A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CERTO E ERRADO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CERTO E ERRADO."— Transcrição da apresentação:

1 CERTO E ERRADO

2 SER HUMANO

3 SER HUMANO I. Racionalidade II. Sensibilidade COMPOSTO DE: Faculdades
Inteligência vontade II. Sensibilidade Tendências Deleitáveis Combativas

4 I. FACULDADES RACIONAIS
INTELIGÊNCIA VISA A VERDADE Ação Conhecer Operações Raciocinar, abstrair, conceituar, deduzir...

5 I. FACULDADES RACIONAIS
INTELIGÊNCIA Faz o papel de guia Deve dirigir as nossas decisões Portar-se de acordo com a razão É farol que ilumina o caminho

6 I. FACULDADES RACIONAIS
VONTADE VISA O BEM Ação Querer Operações Amar, decidir, esforçar-se, etc

7 I. FACULDADES RACIONAIS
VONTADE Motor

8 II. APETITES SENSIBILIDADE DELEITÁVEL COMBATIVO
Responsável pela busca do prazer Fuga da dor COMBATIVO Responsável pela reação de enfrentamento e agressividade. Reações de medo dos problemas

9 II. APETITE DELEITÁVEL SENSIBILIDADE
Instintivamente buscamos o agradável e fugimos do que traz dor. Satisfações que reforçam o cumprimento de funções naturais.

10 II. APETITE DELEITÁVEL SENSIBILIDADE binômio prazer ou desprazer
Inclinação aos bens sensíveis Reações de desejo Prazer, gosto, desejo, gozo, etc. Rejeição ao mal sensível Reações de repulsa dor, tristeza, aversão, etc.

11 II. APETITE COMBATIVO SENSIBILIDADE
Reação instintiva que leva a ser agressivo diante das coisas difíceis. A vida exige um mínimo de “violência” para vencer o comodismo.

12 SENSIBILIDADE II. APETITE COMBATIVO binômio enfrentar ou fugir
Bens difíceis de atingir. Reações de esperança (possível). Reações de desânimo (impossível). Males difíceis de evitar Reações de audácia (superável) Reações de medo (insuperável) Reações de irritação (padecendo a dificuldade)

13 TEMPERAMENTAL Humor variável. Altos e baixos.
Reações desproporcionadas às solicitações externas. Tendência ao pessimismo e desânimo.

14 VIRTUDES

15 VIRTUDES Qualidade no agir: virtude virtude: hábito bom.
aquisição pela repetição de atos bons. a vontade se desenvolve quando é exigida. a vontade fica atrofiada quando tudo são comodidades.

16 VIRTUDES Um dia sem treino eu começo a perceber as falhas!
Dois dias sem treino, percebe o maestro!! Três dias sem treino, percebe o público!!!

17 ÉTICA Processo de melhoria contínua
identificar fatos, atitudes que correspondem a problemas éticos, pessoais e coletivos. conhecer as causas destes problemas. definir os meios e procedimentos para atacar os problemas nas causas.

18 SISTEMA ESPONTÂNEO Não é possível “formalizar” todos os aspectos de um comportamento amistoso! Atuação tendo como base critérios e princípios: fazem o papel de bússola para as decisões. É “algo” que faz funcionar bem a empresa. A organização requer muito mais do que está previsto no sistema operativo.

19 ÉTICA DAS VIRTUDES

20 ÉTICA O que é a ética A CIÊNCIA QUE ESTUDA o comportamento consciente do homem. conduta escolhida de acordo com uma razão equilibrada. leva à máxima perfeição.

21 ÉTICA A que leva a falta de ética? caotização da vida pessoal.
desordem no entorno social. ineficácia.

22 ÉTICA O que pretende a ética? realização profunda da pessoa.

23 ÉTICA Fundamentação nos princípios éticos
veracidade, imparcialidade, lealdade, solidariedade, etc. conformidade da atuação com os princípios. estruturação harmônica da personalidade. trabalho de qualidade é resultado da qualidade pessoal.

24 ÉTICA Princípios básicos faz o bem e evita o mal.
querer positivamente o bem dos outros assim como se quer o próprio bem.

25 ÉTICA Liberdade e responsabilidade inteligência e vontade livre.
responsabilidade pela própria edificação. escolhas livres aqui e agora, podem edificar ou corromper a personalidade.

26 ÉTICA Ética das aparências
falta da convicção do que é certo e do que é errado. agir pelo medo de ser flagrados em alguma ilegalidade ou transgressão. qualidade aparente (levar vantagem)

27 ÉTICA Ética da mediocridade mediocridade, ideal de fazer a média.
evitar o mal.

28 ÉTICA Ética das virtudes
fazer positivamente o bem, partir para o procedimento valioso. afogar o mal em abundância de bem. jogar no campo da qualidade no "agir" não só do "fazer".

29 VIRTUDES FUNDAMENTAIS
FACULDADE RACIONAL Inteligência Guiada pelos primeiros princípios. Faz o bem e evita o mal. Querer o bem do outro como se quer o próprio bem Qualidade de decisão ou Prudência (reta razão ao agir)

30 VIRTUDES FUNDAMENTAIS
Prudência

31 VIRTUDES FUNDAMENTAIS Prudência

32 VIRTUDES FUNDAMENTAIS
FACULDADE RACIONAL Vontade Guiada pela inteligência Justiça (dar a cada um o que é devido) Qualidade de relacionamento

33 VIRTUDES FUNDAMENTAIS

34 VIRTUDES FUNDAMENTAIS Justiça

35 VIRTUDES FUNDAMENTAIS
SENSIBILIDADE APETITES DELEITÁVEIS (desfrutar) Governadas pela inteligência Moderação Otimização das reações de prazer/desprazer Qualidade afetiva ou emotiva

36 VIRTUDES FUNDAMENTAIS
Moderação

37 VIRTUDES FUNDAMENTAIS
SENSIBILIDADE APETITES COMBATIVOS Governadas pela inteligência Fortaleza Otimização das tendências enfrentar/fugir Qualidade de empreendimento

38 VIRTUDES FUNDAMENTAIS
Fortaleza

39 VIRTUDES FUNDAMENTAIS
INTELIGÊNCIA: PRUDÊNCIA VONTADE: JUSTIÇA APETITES DELEITÁVEL: MODERAÇÃO PRAZER/DOR COMBATIVO: FORTALEZA ENFRENTAR/FUGIR

40 VIRTUDES FUNDAMENTAIS
Prudência: qualidade de decisão Justiça: qualidade de relacionamento Moderação: qualidade emotiva Fortaleza: qualidade de empreendimento

41 CONEXÃO DAS VIRTUDES Não se pode ser justo se não se é forte!
Não se pode ser prudente, justo ou forte sem ser moderado! A prática de uma leva ao crescimento das outras!

42 COMO CONSEGUIR BONS HÁBITOS?
“’ROTINAS!”

43 AFIAR O INSTRUMENTO Dedicar um tempo a adquirir critérios éticos.
Ler textos sobre os valores. Definir metas de crescimento nas virtudes fundamentais.

44 Ignora-se o comportamento e o hábito.
Estágio UM: Inconsciente e Sem Habilidade Ignora-se o comportamento e o hábito.

45 Estágio Um: Inconsciente e Sem Habilidade

46 Estágio DOIS: Consciente e Sem Habilidade
Estágio UM: Inconsciente e Sem Habilidade Estágio DOIS: Consciente e Sem Habilidade

47 Estágio DOIS: Consciente e Sem Habilidade
Toma-se consciência de um novo comportamento, mas ainda não se tem prática.

48 Estágio DOIS: Consciente e Sem Habilidade

49 Estágio DOIS: Consciente e Sem Habilidade
Estágio UM: Inconsciente e Sem Habilidade Estágio DOIS: Consciente e Sem Habilidade Estágio TRÊS: Consciente e com Habilidade

50 Estágio TRÊS: Consciente e com Habilidade
Com a experiência se sente confortável com o novo comportamento ou prática

51 Estágio TRÊS: Consciente e com Habilidade

52 Estágio DOIS: Consciente e Sem Habilidade
Estágio UM: Inconsciente e Sem Habilidade Estágio DOIS: Consciente e Sem Habilidade Estágio TRÊS: Consciente e com Habilidade

53 Estágio UM: Inconsciente e Sem Habilidade Estágio DOIS: Consciente e Sem Habilidade Estágio TRÊS: Consciente e com Habilidade Estágio QUATRO: Inconsciente e com Habilidade

54 Estágio Quatro: Inconsciente e Habilidoso Este é o estágio em que você já não tem que pensar.

55

56 Estágio Quatro: Inconsciente e Habilidoso Neste estágio não tem que tentar ser uma boa pessoa, pois é uma boa pessoa.

57 MOTIVAÇÃO

58 MOTIVAÇÃO Três tipos distintos de valores podem ser percebidos para definir a ação. a percepção destes tipos valores origina um tipo diferente de motivação. MOTIVAÇÃO: EXTRÍNSECA, INTRÍNSECA OU TRANSCENDENTE

59 MOTIVAÇÃO motivação extrínseca
agente move-se devido às recompensas ou possíveis punições.

60 MOTIVAÇÃO motivação intrínseca
agente move-se por causa da satisfação que espera obter pelo fato de realizar a ação.

61 MOTIVAÇÃO motivação transcendente
agente move-se por causa da utilidade das próprias ações para outra(s) pessoa(s).

62 QUALIDADE MOTIVACIONAL
TRÊS MÉDICOS A motivação dominante de cada um produzirá a longo prazo conseqüências positivas ou negativas no seu comportamento.

63 QUALIDADE MOTIVACIONAL
motivação dominante extrínseca: conseguir o máximo de honorários do paciente.

64 QUALIDADE MOTIVACIONAL
motivação dominante intrínseca: como aproveitar ao máximo a oportunidade de aprender que possibilita o tratamento

65 QUALIDADE MOTIVACIONAL
motivação dominante transcendente: a preocupação essencial é a de curar o doente.

66 QUALIDADE MOTIVACIONAL
Quando os motivos de tipo transcendente já não pesam nas decisões das pessoas a vida das organizações resulta impossível.

67 QUALIDADE MOTIVACIONAL
Adolescente, estudante.... motivação dominante extrínseca:... motivação dominante intrínseca:... motivação dominante transcendente:...


Carregar ppt "CERTO E ERRADO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google