A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Arte Trabalho realizado por: ♦ Maria Gonçalves Nº15

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Arte Trabalho realizado por: ♦ Maria Gonçalves Nº15"— Transcrição da apresentação:

1 A Arte Trabalho realizado por: ♦ Maria Gonçalves Nº15
♦ Patrícia Bandeiras Nº18 ♦ Patrícia Ganhão Nº19

2 O que é a Arte? A arte pode ser definida como aquilo que não é relacionado directamente à sobrevivência ou à reprodução, mesmo que reflicta algo sobre essas questões, portanto, sendo desenvolvida apenas quando essas duas primeiras questões estão resolvidas; É criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que se sintetizam as suas emoções, a sua história, os seus sentimentos e a sua cultura; É um conjunto de procedimentos que utilizados para realizar obras, e o qual aplicamos os nossos conhecimentos; Apresenta-se sobre variadas formas (cinema, música, teatro, etc.); Pode ser vista ou percebida pelo Homem de 3 maneiras: Visualizadas, ouvidas ou mistas (audiovisuais).

3 . Quem faz Arte? O Homem criou objectos para satisfazer as suas necessidades práticas, e outros para serem interessantes ou possuírem carácter instrutivo; O Homem cria a arte como um meio de vida, para que o mundo saiba o que pensa, para divulgar as suas crenças (ou as de outros), para estimular e distrair a si mesmo e aos outros, para explorar novas formas de olhar e interpretar objectivos e cenas.

4 . O que é um estilo de Arte? Estilo é como o trabalho se mostra, depois de o artista ter tomado as suas decisões. Cada artista possui um estilo único; Os artistas e as pessoas que registam as mudanças na forma de se fazer arte, no caso os críticos e historiadores, costumam classificá-las por categorias e “rotulá-las”. É um procedimento comum na arte ocidental (Ex.: Renascimento, Impressionismo, Cubismo, Surrealismo; etc.)

5 . O que é uma obra de Arte? Deduzir a distinção entre um objecto artístico e um outro que não o é; Entender o poder de uma obra de arte, isto é, o que ela pode provocar nas pessoas; Destacar uma obra de arte de uma entidade pertencente à natureza enquanto tal; Alcançar a necessidade da arte; Entender que o Homem age artisticamente; Distinguir a forma do conteúdo de uma obra de arte; Determinar o valor da forma e do conteúdo das obras de arte.

6 Alguns tipos de arte: Arquitectura; Artes Cénicas; Artes Plásticas;
Artes visuais e de design; Escultura; Literatura (Poesia e Prosa); Música.

7 Arquitectura A arquitectura é a arte ou técnica de projectar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano; Como actividade humana, a arquitectura, existe desde que o Homem passou a abrigar-se das tempestades; Uma definição mais precisa da área envolve todo o design do ambiente construído pelo Homem, o que engloba desde o desenho do mobiliário (desenho industrial) até ao desenho da paisagem (paisagismo) e da cidade (urbanismo), passando pelo desenho dos edifícios e construções (considerada a actividade mais comum dos arquitectos); É possível descrever a arquitectura de acordo com a sua matéria prima – o espaço, ou para ser mais específico o espaço interno.

8 Artes cénicas Teatro; Ópera; Dança; Cinema;
Artes cénicas são todas aquelas que se desenvolvem num palco. As artes cénicas dividem-se em: Teatro; Ópera; Dança; Cinema; Música: A música quando executada ao vivo, também pode ser considerada arte cénica, mas é de certo modo secundária, por não exigir um palco para a sua fruição;

9 Artes Cénicas Teatro:O teatro é uma arte em que um actor ou conjunto de actores representam uma história ou actividades que têm como objectivo despertar sentimentos na audiência; Ópera: Ópera é um género artístico que consiste num drama lírico, inteiramente cantado, realizado num Teatro com cenários e guarda-roupa; Dança: A dança é uma forma de expressão artística de sentimentos e ideias através do movimento corporal. Na maior parte dos casos, a dança é acompanhada por música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela; ● Cinema: O Cinema é a técnica de projectar fotogramas de forma rápida e sucessiva (actualmente 24 fotogramas por segundo) para criar a impressão de movimento. Chamado de Sétima Arte, o Cinema é possível graças à invenção do cinematógrafo pelos Irmãos Lumière em 28 de dezembro de 1895, em Lyon, sudeste da França, quando filmaram a saída de operários de uma fábrica.

10 Artes Plásticas As chamadas Artes Plásticas ou Belas-Artes são as técnicas de produção artísticas que manipulam materiais para construir formas e imagens dentro de uma concepção estética de belo (ou mesmo em oposição dela) em um dado momento histórico. As “Artes Plásticas” não são nada mais que a capacidade de moldar, modificar, reestruturar os mais diversos materiais na tentativa de conceber e divulgar os nossos sentimentos e, principalmente, as nossas ideias. È a essência do plástico. Um material inicialmente líquido que se pode transformar em qualquer tipo de utensílio, objecto, peça ou componente, necessitando apenas, neste processo, da criatividade não só de conceber o objecto em si, mas também do processo de produção do mesmo.

11 Artes Visuais ou de Design
A área das artes visuais e design é extremamente ampla. Abrange, essencialmente, qualquer forma de Arte visível (apesar de restar certa dúvida sobre se desenhos feitos com tinta invisível, quando não é revelada, seriam ou não exemplos de arte "visual"), excluindo a interpretação humana. As artes visuais e gráficas estão relacionadas com inúmeras formas de arte, como a fotografia (técnica de gravação por meios químicos, mecânicos ou digitais, de uma imagem numa camada de material sensível à exposição luminosa), o design gráfico (arte aplicada) de arranjar imagem, texto e elementos perceptíveis aos sentidos humanos para comunicar uma mensagem), o desenho (processo pelo qual uma superfície é marcada aplicando-se sobre ela a pressão de uma ferramenta e movendo-a, de forma a surgirem pontos, linhas e formas planas, resultando deste processo o chamada desenho, Quando esta composição possui uma certa intenção estética, o desenho passa a ser considerado um suporte artístico) e até o banda desenhada (forma de arte sequencial que conjuga texto e imagens com o objectivo de narrar histórias dos mais variados géneros e estilos).

12 Escultura Escultura é uma arte que representa imagens plásticas em relevo total ou parcial. Existem várias técnicas de trabalhar os materiais, como a cinzelação, a fundição, a moldagem ou a aglomeração de partículas para a criação de um objecto. A escultura é particularmente difícil de definir, situa-se algures entre arquitectura e a pintura. Por um lado, trata das formas estáveis no espaço, como a arquitectura. Por outro, abre-se à representação e ao simbolismo, à arte da imitação, como a pintura.

13 Literatura (prosa & poesia)
Talvez mais produtivo do que tentar definir Literatura seja encontrar um caminho para decidir o que torna um texto literário. A definição de literatura está associada à ideia de estética, ou melhor, da ocorrência de algum procedimento estético. Um texto seria, portanto, aquele que consegue produzir um efeito estético; a própria natureza do carácter estético, contudo, reconduz à dificuldade de elaborar alguma definição verdadeiramente estável para o texto literário. Há várias formas literárias, como por exemplo a Poesia, provavelmente a mais antiga das formas literárias, consiste no arranjo harmónico das palavras, organizando-se em versos e a Prosa, é o nome que se dá à forma de um texto escrito em parágrafos, sem divisões rítmicas, nem muita preocupação com os elementos sonoro. Pode designar um tipo de conteúdo (como por exemplo, um livro técnico, um romance, etc.)

14 Música A música é a arte e a ciência de combinar os sons e reproduzir sons; Um dos poucos consensos relativos à música é que ela consiste em uma combinação de sons e de silêncios que se desenvolvem ao longo do tempo. Neste sentido engloba toda combinação de elementos sonoros destinados a serem percebidos pela audição. Isso inclui variações nas características do som (altura, duração, intensidade e timbre) que podem ocorrer sequencialmente (ritmo e melodia) ou simultaneamente (harmonia).

15 . . FIM!!!


Carregar ppt "A Arte Trabalho realizado por: ♦ Maria Gonçalves Nº15"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google