Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouSophia Cordeiro Alterado mais de 9 anos atrás
2
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Colégio Educação 99/99/9999 Nome Responsável Implantação
3
FILME: FRANCISCA INTERAGINDO COM A PERSONAGEM CECÍLIA.
BOAS VINDAS FILME: FRANCISCA INTERAGINDO COM A PERSONAGEM CECÍLIA. (FALA DE BOAS VINDAS E JÁ APRESENTANDO A PROPOSTA PEDAGÓGICA)
4
OBJETIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Ter o pleno domínio para:
Fonte: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira – 9394/96 Leitura Escrita Cálculo
5
Compreender o ambiente natural e social
OBJETIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Compreender o ambiente natural e social Fonte: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira – 9394/96
6
Compreender o sistema político, as tecnologias, as artes...
OBJETIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Compreender o sistema político, as tecnologias, as artes... Fonte: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira – 9394/96
7
Compreender os valores em que se fundamenta a sociedade
OBJETIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Compreender os valores em que se fundamenta a sociedade Fonte: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira – 9394/96
8
PRINCÍPIOS Elaboração de uma proposta básica de um material didático, contemplando a apresentação de conteúdos significativos que privilegiem o encantamento e o prazer em aprender, colocando um instrumento articulador de práticas pedagógicas que aproxime aquilo que é vivido dentro e fora da escola.
9
Aprendizagem Significativa
PROPOSTA PEDAGÓGICA Aprendizagem Significativa Abordagem dos conteúdos num movimento de revisitação dos saberes prévios e reconstrução e ampliação do conceito objeto de estudo.
10
Rigor Conceitual e Conteúdos Relevantes
PROPOSTA PEDAGÓGICA Rigor Conceitual e Conteúdos Relevantes Textos estruturados em uma linguagem simples, acessível e direta, sem banalizar e simplificar o conteúdo Textos e imagens cuidadosamente elaborados, não emitindo preconceitos e nem juízo de valor.
11
Didática Participativa
PROPOSTA PEDAGÓGICA Didática Participativa Educando e educador como sujeitos que interagem para a construção do ato pedagógico.
12
Metodologia Desafiadora
PROPOSTA PEDAGÓGICA Metodologia Desafiadora Diversas atividades que buscam despertar o desejo de aprender e desafiar o aluno por meio de situações problema, trabalho em grupo e pesquisas bibliográficas e de campo.
13
Refletir, escolher e agir por meio de condutas éticas.
PROPOSTA PEDAGÓGICA Educação de Valores Refletir, escolher e agir por meio de condutas éticas.
14
ESTRUTURA
15
ESTRUTURA DETALHADA
16
ESTRUTURA DETALHADA
17
Alfabetização: aquisição do sistema convencional de escrita.
Letramento: desenvolvimento de habilidades de uso desse sistema em atividades de leitura e escrita, nas práticas sociais que envolvem a língua escrita. Matemática: a leitura e a escrita da linguagem matemática entendidas como ato de compreender, interpretar e transformar para reconhecê-las como parte integrante da vida. Os eixos principais, em torno dos quais são propostos conceitos e atividades, são as linguagens oral, escrita e matemática.
18
QUAL É O SEU NOME? Dinâmica: Ler o poema de forma animada e inserir o nome dos participantes.
19
ATIVIDADES ATIVIDADE: identificar letras em comum do próprio nome com o nome dos colegas, contagem e representação da quantidade de letras do nome.
20
ATIVIDADES A PARTIR DAS DIGITAIS, FAZER O SEU AUTO RETRATO.
21
ATIVIDADES fazer rimas com os nomes, a partir dos nomes e das palavras criadas – (palavras-chave), criar novas palavras, montar listas de palavras.
22
Os eixos principais, em torno dos quais são propostos conceitos e atividades, são as linguagens oral, escrita e matemática.
23
Relatar, com desenhos, nossas atividades até o momento;
Contar a história da escrita.
24
As demais áreas curriculares são abordadas no bojo do ensino e da aprendizagem das linguagens num trabalho contextualizado, comunicativo e interdisciplinar.
25
ESTRUTURA DETALHADA
26
ESTRUTURA DETALHADA
27
UNIDADES TEMÁTICAS
28
TEMAS TRANSVERSAIS – 2º AO 5º ANO
29
Personagens no Ensino Fundamental
FUNDAMENTO 1 | 2º A 5º ANO Personagens no Ensino Fundamental
30
FUNDAMENTO 1 | 2º A 5º ANO Cada unidade é aberta com uma imagem relacionada com o tema a ser estudado.
31
FUNDAMENTO 1 | 2º A 5º ANO Progressivamente a temática é ampliada de acordo com o desenvolvimento da aprendizagem do aluno. 2º ano - português
32
FUNDAMENTO 1 | 2º A 5º ANO “E Você, o que acha?” Temas para reflexão.
Progressivamente a temática é ampliada de acordo com o desenvolvimento da aprendizagem do aluno. 2º ano - história
33
FUNDAMENTO 1 | 2º A 5º ANO 3º ano - história Progressivamente a temática é ampliada de acordo com o desenvolvimento da aprendizagem do aluno.
34
FUNDAMENTO 1 | 2º A 5º ANO 4º ano - Historia Progressivamente a temática é ampliada de acordo com o desenvolvimento da aprendizagem do aluno.
35
FUNDAMENTO 1 | 2º A 5º ANO 5º ano - português Progressivamente a temática é ampliada de acordo com o desenvolvimento da aprendizagem do aluno.
36
ÉTICO E A SUA ESCOLA
37
KIT EDUCACIONAL
38
PORTAL | ÁREA DO PROFESSOR
EF2
39
ORIENTAÇÕES CURRICULARES
PARA O ENSINO MÉDIO Contatos
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.