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Mapas Conceituais Angelo de Moura Guimarães Angelo de Moura Guimarães Comunidade Prática de EAD da UFMG.

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Apresentação em tema: "Mapas Conceituais Angelo de Moura Guimarães Angelo de Moura Guimarães Comunidade Prática de EAD da UFMG."— Transcrição da apresentação:

1 Mapas Conceituais Angelo de Moura Guimarães Angelo de Moura Guimarães Comunidade Prática de EAD da UFMG

2 Aprendizagem Visual

3 Por que Aprendizagem Visual? ? Tornar o pensamento mais claro Ajuda a: Reforçar a compreensão Identificar enganos Integrar novo conhecimento

4 uma célula citoplasma membrana núcleo nucleolo

5 folhas caule raízes uma planta

6 "Eu desenhei uma mesa em um papel com um lápis" Ambiguidades da linguagem natural

7 "Eu desenhei uma mesa em um papel com um lápis" Ambiguidades da linguagem natural

8 "Eu desenhei uma mesa em um papel com um lápis" Ambiguidades da linguagem natural

9 "Eu desenhei uma mesa em um papel com um lápis" Ambiguidades da linguagem natural

10 2/5 + 1/5 exemplo Denominadores São iguais Adicione os numeradores Escreva a soma do denominadorcomum exemplo 3/5 2/5 + 1/5 3/5 já está nos menores termos Reduzir para os menores termos DenominadoresTemNúmerosdiferentes Encontre O MMC O MMC de 3 e 5 É 15 2/3 + 4/5 2/3 = 10/15 Coloque no denominadorcomum 4/5 = 12/15 Adicione os numeradores Escreva a soma sobre o denominador comun 120/15 = 12/15 = 22/15 Reduzir aos menores termos ADIÇÃO DE FRAÇÕES exemplo e e Compare os denominadores DenominadoresSãoiguais

11 Aprendizado significativo acontece quando uma informação nova é adquirida mediante um esforço deliberado por parte do aprendiz em ligar a informação nova com conceitos ou proposições relevantes preexistentes em sua estrutura cognitiva. [Ausubel et al., 1978, p. 159]

12 Ausubel Organizadores Avançados

13 Diferenciação progressiva: Os conceitos mais gerais da disciplina ou conteúdo são apresentados em primeiro lugar, e, pouco a pouco, introduzidos os conceitos mais especíicos. Reconciliação integradora: Deve haver a exploração de relações entre idéas, apontando semelhanças e diferenças entre conceitos relacionados.

14 Mapa Conceitual Um mapa conceitual Frases ligadas Relacio- namentos Conceitos identifica é composto de é composto de entre Um Mapa Conceitual frases ligadas Um mapa conceitual Relaciona- mentos Relacio- namentos Um mapa conceitual Conceitos

15 Mapas Conceituais foram desenvolvidos por Joseph Novak Conhecimento organizado representam Conceitos Constituído de Palavras de ligação Conectados por

16 Mapas Conceituais foram desenvolvidos por Joseph Novak Ajudam a responder a Questão(ões) foco são Dependentes de contexto Conhecimento organizado representam Necessário para responder a Sentimentos e afetos associados inclui Conceitos Adicionados a Constituído de Palavras de ligação Conectados por Proposições para formar Treinamento efetivo Necessário para por exemplo Social Pessoal Aprendizagem efetiva são Unidades de significado Elos cruzados Podem ser mostram Inter- relacionamentos entre Diferentes segmentos de mapas Estrutura cognitiva Construido em Especialistas Especialmente com Criatividade ajuda na Palavras com Simbolos Eventos (Acontecimentos) Objetos (coisas) em Padrões ou Regularidades percebidas Rotulados são Estruturados hierárquicamente Necessário para ver é são

17

18 comprimento largura 2 dimensões

19 1 dimensão linha

20 2 dimensões Linha coluna

21 2 dimensões Acesso direto aos conceitos

22 Aranha (spider)

23 Hierarquia

24 Fluxogramas - Algortimos

25 Sistemas

26 Paisagens

27 3-D

28 Mandalas

29 Perspectivas abstrata visualização conversão

30 Tomar notas. Ajudam a organizar a informação para facilitar a recuperação. Usos dos Mapas Conceituais Relembrar. Forma fácil e eficiente de rever e relembrar. Creatividade. Liberam a mente de um pensamento linear (maior fluxo de idéias). Solução de problemas. Ajudam a ver diferentes aspectos da situação e sua importância Planejamento. Permitem o planejamento de um texto (de cartas a livros). Apresentações. Ajudam a organizar as idéias de forma coerente

31 Polinômios do segundo grau Polinômios do segundo grau Forma do vértice Forma fatorada Forma padrão Identifique o vértice Identifique a interseção com y y=a(x –r ) (x – r ) y=a(x- h) + k 2 Complete o quadrado Use a fórmula quadrática ou fator 1 2 Identifique as raízes y = ax + bx + c 2

32 Polinômios do segundo grau Polinômios do segundo grau Forma do vérice Forma fatorada Identifique o vértice Identifique a interseção com y Complete o quadrado Use a fórmula quadrática ou fator Identifique as raízes

33 VEND E M -SE FRANGOS

34 Software de apoio

35 MindJet/Mindman

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38 Visõ

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40 Indiferente

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46 Software de apoio Inspiration

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54 Pode ser

55 Pode ser usado na

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59 Computador na escola Construção do conhecimento Informatizar os métodos atuais observa reflete depura é tutorado paradigma construcionista paradigma instrucionista dentro de uma abordagem no onde o aluno onde o aluno dentro de uma abordagem no pode ser usado na pode ser usado para

60 Software de apoio Cmap/Tools

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64 ?????

65 Conceito 1

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67 Relação

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71 Link para a Internet Link para a Internet Figura (clip-art) Figura (clip-art) Outro mapa ~ ^ ~

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74 Que conceito é esse? Ainda não conheço este Conceito 1. O Conceito 2 eu conheço bem. Alguém pode me dar um exemplo?

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76 Possibilidades de utilização de Mapas conceituais

77 Cruzeiro Concatenação de idéias Céu Água Cor Anil Nuvens brancas Piscina Surf Lagôa Sentimento tudo azul Cruzeiro AZUL Terra

78 Ler algo sobre Depois que terminar Depois que terminar de ler o livro LEITURA 15 minutos segunda quarta 30 Setembro Data de entrega Prepare um mapa conceitual sobre este assunto Fazer um resumo de até 200 palavras escolha Esperar dois dias para fazer um exame Aventura Ficção História PORTUGUÊS PROVA BIMESTRAL (preparação)

79 amarelo O Azul é quase amarelo Cor favorita Nuvens brancas Surfing água clara Pesca Mar céu Sol Amarelo AZUL

80 amarelo O Azul é quase amarelo céu Cor favorita Nuvens brancas Surfing água clara Pesca Mar Sol Amarelo AZUL

81 Acomodação e Assimilação Piaget(1952) advoga que existem dois tipos de processamento cognitivo: assimilação e acomodação. Aprendizagem assimilativa corresponde a incorporar fatos, conceitos ou detalhes a um esquema já existente. Isto pode ocorrer em níveis diferentes: por acréscimo ou por sintonização. Se uma criança tem um esquema para "cachorro" como um animal de quatro patas e alguém apontar para um cachorro e disser "cachorro marrom", a criança acrescentará ao seu esquema o detalhe de que cachorros podem ser marrons (acréscimo). Por outro lado se o esquema da criança não inclui animais muito grandes no seu esquema de "cachorro" ela poderia eventualmente identificar como "urso" (devido ao pêlo e tamanho) um cachorro São Bernardo. A criança terá que modificar seu esquema para incluir São Bernardos como um tipo de cachorro (sintonização). Quando a modificação devido a sintonização implicar numa reorganização mais drástica do esquema, teremos uma reestruturação (chamada acomodação). Acomodações são mais raras de acontecer e demandam mais tempo para ocorrer. Uma das razões para isto é que a aprendizagem não é meramente racional (cognição fria). Ela geralmente carrega emoções (cognição quente). Sempre temos atitudes, valores e crenças associadas ao conhecimento. As variáveis afetivas e motivacionais criam resistência a modificação e a mudança das estruturas.

82 Fatos, Conceitos, detalhes Sintonização Modificação mais dramática Esquema Valores, Atitudes, crenças Mais rara de acontecer Acréscimo Processamento cognitivo Piaget

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84 Descrever um fato (caso) fenômeno ou princípio

85 animais moleculas calor sólido gasoso líquido Podem ser contém feitas de muda de que determina o aumentado pelo pode ser em água plantas estado seres vivos movimento

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87 Causas da Revolução Francesa Populaçao dividida em três estados Monarquia Absoluta Monarca fraco Rei Luis XVI Influenciado por sua esposa _______ Idéias revolucioná- rias Iluminismo Livre comércio Gastos extravagantes na côrte

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89 Índia e na África Vivem na comem São conhecidos por Elefantes Encontre informações na WEB sobre elefantes Adicione mais detalhes ao diagrama

90 a)Procurar um texto na WEB b)Refinar um conceito de um mapa em um novo mapa c) Acrescentar links d) Acrescentar material multimídia e) Resultado em uma apresentação (ppt)

91 Acrescente título e seu nome aqui

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93 Acrescente seu mapa aqui

94 Acrescente uma foto aqui

95 Acrecente foto da autora e referência ao texto aqui

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97 Arquiteto Cognitivo Alex Menario da Silva

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99 Arquiteto Cognitivo

100 Pierre Levy

101 Andréia Cecília Ramal Pesquisadora do Centro Pedagógico Pedro Arrupe Autora de Histórias de gente que ensina e aprende Doutora em Educação - PUC-RJ Diretora da Instructional Design.Instructional Design O PROFESSOR DO PRÓXIMO MILÊNIO - número 3 – novembro/2000

102 Cada bolha mostrada é um Slide em um projeto Powerpoint Clique na bolha e, em seguida no quadrado vermelho à direita para ver as sugestões sobre o que deveria estar no slide Apresentação sobre Espécies em Extinção Informações Gerais sobre espécies História da nossa espécie Cadeia alimentar O futuro Das espécies O que fazer para salvar uma espécie HabitatBibliografia Fotos de várias espécies

103 Espécies em Extinção Informações Gerais sobre espécies História da nossa espécie Cadeia alimentar O futuro Das espécies O que fazer para salvar uma espécie HabitatBibliografia Fotos de várias espécies Elos (links)

104 recorre a se explica por Baseado em Mapa conceitual Elaborado por Corina Flores e Zayra Mendez UNED, Costa Rica Gênese do conhecimento Gênese do conhecimento Biologismo Construtivismo Estruturas mentais Níveis de desenvolvimento Níveis de desenvolvimento Equilíbrio alcançado Sensorial Evocativo Concreto Formal fases Horizontal Vertical Assimilação Acomodação Método Psicogenético Método Histórico Crítico Relação dialética Sujeito-Objeto Relação dialética Sujeito-Objeto Sistemas cíclicos da ciência Sistemas cíclicos da ciência como Um tertius como Um tertius Inatista Empirista Interação Herança-Meio Interação Herança-Meio Biologia Física Psicologia Lógica Lógica natural Lógica matemática baseado é a é validada por Está ligado ao trata de É explicado por dependem da se dá sempre através de um processo de énão é se explica por relação interdisciplinar chave do comportamento operatório se expressam através de mecanismos Invariantes de Variam de acordo com se manifestam em se vê através de que podem ser tais como permitem avançar Epistemologia Genética Epistemologia Genética Autoregulação explica a formação de em

105 recorre a se explica por Baseado em Mapa conceitual Elaborado por Corina Flores e Zayra Mendez UNED, Costa Rica Gênese do conhecimento Gênese do conhecimento Biologismo Construtivismo Estruturas mentais Níveis de desenvolvimento Níveis de desenvolvimento Equilíbrio alcançado Sensorial Evocativo Concreto Formal fases Horizontal Vertical Assimilação Método Psicogenético Método Histórico Crítico Sistemas cíclicos da ciência Sistemas cíclicos da ciência como Um tertius como Um tertius Inatista Interação Herança-Meio Interação Herança-Meio Biologia Física Psicologia Lógica Lógica natural Lógica matemática baseado é a é validada por Está ligado ao trata de Relação dialética enre É explicado por dependem da se dá sempre através de um processo de énão é se explica por relação interdisciplinar chave do comportamento operatório se expressam através de mecanismos Invariantes de Variam de acordo com se manifestam em se vê através de que podem ser tais como permitem avançar Epistemologia Genética Epistemologia Genética Autoregulação explica a formação de em

106 Objetivos: Desenvolver um artigo a partir de um mapa conceitual. Criar um documento Word baseado em um mapa conceitual multinível. Utilizar uma norma na construção do documento. Criar um artigo, usando o MS Word, baseado no Mapa Conceitual disponível em: Clique aqui para abrir Clique aqui para abrir Objetivos: Desenvolver um artigo a partir de um mapa conceitual. Criar um documento Word baseado em um mapa conceitual multinível. Utilizar uma norma na construção do documento. Criar um artigo, usando o MS Word, baseado no Mapa Conceitual disponível em: Clique aqui para abrir Clique aqui para abrir Exemplo de Utilização de mapas Conceituais

107 Exemplo: Resposta de uma Aluna

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109 Anotações Página da WEB Mapa da navegação

110 Página da WEB Anotações

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124 Mapas Conceituais foram desenvolvidos por Joseph Novak Ajudam a responder a Questão(ões) foco são Dependentes de contexto Conhecimento organizado representam Necessário para responder a Sentimentos e afetos associados inclui Conceitos Adicionados a Constituído de Palavras de ligação Conectados por Proposições para formar Treinamento efetivo Necessário para por exemplo Social Pessoal Aprendizagem efetiva são Unidades de significado Elos cruzados Podem ser mostram Inter- relacionamentos entre Diferentes segmentos de mapas Estrutura cognitiva Construido em Especialistas Especialmente com Criatividade ajuda na Palavras com Simbolos Eventos (Acontecimentos) Objetos (coisas) em Padrões ou Regularidades percebidas Rotulados são Estruturados hierárquicamente Necessário para ver é são


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