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A Rede Em Rede: A Formação Continuada na Educação Infantil

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Apresentação em tema: "A Rede Em Rede: A Formação Continuada na Educação Infantil"— Transcrição da apresentação:

1 A Rede Em Rede: A Formação Continuada na Educação Infantil
Secretaria Municipal De Educação DOT Educação Infantil

2 Readequação da Proposta
Demandas apresentadas pelas CEs: Ampliação do atendimento para 100% das UEs; Inviabilidade da proposta em função da realidade geográfica das regiões: os pólos apresentados poderiam inviabilizar a operacionalização da proposta; Reivindicação da CEs quanto à participação no processo de formação.

3 Readequação da Proposta
Demandas das CEs Nova proposta da DOT EI: Formação de 26 grupos de CPs Assim atingiremos a meta de 100% dos CPs já em 2006 Coordenação dos Grupos : 21 grupos coordenados pelos formadores das CEs + 5 grupos coordenados pelos formadores da DOT-EI Supervisão dos grupos: A equipe de DOT EI assume, em parceria com a assessoria, a supervisão de todos os grupos coordenados pelas CEs

4 Objetivos Fortalecer o papel das DOTs Pedagógicas das CEs
Apoiar a tarefa dos trios gestores de elaborar e implementar projetos locais de formação continuada de professores em todas as unidades educacionais, cada especialista a partir das especificidades de sua função Fortalecer o papel do CP na formação continuada dos professores e das comunidades educativas Aperfeiçoar o trabalho pedagógico desenvolvido Criar referências para a organização de rotinas pedagógicas

5 Oferecer formação para
Meta 2006 Oferecer formação para 100 % dos CPs de CEIs e EMEIs

6 Estratégia Criação de uma Rede de Formação Continuada de Educação Infantil, de caráter descentralizado em sua execução e integrado em sua concepção, que articule os esforços da DOT EI e das CEs na formação continuada das comunidades educativas a partir das orientações expressas pela DOT

7 A Rede de Formação : Os Coordenadores em Ação
Formação da rede: A rede será formada a partir dos CEIs e EMEIS, representados por seus CPs e Diretores, apoiados pelas CEs (Supervisores e Técnicos) e sustentados pelas orientações de DOT

8 Quem participará? Como se expande?
Coordenadores Pedagógicos de CEIs e EMEIs que aderirem ao programa de formação, desde que atendam às condições de inscrição Como se expande? Em três fases, de 2006 a 2008, articuladas entre si, oferecendo diferentes oportunidades de interlocução aos participantes

9 Princípios do trabalho
Concepção de formação profissional: apropriação pelo sujeito de formas de sentir, pensar e agir em situações criadas no ambiente onde a profissão é exercida e de formas de atribuir significados ao processo de formação. Valorização do CP na posição de estudioso e de especialista na área: criar oportunidades para o CP desenvolver competências para estudar, criar novas práticas e formar conceitos, opiniões fundamentadas e atitudes de promoção humana. Formação ao redor de um eixo temático que articule o trabalho nas UEs

10 Princípios do trabalho
Metodologia de formação visa ampliar a experiência de formação que os CPs já realizam em suas unidades. Além disso o processo de formação dos CPs deve enriquecer o ambiente das UEs. Valorização das linguagens infantis como instrumentos culturalmente elaborados e como seu desenvolvimento pode se beneficiar do contacto com modelos que são familiares à criança. Apoio do Diretor e do Supervisorcontinuidade do trabalho com os Trios Gestores.

11 Fase 1 Apropriação 18 encontros
Constituição dos Grupos (CPs e formadores) Coordenação: DOT EI e CEs Supervisão: DOT EI Focos Conteúdos básicos da EI e instrumentos do CP Temáticas Tempos e espaços para o trabalho com as linguagens nos CEIs e EMEIs O CP como formador local e seus instrumentos de trabalho

12 O CP como formador local e seus instrumentos de trabalho
O CP como parceiro mais experiente no reconhecimento das práticas e concepções presentes no cotidiano do CEI e da EMEI O CP e o debate de idéias pedagógicas na formação dos professores A mediação do coordenador pedagógico na concepção, organização e manutenção dos ambientes de CEIs e EMEIs

13 Os diferentes tipos de registro na formação do professor
O planejamento dos professores e a mediação do coordenador pedagógico A observação dos ambientes de aprendizagem e a devolutiva aos professores A elaboração de planos de formação de professores

14 Introdução às idéias e conceitos presentes na educação infantil
Educar e cuidar: por que a educação infantil passou a tratar desses dois conceitos de modo integrado? Aprendizagem e desenvolvimento O que significa ensinar na educação infantil Rotina: espelho das concepções⇨ atividades permanentes, seqüenciais e projetos

15 Tempo e espaço para viver, crescer e aprender
Um olhar formativo para a questão dos ambientes nos CEIs e EMEIs As diferenças entre espaço e ambientes Princípios da organização de ambientes de qualidade Critérios para a organização dos espaços Critérios para a organização de materiais Critérios para a organização do tempo

16 Infância, cultura e a brincadeira no CEI e na EMEI
Jogo, brincadeira e faz-de-conta Os jogos de imitação Da imitação à representação O faz-de-conta e as narrativas infantis

17 A comunicação no CEI e na EMEI
Avaliação e diagnóstico como instrumentos para o planejamento do professor: Os materiais disponíveis As interações Referências para a organização do tempo e do espaço

18 Um olhar formativo no planejamento de um trabalho com diferentes linguagens:
comunicação e expressão gestual; ambientes comunicativos de crianças de 0 a 2 anos a comunicação verbal e os primeiros jogos de imitação as palavras: a brincadeira cantada e outros textos de tradição oral e seu papel no jogo, na brincadeira e nos processos de letramento da criança a roda de conversa e as situações informais de comunicação apropriação da leitura e da escrita a roda de histórias: o papel da leitura cotidiana na infância

19 Criação plástica e visual
Os fazeres dos bebês A gestualidade do bebê e as primeiras marcas gráficas O papel da garatuja no percurso de criação infantil A questão dos modelos e o do desenho livre Propostas e intervenções do professor

20 A dança e a música: os fazeres musicais
Os primeiros sons do mundo e a musicalidade entre os bebês Música e movimento, uma relação delicada A questão dos modelos e do repertório musical que se apresenta às crianças A escuta e a criação musical na infância Propostas e intervenções do professor

21 Fase Aprofundamento Após a primeira fase os Coordenadores poderão elaborar um projeto de formação de professores, em parceria com a sua CE, que aprofunde os conteúdos trabalhados na Fase 1.

22 Fase 3 Criação Partilhada
Realização, apresentação, debate de projetos inter-unidades de trabalho com as diferentes linguagens com as crianças de CEIs e EMEIs

23 As primeiras ações: DOT EI e CEs
Organização da rede: divulgação da formação, inscrições, seleção de locais, elaboração/ organização dos materiais de apoio... Apoio dos representantes das CEs aos CPs através da articulação dos Trios Gestores

24 Ações complementares Divulgação das produções realizadas na formação: vídeos, periódicos, portal... Grandes encontros de formação do Trio Gestor, de acordo com os conteúdos desenvolvidos nos módulos: seminários, congressos...

25 Ações das CEs Promover o relacionamento com e entre as Unidades: investimento nos Trios Gestores Participar das reuniões de planejamento e supervisão na DOT EI formadores* das CEs Discutir com a DOT EI as condições para inscrição dos CPs: freqüência, tarefas, estudo... Implementar a infra estrutura regional Disponibilizar os materiais necessários para a formação: reproduções, fitas...

26 Formadores das CEs Ter, preferencialmente, participado dos grupos de Gestão Pedagógica e/ ou dos Grupos de Trabalho de DOT EI Ter disponibilidade de tempo para realizar a formação, participar das reuniões e assessorias em DOT EI e elaborar os relatórios necessários.

27 Materiais de apoio Documento elaborado com participação de representantes das CEs  Tempos e Espaços para a Infância e suas Linguagens nos CEIs, Creches e EMEIs Conjunto do ADI Magistério: cadernos e vídeos Fichário de 2 furos Roteiros de estudo e formação: apoio à ação formativa dos CPs, alimentando seus projetos de trabalho nos CEIs e EMEIs Banco de referências bibliográficas e de assessorias

28 Ações da DOT EI Gerenciamento da proposta Planejamento Supervisão
Diretrizes Conteúdos Planejamento Pautas (2 momentos) Organização dos encontros de formação Supervisão

29 2006 Quadro de Distribuição
PÓLO UNIDADES EDUCACIONAIS TOTAL % CEI EMEI FORMADORES TOTALIZAÇÃO 803 100 336 467 100% 66 44 30 43 2 3 4 5 7 8 73 25 16 41 13 SÃO MATEUS 28 26 56 12 GUAIANASES 39 37 76 11 SÃO MIGUEL PTA. 22 40 62 10 ITAQUERA 32 46 78 9 PENHA 27 52 18 SANTO AMARO CAPELA DO SOCORRO 83 6 CAMPO LIMPO PIRITUBA BUTANTÃ 31 FÓ/BRASILANDIA 47 JAÇANÃ/TREMEMBÉ 61 24 65 1 IPIRANGA

30 2006 Calendário MÊS FEVEREIRO 14 21 MARÇO 7 - 21 14 - 28 ABRIL 04 - 18
MAIO 9 - 23 JUNHO AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO 18 ENCONTROS MÊS


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