A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Função da Tutoria em EaD.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Função da Tutoria em EaD."— Transcrição da apresentação:

1 A Função da Tutoria em EaD

2 Olá. Você conhece a função do tutor em cursos a distância
Olá! Você conhece a função do tutor em cursos a distância? Aqui você estudará sobre isso. Acompanhe!

3 A Função da Tutoria na EaD

4 A Função da Tutoria na EaD
Veja, a função do tutor é definida a partir da estrutura organizacional e pedagógica do curso. Entretanto, a principal função de todo tutor é desenvolver estratégias para facilitar e mediar a aprendizagem dos alunos. Cabe ao tutor criar caminhos para que o aluno aprenda de forma autônoma e colaborativa.

5 Por que a tutoria é importante para a aprendizagem dos alunos?

6 A Função da Tutoria na EaD
Na mediação pedagógica, você como tutor deve apontar caminhos para que o aluno alcance os objetivos de aprendizagem. Cabe a você, também, familiarizar o aluno com o material didático oferecido, organizar uma agenda de atividades, estabelecer formas de comunicação, por meio dos fóruns, chats e espaços colaborativos, indicar bibliografias que complementem o conteúdo apresentado no material didático, além de orientar o aluno no planejamento do seu estudo. Para que os cursos na modalidade a distância tenham qualidade é necessária a interação contínua entre os alunos e o tutor. Essa interação deve ser promovida constantemente, de forma que você como tutor estabeleça um elo de proximidade e amizade com os alunos.

7 Mas como você pode facilitar a interação entre os alunos? Veja a seguir!

8 Interação

9 Interação Você pode promover a interação entre os alunos de diferentes formas. Pode ser por , telefone ou pelas ferramentas disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Você deve se fazer presente em todos os momentos!

10 Interação Atenção para a linguagem! Utilize uma linguagem direta, acessível e que instigue os alunos a conhecer mais, possibilitando organizar-se para realizar as leituras e as atividades solicitadas. Esse é também um meio valioso para o aprendizado dos alunos e para a permanência destes até o final do curso. Lembre-se que você como tutor constitui um elemento dinâmico e essencial no processo de aprendizagem, oferecendo aos alunos suporte cognitivo, motivacional, afetivo e social para que estes apresentem um desempenho satisfatório ao longo do curso. É importante que você tenha participação ativa em todo o processo. Por isso, estabeleça um vínculo de diálogo com os alunos e um trabalho de parceria entre você e a equipe pedagógica (PRETI, 1996). Ao final desta aula, veja o significado da palavra destacada.

11 Segundo Aretio (2001), algumas qualidades são fundamentais para o profissional que vai exercer a função de tutor. Conheça-as!

12 Qualidades do Tutor

13 Qualidades do Tutor Algumas qualidades são fundamentais para o profissional que vai exercer função de tutoria, veja! Maturidade emocional. Cordialidade. Capacidade empática de escutar e de aceitação. Capacidade para lidar com os ritmos individuais diferentes de seus alunos. Inquietude cultural, amplos interesses e capacidade de utilizar técnicas variadas de investigação e novos esquemas mentais para criar uma nova cultura indagadora e plena em procedimentos de criatividade. Liderança. Exercer o papel de tutor é uma atividade socialmente recompensadora. Os tutores normalmente sentem que muito aprendem sobre comunicação e que também têm a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre os conteúdos e sobre a área de atuação.

14 Qualidades do Tutor O grande desafio do processo de tutoria é construir e manter uma interação que realmente suporte a aprendizagem. Numa sala de aula virtual, o tutor não tem como perceber os gestos, posturas e olhares dos alunos, tão visíveis numa sala de aula presencial. Certo? Portanto, a virtualidade exige que você detecte outros sinais de participação, como, por exemplo, a interação entre os alunos.

15 Qualidades do Tutor Essas sutilezas em relação à participação são uma forma de você diagnosticar a satisfação ou não do aluno em relação ao curso. A participação constante no Ambiente Virtual deve ser responsabilidade tanto do tutor quanto do aluno. Qualquer estratégia para atingir suas finalidades deve disponibilizar e gerenciar os conhecimentos de forma crítica, priorizando a educação para trabalhar os conteúdos de forma significativa, criando todas as condições para tornar os indivíduos gestores da informação.

16 Fique atento! A aprendizagem na EaD não pode ser passiva.

17 Se o aluno não se manifesta no ambiente virtual, o tutor não tem como saber se o mesmo está “presente” no curso.

18 Aprender – Processo Ativo

19 Aprender – Processo Ativo
O aluno deve tanto acessar o Ambiente Virtual quanto contribuir com as discussões propostas. Portanto, aprender é um processo ativo, no qual você e o aluno interagem constantemente, criando assim uma “rede de aprendizagem”, por meio da qual se forma uma rede de interação, essencial para a construção colaborativa do conhecimento (PALLOFF; PRATT, 2002).

20 E quanto à afetividade, será que influencia na aprendizagem?
É importante que o aluno sinta sua presença ao longo do curso. Não somente na cobrança das atividades a serem entregues, nos feedbacks das avaliações ou para repassar recados e agendar atividades. Mais do que isso, você deve estabelecer uma relação próxima aos alunos, e isso significa que eles saberão que podem recorrer a você a qualquer momento, sem medo de questionar ou participar. E quanto à afetividade, será que influencia na aprendizagem?

21 A Afetividade

22 A Afetividade O sentimento de afetividade, o diálogo, o companheirismo são aspectos que permitem uma identificação do grupo de alunos com o seu tutor, fazendo com que assim se rompa o isolamento que muitos alunos sentem ao participarem de um curso a distância. Um exemplo da importância da presença do tutor é evidenciado no texto abaixo. Uma pesquisa realizada na British Open University indicou o que os alunos buscam nas sessões de tutoria, mais especificamente aquelas realizadas virtualmente. Essa pesquisa mostrou que o apoio que eles buscam nos serviços de tutoria não é totalmente de cunho acadêmico. Ele também tem um caráter socializador muito forte, que permite que o aluno construa uma relação mais próxima com o tutor e com seus colegas. Para os alunos pesquisados, as sessões de tutoria devem oferecer:

23 A Afetividade exemplos de utilização dos materiais e sugestões de atividades; estrutura, incentivo, prazos e metas; aprendizagem a partir dos questionamentos, erros e acertos dos outros alunos; reafirmação de que está no caminho certo e fazendo progresso; contato social com outros alunos (sessões de tutoria são fundamentais para o estabelecimento de uma relação de coleguismo entre os alunos) (MORAES, 2006).

24 A Afetividade O tutor também participa dos momentos de avaliação dos alunos no curso, de acordo com a estrutura da instituição. Niskier (1999 apud VIEIRA, 2003) aponta como função dos tutores na avaliação:

25 É interessante observar que muitos tutores nunca estudaram à distância, havendo assim a necessidade de uma capacitação desses profissionais numa forma similar àquela que será desenvolvida por ele posteriormente. Vivenciando um Ambiente de Aprendizagem Virtual, você terá condições de se apropriar das ferramentas utilizadas e planejar o uso delas para facilitar o aprendizado dos alunos de uma forma rica e diversificada, fazendo uso de todas as potencialidades que os recursos tecnológicos oferecem ao processo educativo.

26 É importante destacar que você deve conhecer seus alunos, respeitando seus ritmos de aprendizagem e orientando continuamente sua caminhada ao longo do curso.

27 Desenvolvimento do Aluno
Acompanhar o Desenvolvimento do Aluno

28 Acompanhar o Desenvolvimento do Aluno
Os alunos não devem ver você como aquele que ensina mas, como aquele que faz a interação entre ele e o material didático por meio de situações desafiadoras que instiguem o aluno a analisar e a se posicionar diante de uma situação proposta. No processo de acompanhamento pedagógico é importante que você faça o registro de cada aluno , anotando todas as ações e percepções dos alunos ao longo da sua formação. Em síntese, compreende-se que no processo de acompanha-mento da aprendizagem do aluno, a função do tutor é de: orientar, esclarecer, explicar, estimular, motivar, dirigir, supervisionar, facilitar, ajudar e avaliar (VIEIRA, 2003). A mediação constante do tutor durante o desenvolvimento do curso é determinante para o sucesso do aluno que estuda à distância. Ao final desta aula, veja o significado da palavra destacada.

29 Glossário Suporte Cognitivo
Do latim cognitione, significa a ação de adquirir um conhecimento por meio da percepção, seleção e significação das informações provenientes do meio externo. Registro de cada aluno Esse registro, muitas vezes denominado de portfolio, nada mais é do que uma pasta onde você fará o registro de todas as atividades desenvolvidas pelo aluno e suas observações sobre o mesmo. É um acompanhamento sistematizado de cada aluno.


Carregar ppt "A Função da Tutoria em EaD."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google