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GESTÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL NO SERPRO

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Apresentação em tema: "GESTÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL NO SERPRO"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL NO SERPRO
Título José Alberto C. da C. Cadais abril/2002

2 Contexto Empresarial 94% das companhias consideram a gestão do conhecimento estratégico para seus processos empresariais de TI; capturam em média somente cerca de 45% de seu capital intelectual; 36% das companhias têm políticas formais para o compartilhamento do patrimônio de conhecimento; e um número ainda menor tem políticas formais para capturar esse patrimônio; 66% diz que o maior desafio é modificar o comportamento dos funcionários e 62% vão gastar mais em gerenciamento do conhecimento do que gastaram no ano passado Fonte: INFORMATIONWEEK - Pesquisa com 200 gerentes de tecnologia da informação de empresas americanas - 01/06/2000

3 Conhecimento tem mesmo valor ?
Os computadores ficaram vezes mais baratos nos últimos 30 anos; nessa mesma escala, hoje um veículo “Classe A” da Mercedes Benz custaria em torno de 2 dólares; Fonte: Gestão da Empresa na Sociedade do Conhecimento Marcos Cavalcanti, Elisabeth Gomes e André Pereira

4 Conhecimento tem mesmo valor ?
No Brasil, considerando-se o critério peso,a exportação em 2000 foi de 55 bilhões de dólares (recorde), ou seja, 220 dólares a tonelada. O valor médio da tonelada dos importados, no Brasil, passou de 329 dólares em 1993 para 600 dólares em 2000 (valorização dos intangíveis);

5 Conhecimento tem mesmo valor ?
A Netscape, no primeiro dia na Nasdaq, foi cotada a 3 bilhões de dólares, tendo um faturamento à época de apenas 17 milhões (valorização de 176 vezes);

6 Conhecimento tem mesmo valor ?
-Em 2000 mais de 55% da riqueza mundial era proveniente de “intangíveis; -Exportações de intangíveis” dos E.U.A.: em 1974 = 3%; em 2000 = 17%;

7 Imobilizado x conhecimento no Serpro
Fonte: Balanços contábeis do Serpro

8 A produção de informação
Produzimos mais dados e informações do que somos capazes de sintetizar... e assimilar. Um dos maiores problemas que enfrentamos hoje não é a falta, mas o excesso de informações e a sua organização...

9 Histórico Empresarial- Fases
Dado . Os primeiros computadores do SERPRO (1965) . Criação do CTI - Centro de Tratamento de Informações (1971) . Ambiente para Desenvolvimento de sistemas (1975) . Os primeiros sistemas On-Line (1976/1977) . O potencial computacional do SERPRO no início dos anos 80 . A implantação de grandes sistemas On-line (SIAFI e SISCOMEX) . A revolução da Internet (final dos anos 90)-Publicidade Informação . Uso da internet como provedor de serviços(nova economia) . Iniciativas para integração de sistemas . Uso de Ferramenta DW, GED, WORKFLOW, IA . E-gov, Portal de Compras, Receitanet, valor agregado . Uso de Portais Conhecimento

10 O advento da globalização
eliminação das fronteiras eliminação das barreiras comerciais aumento da concorrência maior competitividade mais inovação em menos tempo

11 A massificação da Internet
acesso global à informação fácil acesso às informações informais democratização do acesso à informação trabalho virtual x empresa virtual comércio eletrônico governo eletrônico espionagem eletrônica

12 A Tecnologia da Informação (TI)
Mudança na relação espaço x tempo decisões em tempo real eliminação das fronteiras mais fácil acesso à informação agregação de valor à informação (TI)

13 A “virtualização” da Economia
empresas/órgãos virtuais ativos intangíveis capital intelectual produtos mais complexos mais conhecimento multidisciplinar agregado desmaterialização das empresas maior participação dos ativos intangíveis

14 A Sociedade do Conhecimento
Inversão no valor dos insumos da produção capital conhecimento energia matéria-prima

15 Inteligência Competitiva
Monitoramento sistemático do ambiente externo da organização, que visa captar, analisar e agregar valor às INFORMAÇÕES, com finalidades estratégicas.

16 Tecnologia da Informação & Gestão do Conhecimento
Passado: foco na disseminação da informação Futuro: foco no uso da informação para tomada de decisão e geração de conhecimento “Uma pessoa pode até receber mais informações graças à tecnologia, mas se não possuir as capacidades necessárias para aproveita-las, não adianta.” (Peter Senge)

17 MUDANÇA DE PARADIGMA Fonte: 1997 Corporate University Xchange, Inc

18 Principais Barreiras A cultura organizacional
A natureza do Conhecimento como ativo intangível A dificuldade em mensurar o valor do conhecimento A necessidade de compartilhamento (sinergia) O “mercado” do conhecimento A “transferência” do conhecimento Os critérios diferenciados de reconhecimento A velocidade das mudanças

19 POR QUE O SERPRO PRECISA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO (GCO) ?
Para garantir a continuidade dos negócios Melhorar a qualidade dos serviços Para reduzir o impacto da movimentação de pessoas: desligamentos da empresa novas contratações mobilidade entre áreas Para facilitar a aprendizagem organizacional Para aumentar a produtividade Para criar novas competências e gerar novos negócios

20 RAMO DE NEGÓCIO : C O N H E C I M E N T O INFORMAÇÃO TECNOLOGIA DA
FINANÇAS PÚBLICAS E SISTEMAS ESTRUTURADORES C O N H E C I M E N T O

21 GESTÃO DO CONHECIMENTO
ESTRATÉGICO ESTRATÉGIA EMPRESARIAL DO SERPRO PROCESSOS PRODUTOS SERVIÇOS PARCEIROS/ FORNECEDORES RELACIONAMENTO COM CLIENTES

22 ESTRATÉGIA DE IMPLANTAÇÃO DA GCO NO SERPRO
I. COMITÊ DE REPRESENTANTES GCO DAS UGs II. POLÍTICA SERPRO DE GCO III. PRÁTICAS GCO NO SERPRO IV. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL GCO V. PÓS-GRADUAÇÃO EM GECIE VI. ADEQUAÇÕES DAS NORMAS EMPRESARIAIS VII. MIGRAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA O PORTAL

23 Estratégia Empresarial Políticas corporativas
Conhecimento e aprendizagem organizacional; Gerenciamento estratégico; Logística, organização e estrutura; Pessoas e comunicação interna; Relacionamento com os clientes e comunicação externa; Relacionamento com os fornecedores; Segurança no negócio; Tecnologia da informação; e Qualidade Empresarial.

24 Política de conhecimento e aprendizagem organizacional
Preservar o conhecimento organizacional e facilitar seu compartilhamento e reutilização; Promover a criação de conhecimento como vocação natural ; Mapear e desenvolver as competências necessárias aos negócios; Definir os perfis profissionais necessários às áreas de atuação; Assegurar a propriedade intelectual do conhecimento organizacional; Promover e incentivar a aprendizagem organizacional; Executar a gestão do Capital Intelectual e Humano e valoriza-lo; e Manter solução corporativa de tecnologia da informação como suporte à GCO.

25 PRÁTICAS DE GCO NO SERPRO
1. COMUNIDADES SERPRO DE CONHECIMENTO (Comunidades de Prática) 2. MAPEAMENTO E GESTÃO DE COMPETÊNCIAS Competências Institucionais X Competências Individuais (Árvore Serpro de Conhecimentos) X (Currículos dos Empregados) SISTEMA PERFIL 3. ENSINO A DISTÂNCIA Sistemática + Ambiente de TI

26 6. PROPRIEDADE INTELECTUAL
....PRÁTICAS DE GCO NO SERPRO 4. MELHORES PRÁTICAS DO PSQ Sistematização: Setorial ==> Corporativa 5. CAPACITAÇÃO DE MULTIPLICADORES 6. PROPRIEDADE INTELECTUAL 7. MAPEAMENTO DE CONHECIMENTOS (Base Serpro de Conhecimentos) 8. PORTAL CORPORATIVO SERPRO

27 Árvore do conhecimento
Macro Procesos; 25 Temas empresariais; 158 Ramos de conhecimentos e 1258 Assuntos…..

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29

30 Comunicação Empresarial Serviços e Aplicações Colaboração
Competências Comunicação Empresarial Serviços e Aplicações Colaboração

31 Portal Serpro Síntese das práticas de GCO
Mapeamento e gestão de competência -Sistema Perfil(individual) -Árvore estruturada (institucional) -Perfis profissionais. -Lideranças Mapeamento e gestão de conteúdo -Processo, produtos, cliente e parceiros. Colaboração -Correspondências formal e informal, -Aplicativos, -Base Serpro Melhores práticas -PSQ -Base -Sistematização Portal Serpro Comunidades: -Fóruns, chats e base Educação corporativa : e presencial -Pós-graduações, atendimento, desenvolvimento, lideranças, conteúdos, Negócio,...

32 Vantagens do Portal Nova tecnologia: não é site;
“logon” único Tornar o desktop da empresa Rapidez de acesso aos sistemas legados Acesso seguro e controlado (certificação digital e níveis de acesso definidos) Personalização para o usuário; Ambiente de colaboração; Descentralização na alimentação; Substituição das páginas web internas (Intranet) Nova tecnologia: não é site; Custo tecnológico entre 50 mil e alguns milhões de dólares; Integração de diferentes plataformas tecnológicas; Facilidade de buscas/pesquisas; Acesso de alta segurança

33 José Alberto C. da C. Cadais
Obrigado José Alberto C. da C. Cadais abril/2002


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