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QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO DO TRABALHO QDT

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Apresentação em tema: "QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO DO TRABALHO QDT"— Transcrição da apresentação:

1 QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO DO TRABALHO QDT

2 CONCEITOS de QDT Ferramenta que estabelece as tarefas efetuadas dentro de uma determinada área, especificando quanto tempo é gasto por cada um dos funcionários na atividade total e individualmente.

3 Instrumento utilizado para analisar a efetividade na realização das atividades e atribuições das unidades da empresa, visando à distribuição e realização criteriosa, racional e balanceada das tarefas. Técnica de organização de processos que mede a eficiência de um determinado setor administrativo

4 OBJETIVO

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6

7 NÍVEL ENVOLVIDO Níveis operacionais, pois mede tarefas exercidas, tempo gasto, e freqüência. EX. Serviço burocrático e de produção.

8 CONCEITOS QUE DEVEM SER CONHECIDOS PELO PROFISSIONAL QUE IRÁ ELABORAR UM QDT
O QDT é uma técnica para analisar TAREFAS. Conhecer esses conceitos é fundamental para o analista; Ao funcionário é solicitado, que preencha o quadro com o que ele faz.

9 FUNÇÃO Agregação de atividades análogas, interdependentes; se encadeiam num único campo especializado de trabalho, devendo, assim, para maior eficácia, ter o seu desenvolvimento alocado a uma unidade organização específica, sob uma única direção. CURY, 2000. Ex. Departamento de Compras.

10 ATIVIDADE Agrupamento de tarefas complementares, correspondendo a um conjunto de tarefas/ações de cada unidade organizacional, com consumo de recursos e orientação um objetivo definido. CURY, 2000. EX. Controle de contas correntes, cobrança de títulos, etc.

11 EX. Pagamento de cheques, recebimento de depósitos, etc.
TAREFA Meio pelo qual se atinge cada atividade ou objetivo global de cada unidade organizacional, compreendendo uma ou mais rotinas (passos, movimentos, micromovimentos) referentes aos empregados. CURY, 2000. EX. Pagamento de cheques, recebimento de depósitos, etc.

12 Exemplos FUNÇÃO Compras de material ATIVIDADE Pesquisa de mercado, seleção de fornecedores, licitação, etc. TAREFA A atividade de licitação envolve: elaboração de edital, recebimento de proposta, efetivação do mapa comparativo de preço, etc.

13 CONSTRUÇÃO DO QDT 1. Lista de Tarefas Individuais - quais as tarefas individuais desenvolvidas pelos empregados do órgão, descritas de forma simples e objetiva, vinculadas às atividades a que se reportam, indicando o tempo gasto na sua execução, durante 1 dia de trabalho;

14 Regulares ou esporádicas
Logotipo ĚĞ Lista de Tarefas Individuais Divisão: Seção: Nome: Cargo: Data: ______ /_________/ Atividade: Número Tarefas Diária Regulares ou esporádicas (indicar % dia) 01 -

15 2. Lista de Tarefas Semanais - qual o tempo gasto por semana, por tarefa, num certo período de tempo, com vinculação às atividades a que se reportam: 1 semana por exemplo; Deve ser realizado pelo analista.

16 Regulares ou esporádicas
Logotipo ĚĞ Lista de Tarefas Semanais Divisão: Seção: Nome: Cargo: Data: ______ /_________/ Atividade: Número Tarefas Diária Regulares ou esporádicas (indicar % dia) 01 -

17 3. Lista de Atividades - quais as atividades desenvolvidas pelo órgão, em ordem decrescente de importância, segundo a percepção da chefia;

18 Regulares ou esporádicas
Logotipo ĚĞ Lista de Atividades Divisão: Seção: Nome: Cargo: Data: ______ /_________/ Atividade: Número Tarefas Diária Regulares ou esporádicas (indicar % dia) 01 -

19 4. Quadro de Distribuição do Trabalho - qual a distribuição das atividades do órgão compiladas, em tarefas, pelos respectivos empregados, com os respectivos tempos e a totalização.

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21 Exemplo de QDT Relação das funções do setor
Relação das atividades desenvolvidas no setor Funcionários Número de horas por atividade A B C D E F Informações e entregas controlar o atendimento 15 10 25 entregar o carnê 8 12 30 informações sobre saldos 2 3 17 conceder informações diversas 6 5 4 22 Cobranças efetuar e controlar cobranças 20 cobrar notas promissórias cobrar carnês atrasados Controle de vencimentos e atrasos preparar avisos de vencimento 18 24 expedir avisos de vencimento enviar avisos de execução 06 contabilizar pgtos. atrasados Comunicações com o SPC busca de informações no SPC fornecimento de infos. ao SPC 1 Total de horas semanais de trabalho efetivo por funcionário e no setor 38 33 40 35 214

22 ANÁLISE DO QDT 1. Tempo consumido pelas várias atividades: Quais as atividades que consomem maior tempo para serem realizadas? São as que de fato devem consumir maior tempo? O tempo consumido é compatível com a importância relativa de cada uma? As tarefas mais urgentes têm prioridade de execução? Existe esforço humano mal empregado?

23 Capacidade profissional dos funcionários:
Estão sendo aproveitadas adequadamente as habilidades e a formação técnica e profissional de cada empregado? Existem indícios que demonstrem que os funcionários necessitem de treinamento específico? Existem funcionários executando tarefas não relacionadas entre si? Tarefas com características operacionais semelhantes podem ser agrupadas de forma mais eficaz?

24 Capacidade profissional dos funcionários:
Existem funcionários especializados realizando tarefas simples? Existem profissionais desempenhando tarefas com nível de dificuldade acima da do cargo de que é titular? Existem tarefas muito centralizadas ou extremamente descentralizadas? Os empregados sabem operar produtivamente as máquinas existentes nas áreas de trabalho?

25 Volume de trabalho vinculado aos funcionários
Está o trabalho distribuído eqüitativamente entre os diversos empregados ou existem funcionários sobrecarregados de trabalho e outros não? Existe acúmulo de trabalho, urgente ou não? Existem empregados executando várias tarefas desconexas? Existe alguma tarefa dispersa entre vários executantes? Existe ocorrência de retrabalho?

26 Possibilidades preliminares de simplificação
Há duplicidade de trabalho? Todas as tarefas que aparecem no QDT são realmente necessárias? Existe trabalho manual que possa ser substituído por trabalho informatizado? O layout adotado permite um fluxo racional de trabalho?

27 VANTAGENS Diagnosticar demoras; Classificar tarefas; Manter uma relação direta entre treinamento das pessoas da organização e tarefas a estas atribuídas; Verificar a coerência na distribuição das tarefas; Diagnosticar a qualidade do trabalho; Analisar a veracidade dos dados dispostos na rede da organização.

28 DESVANTAGENS Esquecimento das relações inter-pessoais.


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