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Mapas Conceituais Angelo de Moura Guimarães Angelo de Moura Guimarães

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Apresentação em tema: "Mapas Conceituais Angelo de Moura Guimarães Angelo de Moura Guimarães"— Transcrição da apresentação:

1 Mapas Conceituais Angelo de Moura Guimarães Angelo de Moura Guimarães

2 Por que Aprendizagem Visual? ? Tornar o pensamento mais claro Ajuda a: Reforçar a compreensão Identificar enganos Integrar novo conhecimento

3 Aprendizagem Visual

4 uma célula núcleo membrana citoplasma núcleolo

5 folhas caule raízes uma planta

6 "Eu desenhei uma mesa em um papel com um lápis" Ambiguidades da linguagem natural

7 "Eu desenhei uma mesa em um papel com um lápis" Ambiguidades da linguagem natural

8 "Eu desenhei uma mesa em um papel com um lápis" Ambiguidades da linguagem natural

9 "Eu desenhei uma mesa em um papel com um lápis" Ambiguidades da linguagem natural

10 2/5 + 1/5 exemplo Denominadores São iguais Adicione os numeradores Escreva a soma do denominadorcomum exemplo 3/5 2/5 + 1/5 3/5 já está nos menores termos Reduzir para os menores termos DenominadoresTemNúmerosdiferentes Encontre O MMC O MMC de 3 e 5 É 15 2/3 + 4/5 2/3 = 10/15 Coloque no denominadorcomum 4/5 = 12/15 Adicione os numeradores Escreva a soma sobre o denominador comun 120/15 = 12/15 = 22/15 Reduzir aos menores termos ADIÇÃO DE FRAÇÕES exemplo e e Compare os denominadores DenominadoresSãoiguais

11 Polinômios do segundo grau Polinômios do segundo grau Forma do vérice Forma fatorada Forma padrão Identifique o vértice Identifique a interseção com y y=a(x –r ) (x – r ) y=a(x- h) + k 2 Complete o quadrado Use a fórmula quadrática ou fator 1 2 Identifique as raízes y = ax + bx + c 2

12 Polinômios do segundo grau Polinômios do segundo grau Forma do vérice Forma fatorada Forma padrão Identifique o vértice Identifique a interseção com y Complete o quadrado Use a fórmula quadrática ou fator Identifique as raízes

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16 animais moleculas calor sólido gasoso líquido Podem ser contém feitas de muda de que determina o aumentado pelo pode ser em água plantas estado seres vivos movimento

17 Fatos, Conceitos, detalhes Sintonização Modificação mais dramática Esquema Valores, Atitudes, crenças Mais rara de acontecer Acréscimo Processamento cognitivo Piaget

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19 Causas da Revolução Francesa Populaçao dividida em três estados Monarquia Absoluta Monarca fraco Rei Luis XVI Influenciado por sua esposa _______ Idéias revolucioná- rias Iluminismo Livre comércio Gastos extravagantes na côrte

20 Link para a Internet Link para a Internet Figura (clip-art) Figura (clip-art) Outro mapa ~ ^ ~

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22 Índia e na África Vivem na comem São conhecidos por Elefantes Encontre informações na WEB sobre elefantes Adicione mais detalhes ao diagrama

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26 ????? Conceito 1

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31 Que conceito é esse? Ainda não conheço este Conceito 1. O Conceito 2 eu conheço bem. Alguém pode me dar um exemplo?

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34 Aprendizado significativo acontece quando uma informação nova é adquirida mediante um esforço deliberado por parte do aprendiz em ligar a informação nova com conceitos ou proposições relevantes preexistentes em sua estrutura cognitiva. [Ausubel et al., 1978, p. 159]

35 Diferenciação progressiva: Os conceitos mais gerais da disciplina ou conteúdo sejam apresentados em primeiro lugar, e, pouco a pouco, introduzidos os conceitos mais especíicos. Reconciliação integradora: Deve haver a exploração de relações entre idéas, apontando semelhanças e diferenças entre conceitos relacionados.

36 Perspectiva abstrata: os mapas conceituais constituíos por nós ligados por arcos podem ser vistos como hipérgrafos ordenados. Cada nó tem um identificador úico e um conteúo, enquanto as ligações entre nós podem ser direcionadas ou não direcionadas, representados visualmente por linhas entre os nós, com ou sem flechas nas extremidades. Perspectiva de visualização: os mapas conceituais podem ser vistos como diagramas, construídos através do uso de signos. Cada tipo de nó pode determinar (ou ser determinado) pela forma, cor externa ou de preenchimento, enquanto as ligações podem ser identificadas pela espessura da linha, cor ou outras formas de representação. Perspectiva da conversão: os mapas conceituais podem ser considerados como uma forma de representaçãao e comunicação do conhecimento através de linguagens visuais, porque estão sujeitos à interpretação por alguma comunidade de referência. Esta interpretação permite o estabelecimento de um paralelo entre a linguagem natural e a linguagem visual - as estruturas gramaticais e suas estruturas adquirem significado segundo são utilizadas em uma determinada comunidade.

37 Tomar notas. Ajudam a organizar a informação para facilitar a recuperação. Relembrar. Forma fácil e eficiente de rever e relembrar. Creatividade. Liberam a mente de um pensamento linear (maior fluxo de idéias) Solução de problemas. Ajudam a ver diferentes aspectos da situação e sua importância Planejamento. Permitem o planejamento de um texto (de cartas a livros). Apresentações. Ajuda a organizar as idéias de forma coerente Usos dos Mapas Conceituais

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39 comprimento largura 2 dimensões

40 1 dimensão linha

41 2 dimensões Linha coluna

42 2 dimensões Acesso direto aos conceitos

43 Cruzeiro Concatenação de idéias Céu Água Cor Anil Nuvens brancas Piscina Surf Lagôa Sentimento tudo azul Cruzeiro AZUL Terra

44 Mapa Conceitual Um mapa conceitual Frases ligadas Relacio- namentos Conceitos identifica é composto de é composto de entre Um Mapa Conceitual frases ligadas Um mapa conceitual Relaciona- mentos Relacio- namentos Um mapa conceitual Conceitos

45 Ler algo sobre Depois que terminar Depois que terminar de ler o livro LEITURA 15 minutos segunda quarta 30 Setembro Data de entrega Prepare um mapa conceitual sobre este assunto Fazer um resumo de até 200 palavras escolha Esperar dois dias para fazer um exame Aventura Ficção História PORTUGUÊS PROVA BIMESTRAL (preparação)

46 amarelo O Azul é quase amarelo Cor favorita Nuvens brancas Surfing água clara Pesca Mar céu Sol Amarelo AZUL

47 amarelo O Azul é quase amarelo céu Cor favorita Nuvens brancas Surfing água clara Pesca Mar Sol Amarelo AZUL

48 2/5 + 1/5 exemplo Denominadores São iguais Adicione os numeradores Escreva a soma do denominadorcomum exemplo 3/5 2/5 + 1/5 3/5 já está nos menores termos Reduzir para os menores termos DenominadoresTemNúmerosdiferentes Encontre O MMC O MMC de 3 e 5 É 15 2/3 + 4/5 2/3 = 10/15 Coloque no denominadorcomum 4/5 = 12/15 Adicione os numeradores Escreva a soma sobre o denominador comun 120/15 = 12/15 = 22/15 Reduzir aos menores termos ADIÇÃO DE FRAÇÕES exemplo e e Compare os denominadores DenominadoresSãoiguais

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50 Computador na escola Construção do conhecimento Informatizar os métodos atuais observa reflete depura é tutorado paradigma construcionista paradigma instrucionista dentro de uma abordagem no onde o aluno onde o aluno dentro de uma abordagem no pode ser usado na pode ser usado para

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53 Aranha (spider)

54 Hierarquia

55 Fluxogramas - Algortimos

56 Sistemas

57 Paisagens

58 3-D

59 Mandalas

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62 Cada bolha mostrada é um Slide em um projeto Powerpoint Clique na bolha e, em seguida no quadrado vermelho à direita para ver as sugestões sobre o que deveria estar no slide Apresentação sobre Espécies em Extinção Informações Gerais sobre espécies História da nossa espécie Cadeia alimentar O futuro Das espécies O que fazer para salvar uma espécie HabitatBibliografia Fotos de várias espécies

63 2/5 + 1/5 exemplo Denominadores São iguais Adicione os numeradores Escreva a soma do denominadorcomum exemplo 3/5 2/5 + 1/5 3/5 já está nos menores termos Reduzir para os menores termos DenominadoresTemNúmerosdiferentes Encontre O MMC O MMC de 3 e 5 É 15 2/3 + 4/5 2/3 = 10/15 Coloque no denominadorcomum 4/5 = 12/15 Adicione os numeradores Escreva a soma sobre o denominador comun 120/15 = 12/15 = 22/15 Reduzir aos menores termos ADIÇÃO DE FRAÇÕES exemplo e e Compare os denominadores DenominadoresSãoiguais

64 Espécies em Extinção Informações Gerais sobre espécies História da nossa espécie Cadeia alimentar O futuro Das espécies O que fazer para salvar uma espécie HabitatBibliografia Fotos de várias espécies Elos (links)

65 Descrição da espécie Predadores Fatos interessantes Comporta- mento Nome científico Alimentação Adicionar um botão que Retorna ao slide título Informa- ções gerais sobre espécies Esse diagrama é um subnível da idéia principal. Útil para futura expansão

66 Diagrama Inspiration Formato de Outline Planejamento de Apresentações Multimídia

67 Pagina #2 Lugares Onde já estive Adicionar um botão que Retorna ao cartão principal Tudo sobre mim Adicionar um clipart Envie uma correspondência

68 animais moleculas calor sólido gasoso líquido Podem ser contém feitas de muda de que determina o aumentado pelo pode ser em água plantas estado seres vivos movimento

69 recorre a se explica por Baseado em Mapa conceitual Elaborado por Corina Flores e Zayra Mendez UNED, Costa Rica Gênese do conhecimento Gênese do conhecimento Biologismo Construtivismo Estruturas mentais Níveis de desenvolvimento Níveis de desenvolvimento Equilíbrio alcançado Sensorial Evocativo Concreto Formal fases Horizontal Vertical Assimilação Acomodação Método Psicogenético Método Histórico Crítico Relação dialética Sujeito-Objeto Relação dialética Sujeito-Objeto Sistemas cíclicos da ciência Sistemas cíclicos da ciência como Um tertius como Um tertius Inatista Empirista Interação Herança-Meio Interação Herança-Meio Biologia Física Psicologia Lógica Lógica natural Lógica matemática baseado é a é validada por Está ligado ao trata de É explicado por dependem da se dá sempre através de um processo de énão é se explica por relação interdisciplinar chave do comportamento operatório se expressam através de mecanismos Invariantes de Variam de acordo com se manifestam em se vê através de que podem ser tais como permitem avançar Epistemologia Genética Epistemologia Genética Autoregulação explica a formação de em

70 recorre a se explica por Baseado em Mapa conceitual Elaborado por Corina Flores e Zayra Mendez UNED, Costa Rica Gênese do conhecimento Gênese do conhecimento Biologismo Construtivismo Estruturas mentais Níveis de desenvolvimento Níveis de desenvolvimento Equilíbrio alcançado Sensorial Evocativo Concreto Formal fases Horizontal Vertical Assimilação Método Psicogenético Método Histórico Crítico Sistemas cíclicos da ciência Sistemas cíclicos da ciência como Um tertius como Um tertius Inatista Interação Herança-Meio Interação Herança-Meio Biologia Física Psicologia Lógica Lógica natural Lógica matemática baseado é a é validada por Está ligado ao trata de Relação dialética enre É explicado por dependem da se dá sempre através de um processo de énão é se explica por relação interdisciplinar chave do comportamento operatório se expressam através de mecanismos Invariantes de Variam de acordo com se manifestam em se vê através de que podem ser tais como permitem avançar Epistemologia Genética Epistemologia Genética Autoregulação explica a formação de em


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