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Gestão Estratégica Orientada para Resultados

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Apresentação em tema: "Gestão Estratégica Orientada para Resultados"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Estratégica Orientada para Resultados
20/03/2007

2 Estruturação do projeto
Avaliação Estruturação e Contratualização Fazer Acontecer Resultados finalísticos para o público alvo Monitoramento Gerenciamento

3

4 Definição dos Resultados
Público-Alvo Objetivo Geral Execução do Projeto Estruturação do Projeto Desafios e Foco Estratégico Resultados Finalísticos Resultados Intermediários Ações e Recursos

5 APL de Ubá Foco Estratégico Cadeia produtiva de móveis no território do APL de Ubá, com ênfa se nas micro e pequenas empresas Público Alvo Ampliar o mercado e incrementar a competitividade da cadeia produtiva de móveis do território APL de Ubá para gerar ocupação renda de forma sustentável Objetivo Geral Desenv . de mercados ( interno e externo ) - Implantação da Inteligência Comercial - Aumento Apoio à da exportação Produtividade e Redução de Custos ( Insumos e Logística ) - Melhoria do processo produtivo compra - Compartilhamento de insumos do transporte de produtos e de Desenvolvimento de Produto - Qualidade: Implantação de 5S e QT e difusão - Design: do uso capacitação do design de através pessoal da , prestação criação de um de serviços núcleo de design e da cooperação com outras entidades - Fortalecimento Identificação da da imagem Imagem atual do APL do APL na cadeia de comercialização - Implantação de iniciativas p/ melhoria imagem Acesso ao Crédito - Banco do APL” - Implantação de Cooperativa de Crédito Capacitação em gestão empresarial Elevar em 3% o número de pessoas ocupadas da Elevar em 3% o número de pessoas ocupadas da Elevar em 3% o número de pessoas ocupadas da financeiro - Ampliação , recursos do conhecimento humanos , produção nas áreas , marketing de gerenciamento Elevar em 12% o volume físico de vendas de Elevar em 12% o volume físico de vendas de Elevar em 12% o volume físico de vendas de Capacitação da força de trabalho 1 1 2 2 dezembro de 2003 até dezembro de 2004 dezembro de 2003 até dezembro de 2004 dezembro de 2003 até dezembro de 2004 cadeia produtiva do APL até dezembro de 2004 cadeia produtiva do APL até dezembro de 2004 cadeia produtiva do APL até dezembro de 2004 elevação Viabilização do nível de um de pacto escolaridade entre empresas e entidades para Resultados Finalísticos - Aumento de Fornecedores no local - Incubação de empresas com prioridade para fornecimento de componentes - Atração de empresas fornecedoras em produtos e serviços Indicador: Volume de vendas Indicador: Volume de vendas Indicador: Volume de vendas Indicador: Número de pessoas ocupadas Indicador: Número de pessoas ocupadas Indicador: Número de pessoas ocupadas Melhoria da Infra - estrutura: transportes, recursos hídricos e energia e Relocalização Industrial Estrutura - Elaboração do APL de um Plano de Desenvolvimento da Infra - Eficiência Ambiental Elevar em 4% Elevar em 4% Elevar em 4% Atingir número de 75 Atingir número de 75 Atingir número de 75 Elevar de 30% o Elevar de 30% o Elevar de 30% o Reduzir em 30% o prazo Reduzir em 30% o prazo Reduzir em 30% o prazo 3 3 4 4 5 5 6 6 7 7 Estudo - Ampliação e implantação do programa de tratamento Produção e mais destinação limpa ” no APL de resíduos sólidos e efluentes industriais produtividade da mão produtividade da mão produtividade da mão - - - de de de - - - empresas com 5S empresas com 5S empresas com 5S faturamento e em 30% o faturamento e em 30% o faturamento e em 30% o Reduzir em 5% o custo Reduzir em 5% o custo Reduzir em 5% o custo de entrega e 10% o custo de entrega e 10% o custo de entrega e 10% o custo Fortalecimento da Cooperação e Articulação interna e obra de obra de obra de dez/2003 dez/2003 dez/2003 até até até implantado e de 33 implantado e de 33 implantado e de 33 volume físico da produção volume físico da produção volume físico da produção médio de insumos até médio de insumos até médio de insumos até médio de transporte de médio de transporte de médio de transporte de externa dez/2004 dez/2004 dez/2004 empresas com Qualidade empresas com Qualidade empresas com Qualidade anual exportada, até anual exportada, até anual exportada, até dezembro de 2004 dezembro de 2004 dezembro de 2004 produtos, até dezembro produtos, até dezembro produtos, até dezembro - Criação e consolidação das iniciativas de cooperação : fórum Resultados intermediários de desenvolvimento do APL; consórcio de exportação Total até dez/2005 Total até dez/2005 Total até dez/2005 dez/2004 dez/2004 dez/2004 de 2004 de 2004 de 2004 ( movexport ); cooperativa de crédito ; movimento empresarial ; Desenvolvimento central de compras dos Moveleiros de e fretes ; ADMUR ( Ubá Associação e Região de ); ADUBAR Indicador: Produtividade da Indicador: Produtividade da Indicador: Produtividade da ( Agência de Desenvolvimento de Ubá e Região ) Indicador:Número de empresas Indicador:Número de empresas Indicador:Número de empresas - Capacitação de lideranças mão mão mão - - - de de de - - - obra (no. peças obra (no. peças obra (no. peças com 5S e Qualidade Total com 5S e Qualidade Total com 5S e Qualidade Total Indicador: produção destinada Indicador: produção destinada Indicador: produção destinada Indicador: custo médio de Indicador: custo médio de Indicador: custo médio de Indicadores: prazo e custo Indicadores: prazo e custo Indicadores: prazo e custo Desenvolvimento de Alternativas de Suprimento de produzidas/ trabalhador) produzidas/ trabalhador) produzidas/ trabalhador) implantados implantados implantados ao mercado externo ao mercado externo ao mercado externo insumos insumos insumos médios de transporte de produto médios de transporte de produto médios de transporte de produto Madeira - Implantação de projetos de reflorestamento De acordo com as Prioridades De acordo com as Prioridades Estratégicas Sebrae Estratégicas Sebrae Elevação Elevação do do nível nível de de escolaridade escolaridade da da Central de Central de Frete Frete Consolidação de Central de Compras Consolidação de Central de Compras força força de de trabalho trabalho VI. Atuar, prioritariamente em ações coletivas,com foco em arranjos produtivos locais, através de soluções integradas Capacitação em Gestão Empresarial Capacitação em Gestão Empresarial Curso de Pró Curso de Pró - - Design Design Desenvolvimento do Design Desenvolvimento do Design Desenvolvimento do Design Premissas para Dimensionamento Curso como vender mais e melhor Curso como vender mais e melhor dos resultados Capacitação para exportar Capacitação para exportar (CVMM) (CVMM) Realização da FEMUR 2004 Realização da FEMUR 2004 Parceiros Programa Produção Mais Limpa Programa Produção Mais Limpa 1. Crescimento econômico anual (país e estado) Licença Licença Ambiental Ambiental Otimização Otimização do do Processo Processo Produtivo Produtivo não inferior a 2,5% ao ano, no período 2. Estabilidade econômica, com inflaçcão inferior a dois dígitos, situada entre 6 e 9% a.a Aumento Aumento de de Fornecedores Fornecedores Locais Locais Campanha Campanha Interna Interna do Polo do Polo Sistema Sistema de de Informações Informações do APL do APL 3. Manutenção de taxa cambial favorável à Ações exportação, não inferior a R$ 2,80/US$ 4. Taxa de juros com tendência de queda Cooperativa Cooperativa de de Crédito Crédito Ampliação Ampliação do do Esforço Esforço Exportador Exportador Plano de Plano de Desenvolvimkento Desenvolvimkento da da Infra Infra - - estrutura estrutura do APL do APL Fortalecimento Fortalecimento Institucional Institucional do do Valor Total Valor Total INTERSIND do INTERSIND INTERSIND do INTERSIND Projeto Projeto de de Reflorestamento Reflorestamento Fortalecimento Fortalecimento da da Imagem Imagem do APL do APL R$ R$ Valor SEBRAE Valor SEBRAE R$ R$ Gestão pela Qualidade Gestão pela Qualidade Rodada de Negócios Rodada de Negócios Missão de Lojistas Missão de Lojistas Horizonte de Planejamento Horizonte de Planejamento SEBRAE 3 3 anos anos Implantação de Linhas Específicas de Implantação de Linhas Específicas de Realizaçào Realizaçào de de benchmakring benchmakring de de Crédito (“Banco do APL”) Crédito (“Banco do APL”) Inteligência Inteligência Comercial Comercial competitividade competitividade Acordo de resultados aprovado em: Acordo de resultados aprovado em: 28 de Janeiro de 2004 28 de Janeiro de 2004

6 Público – Alvo A quem o projeto deverá beneficiar?
Quais grupos de pessoas, empresas, comunidades, instituições ou setores que serão atingidos pelos resultados do projeto? Que abrangência deve ter o público-alvo para assegurar que a cadeia de ações e resultados se estabeleça? Onde está localizado?

7 Exemplos de público-alvo
APL de Calçado de São João Batista: Cadeia produtiva de calçados no território do APL de São João Batista, com ênfase nas micro e pequenas empresas. Floricultura da Zona da Mata de Alagoas: Produtores atuais e potenciais de flores, folhagens e plantas ornamentais tropicais da Zona da Mata de Alagoas, com ênfase nos empreendimentos de pequeno porte. APIS Maranhão (exemplo de segmentação): Grupos de apicultores, organizados e em fase de organização; pequenas unidades de beneficiamento, distribuição e comercialização de mel e derivados, e pequenos fornecedores de insumos para a atividade apícola das regiões do Alto Turi, Baixada Maranhense e Lagos Maranhense

8 Objetivo Geral O que se quer agregar com esse projeto ao público-alvo?
Que transformação se pretende alcançar na situação do público-alvo ao final do projeto?

9 Objetivo Geral - Exemplos
APL de Móveis de Cuiabá e Várzea Grande Ampliar as vendas da indústria moveleira de Cuiabá e Várzea Grande nos mercados regionais, nacional e internacional de forma competitiva e sustentável .... Artesanato em Tobias Barreto Gerar ocupação e aumentar a renda, …, dos artesãos organizados em associações produtivas do artesanato de linha dos povoados Capitoa, Jabeberi, Samambaia, Barriga, Taquara e Agrovila no município de Tobias Barreto-SE.

10 Resultados Finalísticos e Intermediários
Resultados Finalísticos são os efeitos que devem ser produzidos no público-alvo ou junto a ele com a execução do projeto num dado horizonte de tempo. Resultados Intermediários são os efeitos esperados da realização das ações do projeto que contribuem para o alcance dos resultados finalísticos.

11 Definição dos Resultados
Resultado = Transformação + Indicador + Meta + Prazo Elevar, em 20%, o número de pessoas diretamente ocupadas na apicultura, até dezembro de 2004 Transformação: Elevar o número de pessoas ocupadas na apicultura Indicador: Pessoas ocupadas na apicultura Meta: 20% Prazo: Dezembro de 2004

12 Resultados Finalísticos e Intermediários
Nem sempre é possível medir um resultado desejado, pela impossibilidade de obtenção de dados Neste caso, escolher outro, passível de mensuração, que mais se aproxime Exemplo: faturamento  volume físico de vendas Um pequeno número de resultados finalísticos dá clareza e foco ao projeto

13 Foco Estratégico Primeira aproximação do escopo do projeto orientado para resultados Indica os fatores-chave que devem ser considerados pelo projeto: demandas relevantes (sociais ou empresariais), condições de mercado, potencialidades, dificuldades, pontos de estrangulamento ou desafios da competitividade Identifica as linhas de ação para superar os estrangulamentos e aproveitar as potencialidades, no sentido de alcançar os resultados almejados

14 Gestão Estratégica Orientada para Resultados
Estruturação das Ações

15 Projeto APIS-ARARIPE Ação: Desenvolver Cartilha ADR/APIS
Coordenador da Ação Mercês (SEBRAE/Picos) Descrição Desenvolvimento de metodologia, editoração e publicação de cartilhas para orientação dos Agentes de Desenvolvimento Rural – ADR e de produtores nos 15 estados. Resultados que influencia: Todos Meta: 6.000 cartilhas publicadas Prazo: Abril/2004 Valor: R$ ,00 – SEBRAE/NA Parcerias: Marcos Críticos Até 20/02/2004 Desenvolvimento da metodologia ADR/APIS – 75% Até 15/03/2004 Pré-diagramação e validação da metodologia ADR/APIS – 15% Até 05/04/2004 Publicação de cartilhas ADR/APS – 10%

16 Definição dos Marcos Críticos
Eventos mais significativos e essenciais ao desenvolvimento do projeto. Demanda grande atenção da equipe gerencial ou grande esforço dos executores. Uma vez ultrapassados, ampliam a dinâmica do projeto

17 Premissas para dimensionamento dos resultados
Pressupostos quanto à evolução de fatores não controláveis que poderão afetar os resultados do projeto: Fatores ou variáveis macro: ambiente externo geral Fatores ou variáveis micro: ambiente específico em que o projeto está inserido

18 Premissas para Dimensionamento dos Resultados
Meu Primeiro Negócio Estabilidade econômica, com inflação inferior a dois dígitos, situada entre 6 e 9% a.a Crescimento econômico anual do país e do estado não inferior a 2% no período de 5 anos. Manutenção das taxas de juros reais decrescentes Comércio de Confecção em Jaciara Manutenção do nível de emprego nas grandes empresas locais (usina de cana-de-açucar) Manutenção e melhoria do nível de cooperação entre os parceiros centrais: Sistemas Sebrae e CACB.

19 GEOR O Gerenciamento: A Governança

20 Níveis de Supervisão do Projeto
Nível Local: Fórum Núcleo gestor Gestor do projeto Coordenador de ação Nível Estadual: Coordenador Estadual Nível Nacional: Coordenador Nacional

21 Funções do Monitoramento
Gerar informações em tempo hábil para a tomada de decisões Viabilizar atuação preventiva e corretiva diante de eventuais restrições ao desenvolvimento do projeto Provocar decisões que facilitem a implantação do projeto

22 GEOR Contratualização

23 Acordo de Resultados Pacto de caráter operacional que define compromissos em três dimensões: Resultados – que as instituições participantes se comprometem a atingir. Ações – para as quais se explicitam as responsabilidades de cada instituição participante, quanto à execução, apoio técnico e financiamento. Gerenciamento – indicação das pessoas responsáveis pela coordenação de ações em cada entidade participante e pela gestão do projeto.

24 Acordo de Resultados Anexos
Descrição do projeto: árvore de configuração detalhada Ações e respectivos responsáveis pela viabilização financeira, execução ou apoio técnico Quadro resumo das participações financeiras, por parceiro


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