A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA."— Transcrição da apresentação:

1 CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA

2 INTRODUÇÃO Este projeto, com base nos estudos de Walter Benjamin sobre a perda do narrador das narrativas tradicionais e clássicas, tem a intenção de resgatar e ao mesmo tempo fazer presente uma tradição de nossa identidade cultural que no decorrer dos processos de modernização acabaram se perdendo. Este projeto tem como objetivo resgatar nos alunos o prazer de ouvir e contar as aventuras vividas em alto mar.

3 INTRODUÇÃO Os moradores do bairro da Ribeira têm como principal atividade sócio-econômica a pesca, trazendo para o contexto cultural narrativas sobre o mar e suas aventuras neste. Visto que o Colégio Presidente Costa e Silva está inserido nessa realidade sócio-cultural, este projeto busca uma melhor adaptação e interação entre a escola e a comunidade.

4 INTRODUÇÃO Onde? Colégio Estadual Presidente Costa e Silva Para quem?
Alunos do 1º ano do ensino médio. Quanto tempo? Uma unidade.

5 OBJETIVO GERAL Vivenciar a relação cotidiana com a comunidade, promovendo a valorização de suas práticas tradicionais através da atividade de recolhimento e perpetuação dos relatos dos pescadores.

6 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ler e analisar os capítulos do livro A completa verdade sobre as discutidas aventuras do comandante Vasco Moscoso de Aragão, Capitão de Longo Curso de Jorge Amado. Coletar através de entrevistas as histórias dos pescadores da comunidade da Ribeira. Relacionar as histórias encontradas no livro – A completa verdade sobre as discutidas aventuras do comandante Vasco Moscoso de Aragão, Capitão de Longo Curso de Jorge Amado às histórias de pescadores da comunidade. Produzir contos sobre histórias/ aventuras de pescadores/ navegadores partindo dos dados coletados e das informações do livro.

7 CONTEÚDOS Narração Descrição Gênero narrativo (conto)
Produção de texto Ortografia; Pontuação e Acentuação.

8 METODOLOGIA Leitura do livro A completa verdade sobre as discutidas aventuras do comandante Vasco Moscoso de Aragão, Capitão de Longo Curso de Jorge Amado para discussão dos temas em sala de aula. Elaboração de roteiros básicos para o desenvolvimento das entrevistas a serem realizadas pelos mesmos na comunidade de pesca do bairro. Discussão sobre os resultados das entrevistas (exposição dos dados/ histórias coletados pelos alunos).

9 METODOLOGIA Produção de contos versando sobre narrativas de pescadores a partir do que leram, ouviram e entenderam das histórias do mar. Os contos farão parte de um livro elaborado pelos alunos – produto final do projeto.

10 RECURSOS Livro A completa verdade sobre as discutidas aventuras do comandante Vasco Moscoso de Aragão, Capitão de Longo Curso de Jorge Amado. Ficha de entrevista a ser utilizada pelos alunos. Aparelho de som. Televisor. Aparelho DVD.

11 SISTEMA DE AVALIAÇÃO O processo de avaliação será continuado, processual, avaliando não apenas o resultado final como o processo de construção do mesmo que incluirá a observação dos seguintes itens: - Participação - Organização - Criatividade

12 REFERÊNCIAS AMADO, Jorge. A completa verdade sobre as discutidas aventuras do comandante Vasco Moscoso de Aragão, Capitão de Longo Curso. In: Os Velhos Marinheiros. São Paulo: Livraria Martins, 1969. ANGELO, Gilberto Vieira. Disponível em: Acesso: 07/06/2007. BENJAMIN,Walter. O Narrador: considerações sobre a obra de Nicolai Leskov. In: Magia e Técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, p CUNHA, Celso F. da. Gramática da língua portuguesa. Rio de Janeiro: FENAME,

13 REFERÊNCIAS LIMA, Carlos H. da Rocha. Gramática normativa da língua portuguesa. Rio de Janeiro : José Olympio, 1982, 506 p. LUPORINI, Tereza Jussara. Educação patrimonial: projetos para a Educação Básica. In: Revista Brasileira da Faculdade Porto-Alegrense de Ciências e letras. 1999, nº 25. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização, 15.ed. São Paulo: Libertad Editora, p

14 ORALIDADE COMO PRINCÍPIO DE CONSTRUÇÃO NARRATIVA
PLANO DE AULA ORALIDADE COMO PRINCÍPIO DE CONSTRUÇÃO NARRATIVA Escola: Colégio Estadual Presidente Costa e Silva Série: 1º ano do Ensino Médio Professor (as): Aline Fraga, Clarice Pinheiro, Maria Aparecida, Rosemeire Luz. Data: 21/06/2007


Carregar ppt "CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google