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Processo de Enfermagem: Verdades e Desafios na Pesquisa

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Apresentação em tema: "Processo de Enfermagem: Verdades e Desafios na Pesquisa"— Transcrição da apresentação:

1 Processo de Enfermagem: Verdades e Desafios na Pesquisa
Profa Dra Alba Lucia Bottura Leite de Barros

2 “... uma disciplina científica nasce como uma nova maneira de considerar o mundo e essa nova maneira se estrutura em ressonância com as condições culturais, econômicas e sociais de uma época.” (Fourez, 1995, p.105)

3 Um saber não nasce do nada
Inquietação pessoal Ambiente positivo: recursos humanos recursos materiais

4 “... os elementos de enfermagem são muito pouco conhecidos.”
(Nightingale, 1989)

5 “ Não existe saber acabado, definitivo, o que torna impossível elaborar teorias perenes, pois a capacidade humana tem limites, e a realidade é processual, um vir a ser constante.” (Souza, 2002)

6 A Enfermagem conta com teorias ou modelos de enfermagem como uma estrutura para orientar a prática profissional. O método que possibilita esta utilização é o Processo de Enfermagem.

7 O PE é um contínuo ciclo de coleta de dados, diagnóstico, implementação e avaliação do cliente.
(Carpenito, 1997)

8 Repercussões do uso do processo e das Teorias de Enfermagem
Desenvolvimento de modelos assistenciais para a prática clínica. Direcionamento da tomada de decisão independente. Desenvolvimento de currículos de enfermagem apoiados nestes modelos. Unificação da profissão.

9 Repercussões do uso do processo e das Teorias de Enfermagem
Avaliação da qualidade da assistência. Desenvolvimento de métodos próprios de pesquisa. Construção das classificações de enfermagem.

10 As gerações do Processo de Enfermagem e a evolução das Teorias na Enfermagem

11 As gerações do Processo de Enfermagem
1ª geração: resolução de problemas 2ª geração: hipóteses diagnósticas 3ª geração: definição dos resultados esperados

12 “O conhecimento vem evoluindo das grandes teorias para a ênfase no estudo e desenvolvimento de conceitos, para a construção de teorias de médio porte e para as específicas a uma dada situação.” (Meleis, 1987)

13 “A consciência do esforço de organização teórica influi na percepção da necessidade de nomenclaturas, de linguagens, da classificação dos fenômenos pertinentes à área de enfermagem.” (Souza, 2002)

14 “Os sistemas de classificação são instrumentos tecnológicos que nos fornecem uma linguagem padronizada a ser utilizada no Processo de Enfermagem e na documentação da prática profissional. Os conceitos incluídos nesses sistemas de classificação fazem parte da linguagem profissional da Enfermagem.” (Garcia; Nóbrega, 2004)

15 Linguagem “O funcionamento da sociedade é feito pela linguagem, a qual é um mecanismo indispensável à vida humana e torna o progresso possível. Se não houvesse comunicação pela linguagem das experiências, das descobertas, teríamos que estar sempre recomeçando tudo na existência.” (Hayakawa; Hayakawa, 1990)

16 O ICN (1996) aponta os elementos inerentes ao PE:
O que as enfermeiras fazem (intervenções de enfermagem) Tendo como base o julgamento sobre fenômenos específicos (diagnósticos de enfermagem) Para alcançar os resultados pelos quais elas respondem (resultados de enfermagem)

17 “A fundamental importância que tem a linguagem não pode levar-nos a pensar que os conceitos que a formam são verdades essenciais, imutáveis. Eles não são fotografias perfeitas da realidade, mas possuem atributos comuns e semelhantes aos observados nos fenômenos do real.” (Souza, 2002)

18 Nomes científicos são necessários porque o uso das palavras varia de região para região.
De uma unidade para outra, dentro do próprio hospital, podemos denominar eventos com palavras diferentes.

19 Argumentação teórica para o uso de linguagens padronizadas
Três perspectivas teóricas mostram a importância do uso das linguagens padronizadas: Teoria Lingüística (Hayakawa; Hayakawa, 1990) 2. Pensamento crítico (Brokkfield, 1991; Scheffer; Rubenfeld, 2000) 3. Precisão diagnóstica (Lunney, 2001)

20 1. Teoria Lingüística Classificações são ferramentas necessárias para a comunicação de uns com os outros. Enfermeiras, como outras pessoas, pensam com palavras, então elas necessitam de palavras para pensar acerca de fenômenos pelos quais elas respondem. Enfermeiras não podem discernir eventos pelas quais elas não têm palavras ou frases para pensar. (Lunney, 2003)

21 Teoria Lingüística De acordo com a teoria lingüística, nomear é classificar, assim, toda vez que um nome é dado a um fenômeno, a classificação está ocorrendo. Isto significa que, mesmo sem a padronização de termos, a classificação ocorre. (Lunney,2003)

22 2. Pensamento crítico O uso dos conceitos NNN ajuda as enfermeiras a gerar hipóteses, imaginar alternativas, e usar o ceticismo reflexivo (incerteza a respeito do pensamento).

23 3 . Precisão diagnóstica O uso de linguagens padronizadas favorece a precisão diagnóstica.

24 O desenvolvimento de classificações implica no abandono das Teorias de Enfermagem propostas?

25 O desenvolvimento das taxonomias representa um marco na construção de teorias.
Os grandes modelos conceituais não são contestados, mas transcendidos. (McCloskey; Bulechek; Tripp-Reimar, 1995)

26 Pesquisas em Teorias, Processo e Classificações de Enfermagem

27 Pesquisas exploratórias sobre as Teorias, PE e classificações;
Análises/avaliações da aplicabilidade das teorias e do PE Estudos de validação; Pesquisas que contribuem para o desenvolvimento das Taxonomias; Pesquisa transculturais. (Michel; Barros, 2002)

28 Pesquisas exploratórias sobre as teorias, PE e classificações
Abordagem / aproximação inicial dos pesquisadores e usuários com as diferentes propostas existentes; Possibilitam verificar a aplicabilidade das teorias, do processo de enfermagem e das classificações.

29 Análise / avaliação da aplicabilidade das Teorias e do PE
Possibilitam um refinamento dos modelos teóricos propostos para a prática clínica.

30 Estudos de validação Possibilitam validações clínicas e de conteúdo das classificações; Contribuem para o desenvolvimento das taxonomias; Oferecem subsídios para o refinamento destes elementos da prática e a avaliação da sua utilidade.

31 Pesquisas que contribuem para o desenvolvimento das Taxonomias
Possibilitam a análise de conceitos; Promovem o refinamento das classificações; Contribuem com o desenvolvimento de novos diagnósticos, intervenções e resultados;

32 Pesquisas Transculturais
Permitem a análise detalhada do processo de tradução e utilização das classificações concebidas em outros idiomas e diferentes contextos culturais; Fortalecem e disseminam o uso das classificações.

33 Contexto brasileiro das pesquisas relacionadas ao Processo de Enfermagem
Alba Lucia Bottura Leite de Barros Juliana de Lima Lopes Juliana Soares Jurko

34 Lilacs ( ) – n= 156 artigos

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36

37 Artigos sobre Processo de Enfermagem quanto à Especialidade
Cardiologia 11 Cardiologia e Pediatria 1 Cirurgia Clínica Médica 2 Dermatologia 6 Educação em Enfermagem Enfermagem do Trabalho Enfermagem em Emergência Enfermagem Neonatal Enfermagem Oncológica 3 Estomaterapia Gastroenterologia Ginecologia 5 Infectologia Nefrologia Obstetrícia 13

38 Artigos sobre Processo de Enfermagem quanto à Especialidade
Oftamologia 1 Ortopedia 5 Pediatria 18 Perioperatório Pneumologia Psiquiatria Saúde Coletiva Saúde da Mulher Saúde do Idoso 6 Saúde do Trabalhador Saúde Pública 2 Transplante 4 Urologia UTI UTI Pediátrica

39 Porcentagem dos artigos quanto ao tipo de estudo

40 Ano de Publicação / Referencial Utilizado
2005 D.E. 12 NANDA 8 Wanda Horta 1 NANDA e NIC CIPE Classificações CIPE e intervenções Prática baseada em evid. Referencial 2004 Teoria de King 3 Teoria de Jean Watson Teoria de Trovelbee 1 Teoria de Roy Teoria de Paterson e Zderard 5 Teoria de Enfermagem Teoria das Representações Sociais D.E. e intervenções de enfermagem Teoria de Neuman 2 Fund. e Met. Etnoem G. de Leininger Fenomenologia existencial de Martin Teoria de Peplan Teoria de Ida Jean Orlando Teoria de Betty Neumann Referencial 2006 D.E. e intervenções de enfermagem 1 D.E. 11 NANDA 6 NANDA e Teoria do Orem Wanda Horta CIPESC NANDA e NIC CIPE 2

41 Ano de Publicação / Referencial Utilizado
2007 D.E. e intervenções de enfermagem 2 D.E. 7 NANDA 9 CIPESC Referencial 2009 Teoria de Enfermagem 1 NANDA NIC e NOC Class. Referencial 2008 D.E. e intervenções de enfermagem 1 D.E. 5 NANDA 6 CIPE NANDA e Wanda Horta Teoria de Orem Teoria de Orem e D.E.

42 Artigos que estão presentes no Medline e no Lilacs
2004: 3 2005: 10 2006: 18 2007: 13 2008: 9

43 Medline ( ) – n=73

44 Ano de publicação

45 Local de Publicação

46 Artigos sobre Processo de Enfermagem quanto a especialidade
Educação 13 Cardiologia 8 Obstetrícia 6 Geriatria 5 Nefrologia 4 Saúde Pública Unidade de Queimados Unidade de Terapia Intensiva Gastrologia 2 Ortopedia Urologia Clínica Cirúrgica 1 Clínica Médica Dor Endocrinologia Médico-Cirúrgica Infectologia Pneumologia Reabilitação Saúde da Mulher Transplante Neonatologia

47 Porcentagem dos artigos quanto ao tipo de estudo

48 Ano de Publicação/ Referencial Utilizado
Diagnóstico de Enfermagem 4 NANDA 3 NANDA, NIC 1 Horta ANO 2006 8 Processo de Enfermagem ICNP Orem CIPESC ANO 2004 Diagnóstico de Enfermagem 4 Diagnóstico e Intervenção de Enfermagem 1 CIPESC NANDA 3 Teoria Humanística de Paterson e Zderad 2 Teoria de King

49 Ano de Publicação/ Referencial Utilizado
Diagnóstico de Enfermagem 2 NANDA NANDA, NIC e NOC King 1 CIPESC NIC ANO 2008 5 3 NANDA, NIC

50 Verdades Divulgação de achados em eventos científicos; Divulgação dos achados em periódicos indexados; Publicação das Classificações de Diagnósticos/ Intervenções e Resultados NANDA/CIPE na língua portuguesa; Grupos de estudo e pesquisa; Programas de Pós graduação.

51 (Associações/Conselho/ Escolas/ Hospitais)
Desafios Educação Permanente (Associações/Conselho/ Escolas/ Hospitais) Cursos sobre o Processo de Enfermagem e suas gerações; Cursos sobre classificações de enfermagem; Cursos sobre métodos de pesquisas em classificações de diagnósticos/ intervenções e resultados.


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