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Bases gerais para o ensino do uso racional de medicamentos

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Bases gerais para o ensino do uso racional de medicamentos PROF. DRA. THAIS HELENA ABRAHÃO THOMAZ QUELUZ FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU.

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Apresentação em tema: "Bases gerais para o ensino do uso racional de medicamentos"— Transcrição da apresentação:

1 Bases gerais para o ensino do uso racional de medicamentos
PROF. DRA. THAIS HELENA ABRAHÃO THOMAZ QUELUZ FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU

2 USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS
O URM REQUER QUE PACIENTES RECEBAM AS MEDICAÇÕES APROPRIADAS PARA SUAS NECESSIDADES CLÍNICAS, EM DOSES ADEQUADAS PELAS SUAS INDIVIDUALIDADES, POR UM ADEQUADO PERÍODO DE TEMPO, E COM CUSTO REDUZIDO PARA ELES E SUA COMUNIDADE. WHO CONFERENCE AT NAIROBI 1985 PORTARIA N° 3.916/98 ANVISA

3 QUEM PRECISA CONHECER? ONDE APRENDER ?
PRESCRITORES DENTISTAS E MÉDICOS DISPENSADORES ENFERMEIROS E FARMACÊUTICOS ONDE APRENDER ? NA ESCOLA !!! ENFERMAGEM, FARMÁCIA, MEDICINA, ODONTOLOGIA DIVERSOS NÍVEIS GRADUAÇÃO, PÓS-GRADUAÇÃO, EDUCAÇÃO CONTINUADA

4 JUSTIFICATIVAS PARA O ENSINO DO URM
A MAIORIA DAS ESCOLAS DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE NÃO POSSUI EM SEU CURRÍCULO A DISCIPLINA DE TERAPÊUTICA NÃO HÁ ORIENTAÇÃO DE COMO SELECIONAR MEDICAMENTOS OS ALUNOS NÃO RECEBEM TREINAMENTO DE COMO PRESCREVER E DE COMO DISPENSAR

5 CONSEQUÊNCIAS PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS COM EFICÁCIA DUVIDOSA
EXCESSO DE MEDICAMENTOS POR PRESCRIÇÃO EXPOSIÇÃO DO PACIENTE A REAÇÕES ADVERSAS VULNERABILIDADE DO PROFISSIONAL À PROPAGANDA DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

6 CONSEQUÊNCIAS GASTOS DESNECESSÁRIOS DE VERBAS PÚBLICAS E PRIVADAS COM MEDICAMENTOS E COM TRATAMENTO DE REAÇÕES ADVERSAS AUSÊNCIA DE CONCORDÂNCIA ENTRE O PRESCRITOR E O PACIENTE BAIXA ADESÃO AO TRATAMENTO DE DOENÇAS CRÔNICAS AUSÊNCIA DA CULTURA DE NOTIFICAÇÃO DE EVENTOS ADVERSOS

7 World Health Organization
UNIVERSIDADE DE GRONINGEN, HOLANDA LA PLATA, ARGENTINA PETRÓPOLIS, MAIO DE 2002

8 GRUPO PAULISTA PARA O ENSINO DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS
Organização Mundial da Saúde Águas de São Pedro, dezembro de 2002 Ribeirão Preto, novembro de 2003

9 GRUPO PAULISTA PARA O ENSINO DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS
AUGUSTO SCALABRINI NETO - FMUSP CLARICE ALEGRE PETRAMALE - ANVISA EDUARDO BARBOSA COELHO - FMRP-USP MARIA DE LOURDES MACHADO DE OLIVEIRA - FMRP-USP TARCISIO ADILSON R. MACHADO - FAMEMA TARCISIO LUÍS TÂMEGA - PUC-Sor THAÍS HELENA A. THOMAZ QUELUZ - FMB-UNESP AJITH SANKARANKUTTY - FMRP-USP GUN BERGESTEN-MENDES – FCM-UNICAMP JOSÉ ABRÃO CARDEAL DA COSTA - FMRP-USP JOSÉ PAULO CIPULLO - FAMERP RENATA CALIL - FCMSCMSP SUELY M. Y. UEDA – FCMSCMSP

10 USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS
MÉTODO DE ENSINO SELEÇÃO DE MEDICAMENTOS ÊNFASE EM MEDICAMENTOS ESSENCIAIS VISÃO CRÍTICA SOBRE O ARSENAL TERAPÊUTICO DISPONÍVEL PRÁTICAS DE BOA PRESCRIÇÃO

11 FORMAÇÃO DE PRESCRITORES E DISPENSADORES NÃO É DE FARMACOLOGIA
MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS MÉTODO PBL DE ENSINO PALESTRAS TRABALHOS EM GRUPOS DISCUSSÕES PLENÁRIAS OSCI (Objective Structured Clinical Evaluation) O ensino para o uso racional de medicamentos deve ser um curso de imersão, dirigido a todos os profissionais da área da saúde que prescrevem, manipulam e/ou ministram medicamentos (médicos, farmacêuticos, odontólogos, enfermeiros, etc.). Não é um curso de farmacologia . Forma professores (facilitadores) e prescritores. É utilizado o método PBL e a Medicina Baseada em Evidências. Portanto, haverá problemas para os quais o aluno deve buscar soluções dentro do melhor nível de evidência disponível na literatura.

12 CONTEÚDO CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO E DE FÁRMACOS
SELEÇÃO DE GRUPOS DE FÁRMACOS SELEÇÃO DE MEDICAMENTOS I SELEÇÃO DE TRATAMENTO I PRESCRIÇÃO E MONITORIZAÇÃO OSCE (PAPÉIS DE PRESCRITOR, PACIENTE E OBSERVADOR) Estes são os temas do programa. I = individualizado

13 TERAPÊUTICA CLÍNICA PASSO 1 PASSO 2 PASSO 3
IDENTIFICAR O PROBLEMA DE UM PACIENTE PASSO 2 ESPECIFICAR O OBJETIVO TERAPÊUTICO PASSO 3 SELECIONAR UM MEDICAMENTO COM BASE EM EFICÁCIA, SEGURANÇA, CONVENIÊNCIA E CUSTO AO PACIENTE

14 TERAPÊUTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS
AVALIAÇÃO DA LITERATURA MÉDICA REDUÇÃO DA MARGEM DE ERRO DE PRESCRIÇÃO SISTEMATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO CONTINUADA REDUÇÃO DO PATERNALISMO DO ENSINO DA TERAPÊUTICA CLÍNICA RACIONALIZAÇÃO DOS CUSTOS HUMANIZAÇÃO DO RELACIONAMENTO MÉDICO-PACIENTE

15 MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS UNIVERSIDADE MCMASTER – CANADÁ (80)
GRANDE VOLUME E HETEROGENEIDADE DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DIFICULDADE EM SELECIONAR O QUE LER E COMO APLICAR O CONHECIMENTO GERADO MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS UNIVERSIDADE MCMASTER – CANADÁ (80) USO DE CRITÉRIOS CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICOS E ESTATÍSTICOS NA TOMADA DA DECISÃO CLÍNICA DEFINIÇÃO DO PROBLEMA CLÍNICO PESQUISA DA LITERATURA ANÁLISE MEDIANTE CRITÉRIOS UNIFORMES UTILIZAÇÃO DAS EVIDÊNCIAS

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17 PHARMACEUTICAL INDUSTRY SPONSORSHIP AND RESEARCH OUTCOME AND QUALITY: SYSTEMATIC REVIEW. Lexchin, J. et al. BMJ 2003;326: O RESULTADO FINAL DE ENSAIOS PATROCINADOS PELA INDÚSTRIA TEM MAIOR PROBABILIDADE DE FAVORECER O PATROCINADOR

18 CONCENTRAÇÃO NO LOCAL DE AÇÃO
DOSE PRESCRITA ADESÃO DO PACIENTE ERROS DE ADMINISTRAÇÃO DOSE ADMINISTRADA ABSORÇÃO / BIODISPONIBILIDADE DISTRIBUIÇÃO / REDISTRIBUIÇÃO CLEARANCE - METABOLISMO/EXCREÇÃO MEIA-VIDA DE ELIMINAÇÃO CONCENTRAÇÃO NO LOCAL DE AÇÃO VARIÁVEIS FISIOLÓGICAS FATORES PATOLÓGICOS FATORES GENÉTICOS INTERAÇÕES TOLERÂNCIA INTERAÇÃO DROGA-RECEPTOR ESTADO FUNCIONAL EFEITO PLACEBO INTENSIDADE DO EFEITO (TERAPÊUTICO E TÓXICO)

19 CONCORDÂNCIA PACIENTE: INFORMADO SOBRE AS POSSIBILIDADES DE TRATAMENTO E SOBRE A EVOLUÇÃO DE SUA DOENÇA. PRESCRITOR: TREINADO NO PROCESSO DE ESCOLHA RACIONAL DO MEDICAMENTO E DE BOAS PRÁTICAS DE PRESCRIÇÃO. OBTER CONSENTIMENTO DO DOENTE – BIOÉTICA. ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E DE ENFERMAGEM: SUPORTE PARA O USO ADEQUADO DOS MEDICAMENTOS. Heath I. BMJ 2003; 327:856-8

20 PRESCRIÇÃO MÉDICA CARACTERÍSTICAS RESUME O ATO MÉDICO
É ORIENTAÇÃO ESCRITA DO TRATAMENTO NÃO SE RESTRINGE A MEDICAMENTOS CONTEM MEDIDAS NÃO MEDICAMENTOSAS

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22 ENSINO DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS
PRESENCIAL ALUNOS DE GRADUAÇÃO – DESDE 2003 PROFISSIONAIS DA REDE BÁSICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE BOTUCATU RESIDENTES DE PEDIATRIA DA FMB

23 DISCIPLINA TERAPÊUTICA MÉDICA
4O ano médico 24 horas/aula (uma semana) Turmas de 30 alunos FOCO APRENDER A PRESCREVER, NÃO A TRATAR FOCO NA TERAPIA E NÃO NO DIAGNÓSTICO VALORIZAÇÃO DO NÍVEL DE EVIDÊNCIAS

24 TEMAS/INSTRUMENTAL NECESSIDADES ASMA DIABETES MELITUS
HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CONGESTIVA NECESSIDADES PROFESSORES (1 PARA GRUPOS DE 6 A 8 ALUNOS) MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO DOS CURSOS PAULISTAS SALAS DE AULA COMPUTADORES COM ACESSO A INTERNET BIBLIOTECA Como instrumental serão usadas estas três doenças, mas pode ser usada qualquer doença, pois o foco não é diagnóstico e nem tratamento, mas APRENDER A PRESCREVER. O tratamento das doenças será aprendido nas disciplinas, neste curso vamos aprender a desenvolver o raciocínio para o uso racional de medicamentos e para a prescrição racional.

25 O raciocínio a ser montado é o seguinte: vou fazer uma viagem para um lugar distante, sem recursos e com pouca comunicação, onde há uma população com XX doença. Quais medicamentos levar?

26 SABER BUSCAR A INFORMAÇÃO
CONHECER OS POSSÍVEIS SÍTIOS DE AÇÃO DE FÁRMACOS EM UMA DADA CONDIÇÃO CLÍNICA VERIFICAR OS MEDICAMENTOS DISPONÍVEIS CLASSIFICÁ-LOS EM TERMOS DE EFICÁCIA, SEGURANÇA, CUSTOS TER TODA A INFORMAÇÃO SOBRE A DOENÇA E SOBRE O SEU TRATAMENTO (MEDICAMENTOSO E NÃO MEDICAMENTOSO) ESCOLHIDO Para saber os medicamentos que vamos levar, temos que saber completamente estes quatro itens.

27 MEDICAMENTO INDIVIDUALIZADO
Com este conhecimentos, conseguimos montar uma mala com o medicamento individualizado, isto é, os medicamentos que serão utilizados, inclusive já classificados como níveis de opções, na doença XX MEDICAMENTO INDIVIDUALIZADO

28 TRATAMENTO INDIVIDUALIZADO
Frente ao paciente, tiramos da mala de medicamento individualizado, o tratamento individualizado. Isto é, vamos ver as necessidades daquele paciente específico e fazer a prescrição individualizada e racional para aquele paciente. TRATAMENTO INDIVIDUALIZADO

29 Florinda das Rosas 55 anos Rua Hortência 22 , Holambra
Dr. Flores da Manhã - CRM 00001 Rua Petúnia 22, Jardim Primavera, Florianópolis, SP Telefone Florinda das Rosas anos Rua Hortência 22 , Holambra Floridrato de pétalas (comprimidos 10mg) comprimidos Tomar com água diariamente 1 comprimido às 8:00 horas até o retorno. Se tiver pesadelos procurar o serviço médico. Retorno em 26 de março de 2004. 26 de janeiro de 2004 Flores da Manhã Dr.Flores da Manhã Jardinologia CRM 00001

30 ENSINO DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS VIRTUAL www.emv.fmb.unesp.br
ESCOLA MÉDICA VIRTUAL DA FMB-UNESP CURSOS ON-LINE

31 PAPEL DO ESTADO, INSTITUCIONAL
O DESAFIO DE MELHORAR O USO DE MEDICAMENTOS EM PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO RELAÇÃO NACIONAL DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS FORMULÁRIO NACIONAL DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS DIRETRIZES DE TRATAMENTOS PADRONIZADOS COMITÊS DE FARMÁCIA E TERAPÊUTICA EDUCAÇÃO EM FARMACOTERAPÊUTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS (GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA) Laing R, Hogerzeil HV, Ross-Degnan D. Ten recommendations to improve use of medicines in developing countries. Health Policy and Planning 2001; 16: PAPEL DO ESTADO, INSTITUCIONAL

32 Não existem medicamentos seguros. Existem modos seguros de usá-los!
PROF. DRA. THAIS HELENA ABRAHÃO THOMAZ QUELUZ FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU


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