A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Droga Realizado por: Ana Patrícia nº3 Andreia Lopes nº10 9ºE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Droga Realizado por: Ana Patrícia nº3 Andreia Lopes nº10 9ºE."— Transcrição da apresentação:

1 A Droga Realizado por: Ana Patrícia nº3 Andreia Lopes nº10 9ºE

2 O que é a Droga? Drogas, ou fármacos, no seu sentido amplo, são todas as substâncias activas que actuam no organismo vivo. Assim, uma aspirina é uma droga, já que alivia a dor e a inflamação. São objecto de estudos da farmacologia e são vendidos em farmácias ou drogarias. A palavra fármaco vêm do grego phármakon, que significa tanto medicamento como veneno.

3 A Cocaína A cocaína propriamente dita, ou cocaína hidroclorida, é uma substância branca, amarga e inodora, na forma de cristais ou pó, e que pode ser bebida, aspirada ou injectada. A acção da cocaína no corpo é poderosa porém breve, durando cerca de meia hora, já que a droga é rapidamente distribuída pelo organismo. A quantidade necessária para provocar uma overdose varia de uma pessoa para outra, e a dose fatal vai de 0,2 a 1,5 grama de cocaína pura.

4 A Heroína A heroína é descendente directa da morfina, e ambas são tão relacionadas que a heroína ao penetrar na corrente sanguínea e ser processada pelo fígado, é transformada em morfina. A morfina é um alcalóide natural do ópio, que deprime o sistema nervoso central. A heroína foi também usada como remédio para a cura do alcoolismo. Morfina Heroína

5 Tabaco Por volta de 1840 a 1850, surgiram as primeiras descrições de homens e mulheres fumando cigarros, porém somente após a Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918) o seu consumo apresentou uma grande expansão. Hoje o tabaco é cultivado em todas as partes do mundo e é responsável por uma actividade económica que envolve milhões de dólares. Apesar dos males que o hábito de fumar provoca, a nicotina é uma das drogas mais consumidas no mundo. A nicotina produz um pequeno aumento no batimento cardíaco, na pressão arterial, na frequência respiratória e na actividade motora.

6 Álcool O álcool é considerado uma droga psicotrópica, pois ele actua no sistema nervoso central, provocando uma mudança no comportamento mesmo em pequenas quantidades, diminui a coordenação motora e os reflexos e a capacidade de dirigir veículos ou operar outras máquinas .

7 Causas da Droga Curiosidade; Influência de amigos;
Desejo ou impressão de que elas podem resolver todos os problemas, ou aliviar as ansiedades; Acalmar; Emagrecer ou engordar; Esquecer ou memorizar; Fugir ou enfrentar; Fortalecer; Sentir prazer; Aliviar dores, tensões, angústias, depressões; Aguentar situações difíceis, privações carências; Encontrar novas sensações, novas satisfações;

8 Consequências da Droga
Overdose Aumento do ritmo cardíaco e da pressão sanguínea Afecta o sistema respiratório Enfraquecer o sistema imunitário Contrair uma tosse crónica ou agravar sintomas de asma Aumento da tensão muscular Aumento da actividade motora Aumento da temperatura corporal Endurecimento e dores na musculatura dos membros inferiores e coluna lombar Dores de cabeça Perda de apetite Visão enevoada Insónia Dificuldade de memória, tanto verbal como visual. Impulsividade e perda do auto controle

9 Como as Drogas circulam no corpo?
As drogas circulam de maneira previsível pelo corpo e ganham maior velocidade e alcance a partir do momento em que entram na corrente sanguínea. O sangue circula dos tecidos para o coração através das veias. Do coração, ele parte para os pulmões para adquirir oxigénio e libertar o dióxido de carbono. O sangue volta, então, para o coração através das artérias, carregando consigo a droga. As drogas podem ser administradas oralmente, aspiradas pelo nariz ou inaladas até os pulmões. Podem também ser injectadas através da pele, de uma camada de gordura, músculo ou dentro de uma veia (via intravenosa). A injecção intravenosa é a via que produz os efeitos mais rápidos.

10 Os Jovens e a Droga Como os ajudar?
Muitos jovens iniciam a sua experiência nas drogas entre os 12 e os 16 anos. Muitos deles experimentam para serem diferentes dos outros e para se sentirem superiores. Muitos dos que conseguem superar a droga conseguem voltar á sua vida normal e diária ( arranjar trabalho, casa, ganhar o gosto pela vida etc.). Como os ajudar? Tentar não os marginalizar, devem sentir que têm amigos que vão estar com eles sempre que precisarem ,sentir apoio, carinho e sobretudo solidariedade os amigos deverão dar motivação, para que sintam motivados para que tenham sucesso e se empenhem no seu tratamento.

11 O que é a Toxicodependência?
Refere-se a um estado de dependência psicológica e/ou física originado pelo consumo repetido de uma substância psicoactiva, caracterizado pela procura e consumo compulsivo, por vezes descontrolado, de drogas que persiste mesmo tendo em conta consequências negativas extremas.

12 O que é a Desintoxicação?
A desintoxicação é um processo que permite ao corpo livrar-se da droga, constituindo na maioria das vezes o primeiro passo em programas de tratamento da toxicodependência, devendo ser seguido dum tratamento baseado em terapias comportamentais e/ou com suporte farmacológico se necessário. A sua acção assenta, em regra, num programa de 7 dias de internamento fechado, sem visitas nem contactos com o exterior, mediante contrato terapêutico.

13 Associação Dianova É constituído por 3 fases evolutivas:
A Associação Dianova Portugal é uma I.P.S.S. (Instituição Particular de Solidariedade Social) especializada na prevenção, tratamento e reinserção de toxicodependentes. Presente em Portugal desde 1984. É constituído por 3 fases evolutivas: Primeira Fase: Adaptação Segunda Fase: Consolidação Terceira Fase: Pré- Reinserção

14 O que são Centros de Tratamento?
CAT - Centros de Atendimento de Toxicodependentes, são unidades de tratamento em regime ambulatório, em que se presta cuidados globais a toxicodependentes, individualmente ou em grupo. As equipas que integram os CAT são constituídas por médicos, psicólogos, enfermeiros, técnicos de serviço social e técnicos psicossociais .A nível privado existem ainda vários Centros de Consulta.


Carregar ppt "A Droga Realizado por: Ana Patrícia nº3 Andreia Lopes nº10 9ºE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google