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Desastres e desenvolvimento

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Apresentação em tema: "Desastres e desenvolvimento"— Transcrição da apresentação:

1 Desastres e desenvolvimento

2 Projecto Esfera e o ciclo de projectos
Competências políticas, sociais e princípios humanitários Projecto Esfera e o ciclo de projectos Universidade Técnica de Moçambique Maputo 4 a 8 de Maio de 2009 Ivete Dengo, CVM, Maputo e Moisés Inguane, CVM, Maputo

3 O Contexto e o Ciclo de Projectos
Trabalho de grupo

4 O Ciclo de Projectos Desastre Monitoria Redesenho Avaliação Análise
Avaliação final Desenho do Plano Redesenho Implementação

5 O Uso do Esfera na Avaliação

6 O processo de monitoria e avaliação
Identificação de informação, necessidades e recursos colecta de informação Desenho e modificação da resposta Relatório das conclusões Análise e interpretação

7 Secção 1: Norma de Análise
Norma de Análise 1: Avaliação Antes que alguma decisão seja tomada, deve existir um demonstrado entendimento da situação sectoral básica e das condições que podem criar risco( de um problema sectoral específico. Vide capítulos 1-5 do livro Esfera

8 Indicadores ‘Sinais’ que permitem verificar se a norma foi cumprida. Constituem um meio de avaliar e dar o impacto, ou os resultados dos programas, bem como a eficácia do processo, ou métodos, utilizados. Os indicadores podem ser qualitativos ou quantitativos.

9 Planificação do programa
O Planificação programa devia ser um esforço coordenado, para criar uma estratégia que resulte em impactos desejados- uma vida com dignidade para todos os participantes do mesmo.

10 Uma Ferramenta de Coordenação
Folha de identificação de falhas Tracing Necessidades Comunidade Local R E C U S O Serviços Public Governo Estatal Doador 1 Cruz Vermelha ONG 1 PMA

11 Sumário Determinação de actividades,
Selecção e justificação de indicadores Determinação do nível de resposta Clarificação sobre aquilo que o programa pode atingir, Uma linguagem comum facilita a coordenação.

12 Monitoria Um processo contínuo e sistemático de recolha, colecta, medição, análise e comunicação de informação para sustentar as responsabilidades dos gestores.

13 Que informação? Do progresso da implementação do projecto
Desenvolvimentos no ambiente do projecto Análise da interação entre o projecto e o ambiente

14 Princípios orientadores da monitoria
Focaliza na informação mínima necessária para cada nível de responsabilidade Inclue todas formas de comunicação: verbal, escrita, formal e informal Usa mótodos participativos A Recepção de informação cria uma obrigação de acção em termos operacionais e estratégicos

15 Avaliação Um exame sistemático e imparcial das acções humanitárias, com vista à retirada de lições para melhorar as políticas e práticas e realçar a transparência

16 SMART Specific Específico Measurable Mensurável Attainable Alcançável
Relevant Relevante Time-bound Dentro do Tempo

17 Operacionalizando indicadores
Donde colectar a informação Quem vai colectar Quando será colectada e com que frequência Como a informação será colectada e guardada Quem vai analisar a informação Como será reportada Como as decisões manageriais serão tomadas baseadas nos relatórios de monitoria?

18 Para além do Ciclo de Projecto

19 10 Questões de desempenho
Recursos Humanos Prontidão Coordenação Participação e capacitação institucional Estratégias Locais Igualdade de género Direccionado Alívio para o Desenvolvimento Protecção Planificação baseado nos Resultados

20 Barreiras para a coordenação
Competição por recursos Ameaça de autonomia Muitas Organizações Diferentes medidas de sucesso

21 O que é prestação de contas
“A responsabilidade para demonstrar aos parceiros, sobretudo àqueles afectados pelos desastres que a assistência humanitária respeita à normas estabelecidas” (Sphere 2000)

22 Obrigado pela vossa atenção


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