempo (e o tempo dos outros) não tem palavra. Uma pessoa sem palavra é um perigo. Ela PREJUDICA VOCÊ! Responsabilidade

21 órgão + corpo = CORPOração
107 O nosso corpo é composto por órgãos, quais trabalhando juntos, formam um sistema. O corpo de uma empresa chamamos de Corporação, e a Corporação é também formada por órgãos, só que esses órgãos chamamos de departamentos. Então, essa estrutura de uma empresa podemos comparar com o nosso corpo. Tudo deve funcionar simultaneamente e corretamente, caso contrário, o corpo terá problemas. Para que tudo funcione bem, precisamos de organização. Departamento Departamento Departamento Departamento Órgão + Órgãos = CORPO Departamento Departamento Departamento Dentro do corpo humano nós temos um recurso vital que se chama “sangue”, e o sangue precisa circular para que nosso corpo funcione. Dentro do Corpo Empresarial, temos um recurso que se chama “informação”. As informações também devem circular na empresa corretamente para que esta também possa funcionar. Impacto da Mudança Departamento Departamento Departamento Departamento Departamento Departamento órgão + corpo = CORPOração

22 TUDO e TODOS estão conectados
108 Departamento Departamento Departamento Departamento Departamento Departamento Departamento Departamento Departamento Departamento TUDO e TODOS estão conectados Tudo e todos estão conectados, isso é o que nós precisamos entender. Sem esta conexão que funciona como uma rede, nada funciona bem e o prejuízo está escrito! As suas próprias atividades não conectadas na maneira certa te causam prejuízo, por exemplo, a conexão entre reunião, fiscalização, reunião: se você esquece da fiscalização perde informação riscando problemas sem seu conhecimento. A conexão é um princípio que vale no dia a dia do individuo como para o maior grupo do mundo (aliais uma chinesa com mais do que 1 milhão de funcionários). Então: independente do seu tamanho pense sempre em redes, em conexões! Impacto da Mudança Imagine o contrário aqui ... ... ou aqui ...

23 109 Hoje em dia falamos muito sobre a alimentação certa para não prejudicar os órgãos do corpo humano. Desde muitos anos falamos também sobre a liderança certa para não prejudicar o desempenho humano nas empresas. Como a alimentação pode aumentar a expectativa da vida orgânica, os exemplos bons dentro da empresa podem aumentar o desempenho daqueles quais os seguem. Bons exemplos tem um impacto positivo. Departamento Impacto da Mudança Departamento Departamento Departamento Departamento Departamento Departamento Departamento Departamento Departamento

24 Onde você vai os outros vão também ...
110 Sou o chefe! Aqui podemos compreender a complexidade do assunto. Tudo o que você como líder, está fazendo certo, terá um impacto positivo e multiplicado pelas pessoas com as quais você trabalha. Tudo o que você faz errado tem um impacto também - é somente mais rápido! Sabemos que uma reputação negativa você ganhe bem rápida mas uma positiva bem mais devagar. Tudo está conectado em nossas vidas, vamos aprender como utilizar esse fato a favor da nossa empresa ou em nossa carreira profissional. Departamento Departamento Departamento Departamento Impacto da Mudança Departamento Departamento Departamento Departamento Departamento Departamento Onde você vai os outros vão também ...

25 111 Imagine você é um destes gerentes. Você tem relacionamentos profissionais e humanos com seus colegas presentes a ausentes: superiores, inferiores, clientes, fornecedores etc. Caso você é mau organizado nestes relacionamentos você perde em média 2 horas por dia por causa disso. Impacto da Mudança ... e todos que dependem da sua conduta perdem também. Caso a conduta está errada.

26 112 Pessoas organizadas 1. Ganham tempo 2. Tem mais tempo para tarefas importantes 3. Tem mais tempo para a família 4. Apresentam melhores resultados 5. Sentem mais satisfação no trabalho 6. São mais ágeis Impacto da Mudança 7. Antecipam Problemas 8. Tem menos estresse e aborrecimentos 9. Podem se tornar multiplicadores de trabalho eficiente

27 113 Conseguindo praticar um terço destas ferramentas você conseguirá recuperar até 24 dias por ano! Conseguindo praticar dois terços destas ferramentas você conseguirá recuperar até 48 dias por ano! Conseguindo praticar todas as ferramentas você conseguirá recuperar até 72 dias por ano! Impacto da Mudança X 50 Funcionários X 500 Funcionários X Funcionários

28 114 Técnicas para resolver Problemas Técnicas de Trabalho para Assistentes Gestão de Projetos Apresentações excelentes Aparência e Postura na Vida Profissional Técnicas para tomar as certas Decisões Recuperação de Tempo Perdido Como priorizar efetivamente Como planejar e preparar Como elaborar Padrões Como delegar Organize-se para Vendedores FERRAMENTAS RELACIONADAS

29 115 Kay Dahlmann é consultor empresarial no Brasil. Ele também é empresário e sócio de outras empresas. Ele passou a juventude na Europa e nos EUA. Sua filosofia foca no aumento da lucratividade dos seus clientes. Experiência Profissional Kay Dahlmann (Alemão), trabalhou como Analista, Consultor, Assessor e Treinador Empresarial; Diretor de Operações; Vice Presidente (VP) Business Development, VP Treinamento Executivo e VP RH numa das 10 maiores consultorias mundiais, fundou sua própria Consultoria e trabalhou como Professor universitário / Membro da Banca Examinadora (Marketing Internacional e Vendas) na Europa. Credibilidade 500 Análises, 250 Projetos e 600 Treinamentos realizados em 45 países na Europa, EUA, África e América Latina com 100 Empresas de 16 nações e pessoas de 70 nações em 33 tipos de departamentos dos setores Indústria, Comércio e Serviços. Foco na utilidade de recursos; Redução de Custos; Produtividade, Eficiência e Eficácia nas várias estruturas, processos e sistemas de trabalho; Aumenta de Vendas. Retorno de investimento em média 3:1, casos de 10:1. A Consultoria KHD Desde 2001 situada no Brasil realizando projetos, serviços terceirizados e treinamentos que ajudam seus clientes aumentar a lucratividade deles. Estes trabalhos estão formados como módulos em partes desenvolvidos com os próprios clientes para vários fins. Tudo o que o cliente da KHD recebe é aprovado por empresários, gerentes e funcionários da Região, do Brasil e do Exterior (veja as entrevistas e depoimentos internacionais e nacionais no site: O autor Kay H. Dahlmann

30 116 Foi criado, educado e formado na época quando a qualidade total QT, a sua Gestão TQM (Total Quality Management) e o DIN ISO foram inventadas, ‘Zero Erro’ e tudo mais e nunca acreditou totalmente em tudo isso. Acredito no ser humano com suas forças e fraquezas. Sei que nada perfeito existe na verdade. Mas sei também que sem o desejo de chegar mais perto possível do aperfeiçoamento não temos progresso. Sem progresso conseguimos nada melhor. A Auto-Organização te oferece a possibilidade de se tornar dono do seu tempo e não vitima de outros. SEU FUTURO Você acabou de ganhar conhecimento de uma parte do meu Know-How e de algumas das minhas experiências. Nada mais e nada menos. Para aproveitar deste conhecimento na prática você precisa ganhar próprias experiências. Aquelas você consegue praticando o seu novo conhecimento. Você vai cometer erros e analisando saber como evitá-los no futuro. Assim você vai chegar cada vez mais perto do aperfeiçoamento. Este é o caminho. Eu te passei o primeiro equipamento, agora andar é com você. Boa sorte! As experiências profissionais do Kay Dahlmann são estruturadas em mais ou menos 300 Módulos & 15 Métodos. Estes e outros slides divulgam este Know-How na Editora TOOL. O do autor: Ele terá prazer em responder a consultas e comentários. O autor Kay H. Dahlmann

31 A editora Tool tem um próprio espaço no site da consultoria KHD.
ORGANIZE-SE! 117 Preparatório Causas Análise Recuperação Espaços físicos Espaços eletrônicos Segurança A editora Tool tem um próprio espaço no site da consultoria KHD. Você pode baixar sua ferramenta gratuitamente por tempo indeterminado. Por favor, passar ou recomendar estes slides a outros, caso você gostou deste trabalho. Importância SEJA BEM VINDO NO SITE Organização Prioridades & Critérios Procedimentos / Padrões Inimigos da Organização Objetivos & Estrutura Decisões Delegação Telefonia, Cartas, Visitas Reuniões Responsabilidade Impacto da Mudança FERRAMENTAS RELACIONADAS O autor


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