A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação Estatística e Probabilística

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação Estatística e Probabilística"— Transcrição da apresentação:

1 Educação Estatística e Probabilística
VIII ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Educação Estatística e Probabilística Cileda Coutinho –

2 EXISTE A EDUCAÇÃO ESTOCÁSTICA?????? O QUE É???
O que é educação estatística e probabilística? Nosso foco hoje: educação probabilística Quais os problemas do ensino e aprendizagem da probabilidade? Quanto ao aprendiz e ao professor: obstáculos e concepções espontâneas Quanto às opções do professor e às orientações curriculares: obstáculos e a eqüiprobabilidade Quanto ao livro didático: obstáculos e a contextualização “maquilada”

3 O QUE É????? O que é educação estatística e probabilística?
Área que estuda os problemas relacionados ao ensino e à aprendizagem de conceitos estatísticos e probabilísticos O que é educação estatística e probabilística? ED. ESTATÍSTICA ED. MATEMÁTICA

4 NOSSO FOCO: PROBABILIDADE
Como abordar conteúdos de probabilidade? Vamos somente jogar dados, moedas e baralho???? Como os alunos podem perceber a diferença entre determinístico e aleatório?

5 PROBLEMAS LIGADOS AO ENSINO E À APRENDIZAGEM DA PROBABILIDADE
As pesquisas e publicações ainda são poucas Os grupos de pesquisa em Educação Estocástica começam a se organizar no Brasil As pesquisas acadêmicas ainda não chegam no professor que está em sala de aula E agora??????

6 Quanto ao aprendiz e ao professor: obstáculos e concepções
A concepção probabilística do professor influencia na sua prática  percepção determinística leva a uma organização de sua atividade didática congruente a essa percepção Segundo Gonçalves (2004) e Azcárate (1996), as concepções probabilísticas dos professores podem ser agrupadas segundo 4 categorias. SEM ACASO NÃO HÁ PROBABILIDADE (possível obstáculo didático: visão determinística)

7 Categorias de concepções probabilísticas Azcárate (1996) e Gonçalves (2004)
Não probabilística da realidade: ausência da compreensão de chance e de sucesso aleatório Probabilística intuitiva: alguma compreensão de chance e sua relação com os sucessos aleatórios, mas ainda muito ligado a modelos concretos. Probabilística emergente: aceitação e compreensão das várias representações matemáticas de chance. Compreensão de alguns modelos probabilísticos e capacidade de aplicação em alguns casos. Probabilística normativa: profunda compreensão dos modelos probabilísticos e sua aplicação em várias situações. Capacidade de comparar/confrontar diferentes situações aleatórias, de acordo com diferentes modelos.

8 Quanto às opções do professor e às orientações curriculares: obstáculos e a eqüiprobabilidade
O professor é o responsável pela organização e pela gestão das situações didáticas nas quais seu aluno vai construir os conceitos probabilísticos Apoio nos Parâmetros Curriculares  limitação aos contextos de eqüiprobabilidade Apoio nos Livros Didáticos  atividades que não favorecem, em sua maioria, a construção do raciocínio probabilístico e limitação ao contexto de eqüiprobabilidade Possível obstáculo epistemológico: viés da eqüiprobabilidade

9 Quanto ao livro didático: obstáculos e a contextualização “maquilada”
Tipos de atividades propostas não permitem a construção do significado dos conceitos probabilísticos. Gonçalves (2004) identifica 6 tipos de exercícios, entre os quais: Tarefa do tipo 3: Determinar a probabilidade em espaços eqüiprováveis Tarefa do tipo 4: Determinar a soma das probabilidades dos eventos resultantes de um mesmo experimento Problemas de contextualização, misturando a realidade observada com o modelo matemático que a interpreta Possível obstáculo didático: ausência de significado

10 E AGORA????? Como vamos ajudar nossos alunos a construir seu próprio conhecimento probabilístico com prazer, satisfação, alegria? Como vamos ajudar nossos alunos a construir um conhecimento significativo, sólido, consistente?

11 VAMOS PESQUISAR JUNTOS?
UM CONVITE: VAMOS PESQUISAR JUNTOS?

12 Educação Estatística e Probabilística
VIII ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Educação Estatística e Probabilística Cileda Coutinho –


Carregar ppt "Educação Estatística e Probabilística"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google