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Comunidade Prática de EAD da UFMG Angelo de Moura Guimarães

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Apresentação em tema: "Comunidade Prática de EAD da UFMG Angelo de Moura Guimarães"— Transcrição da apresentação:

1 Comunidade Prática de EAD da UFMG Angelo de Moura Guimarães
Mapas Conceituais Angelo de Moura Guimarães

2 Aprendizagem Visual

3 ? Por que Aprendizagem Visual? Ajuda a: Tornar o Identificar
 Ajuda a: Tornar o pensamento mais claro Identificar enganos Reforçar a compreensão Integrar novo conhecimento

4 uma célula citoplasma membrana núcleo nucleolo

5 uma planta folhas caule raízes

6 Ambiguidades da linguagem natural
"Eu desenhei uma mesa em um papel com um lápis"

7 Ambiguidades da linguagem natural
"Eu desenhei uma mesa em um papel com um lápis"

8 Ambiguidades da linguagem natural
"Eu desenhei uma mesa em um papel com um lápis"

9 Ambiguidades da linguagem natural
"Eu desenhei uma mesa em um papel com um lápis"

10 2/5 + 1/5 3/5 2/3 + 4/5 Encontre O MMC O MMC de 3 e 5 É 15 Compare os
ADIÇÃO DE FRAÇÕES 2/5 + 1/5 2/5 + 1/5 Denominadores Tem Números diferentes exemplo 2/3 + 4/5 exemplo Denominadores São iguais Denominadores São iguais Encontre O MMC O MMC de 3 e 5 É 15 exemplo Adicione os numeradores Compare os denominadores e 2/3 = 10/15 Coloque no denominador comum e exemplo exemplo 4/5 = 12/15 Escreva a soma do denominador comum 3/5 exemplo Adicione os numeradores 3/5 já está nos menores termos Reduzir para os menores termos exemplo Escreva a soma sobre o denominador comun 120/15 = 12/15 = 22/15 exemplo Reduzir aos menores termos

11 “Aprendizado significativo acontece quando uma informação nova é adquirida mediante um esforço deliberado por parte do aprendiz em ligar a informação nova com conceitos ou proposições relevantes preexistentes em sua estrutura cognitiva.” [Ausubel et al., 1978, p. 159]

12 Organizadores Avançados
Ausubel Organizadores Avançados

13 Diferenciação progressiva:
Os conceitos mais gerais da disciplina ou conteúdo são apresentados em primeiro lugar, e, pouco a pouco, introduzidos os conceitos mais especíicos. Reconciliação integradora: Deve haver a exploração de relações entre idéas, apontando semelhanças e diferenças entre conceitos relacionados.

14 Mapa Conceitual Um Mapa Conceitual Relaciona- mentos frases ligadas
é composto de identifica Relaciona- mentos Relacio- namentos Um mapa conceitual é composto de frases ligadas Frases ligadas entre Conceitos Relacio- namentos Um mapa conceitual Conceitos Mapa Conceitual

15 Mapas Conceituais Joseph Novak Conhecimento organizado Palavras de
foram desenvolvidos por Joseph Novak representam Conhecimento organizado Constituído de Palavras de ligação Conectados por Conceitos

16 Inter-relacionamentos
Mapas Conceituais Ajudam a responder foram desenvolvidos por Joseph Novak Questão(ões) foco representam Necessário para responder a Conhecimento organizado Sentimentos e afetos associados inclui são é Dependentes de contexto Constituído de Necessário para Adicionados a Palavras de ligação Treinamento efetivo por exemplo para formar Proposições Conectados por Conceitos são Social são são Podem ser Aprendizagem efetiva Padrões ou Regularidades percebidas são Pessoal Estruturados hierárquicamente Unidades de significado Rotulados Elos cruzados em Construido em mostram em Especialmente com com ajuda na Inter-relacionamentos Simbolos Palavras Especialistas Estrutura cognitiva Objetos (coisas) entre Eventos (Acontecimentos) Criatividade Diferentes segmentos de mapas Necessário para ver

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18 2 dimensões largura comprimento

19 1 dimensão linha

20 2 dimensões Linha coluna

21 Acesso direto aos conceitos
2 dimensões Acesso direto aos conceitos

22 Aranha (spider)

23 Hierarquia

24 Fluxogramas - Algortimos

25 Sistemas

26 Paisagens

27 3-D

28 Mandalas

29 Perspectivas abstrata visualização conversão

30 Usos dos Mapas Conceituais
Tomar notas. Ajudam a organizar a informação para facilitar a recuperação. Relembrar . Forma fácil e eficiente de rever e relembrar. Creatividade. Liberam a mente de um pensamento linear (maior fluxo de idéias). Planejamento. Permitem o planejamento de um texto (de cartas a livros). Solução de problemas. Ajudam a ver diferentes aspectos da situação e sua importância Apresentações. Ajudam a organizar as idéias de forma coerente

31 Polinômios do segundo grau
y=a(x- h) + k 2 1 Forma do vértice Complete o quadrado Identifique o vértice Polinômios do segundo grau y=a(x –r ) (x – r ) 1 2 Use a fórmula quadrática ou fator 2 Forma fatorada Identifique as raízes 2 y = ax + bx + c 3 Forma padrão Identifique a interseção com y

32 Forma 1 Complete do o vérice quadrado Identifique o vértice Polinômios
do segundo grau Use a fórmula quadrática ou fator 2 Forma fatorada Identifique as raízes 3 Identifique a interseção com y

33 VENDE M -SE FRANGOS

34 Software de apoio

35 Software de apoio MindJet/Mindman

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38 Visõ

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40 Indiferente

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46 Software de apoio Inspiration

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54 Pode ser

55 Pode ser usado na

56 Pode ser usado na

57 Pode ser usado na

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59 Computador na escola pode ser usado na pode ser usado para Construção do conhecimento Informatizar os métodos atuais dentro de uma abordagem no dentro de uma abordagem no observa reflete depura é tutorado onde o aluno onde o aluno paradigma construcionista paradigma instrucionista

60 Software de apoio Cmap/Tools

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64 ?????

65 ????? Conceito 1

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67 Relação

68 Relação

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71 Outro mapa ~ ~ ^ Link para a Internet Figura (clip-art)

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74 Ainda não conheço este Conceito 1. O Conceito 2 eu conheço bem. Alguém
Que conceito é esse? Ainda não conheço este Conceito 1. O Conceito 2 eu conheço bem. Alguém pode me dar um exemplo?

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76 Possibilidades de utilização de Mapas conceituais

77 Concatenação de idéias
Cruzeiro Terra Cruzeiro Cruzeiro Surf Anil Cruzeiro Nuvens brancas Cruzeiro Piscina Cruzeiro Cruzeiro Cruzeiro AZUL Sentimento “tudo azul” Cor Cruzeiro Cruzeiro Lagôa Água Cruzeiro Céu Concatenação de idéias

78 Prepare um mapa conceitual sobre este assunto
30 Setembro Data de entrega Aventura quarta PORTUGUÊS PROVA BIMESTRAL (preparação) LEITURA Ficção 15 minutos Ler algo sobre segunda Depois que terminar Depois que terminar de ler o livro História escolha Fazer um resumo de até 200 palavras Prepare um mapa conceitual sobre este assunto Esperar dois dias para fazer um exame

79 O Azul é quase amarelo O Azul é quase amarelo AZUL Cor favorita céu
Sol Pesca Surfing Nuvens brancas Amarelo água clara O Azul é quase amarelo

80 O Azul é quase amarelo AZUL Cor favorita céu Mar Sol Pesca Nuvens
Surfing Nuvens brancas Amarelo água clara

81 Acomodação e Assimilação Piaget(1952) advoga que existem dois tipos de processamento cognitivo: assimilação e acomodação. Aprendizagem assimilativa corresponde a incorporar fatos, conceitos ou detalhes a um esquema já existente. Isto pode ocorrer em níveis diferentes: por acréscimo ou por sintonização. Se uma criança tem um esquema para "cachorro" como um animal de quatro patas e alguém apontar para um cachorro e disser "cachorro marrom", a criança acrescentará ao seu esquema o detalhe de que cachorros podem ser marrons (acréscimo). Por outro lado se o esquema da criança não inclui animais muito grandes no seu esquema de "cachorro" ela poderia eventualmente identificar como "urso" (devido ao pêlo e tamanho) um cachorro São Bernardo. A criança terá que modificar seu esquema para incluir São Bernardos como um tipo de cachorro (sintonização). Quando a modificação devido a sintonização implicar numa reorganização mais drástica do esquema, teremos uma reestruturação (chamada acomodação). Acomodações são mais raras de acontecer e demandam mais tempo para ocorrer. Uma das razões para isto é que a aprendizagem não é meramente racional (cognição fria). Ela geralmente carrega emoções (cognição quente). Sempre temos atitudes, valores e crenças associadas ao conhecimento. As variáveis afetivas e motivacionais criam resistência a modificação e a mudança das estruturas.

82 Processamento cognitivo
Piaget Processamento cognitivo Acréscimo Mais rara de acontecer Fatos, Conceitos, detalhes Sintonização Valores, Atitudes, crenças Modificação mais dramática Esquema

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84 Descrever um fato (caso) fenômeno ou princípio

85 seres vivos plantas animais moleculas água estado movimento calor
Podem ser Podem ser plantas animais contém contém feitas de moleculas água muda de em estado movimento que determina o aumentado pelo pode ser pode ser pode ser calor gasoso líquido sólido

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87 Iluminismo Causas da Revolução Francesa
Livre comércio Populaçao dividida em três estados Iluminismo Monarquia Absoluta Monarca fraco Idéias revolucioná- rias Causas da Revolução Francesa Rei Luis XVI Influenciado por sua esposa _______ Gastos extravagantes na côrte

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89 Encontre informações na WEB
sobre elefantes Adicione mais detalhes ao diagrama Elefantes Vivem na comem São conhecidos por Índia e na África

90 Procurar um texto na WEB b)Refinar um conceito de um mapa em um novo mapa c) Acrescentar links d) Acrescentar material multimídia e) Resultado em uma apresentação (ppt)

91 Acrescente título e seu nome aqui

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93 Acrescente seu mapa aqui

94 Acrescente uma foto aqui

95 Acrecente foto da autora e referência ao texto aqui

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97 Arquiteto Cognitivo Alex Menario da Silva

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99 Arquiteto Cognitivo

100 Pierre Levy

101 Andréia Cecília Ramal O PROFESSOR DO PRÓXIMO MILÊNIO Conect@ -
número 3 – novembro/2000 Pesquisadora do Centro Pedagógico Pedro Arrupe Autora de Histórias de gente que ensina e aprende Doutora em Educação - PUC-RJ Diretora da Instructional Design.

102 Cada bolha mostrada é um Slide em um projeto Powerpoint
Clique na bolha e, em seguida no quadrado vermelho à direita para ver as sugestões sobre o que deveria estar no slide Apresentação sobre Espécies em Extinção   Informações Gerais sobre espécies  Fotos de várias espécies  História da nossa espécie  Habitat  Cadeia alimentar  Bibliografia  O futuro Das espécies  O que fazer para salvar uma espécie

103 Elos (links) Espécies em Extinção         
Informações Gerais sobre espécies  Fotos de várias espécies  História da nossa espécie  Habitat  Cadeia alimentar  Bibliografia  O futuro Das espécies  O que fazer para salvar uma espécie

104 Método Histórico Crítico chave do comportamento
Baseado em Mapa conceitual Elaborado por Corina Flores e Zayra Mendez UNED, Costa Rica Epistemologia Genética é validada por é a Gênese do conhecimento Método Psicogenético Método Histórico Crítico recorre a Está ligado ao trata de Construtivismo Biologismo Relação dialética Sujeito-Objeto explica a formação de É explicado por dependem da Estruturas mentais se explica por se dá sempre através de um processo de como Um tertius Variam de acordo com se manifestam em Autoregulação Sistemas cíclicos da ciência é não é Níveis de desenvolvimento Equilíbrio alcançado se expressam através de mecanismos Invariantes de Interação Herança-Meio Inatista Empirista se vê através de permitem avançar tais como fases se explica por relação interdisciplinar Assimilação Acomodação que podem ser Evocativo Horizontal Vertical Biologia Física Lógica Sensorial Psicologia Concreto Formal chave do comportamento operatório baseado Lógica natural em em Lógica matemática

105 Método Histórico Crítico chave do comportamento
Epistemologia Genética Baseado em Mapa conceitual Elaborado por Corina Flores e Zayra Mendez UNED, Costa Rica é validada por é a Gênese do conhecimento Método Psicogenético Método Histórico Crítico trata de Relação dialética enre recorre a Está ligado ao Construtivismo Biologismo explica a formação de É explicado por dependem da Estruturas mentais se explica por se dá sempre através de um processo de como Um tertius Variam de acordo com se manifestam em Autoregulação Sistemas cíclicos da ciência é não é Níveis de desenvolvimento Equilíbrio alcançado se expressam através de mecanismos Invariantes de Interação Herança-Meio Inatista se vê através de permitem avançar tais como fases se explica por relação interdisciplinar Assimilação que podem ser Evocativo Horizontal Vertical Biologia Física Lógica Sensorial Psicologia Concreto Formal chave do comportamento operatório baseado Lógica natural em em Lógica matemática

106 Exemplo de Utilização de mapas Conceituais
Objetivos: Desenvolver um artigo a partir de um mapa conceitual. Criar um documento Word baseado em um mapa conceitual multinível. Utilizar uma norma na construção do documento.     Criar um artigo, usando o MS Word,  baseado no Mapa Conceitual disponível em: Clique aqui para abrir  

107 Exemplo: Resposta de uma Aluna

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109 Página da WEB Mapa da navegação Anotações

110 Página da WEB Mapa da navegação Anotações

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124 Inter-relacionamentos
Mapas Conceituais Ajudam a responder foram desenvolvidos por Joseph Novak Questão(ões) foco representam Necessário para responder a Conhecimento organizado Sentimentos e afetos associados inclui são é Dependentes de contexto Constituído de Necessário para Adicionados a Palavras de ligação Treinamento efetivo por exemplo para formar Proposições Conectados por Conceitos são Social são são Podem ser Aprendizagem efetiva Padrões ou Regularidades percebidas são Pessoal Estruturados hierárquicamente Unidades de significado Rotulados Elos cruzados em Construido em mostram em Especialmente com com ajuda na Inter-relacionamentos Simbolos Palavras Especialistas Estrutura cognitiva Objetos (coisas) entre Eventos (Acontecimentos) Criatividade Diferentes segmentos de mapas Necessário para ver


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