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PublicouEster Feliciano Alterado mais de 9 anos atrás
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Usabilidade - Uma visão geral para profissionais de Informação e Comunicação
Aline da Silva Alves Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde - ICICT
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Usabilidade - Uma visão geral para profissionais de Informação e Comunicação
Metodologia do Curso Objetivos Interação Humano-Computador Design de Interação
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Introdução à Usabilidade – Bruno
Metodologia 09:00h Apresentação – Aline 10:00h 10:20h Exercício – Cláudio 12:00h 09/04 - Terça 13:00h 14:10h Introdução à Usabilidade – Bruno 14:30h 16:00h
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Introdução à Usabilidade – Bruno
Metodologia 09:00h Apresentação – Aline 10:00h 10:20h Exercício – Cláudio 12:00h 09/04 - Terça 13:00h 14:10h Introdução à Usabilidade – Bruno 14:30h 16:00h
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Introdução à Acessibilidade – Carol
Metodologia 09:00h 10:00h Introdução à Acessibilidade – Carol 10:20h 12:00h 10/04 - Quarta 13:00h Design – Bruno Implementação Tecnológica – Carol 14:10h 14:30h 16:00h
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Avaliação Qualitativa – Denise
Metodologia Carolina Sacramento - Graduada em Informática e Tecnologia da Informação pela UERJ. - monografia: Avaliação de acessibilidade em páginas web. - Atua no desenvolvimento e suporte de sites e sistemas para web desde 2006 e fui responsável pela acessibilidade no desenvolvimento do Portal da Casa de Oswaldo Cruz. 10:00h 10:20h 12:00h 11/04 - Quinta 13:00h Avaliação Qualitativa – Denise 14:10h 14:30h 16:00h
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Arquitetura da Informação Wireframes
Metodologia Hélio e Luciana Arquitetura da Informação Wireframes Boas práticas de comunicação na web 09:00h 10:00h 10:20h 12:00h 11/04 - Quinta 13:00h Avaliação Qualitativa – Denise 14:10h 14:30h 16:00h
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Avaliação Qualitativa – Denise
Metodologia Hélio Eduardo Lopes - Arquiteto de Informação na Casa de Oswaldo Cruz desde out/2012 - Graduado em Comunicação Social / Publicidade e Propaganda pela ESPM Rio - Pós-graduado em Ergodesign e Arquitetura de Informação pela PUC - rio - Pós-graduado em Marketing pela Universidade Estácio de Sá - Atua como arquiteto de informação há quatro anos, com passagens pelas agências digitais Tangerina e Kaus, além da rede social Melody Box Atuou - como redator publicitário por quatro anos, desenvolvendo campanhas publicitárias e institucionais na Ediouro Atuou como coordenador de marketing por três anos no segmento de quadrinhos brasileiros na Ediouro 10:00h 10:20h 12:00h 11/04 - Quinta 13:00h Avaliação Qualitativa – Denise 14:10h 14:30h 16:00h
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Arquitetura da Informação Wireframes
Metodologia Hélio e Luciana Arquitetura da Informação Wireframes Boas práticas de comunicação na web 09:00h 10:00h 10:20h 12:00h 11/04 - Quinta 13:00h Avaliação Qualitativa – Denise 14:10h 14:30h 16:00h
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Avaliação Qualitativa – Denise
Metodologia Denise Nacif Pimenta - Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) - Mestrado em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) - Doutorado em Ciências da Saúde pelo Centro de Pesquisas René Rachou - Fundação Oswaldo Cruz (2008) com tese intitulada Disseminação de informação sobre dengue: o ergodesign no desenvolvimento e avaliação de material multimídia para educação em saúde . - Pós-doutorado no Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/ Fiocruz) e ICICT/Fiocruz - Foi uma dos vencedores do concurso Young Voices in Research for Health do Global Forum for Health Research em 2007. 10:00h 10:20h 12:00h 11/04 - Quinta 13:00h Avaliação Qualitativa – Denise 14:10h 14:30h 16:00h
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Engenharia Semiótica – Aline
Metodologia Engenharia Semiótica – Aline Exemplos reais de aplicação de testes – Todos 09:00h 10:00h 10:20h 12:00h 12/04 - Sexta 13:00h Exercício: Teste de usabilidade final. O que aprendemos? – Cláudio Discussões: laboratório de usabilidade e acessibilidade Fiocruz – Aline Encerramento 14:10h 14:30h 16:00h
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Objetivo “ Introduzir conceitos de design centrado no usuário, usabilidade e acessibilidade ”
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Objetivo “ Apresentar métodos e técnicas para concepção de interfaces de sites e software; ”
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Objetivo “ Identificar problemas (avaliação) e implementar melhorias de usabilidade e acessibilidade em sites web. ”
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Usabilidade - Uma visão geral para profissionais de Informação e Comunicação
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Interação Humano-Computador
Interação Humano-Computador (IHC) Interação Humano-Computador
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Interação Humano-Computador
Interação Humano-Computador (IHC) Interação Humano-Computador Conhecimento Valores Objetivos Preferências Limitações Cultura
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Interação Humano-Computador
Interação Humano-Computador (IHC) Interação Humano-Computador Conhecimento Valores Objetivos Preferências Limitações Cultura Hardware Software Custo Mobilidade conexão
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Interação Humano-Computador
Interação Humano-Computador (IHC) Interação Humano-Computador Conhecimento Valores Objetivos Preferências Limitações Cultura Hardware Software Custo Mobilidade conexão Meios Contexto Físico
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Interação Humano-Computador
Interação Humano-Computador (IHC) Interação Humano-Computador Conhecimento Valores Objetivos Preferências Limitações Cultura Hardware Software Custo Mobilidade conexão Meios Contexto Físico
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Valores Custo Objetivos Meios Software Preferências Cultura Conexão
Interação Humano-Computador (IHC) Valores Custo Objetivos Meios Software Preferências Cultura Conexão Mobilidade Conhecimento Contexto Físico Limitações Hardware
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“ ” Surgimento: anos 80 Área da ciência da computação
Interação Humano-Computador (IHC) “ Surgimento: anos 80 Área da ciência da computação Evolução: rápida expansão atraindo profissionais de muitas outras disciplinas e incorporando diversos conceitos e abordagens. ”
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Pesquisas e práticas de IHC integram as perspectivas:
Interação Humano-Computador (IHC) Pesquisas e práticas de IHC integram as perspectivas:
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Pesquisas e práticas de IHC integram as perspectivas:
Interação Humano-Computador (IHC) Pesquisas e práticas de IHC integram as perspectivas:
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Pesquisas e práticas de IHC integram as perspectivas:
Interação Humano-Computador (IHC) Pesquisas e práticas de IHC integram as perspectivas:
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Pesquisas e práticas de IHC integram as perspectivas:
Interação Humano-Computador (IHC) Pesquisas e práticas de IHC integram as perspectivas:
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Pesquisas e práticas de IHC integram as perspectivas:
Interação Humano-Computador (IHC) Pesquisas e práticas de IHC integram as perspectivas:
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Pesquisas e práticas de IHC integram as perspectivas:
Interação Humano-Computador (IHC) Pesquisas e práticas de IHC integram as perspectivas:
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Pesquisas e práticas de IHC integram as perspectivas:
Interação Humano-Computador (IHC) Pesquisas e práticas de IHC integram as perspectivas:
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Interação Humano-Computador (IHC)
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Interação Humano-Computador (IHC)
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Foco original e permanente de IHC = conceito de usabilidade.
Interação Humano-Computador (IHC) Foco original e permanente de IHC = conceito de usabilidade. Slogan inicial "fácil de aprender, fácil de usar". "
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desenvolvimento humano
Interação Humano-Computador (IHC) “Evolução do slogan: divertido bem-estar, eficácia coletiva estética, criatividade, desenvolvimento humano entre outros
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Comportamento do usuário individual e genérico
Interação Humano-Computador (IHC) Foco inicial: Comportamento do usuário individual e genérico Foco atual: Computação social e organizacional Acessibilidade para idosos Pessoas com deficiências cognitiva e fisica TODAS AS PESSOAS
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O Design de interação na Interação Humano- Computador...
Interação Humano-Computador (IHC) O Design de interação na Interação Humano- Computador...
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? O Design de interação na Interação Humano- Computador...
Interação Humano-Computador (IHC) O Design de interação na Interação Humano- Computador... ?
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"Design de Interação » “formar” coisas digitais para uso das pessoas"
Interação Humano-Computador (IHC) O Design de interação na Interação Humano- Computador... "Design de Interação » “formar” coisas digitais para uso das pessoas"
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Como “formar” coisas digitais ?
Interação Humano-Computador (IHC) O Design de interação na Interação Humano- Computador... Como “formar” coisas digitais ?
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Ciclo “Estrela” para o Design de Interação
Desing de Interação – Ciclo de vida SW Ciclo “Estrela” para o Design de Interação
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Ciclo “Estrela” para o Design de Interação
Desing de Interação – Ciclo de vida SW Ciclo “Estrela” para o Design de Interação IHC IHC IHC IHC IHC
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Ciclo “Estrela” para o Design de Interação
Desing de Interação – Ciclo de vida SW Ciclo “Estrela” para o Design de Interação IHC IHC IHC IHC IHC
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Ciclo “Estrela” para o Design de Interação
Desing de Interação – Ciclo de vida SW Ciclo “Estrela” para o Design de Interação IHC » Análise da situação atual » Quais dados coletar » De quem coletar dados » Aspectos éticos » Como coletar dados dos usuários
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Ciclo “Estrela” para o Design de Interação
Desing de Interação – Ciclo de vida SW Ciclo “Estrela” para o Design de Interação IHC IHC IHC IHC IHC
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Ciclo “Estrela” para o Design de Interação
Desing de Interação – Ciclo de vida SW Ciclo “Estrela” para o Design de Interação IHC » Entender como e por que os usuários realizam suas tarefas: » Análise da situação atual » (Re)design de um sistema » Avaliação do resultado de uma intervenção
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Ciclo “Estrela” para o Design de Interação
Desing de Interação – Ciclo de vida SW Ciclo “Estrela” para o Design de Interação IHC IHC IHC IHC IHC
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Ciclo “Estrela” para o Design de Interação
Desing de Interação – Ciclo de vida SW Ciclo “Estrela” para o Design de Interação IHC » Explorar alternativas de design diferentes » Envolvimento de um grupo de usuários
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Ciclo “Estrela” para o Design de Interação
Desing de Interação – Ciclo de vida SW Ciclo “Estrela” para o Design de Interação IHC IHC IHC IHC IHC
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Ciclo “Estrela” para o Design de Interação
Desing de Interação – Ciclo de vida SW Ciclo “Estrela” para o Design de Interação » Rápida e de baixo custo » Auxiliar o entendimento do design da interface, antes da construção do sistema final » Pouca ênfase na eficiência da implementação IHC
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Ciclo “Estrela” para o Design de Interação
Desing de Interação – Ciclo de vida SW Ciclo “Estrela” para o Design de Interação IHC IHC IHC IHC IHC
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Ciclo “Estrela” para o Design de Interação
Desing de Interação – Ciclo de vida SW Ciclo “Estrela” para o Design de Interação • Codificação • Documentação IHC
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Ciclo “Estrela” para o Design de Interação
Desing de Interação – Ciclo de vida SW Ciclo “Estrela” para o Design de Interação IHC IHC IHC IHC IHC
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Diferente de opiniões e julgamentos
Desing de Interação – Ciclo de vida SW Ciclo “Estrela” para o Design de Interação “Qualidade de interação que um sistema oferece aos seus usuários.” Diferente de opiniões e julgamentos » Conceitos de IHC » Metodos de avaliacao » Modos e meios de aplicacão de conceitos e métodos » Disciplina e rigor para realizar a coleta de dados » Cuidados éticos
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Ciclo “Estrela” para o Design de Interação na prática
Desing de Interação – Ciclo de vida SW Ciclo “Estrela” para o Design de Interação na prática » Dificuldade em rastrear o progresso no desenvolvimento » Dificuldade em identificar os recursos alocados
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Ciclo de Vida da Engenharia da Usabilidade
Tarefas de usabilidade no ciclo de vida de desenvolvimento de software.
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Ciclo de Vida da Engenharia da Usabilidade
modelo apoiado na engenharia de software
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Ciclo de Vida da Engenharia da Usabilidade
Pessoas com pouco conhecimento de usabilidade trilhem este caminho com mais facilidade.
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Participação do usuário ao longo de todo processo
Ciclo de Vida da Engenharia da Usabilidade Tarefas Essenciais: 1 - Análise de requisitos 2 - Projeto/teste/desenvolvimento 3 - Instalação Participação do usuário ao longo de todo processo
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Tarefas Essenciais: 1 - Análise de requisitos
Ciclo de Vida da Engenharia da Usabilidade Tarefas Essenciais: 1 - Análise de requisitos 2 - Projeto/teste/desenvolvimento 3 - Instalação » Definição do escopo do desenvolvimento; » Identificação do perfil dos usuários; » situações de trabalho atual e futura; » possibilidades e restrições de tecnologia.
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Tarefas Essenciais: 1 - Análise de requisitos
Ciclo de Vida da Engenharia da Usabilidade Tarefas Essenciais: 1 - Análise de requisitos 2 - Projeto/teste/desenvolvimento 3 - Instalação » Definição do estilo geral e funcional para a interface; » Diagramas das classes dos bancos de dados; » Organização e detalhamento dos Componentes; » Definição e detalhamento dos Diálogos de Transição;
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Tarefas Essenciais: 1 - Análise de requisitos
Ciclo de Vida da Engenharia da Usabilidade Tarefas Essenciais: 1 - Análise de requisitos 2 - Projeto/teste/desenvolvimento 3 - Instalação » Feedback dos usuários; » Metas atendidas? » Todas as funcionalidades contempladas?
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Foco no usuário
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Para finalizar . . . “Usuários diferentes têm necessidades diferentes e produtos interativos precisam ser projetados de acordo com tais necessidades” (PREECE, p.35, 2005) ?
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Referências: 1. Carroll, John M. (2009): Human Computer Interaction (HCI). In: Soegaard, Mads and Dam, Rikke Friis (eds.). "Encyclopedia of Human-Computer Interaction". The Interaction-Design.org Foundation. Available online at design.org/encyclopedia/human_computer_interaction_hci.html 2. Hix, D.; Hartson, H. R. Developing User Interfaces: ensuring usability through product & process, John Wiley and Sons, 1993. 3. Deborah J. Mayhew. The Usability Engineering Lifecycle: A Practitioner's Handbook for User Interface Design (Interactive Technologies) | ISBN-10: | ISBN-13: 4. Simone DJ Barbosa e Bruno S da Silva (2010) Interação Humano-Computador. Editora Campus-Elsevier, 2010.
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Vídeos: Imagens:
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O que eu sei sobre meus usuários...
Analfabetismo funcional INAF Limitações
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