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Angelo de Moura Guimarães
Mapas Conceituais Angelo de Moura Guimarães
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? Por que Aprendizagem Visual? Ajuda a: Tornar o Identificar
Ajuda a: Tornar o pensamento mais claro Identificar enganos Reforçar a compreensão Integrar novo conhecimento
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Aprendizagem Visual
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uma célula citoplasma membrana núcleo núcleolo
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uma planta folhas caule raízes
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Ambiguidades da linguagem natural
"Eu desenhei uma mesa em um papel com um lápis"
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Ambiguidades da linguagem natural
"Eu desenhei uma mesa em um papel com um lápis"
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Ambiguidades da linguagem natural
"Eu desenhei uma mesa em um papel com um lápis"
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Ambiguidades da linguagem natural
"Eu desenhei uma mesa em um papel com um lápis"
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2/5 + 1/5 3/5 2/3 + 4/5 Encontre O MMC O MMC de 3 e 5 É 15 Compare os
ADIÇÃO DE FRAÇÕES 2/5 + 1/5 2/5 + 1/5 Denominadores Tem Números diferentes exemplo 2/3 + 4/5 exemplo Denominadores São iguais Denominadores São iguais Encontre O MMC O MMC de 3 e 5 É 15 exemplo Adicione os numeradores Compare os denominadores e 2/3 = 10/15 Coloque no denominador comum e exemplo exemplo 4/5 = 12/15 Escreva a soma do denominador comum 3/5 exemplo Adicione os numeradores 3/5 já está nos menores termos Reduzir para os menores termos exemplo Escreva a soma sobre o denominador comun 120/15 = 12/15 = 22/15 exemplo Reduzir aos menores termos
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2 y=a(x- h) + k Forma 1 Complete do o vérice quadrado Identifique o
vértice Polinômios do segundo grau y=a(x –r ) (x – r ) 1 2 Use a fórmula quadrática ou fator 2 Forma fatorada Identifique as raízes 2 y = ax + bx + c 3 Forma padrão Identifique a interseção com y
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Forma 1 Complete do o vérice quadrado Identifique o vértice Polinômios
do segundo grau Use a fórmula quadrática ou fator 2 Forma fatorada Identifique as raízes 3 Forma padrão Identifique a interseção com y
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seres vivos plantas animais moleculas água estado movimento calor
Podem ser Podem ser plantas animais contém contém feitas de moleculas água muda de em estado movimento que determina o aumentado pelo pode ser pode ser pode ser calor gasoso líquido sólido
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Processamento cognitivo
Piaget Processamento cognitivo Acréscimo Mais rara de acontecer Fatos, Conceitos, detalhes Sintonização Valores, Atitudes, crenças Modificação mais dramática Esquema
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Iluminismo Causas da Revolução Francesa
Livre comércio Populaçao dividida em três estados Iluminismo Monarquia Absoluta Monarca fraco Idéias revolucioná- rias Causas da Revolução Francesa Rei Luis XVI Influenciado por sua esposa _______ Gastos extravagantes na côrte
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Outro mapa ~ ~ ^ Link para a Internet Figura (clip-art)
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Encontre informações na WEB
sobre elefantes Adicione mais detalhes ao diagrama Elefantes Vivem na comem São conhecidos por Índia e na África
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Conceito 1 ?????
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Ainda não conheço este Conceito 1. O Conceito 2 eu conheço bem. Alguém
Que conceito é esse? Ainda não conheço este Conceito 1. O Conceito 2 eu conheço bem. Alguém pode me dar um exemplo?
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“Aprendizado significativo acontece quando uma informação nova é adquirida mediante um esforço deliberado por parte do aprendiz em ligar a informação nova com conceitos ou proposições relevantes preexistentes em sua estrutura cognitiva.” [Ausubel et al., 1978, p. 159]
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・Diferenciação progressiva:
Os conceitos mais gerais da disciplina ou conteúdo sejam apresentados em primeiro lugar, e, pouco a pouco, introduzidos os conceitos mais especíicos. ・Reconciliação integradora: Deve haver a exploração de relações entre idéas, apontando semelhanças e diferenças entre conceitos relacionados.
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・Perspectiva abstrata: os mapas conceituais constituíos por nós ligados por arcos podem ser vistos como hipérgrafos ordenados. Cada nó tem um identificador úico e um conteúo, enquanto as ligações entre nós podem ser direcionadas ou não direcionadas, representados visualmente por linhas entre os nós, com ou sem flechas nas extremidades. ・Perspectiva de visualização: os mapas conceituais podem ser vistos como diagramas, construídos através do uso de signos. Cada tipo de nó pode determinar (ou ser determinado) pela forma, cor externa ou de preenchimento, enquanto as ligações podem ser identificadas pela espessura da linha, cor ou outras formas de representação .・Perspectiva da conversão: os mapas conceituais podem ser considerados como uma forma de representaçãao e comunicação do conhecimento através de linguagens visuais, porque estão sujeitos à interpretação por alguma comunidade de referência. Esta interpretação permite o estabelecimento de um paralelo entre a linguagem natural e a linguagem visual - as estruturas gramaticais e suas estruturas adquirem significado segundo são utilizadas em uma determinada comunidade.
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Usos dos Mapas Conceituais
Tomar notas. Ajudam a organizar a informação para facilitar a recuperação. Relembrar . Forma fácil e eficiente de rever e relembrar. Creatividade. Liberam a mente de um pensamento linear (maior fluxo de idéias) Solução de problemas. Ajudam a ver diferentes aspectos da situação e sua importância Planejamento. Permitem o planejamento de um texto (de cartas a livros). Apresentações. Ajuda a organizar as idéias de forma coerente
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2 dimensões largura comprimento
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1 dimensão linha
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2 dimensões Linha coluna
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Acesso direto aos conceitos
2 dimensões Acesso direto aos conceitos
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Concatenação de idéias
Cruzeiro Terra Cruzeiro Cruzeiro Surf Anil Cruzeiro Nuvens brancas Cruzeiro Piscina Cruzeiro Cruzeiro Cruzeiro AZUL Sentimento “tudo azul” Cor Cruzeiro Cruzeiro Lagôa Água Cruzeiro Céu Concatenação de idéias
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Mapa Conceitual Um Mapa Conceitual Relaciona- mentos frases ligadas
é composto de identifica Relaciona- mentos Relacio- namentos Um mapa conceitual é composto de frases ligadas Frases ligadas entre Conceitos Relacio- namentos Um mapa conceitual Conceitos Mapa Conceitual
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Prepare um mapa conceitual sobre este assunto
30 Setembro Data de entrega Aventura quarta PORTUGUÊS PROVA BIMESTRAL (preparação) LEITURA Ficção 15 minutos Ler algo sobre segunda Depois que terminar Depois que terminar de ler o livro História escolha Fazer um resumo de até 200 palavras Prepare um mapa conceitual sobre este assunto Esperar dois dias para fazer um exame
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O Azul é quase amarelo O Azul é quase amarelo AZUL Cor favorita céu
Sol Pesca Surfing Nuvens brancas Amarelo água clara O Azul é quase amarelo
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O Azul é quase amarelo AZUL Cor favorita céu Mar Sol Pesca Nuvens
Surfing Nuvens brancas Amarelo água clara
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Compare os denominadores
ADIÇÃO DE FRAÇÕES 2/5 + 1/5 2/5 + 1/5 Denominadores Tem Números diferentes exemplo 2/3 + 4/5 exemplo Denominadores São iguais Denominadores São iguais Encontre O MMC O MMC de 3 e 5 É 15 exemplo Compare os denominadores Adicione os numeradores e 2/3 = 10/15 Coloque no denominador comum e exemplo exemplo 4/5 = 12/15 Escreva a soma do denominador comum 3/5 exemplo Adicione os numeradores 3/5 já está nos menores termos Reduzir para os menores termos exemplo Escreva a soma sobre o denominador comun 120/15 = 12/15 = 22/15 exemplo Reduzir aos menores termos
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Computador na escola pode ser usado na pode ser usado para Construção do conhecimento Informatizar os métodos atuais dentro de uma abordagem no dentro de uma abordagem no observa reflete depura é tutorado onde o aluno onde o aluno paradigma construcionista paradigma instrucionista
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Aranha (spider)
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Hierarquia
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Fluxogramas - Algortimos
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Sistemas
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Paisagens
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3-D
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Mandalas
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Cada bolha mostrada é um Slide em um projeto Powerpoint
Clique na bolha e, em seguida no quadrado vermelho à direita para ver as sugestões sobre o que deveria estar no slide Apresentação sobre Espécies em Extinção Informações Gerais sobre espécies Fotos de várias espécies História da nossa espécie Habitat Cadeia alimentar Bibliografia O futuro Das espécies O que fazer para salvar uma espécie
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2/5 + 1/5 3/5 2/3 + 4/5 Encontre O MMC O MMC de 3 e 5 É 15 Compare os
ADIÇÃO DE FRAÇÕES 2/5 + 1/5 2/5 + 1/5 Denominadores Tem Números diferentes exemplo 2/3 + 4/5 exemplo Denominadores São iguais Denominadores São iguais Encontre O MMC O MMC de 3 e 5 É 15 exemplo Adicione os numeradores Compare os denominadores e 2/3 = 10/15 Coloque no denominador comum e exemplo exemplo 4/5 = 12/15 Escreva a soma do denominador comum 3/5 exemplo Adicione os numeradores 3/5 já está nos menores termos Reduzir para os menores termos exemplo Escreva a soma sobre o denominador comun 120/15 = 12/15 = 22/15 exemplo Reduzir aos menores termos
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Elos (links) Espécies em Extinção
Informações Gerais sobre espécies Fotos de várias espécies História da nossa espécie Habitat Cadeia alimentar Bibliografia O futuro Das espécies O que fazer para salvar uma espécie
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Esse diagrama é um subnível da idéia principal. Útil para futura
Informa- ções gerais sobre espécies Adicionar um botão que Retorna ao slide título Esse diagrama é um subnível da idéia principal. Útil para futura “expansão” Predadores Descrição da espécie Fatos interessantes Alimentação Nome científico Comporta- mento
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Diagrama Inspiration Formato de Outline Planejamento de Apresentações Multimídia
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Pagina #2 Lugares Onde já estive Adicionar um clipart Envie uma
Adicionar um botão que Retorna ao cartão principal “Tudo sobre mim” Adicionar um clipart Envie uma correspondência
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seres vivos plantas animais moleculas água estado movimento calor
Podem ser Podem ser plantas animais contém contém moleculas feitas de água muda de em estado movimento que determina o aumentado pelo pode ser pode ser pode ser calor gasoso líquido sólido
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Método Histórico Crítico chave do comportamento
Baseado em Mapa conceitual Elaborado por Corina Flores e Zayra Mendez UNED, Costa Rica Epistemologia Genética é validada por é a Gênese do conhecimento Método Psicogenético Método Histórico Crítico recorre a Está ligado ao trata de Construtivismo Biologismo Relação dialética Sujeito-Objeto explica a formação de É explicado por dependem da Estruturas mentais se explica por se dá sempre através de um processo de como Um tertius Variam de acordo com se manifestam em Autoregulação Sistemas cíclicos da ciência é não é Níveis de desenvolvimento Equilíbrio alcançado se expressam através de mecanismos Invariantes de Interação Herança-Meio Inatista Empirista se vê através de permitem avançar tais como fases se explica por relação interdisciplinar Assimilação Acomodação que podem ser Evocativo Horizontal Vertical Biologia Física Lógica Sensorial Psicologia Concreto Formal chave do comportamento operatório baseado Lógica natural em em Lógica matemática
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Método Histórico Crítico chave do comportamento
Epistemologia Genética Baseado em Mapa conceitual Elaborado por Corina Flores e Zayra Mendez UNED, Costa Rica é validada por é a Gênese do conhecimento Método Psicogenético Método Histórico Crítico trata de Relação dialética enre recorre a Está ligado ao Construtivismo Biologismo explica a formação de É explicado por dependem da Estruturas mentais se explica por se dá sempre através de um processo de como Um tertius Variam de acordo com se manifestam em Autoregulação Sistemas cíclicos da ciência é não é Níveis de desenvolvimento Equilíbrio alcançado se expressam através de mecanismos Invariantes de Interação Herança-Meio Inatista se vê através de permitem avançar tais como fases se explica por relação interdisciplinar Assimilação que podem ser Evocativo Horizontal Vertical Biologia Física Lógica Sensorial Psicologia Concreto Formal chave do comportamento operatório baseado Lógica natural em em Lógica matemática
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