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PublicouMirella Da Ponte Alterado mais de 10 anos atrás
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Criação: Estudo apologético (FERREIRA&MYATT, págs. 246-249)
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As religiões ex nihilo As religiões que têm raízes no animismo e no panteísmo sofrem dos mesmo problemas. (vídeo Adauto)
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Acreditam na existência de um ser primevo, caótico e impessoal, do qual Deus, ou melhor, os deuses emergiram. Depois os deuses lutaram contra o caos e organizaram o mundo. Assim, a idéia da emanação que se encontra na filosofia grega antiga, no gnosticismo e no candomblé, põe o impessoal acima do pessoal, rejeitando as Escrituras.
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O mormonismo reduz o ato da criação apenas à organização da matéria que existia desde a eternidade.
O naturalismo filosófico entende que a criação do universo se deu por forças impessoais e indeterminadas.
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Outros problemas com esta interpretação da criação
A prioridade do impessoal não explica o desenvolvimento da pessoalidade, nem nos deuses das religiões, nem no ser humano. A presença de forças que nem Deus, nem o ser humano, conseguem dominar completamente.
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“Um princípio impessoal não oferece explicações racionais para nossa existência, e não é adequado para dar verdadeiro valor à criação” (p.287).
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“Elevar a criação acima do Criador desonra tanto a criação quanto aquele que a criou” (p.287).
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Se ele fosse um naturalista? Como convencê-lo do criacionismo?
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O naturalismo e o criacionismo
A controvérsia entre o ateísmo e o cristianismo encontra sua principal fonte de tensão na questão das origens /.../ Se for demonstrado que existem elementos na criação que necessariamente exigem o trabalho de um ser inteligente, o ateísmo será bastante enfraquecido.
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O DNA como repositório de informações vastas, de alta complexidade.
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Michael Behe, bioquímico norte-americano (1952).
Michael Behe argumenta que as estruturas das células contêm pequenas máquinas moleculares que têm a qualidade de serem irredutivelmente complexas. Ou seja, elas possuem “um sistema único composto de várias partes compatíveis, que interagem entre si e que contribuem para sua função básica, caso em que a remoção de uma das partes faria com que o sistema deixasse de funcionar de forma eficiente. Michael Behe, bioquímico norte-americano (1952).
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Era o mais famoso astrônomo do mundo.
Clinton Richard Dawkins (1941), zoólogo, etólogo, evolucionista e popular escritor de divulgação científica britânica. Natural do Quênia, professor de Oxford. Carl Sagan ( ) Era o mais famoso astrônomo do mundo.
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Segundo Franklin Ferreira, para eles, a noção de Deus é excluída por motivos filosóficos, antes de começar a discussão. Sendo assim, a melhor abordagem é atacar as raízes filosóficas do ateísmo, e demonstrar como ele, logicamente, desemboca em irracionalidade e ceticismo (p.289).
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Evolução teísta? A palavra “mîn”, em Gênesis , revela que existem limites entre as espécies criadas.
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