A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa Rejane Freitas Benevides Almeida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa Rejane Freitas Benevides Almeida"— Transcrição da apresentação:

1 Profa Rejane Freitas Benevides Almeida
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS Fontes de Energia Profa Rejane Freitas Benevides Almeida Paraíso, TO.

2 FONTES DE ENERGIA As fontes de energia podem ser divididas em dois grupos principais: Renováveis Não - renováveis

3 Fontes Renováveis - São aquelas que usam os elementos renováveis da natureza; São reaproveitáveis.

4 Fontes Renováveis: - Vento; Sol; Terra; Água; Biomassa;
Biogás e biolíquido; Gás hidrogênio.

5 Não-Renováveis - São fontes de energia que não permitem reposição;
Em algum momento vão acabar e podem ser necessários milhões de anos de evolução para a sua reposição; São aqueles cujas reservas são limitadas e estão sendo devastadas com a utilização; A taxa de utilização é muito superior à taxa de formação do recurso propriamente dito.

6 Fontes Não-renováveis:
Gás natural; Petróleo; Carvão; Urânio.

7 ENERGIA EÓLICA

8 Vantagens da Energia Eólica
É inesgotável; Não emite gases poluentes nem gera resíduos; Diminui a emissão de gases de efeito de estufa; Os parque eólicos são compatíveis com outros usos e utilizações do terreno como a agricultura e a criação de gado.

9 Desvantagens da Energia Eólica
Disponibilidade de ventos; Alto custo de implantação; Comparado com a usina hidrelétrica, possui baixa potência de energia; As torres também são uma intrusão visual e fazem muito barulho o que pode causar incômodo para as pessoas que vivam nas zonas em redor.

10 ENERGIA SOLAR A energia solar é aquela energia obtida pela luz do Sol, pode ser captada com paineis solares.

11 Vantagens da Energia Solar
A energia solar não polui durante seu uso; As centrais necessitam de manutenção mínima; Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável; A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.

12 Desvantagens da Energia Solar
Um painel solar consome uma quantidade enorme de energia para ser fabricado; Alto custo de implantação; Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação atmosférica (chuvas, neve), além de que durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia.

13 Energia Geotérmica Energia geotérmica é a energia obtida a partir do calor presente no interior da da Terra.

14 Onde pode ser produzida?

15 - A água e vapor são drenados até a superfície por meio de tubos, sendo os mesmos conduzidos até a central elétrica geotérmica. - O vapor faz girar as lâminas da turbina. A energia mecânica da turbina é transformada em energia elétrica através de um gerador; Após passar pela turbina, o vapor é conduzido para um tanque onde será resfriado. A água retorna novamente para o reservatório onde será naturalmente aquecida.

16 Vantagens da Energia Geotérmica
A energia geotérmica é considerada uma fonte renovável e limpa, pois gera baixos índices de poluição no meio ambiente.

17 Desvantagens da Energia Geotérmica
Liberação de odor desagradável; Possui natureza corrosiva, devido a liberação de ácido sulfídrico (H2S); Poder ocorrer a subsidência do solo nas regiões onde se retira a água aquecida sem a repor; A energia geotérmica é restrita, não sendo encontrada em todos os lugares; Possui alto custo de implantação.

18 Energia Hidráulica A energia hidroelétrica é a energia que se produz em barragens construídas em cursos de água.

19 Vantagens das Hidrelétricas
Possui grande eficiência energética, apresentando altos níveis de produção de energia. Desvantagens das Hidrelétricas Ocupa muito espaço; Causa inundações em grande escala, pois florestas serão submergidas e cidades inundadas; Produção de metano.

20 Biomassa A energia da biomassa é a energia que se obtém durante a transformação de produtos de origem animal e vegetal para a produção de energia calorífica e elétrica; Na transformação de resíduos orgânicos é possível obter biocombustíveis, como o biogás, o bioálcool e o biodiesel.

21 Carvão Vegetal A lenha é muito utilizada para produção de energia por biomassa no Brasil. A grande desvantagem é o desmatamento das florestas.

22 Cana-de-açúcar A cana-de-açúcar está sendo bastante utilizada no Brasil, diversas usinas de açúcar e destilarias estão produzindo metano a partir da vinhaça.

23 Biogás É a energia que pode ser obtida do gás natural resultante da decomposição anaeróbica de compostos orgânicos.

24 Biolíquido Material obtido pela fermentação e decomposição anaeróbica de vários tipos de biomassa, como: cana-de-açúcar e lixo orgânico.

25 Energia do Hidrogênio A energia do hidrogênio é a energia que se obtém da combinação do hidrogênio com o oxigênio produzindo vapor de água e libertando energia que é convertida em eletricidade. O hidrogênio pode ser usado tanto na geração de energia como nas mais diferentes áreas industriais: fabricação de margarina, tratamento de derivados de petróleo, produção de amônia para fertilizantes, na indústria metalúrgica, farmacêutica, etc.

26 O hidrogênio e o oxigênio são usados nos motores de propulsão das espaçonaves e também no seu interior, para produzir eletricidade e água potável.

27 Uma das vantagens do hidrogênio, é o fato de ter um coeficiente de difusão bem alto, ou seja, pode se dispersar rapidamente pelo ar e raramente ocorre a sua explosão ao ar livre. Por esta razão, a queima do hidrogênio ocorre mais rapidamente que a da gasolina ou a do metano. O hidrogênio não é tóxico e nem corrosivo, e o vazamento durante o seu transporte não causaria uma catástrofe ambiental.

28 Gás natural É o gás presente nos depósitos subterrâneos profundos.

29 Petróleo O petróleo encontra-se confinado a grandes profundidades, estando disperso em cavidades e em fraturas de formações rochosas.

30 Vantagens Desvantagens Facilidade de transporte e distribuição.
Polui a atmosfera com a liberação de dióxido de carbono, colaborando para o efeito estufa; Quando ocorre algum acidente provoca uma perda expressiva da biodiversidade local.

31 Carvão O carvão é formado basicamente por carbono, com pequenas quantidades de água, nitrogênio e enxofre. Boa parte do carvão mundial é queimado em termoelétricas e aproveitado em diversos processos industriais (caldeiras). Mineração de carvão mineral em Charqueados (RS)

32 Energia Nuclear É a energia liberada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos. Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de se transformar em outros isótopos ou elementos através de reações nucleares, emitindo energia durante esse processo.

33 Vantagens Desvantagens
A principal vantagem da energia nuclear é a não utilização de combustíveis fósseis. Desvantagens Produção de resíduos radioativos (lixo radioativo); Ocorrência de acidentes, como o de Chernobyl (ex-URSS) contaminou radioativamente uma área de aproximadamente km².


Carregar ppt "Profa Rejane Freitas Benevides Almeida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google