Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
... pode copiar, modificar, distribuir tudo
TIC na Educação: ferramenta ou elemento fundante? Maria Helena Bonilla GEC/Faced/Ufba ... pode copiar, modificar, distribuir tudo
2
R E D E poder técnica econômica sujeitos saber
a tecnologia é a sociedade, e a sociedade não pode ser entendida ou representada sem suas ferramentas tecnológicas Castells, 1999 E econômica D E sujeitos saber
3
tecnologias intelectuais
extensão dos sentidos proposições virada conceitual pensamento coletivo tecnologias intelectuais
4
© gec.faced mas.. pode copiar tudo
5
Instrumento/Ferramenta
tecnologias Instrumento/Ferramenta X abaixo a idéia de ferramenta! Fundamento a caminho das comunidades virtuais de aprendizagem © pretto e bonilla mas... pode copiar tudo
6
currículo Instrumento de ensino... recurso didático-pedagógico
capacitação operativa dos profissionais animadoras da velha educação educação continua como está auxiliares evolução dos livros didáticos e dos retroprojetores currículo © maria helena bonilla mas.. pode copiar tudo
7
Educação DE MASSA a distância assimilação-transmissão
nenhuma relação com o local Em muitas práticas pedagógicas que utilizam as tecnologias o coneceito de educação continua sendo o mesmo, só que bem mais potencializado. De um lado os que sabem (transmitindo informação) de outro lado os que não sabem, consumindo as informações que vem de longe... produção centralizada de conteúdos conteúdos padronizados e universais © alessandra assis mas.. pode copiar tudo
8
© gec.faced mas.. pode copiar tudo
9
© pretto e bonilla mas... pode copiar tudo
10
Programas de capacitação
TV Informática Projetos PCNs Vídeo
11
educação bancária?! conceito de pesquisa (com novas tecnologias…)
© nelson pretto mas.. pode copiar tudo
12
"Internet é para fazer pesquisa!"
pesquisa = cópia da rede © bonilla mas.. pode copiar tudo
13
TIC Ambientes virtuais motivação cor complemento
assimilação-transmissão som produção centralizada de conteúdos Em muitas práticas pedagógicas que utilizam as tecnologias o coneceito de educação continua sendo o mesmo, só que bem mais potencializado. De um lado os que sabem (transmitindo informação) de outro lado os que não sabem, consumindo as informações que vem de longe... animações movimento
14
escrita Linguagens na escola? outras? currículo "educativo!"
15
broadcasting presa às velhas concepções a educação alguma diferença?!
Moacyr Lopes Jr./Folha Imagem – folha 12/0999 alguma diferença?! broadcasting © pretto e bonilla mas.. pode copiar tudo
16
redes fluxos
17
possibilidades ampliadas a partir das conexões em rede
Redes & Conexões novas potencialidades possibilidades ampliadas a partir das conexões em rede cada fibra, cada nó, cada servidor na net é parte de mim... transformação radical na educação roy ascott © nelson pretto mas.. pode copiar tudo Imagem copiada de arselectronica 99
18
multiplicação de valores locais
Conexões Redes valores locais e não locais presentes visibilidade diferenças regionais multiplicação de valores locais fortalecimento As TICs tornaram-se elementos de uma explosão e multiplicação generalizada de visões de mundo
19
elemento carregado de conteúdo
TIC elemento carregado de conteúdo Rompimento de fronteiras entre as áreas do conhecimento estruturantes redes relações horizontais racionalidade complexa representante de novas formas de pensar, sentir e agir
20
produção e distribuição de palavras,
sistema de comunicação listas de discussão @ w w w produção e distribuição de palavras, sons e imagens de nossa cultura
21
comunidades de aprendizagem
novos coletivos novos hábitos, valores, costumes e comportamentos relações intelectuais, sociais e afetivas horizontalidade virtuais comunidades de aprendizagem presenciais auto-organização membros promovem trocas interativas, discutem, trocam informações, constroem conhecimentos formação de inteligências coletivas © maria helena bonilla mas.. pode copiar tudo
22
inteligência coletiva
aprendizagem recíproca de todos LINC - PUCSP reconhecimento e enriquecimento mútuo das pessoas trabalho coletivo e coolaborativo inteligência distribuída por toda parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real, que resulta em uma mobilização efetiva das competências cada integrante (ou nó) contribui para o enriquecimento de todo o grupo, o que potencializa processos horizontais, possibilita a construção de lugares e territórios onde aprende-se, coletivamente, a conviver com outras culturas (Lévy, 1998)
23
Metáfora para a educação
hipertexto... Hipertexto mental rizoma Metáfora para a educação
24
co-criação mais comunicacional interatividade participação intervenção
obra aberta interatividade O Parangolé, escultura móvel criada pelo artista plástico Hélio Oiticica bidirecionalidade permutabilidade hibridação potencialidade
25
currículo se faz na escola!
currículo hipertextual desenho de Nelson Pretto currículo se faz na escola! © gec.faced mas.. pode copiar tudo
26
comunidades de aprendizagem
formação TIC como estruturante inicial continuada comunidades de aprendizagem "novas educações"
27
NOVAS redes de ensino-aprendizagem
Revolução Cognitiva NOVA Sala de aula... Na sala de aula interativa a aprendizagem se faz com a dialógica que associa emissão e recepção como pólos antagônicos e complementares na co-criação da comunicação e da aprendizagem. Marco Silva, fev/2003 NOVAS redes de ensino-aprendizagem © alessandra assis mas.. pode copiar tudo
28
possibilidades transbordamento @ sociais pedagógicas culturais
Caio\df 14:54:06 reservadamente fala com Tânia - É muito bom saber que nossa cidade esta sendo bem cuidada, sou de Ijui mas estou morando em Brasília... Doctor Doom...® 14:54:20 fala com mabs Hummmm......de que escola vcs sao???? Fernanda 14:54:26 fala com Caio\df Eu tenho 12 e estamos falando de um filme que assistimos possibilidades sociais transbordamento pedagógicas culturais tecnológicas @ políticas científicas © maria helena bonilla mas.. pode copiar tudo
29
mundo escola
30
Democratização do uso... Fonte: Nelson Pretto
31
organização aprendente
relações se configuram em/nas densas redes de colaboração entre todos os membros da instituição projeto conjunto organização aprendente gerar respostas criativas e transformadoras aprender continuamente
32
Maria Helena Silveira Bonilla
fone: (71)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.