A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÉTODO CIENTÍFICO "...ciência consiste em agrupar fatos para que leis gerais ou conclusões possam ser tiradas deles." Charles Darwin.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÉTODO CIENTÍFICO "...ciência consiste em agrupar fatos para que leis gerais ou conclusões possam ser tiradas deles." Charles Darwin."— Transcrição da apresentação:

1

2 MÉTODO CIENTÍFICO "...ciência consiste em agrupar fatos para que leis gerais ou conclusões possam ser tiradas deles." Charles Darwin

3 Conjunto de regras básicas para um cientista desenvolver uma experiência a fim de produzir conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes.

4 Investigações científicas começam por uma observação – curiosidade que leva a uma pergunta.
Perguntas requerem respostas e a partir daí as hipóteses são propostas para explicar certos fenômenos, e então desenvolvem experimentos que testam essas previsões. É essencial que o método científico seja objetivo, para que o cientista possa ser imparcial na interpretação dos resultados. Todo o procedimento precisa ser documentado, para que outros cientistas possam analisá-lo e reproduzí-lo. Isso também permite que se utilize métodos de estatística para que se possa verificar a confiabilidade dos resultados.

5 CAMINHO DO MÉTODO CIENTÍFICO
As etapas: Observação: análise crítica dos fatos. Questionamento do problema: elaboração de uma pergunta ou identificação de um problema a ser resolvido. Formulação de uma hipótese: possível resposta a uma pergunta ou solução de um problema. Realizar experiências controladas: serve para se testar uma hipótese. Utilizamos grupo controle* e grupo experimental (teste) tendo o cuidado com os fatores que influenciam nos dois grupos. Tirar as conclusões: baseadas nos resultados das experiências. Podemos aceitar ou rejeitar uma hipótese. * Grupo controle: Grupo mantido nas condições anteriores à experiência, usado para verificar o resultado da mesma.

6

7 Faça observações. Diante de uma pergunta. Pesquise sobre o assunto
Faça observações. Diante de uma pergunta Pesquise sobre o assunto. Crie hipóteses. Planeje o experimento. Realize o experimento. Registre os dados. Analise os dados. Divulgue suas conclusões.

8 Como os cientistas trabalham? 
Basicamente, os cientistas utilizam de três passos em seus estudos e conclusões:  - Observação - Fato: coleta de dados para formular uma hipótese. - Testes através de experimentos ou coletas de materiais. - Análise dos resultados Mas o que é uma hipótese? Hipótese é um conjunto de suposições provisórias que fornecem uma solução possível para o problema a ser resolvido. A hipótese é o guia do cientista e sua formulação é um processo criativo dos mais importantes da Ciência.

9 OBSERVAÇÃO: PONTO DE PARTIDA PARA A INVESTIGAÇÃO
Proposta de trabalho: Método Científico: conjunto articulado de conhecimentos submetidos a um processo de investigação e de confirmação . O ponto de partida é sempre a observação. A proposta desse trabalho é que diante de uma escolha individual sobre um tema específico, você aluno, apresente, por escrito, um relatório (seguir modelo), em que sejam descritas todas as etapas do processo (experimento), juntamente a seus resultados e fotografias. OBSERVAÇÃO: PONTO DE PARTIDA PARA A INVESTIGAÇÃO

10 Você poderá realizar: - Experimentos científicos. - Coleta de material e identificação. - Observação e relato de comportamentos Apresentação: Modelo de relatório em anexo. Fontes para consulta: livros, revistas, enciclopédias e sites da internet. Critérios avaliativos: O trabalho será avaliado de acordo com a distribuição de notas abaixo: Distribuição de Pontos Critérios 1,5 Planejamento, apresentação escrita e registro dos procedimentos. 1,0 Tema, originalidade e coerência do material pesquisado. 1,0 Resultados esperados e discussão. 1,5 Organização do relatório de acordo com a proposta.

11 - Como deve ser organizado o relatório?
Modelo de roteiro de Aula Prática - Como deve ser organizado o relatório?

12 Gelatina de ágar contaminada e disco de papel com desinfetante

13

14

15

16

17

18

19

20

21 Prazos Apresentação do projeto pelo professor: 19/02 a 27/02.
Entrega da ficha de planejamento: 16/03 a 20/03. Correção da ficha de planejamento: 23/03 a 01/04. Retorno da ficha de planejamento ao alunos: 06/04 a 10/04. Entrega do trabalho pronto: 25/05. Distribuição dos trabalhos ao professores: 25/05 a 29/05. Correção e lançamento de notas: 01/06 a 30/06.


Carregar ppt "MÉTODO CIENTÍFICO "...ciência consiste em agrupar fatos para que leis gerais ou conclusões possam ser tiradas deles." Charles Darwin."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google