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MBA executivo em Gestão Empresarial - Consórcio Nestlé DPA

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Apresentação em tema: "MBA executivo em Gestão Empresarial - Consórcio Nestlé DPA"— Transcrição da apresentação:

1 MBA executivo em Gestão Empresarial - Consórcio Nestlé DPA
Gestão de Operações Fernando Saba Arbache

2 O que é uma Operação Logística?

3 . Armazenagem . Transporte Fundamentos de Logística
A logística estuda processos de: . Armazenagem . Transporte

4 Porém, para que a empresa seja mais competitiva
Fundamentos de Logística Porém, para que a empresa seja mais competitiva é necessário, para alguns segmentos: Maior velocidade no transporte Menores volumes de estoque

5 Fundamentos de Logística
Ou seja, temos que: . Entregar a quantidade certa . No local certo . No momento exato . E com um custo acessível

6 Fundamentos de Logística
Por que devemos ser tão assertivos?

7 Fundamentos de Logística
Pense o seguinte: Quanto tempo durava uma TV nos anos 70? Inovação Quanto tempo dura uma TV hoje? Por quê?

8 Mudança no ciclo de vida
Ciclo de vida do produto Qual o problema gerado? Mudança no ciclo de vida dos produtos

9 Ciclos de vida dos produtos
HOJE ANTES Ciclo de vida CURTO Ciclo de vida longo ALTO RISCO em estocar Baixo Risco de estoque

10 Ciclos de vida dos produtos
Como solucionar? Ciclos de vida dos produtos HOJE Política de estoques ANTES Baixos estoques Ciclo de vida CURTO Ciclo de vida longo Estoques ALTO RISCO em estocar Baixo Risco de estoque

11 Com a redução dos ciclos de vida há a possibilidade de obsolescências
Obsolescência dos estoques Com a redução dos ciclos de vida há a possibilidade de obsolescências prematura dos estoques

12 Por isto devemos antecipar as demandas
Previsão de demanda Por isto devemos antecipar as demandas Demanda prevista Demanda real Volume do estoque

13 Para isto, logo que obter a
Integração da Cadeia de Suprimentos Para isto, logo que obter a informação do varejo, é necessário passar para os parceiros da Cadeia de Suprimentos

14 Integração da Cadeia de Suprimentos
Fluxo de informação mais veloz Fluxo físico mais assertivo

15 Supply Chain Management
CADEIA DE SUPRIMENTOS FORNECEDOR FORNECEDOR MANUFATURA DISTRIBUIDOR VAREJO informação INFORMAÇÃO RÁPIDA E ASSERTIVA INTEGRAÇÃO Canal de relacionamento e venda: INTERNET

16 estas características. Para compreendermos melhor será necessário
Demanda Mas nem todos os segmentos possuem estas características. Para compreendermos melhor será necessário entendermos a demanda de cada produto

17 Existem dois tipos básicos de Demanda: - Demanda Inelástica
Tipos de demanda Existem dois tipos básicos de Demanda: - Demanda Inelástica - Demanda Elástica

18 Demanda Inelástica Ano 1 Ano 2 Ano 3 Demanda Sazonalidade Demanda Sazonalidade Demanda Sazonalidade Tempo Tempo Tempo

19 Possuem demandas Contínuas Geralmente não possuem produtos substitutos
Demanda Inelástica Possuem demandas Contínuas Geralmente não possuem produtos substitutos Pouca sensibilidade para mudanças de preços

20 Demanda Inelástica Tipos de produtos Commodities Vício
Produtos de marca

21 preços baixos - atributo logístico
Demanda Inelástica Commodities preços baixos - atributo logístico ESTOQUE

22 Demanda Inelástica Pode-se transformar uma demanda elástica em inelástica e vice versa De inelástica para elástica – Modelo de negócios De elástica para Inelástica – Eventos climáticos ou ocorrências inesperadas

23 De inelástica para elástica – Modelo de negócios
Demanda Inelástica De inelástica para elástica – Modelo de negócios Exemplo: venda de supermercado Delivery Supermercado Zona Sul

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26 Produtos de marca NÃO EXISTE UM PADRÃO LOGÍSTICO
Tipos de demanda Demanda Inelástica Produtos de marca NÃO EXISTE UM PADRÃO LOGÍSTICO

27 Demanda Elástica Ano 1 Ano 2 Ano 3 Demanda Demanda Demanda Tempo Tempo Tempo

28 Demandas Descontínuas Produtos personalizados
Demanda Elástica Demandas Descontínuas Produtos personalizados Conhecimento do mercado para analisar possíveis padrões de consumo

29 Tipos de produtos Demanda Elástica Produtos tecnológicos Inovadores
Demanda temporal e volátil

30 Demanda Elástica Produtos com alta probabilidade de obsolescência devido a inovação constante

31 Produtos com curto ciclo de vida preços altos - atributo logístico
Demanda Elástica Produtos com curto ciclo de vida preços altos - atributo logístico TRANSPORTE

32 ciclo de vida Risco no estoque Produtos adequados para
Produtos com curto ciclo de vida Risco no estoque Produtos adequados para uma loja virtual Por quê?

33 Como reduzir os riscos de estoque?
"ENTREGA POSTERGADA"

34 Vantagem da entrega postergada
"Previsão da Demanda" Demanda Antecipada Entrega do produto Prazo de entrega

35 reduz o Risco obsolescência de estoque
"Previsão da Demanda" reduz o Risco obsolescência de estoque Produz-se apenas o que se encomendou

36 As entregas postergadas são, em geral, rejeitada pelo cliente
Solução: CUSTOMIZAÇÃO

37 Produtos Customizados
O "novo canal" permite maior customização B2C é uma opção de canal que possibilita maior capacidade de interação entre loja e cliente

38 Exemplo de empresas que produzem produtos customizados
* Geladeira - Brastemp You * Tenis - Nike Id * Computadores - Dell * Carros - GM

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40 Problemas do mercado tradicional
Um projeto demora de 12 a 15 meses para ser finalizado O concorrente demora entre 4 a 5 meses para colocar um similar nas lojas

41 Vantagens do Brastemp You
O diferencial deixa de ser preço 19 mil opções para a customização Preço entre 10% a 15% maior A internet possibilitando a interação

42 Produção Customizada Lay out interno Pintura Linha de montagem

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46 Novo Canal Esta estrutura pode possibilitar um fortalecimento de uma nova metodologia de vendas

47 Desintermediação do canal de suprimentos
Novo Canal Desintermediação do canal de suprimentos Canal Tradicional Distribuidor Varejo Fornecedor Manufatura Novo Canal Cliente

48 Canal Tradicional Novo Canal
Desintermediação do canal de suprimentos Outra vantagem Informações dos clientes Canal Tradicional Distribuidor Varejo CRM Fornecedor Manufatura Novo Canal Cliente

49 Informações dos clientes
Novo Canal Outra vantagem Outra ponto Eliminação de intermediários Informações dos clientes Canal Tradicional Distribuidor Varejo CRM Fornecedor Manufatura Novo Canal Cliente

50 As principais vantagens são: *Otimização de estoques
Novo Canal Recapitulando As principais vantagens são: *Otimização de estoques *Conhecimento dos clientes

51 Complexidade na distribuição
Desvantagem Complexidade na distribuição Alta Capilaridade Fornecedor Manufatura

52 Política de estoques Para cada demanda, produto ou mercado consumidor é necessário definir uma política de estoque

53 Para determinar a política devemos definir um modelo de estoque, que pode ser com a entrega do produto: * após a compra: Estoque Puxado * na hora da compra: Estoque Empurrado

54 Compra Produção Cliente Fornecedor Manufatura Entrega Estoque Puxado
Exemplo: o novo canal Compra Produção Cliente Fornecedor Manufatura Entrega

55 Adequados para produtos: Com demanda elástica; Produtos de alto valor;
Estoque Puxado Adequados para produtos: Com demanda elástica; Produtos de alto valor; Produtos com baixo ciclo de vida

56 Estoque em todos os pontos da cadeia
Estoque Empurrada Estoque em todos os pontos da cadeia Cliente Fornecedor Manufatura Varejo

57 Adequados para produtos: Com demanda inelástica; Perecíveis;
Estoque Puxado Adequados para produtos: Com demanda inelástica; Perecíveis; Produtos de baixo valor Remédios

58 Por isto passa a ser necessário melhor “quantificação dos estoques”
Esta nova realidade vem trazendo maior complexidade para os processos logísticos Por isto passa a ser necessário melhor “quantificação dos estoques”

59 É possível determinar a política de estoques com dois parâmetros, sendo eles:
Curva ABC Ciclo de vida

60 Curva ABC 80% das vendas das empresas são gerados por 20% da linha de produtos. Lei de Pareto

61 Curva ABC A curva ABC pode ser utilizada para determinar o comportamento dos produtos ou dos clientes. Pode-se podemos curvas ABC contendo diversos parâmetros, como: Produto X Demanda Produto X Lucro Cliente X Demanda Cliente X Lucro

62 A curva ABC é um importante instrumento para se examinar, por exemplo:
Estoques; Permanência do produto em catálogo; Modelo de transporte; Modelo de relacionamento com o cliente.

63 Curva ABC A experiência demonstra que poucos itens, de 10% a 20% do total, são da classe A, enquanto uma grande quantidade, em torno de 50%, é da classe C e 30% a 40%, são da classe B.

64 Curva ABC demanda produtos A B C 20% 50% 100% 30% 80% Curva ABC

65 Curva ABC Dado um grupo de produtos como usar a curva ABC para análise dos estoques? Material(1) Preço Unitário(2) Consumo(3) Valor do Consumo(4) Classificação(5) Mat1  1,21 123 148,83 4 Mat2 11,90  15 178,50 3 Mat3  3,64  89 323,96 2 Mat4  5,98  12 71,76 5 Mat5 11,20  75 840,00 1 Mat6 11,98   6 71,88 7 Mat7  1,60  22 35,20 10 Mat8  0,38  84 31,92 9 Mat9  5,12  19 97,28 6 Mat10 21,60   3 64,80 8

66 Curva ABC Colocar a tabela por ordem decrescente de valor de consumo
Material(1) Valor do Consumo(4) Valor do Consumo acumulado (4) % sobre valor total acumulado(4) Classificação ordenada(5) Mat5 840,00 45,06  1  Mat3 323,96 1.163,96 62,44 2 Mat2 178,50 1.342,46 72,02 3 Mat1 148,83 1.491,29 80,00 4 Mat4 71,76 1.563,05 83,85  5  Mat9 97,28 1.660,33 89,07 6 Mat6 71,88 1.732,21 92,92 7 Mat10 64,80 1.797,01 96,40  8  Mat8 31,92   1.828,93  98,11 9 Mat7 35,20 1.864,13 100,00 10

67 Curva ABC Para a definição das classes A, B e C, adotando-se o critério de que A = 20%; B = 30% e C = 50% dos itens. Sendo, no exemplo 10 itens, 20% são os dois primeiros itens, 30% os três itens seguintes e 50% os cinco últimos itens, resultando, assim, os seguintes valores: Classe A (2 primeiros itens) = 62,44%; Classe B (3 itens seguintes) = (83,85% - 62,44%) = 21,41%; Classe C (5 itens restantes) = (100% - 83,85%) = 16,15%;

68 Curva ABC Colocar a tabela por ordem decrescente de valor de consumo Material(1) Valor do Consumo(4) Valor do Consumo acumulado (4) % sobre valor total acumulado(4) Classificação ordenada(5) Mat5 840,00 45,06  1  Mat3 323,96 1.163,96 62,44 2 Mat2 178,50 1.342,46 72,02 3 Mat1 148,83 1.491,29 80,00 4 Mat4 71,76 1.563,05 83,85  5  Mat9 97,28 1.660,33 89,07 6 Mat6 71,88 1.732,21 92,92 7 Mat10 64,80 1.797,01 96,40  8  Mat8 31,92   1.828,93  98,11 9 Mat7 35,20 1.864,13 100,00 10 A B C

69 O estoque para os itens: A – devem ser rigorosamente controlados
Curva ABC O estoque para os itens: A – devem ser rigorosamente controlados B - controle intermediária C - controles simples

70 Com a quantificação é possível determinar o CICLO DE VIDA dos produtos
tempo demanda introdução crescimento maturidade descontinuidade

71 O ciclo de vida interfere na política de estoques
produtos inovadores (estoques de curto prazo) produtos commodities (estoques de longo prazo)

72 O ciclo de vida interfere na política de estoques
FOCO NO TRANSPORTE FOCO NO ESTOQUE

73 Velocidade de penetração nas classes sociais
Ciclo de vida X capilaridade nas camadas sociais Velocidade de penetração nas classes sociais Preço Ciclo de vida A B C D Escala de produção Classe social

74 Ciclo de vida X ABC w p r s w p r s Ciclo de vida r p s w demanda
produtos A B C w p r s lucro produtos A B C w p r s Ciclo de vida r p s w

75 Análise da capacidade produtiva
Podemos fazer as seguintes considerações para a capacidade produtiva: Produto Fase do ciclo de vida Tipo de demanda ABC Lucro ABC Demanda produção Política de estoque W Introdução Elástica A C Flexível Enxuto P Crescimento B Pouco Rígida Médio R Maturidade Elástico S Inelástico Alto


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