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REDAÇÃO REVISANDO... PROF.: JULIANA.

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Apresentação em tema: "REDAÇÃO REVISANDO... PROF.: JULIANA."— Transcrição da apresentação:

1 REDAÇÃO REVISANDO... PROF.: JULIANA

2 AULA 1

3 Requisitos básicos para produção de um texto:
- ter domínio do idioma; - conhecer o assunto a ser tratado; - conhecer as técnicas.

4 TIPOLOGIA TEXTUAL DESCRIÇÃO
É a forma mais primária de produção de textos. Descrever é caracterizar uma cena, um estado, um momento vivido ou sonhado por meio da nossa percepção sensorial e de nossa imaginação criadora. Alicerces da descrição: nossa imaginação e os nossos cinco sentidos.

5 NARRAÇÃO Narrar é contar um ou mais fatos que ocorrem com determinados personagens, em local e tempo definidos.

6 DISSERTAÇÃO É a exposição de opiniões a respeito de um determinado assunto. Dissertar é discutir idéias, analisá-las e apresentar provas que justifiquem e convençam o leitor da validade do ponto de vista de quem as defende.

7 ... Dissertar é, pois, analisar de maneira crítica situações diversas, questionando a realidade e apresentando nosso posicionamento diante dela.

8 A dissertação, por isso, pressupõe:
- exame crítico do assunto sobre o qual se vai escrever; - raciocínio lógico; - clareza, coerência e objetividade na exposição.

9 ESTRUTURA DA DISSERTAÇÃO
INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO CONCLUSÃO INTRODUÇÃO É a apresentação do assunto. O parágrafo introdutório caracteriza-se por apresentar uma idéia-núcleo por meio de uma afirmação, interrogação, definição, citação, etc., combinados ou não entre si.

10 DESENVOLVIMENTO: É a análise crítica da idéia central.
Pode ocupar vários parágrafos em que se expõem juízos, raciocínios, provas, exemplos, testemunhos históricos e justificativas que argumentem a idéia central proposta no primeiro parágrafo.

11 Para desenvolver o assunto de uma dissertação, podemos utilizar os seguintes recursos:
a) citações b) dados estatísticos c) justificativas d) exemplos e) comparações

12 CONCLUSÃO: É o ponto de chegada da discussão, a parte final do texto em que se condensa o conteúdo desenvolvido, reafirma-se o posicionamento exposto na tese ou lança-se perspectiva sobre o assunto. Um meio adequado de bem concluir é aquele em que sintetizamos o assunto nos termos em que foi proposto ou questionado na etapa introdutória.

13 Características de umA boa dissertação:
Um texto não é um mero aglomerado de frases ou parágrafos avulsos. Um bom texto constitui-se de uma seqüência de idéias argumentadas e harmonizadas entre si destinadas a um interlocutor real ou virtual.

14 Para se redigir um texto dissertativo, são indispensáveis:
UNIDADE: O texto deve desenvolver-se em torno de um assunto. As idéias que lhe são pertinentes devem suceder-se em ordem seqüente e lógica, completando e enriquecendo a idéia-núcleo expressa na tese. Não deve haver redundância nem pormenores desnecessários.

15 COERÊNCIA: Deve haver associação e correlação das idéias na construção dos períodos e na passagem de um parágrafo a outro. Os elementos de ligação são indispensáveis para entrosar orações, períodos e parágrafos.

16 CLAREZA DE IDÉIAS: Vocabulário preciso e coerente às idéias expostas.
O aprimoramento da linguagem e a diversidade são fundamentais para adequar idéias e palavras. É obrigatório o uso da língua padrão culta.

17 CRITICIDADE: Exame e discussão crítica do assunto, por meio de argumentos convincentes, gerados pelo acervo de conhecimento pessoais. É um processo de análise e síntese.

18 COESÃO: Distribuição organizada do conteúdo pelos parágrafos e uma clara articulação entre as partes por meio do uso apropriado de recursos coesivos como a pronominalização, a elipse, a sinonímia, os conectivos.

19 ORIGINALIDADE: Consiste em apresentar os aspectos, fatos ou opiniões de modo pessoal, sem imitação de processos ou particularidades alheios. Na originalidade, está a criatividade. Pode revelar-se tanto nas idéias como nas expressões. Idéias originais são idéias próprias.

20 TÍTULO A redação só deve ser intitulada depois de concluída.
Não há necessidade de sublinhar o título ou de colocá-lo entre aspas. Só coloque pontuação, se houver verbo.

21 TÍTULO COM VERBO SOMENTE A PRIMEIRA LETRA É MAIUSCULA EX. Viver e aprender TÍTULO SEM VERBO AS PRIMEIRAS LETRAS DAS PRINCIPAIS PALAVRAS SÃO MAIUSCULAS EX.Vida e Saúde

22 TÉCNICAS PARA ELABORAR UMA DISSERTAÇÃO
Esquema básico da dissertação Tema: No verão, os habitantes de Florianópolis passam por diversos problemas. POR QUÊ? 1. O trânsito para as praias fica congestionado. 2. Há constante falta d’água. 3. Muitos turistas comportam-se de maneira inadequada.

23 As relações de Causa e Conseqüência
Tema: Constatamos que, no município de Florianópolis, existe um grande movimento migratório que se desloca de diversos locais do Brasil. POR QUÊ? Causa: Muitas cidades não oferecem mais qualidade de vida para seus moradores, dificultando, desse modo o sua permanência nelas.

24 O QUE ACONTECE EM RAZÃO DISSO?
Conseqüência: Florianópolis encontra-se despreparada para absorver esses migrantes e oferecer-lhes condições de vida esperada por eles.

25 A abordagem de temas polêmicos
Tema: Existem discussões que divergem com relação à legalização dos cassinos no país. Aspecto favorável: Com a legalização haverá pagamento de impostos. Aspecto contrário: O jogo é uma ameaça à estrutura familiar.

26 A retrospectiva histórica
Tema: Vivemos atualmente a era da comunicação e recebemos todos os dias informações sobre os mais diferentes pontos da Terra, que nos chegam com a rapidez e eficiência dos veículos eletrônicos do mundo contemporâneo. Retrospectiva: Época mais distante. Época mais próxima. Época atual.

27 A localização espacial
Tema: Não raro tomamos conhecimento, pelos meios de comunicação, do desejo de promover o diálogo Norte-Sul, para tentar buscar uma nova ordem nas relações econômicas entre os países desses dois hemisférios. REGIÃO GEOGRÁFICA 1 REGIÃO GEOGRÁFICA 2

28 A dissertação com predominância crítica
Tema: O ser humano, no decorrer de milênios de sua História, tem provado possuir uma natureza destrutiva que persiste independentemente do desenvolvimento científico e cultural da humanidade.

29 Introdução: A perplexidade diante da situação. Desenvolvimento: Referência a fatos de conhecimento público. 2. Comentários críticos ( crítica dos fatos, idéias ou circunstâncias). Conclusão: Observação crítica seguida de uma expectativa.

30 EXERCÍCIO Observe os temas a seguir e aponte o esquema mais adequado para desenvolvê-los: a) Nos últimos tempos, vêm ocorrendo intensas discussões a propósito dos meios de combater a violência praticada por menores, nas grandes cidades. b) Cogita-se, com muita freqüência, da implantação da pena de morte no Brasil. c) Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos.

31 d) Em nossa sociedade, a mulher tem conseguido um grande avanço na luta pela sua emancipação.
e) A maior parte da classe política brasileira não goza de muito prestígio e confiabilidade por parte da população. f) A melhor maneira de melhorar o padrão de vida está em melhorar o padrão de pensamento. g) A felicidade não consiste em alcançar aquilo que se deseja, mas em gostar do que se tem.

32 AULA 2

33 ARGUMENTOS DISSERTATIVOS
Argumentar é convencer ou tentar convencer alguém a respeito da veracidade das idéias que estamos veiculando. É o procedimento usado para convencer o leitor de que nossa posição é a correta e para levá-lo a dar sua adesão às teses defendidas pelo texto.

34 Como se faz uma boa argumentação?
1o – é preciso ter bem claro o que queremos dizer – delimitar bem o assunto; 2o – formular idéias – também claras – sobre o assunto delimitado; 3o – estruturar essas idéias com frases bem formuladas; 4o – tentar provar cada idéia – argumento – por meio da evidência do raciocínio e das provas.

35 RECURSOS LINGÜÍSTICOS USADOS PARA CONFIRMAR A VALIDADE DAS IDÉIAS:
Argumentos de autoridade: citar autores renomados dá credibilidade sobre um ponto de vista. Argumentos baseados no consenso: citar proposições aceitas como verdadeiras, numa certa época.

36 Argumentos baseados em provas concretas: apoiar as posições pessoais em fatos. Comprová-las por dados pertinentes e adequados. Argumentos com base nas relações de causa e conseqüência. Argumentos baseados em exemplos. Argumentos baseados em oposição: apontar oposições entre idéias e fatos. Argumentos baseados em semelhanças; aproximar dois elementos com base na semelhança entre eles.

37 LEMBRETES QUE PODEM MELHORAR SEU TEXTO
1. antes de começar a escrever, faça um esquema de seu texto, dividindo em parágrafos as idéias que pretende expor. Isso evita repetição ou esquecimento de alguma idéia; 2. Cheque se os pontos de vista que você vai defender não são contraditórios em relação à tese. Elabore as relações de causa e conseqüência ou os pólos positivos e negativos do tema;

38 3. Não tenha preguiça de refazer seu texto várias vezes
3. Não tenha preguiça de refazer seu texto várias vezes. É a melhor maneira de se chegar a um bom resultado. Procure redigir em aproximadamente uma hora; 4. Enquanto escreve em casa, tenha sempre à mão um dicionário para checar a grafia das palavras e descobrir sinônimos que evitem a repetição; 5. Não fuja do tema proposto;

39 6. Escreva o que você pensa sobre o tema dado e não o que você acredita que o corretor do texto gostaria que fosse escrito. Jamais analise os temas propostos movido por emoções exageradas; 7. Não escreva sobre o que você não conhece, nem utilize sua redação para fins doutrinários; 8. Use a linguagem padrão em seu nível culto;

40 9. Empregue a linguagem denotativa;
10. Não empregue palavras cujo significado seja desconhecido para você; 11. Evite lugar-comum: frases feitas e expressões cristalizadas, como a pureza das crianças, a sabedoria dos velhos, etc. evite também gírias e a palavra coisa (procure o vocábulo adequado a cada idéia); não use etc.; não abrevie palavras;

41 12. Evite repetir palavras, use sinônimos. Há repetições que enfatizam
12. Evite repetir palavras, use sinônimos. Há repetições que enfatizam. Mas, fora o caso intencional da ênfase, repetir revela pobreza de vocabulário ou desleixo; 13. Evite expressões do tipo belo, bom, mau, incrível, péssimo, triste, pobre, - são juízos de valor sem carga informativa, imprecisos e subjetivos;

42 14. Não “encha lingüiça”! Cada palavra deve ser fundamental e informativa na redação. À falta de idéias, não fique repetindo a mesma coisa com palavras diferentes. Isso é redundância, é prolixidade, é terrível defeito! É preferível poucas linhas bem redigidas a muito mal escritas. Faça um trabalho honesto; 15. Não aumento o tamanho da letra para dar a impressão de que escreveu bastante. Isso indispõe o avaliador;

43 16. Letra estilo “bicho-de-pé”, não pode (só se vê a linha de tão pequena). ( avaliador não vai colocar lente de aumento só para corrigir a sua redação; 17. Não repita idéias, tentando explicá-las. Se você escrever com clareza, uma só vez basta; 18. Não se desculpe dizendo que não escreveu mais porque o tempo foi pouco;

44 19. Cuidado com o uso inadequado das conjunções
19. Cuidado com o uso inadequado das conjunções. Elas podem estabelecer relações que não existem entre as frases e tornar o texto sem nexo; 20. Se usar uma pergunta na tese, responda-a ao longo do texto. Evite interrogações na argumentação e na conclusão. Para aprofundar seus argumentos, suas afirmações, use exemplos: fatos notórios ou históricos, conhecimentos geográficos, cifras aproximadas e informações adquiridas por meio de leitura, estudo e aquisições culturais (bagagem cultural);

45 21. Pensamento novo, período novo
21. Pensamento novo, período novo. É comum, entre os que iniciam, misturar no mesmo período idéias que não se completam; 22. Tome cuidado com os períodos muito longos: resultam confusos e são propícios a períodos incompletos; 23. Não empregue a primeira pessoa do singular; 24. Atenção à falta de paralelismo;

46 25. Centralize o título (só use aspas se for citação);
26. Faça parágrafos a, mais ou menos, três centímetros da margem; 27. Atinja a margem direita e esquerda sem ultrapassá-las; 28. Faça letra legível; se escrever em letra de forma, procure distinguir as maiúsculas das minúsculas;

47 29. Não borre, não rabisque, nem rasure o texto definitivo;
30. Rascunhe suas idéias antes de passá-las para a folha definitiva; 31. Não exceda o limite máximo de linhas; nem fique aquém do limite mínimo;

48 32. Texto dissertativo não deve apresentar:
a) interrogações na argumentação ou na conclusão (só o título e a introdução podem apresentar interrogação); b) uso da primeira pessoa do singular, salvo exigências feitas pela banca; c) conversa com o leitor;

49 d) título inadequado; e) uso indevido de clichês, frases prontas e chavões, palavrões, gírias; f) abordagem subjetiva e emocional do tema; g) superficialidade, julgamentos gratuitos e infundados; h) linguagem inadequada (coloquial); i) diálogo, nem personagens.

50 33. Na conclusão é possível:
a) retomar a tese, reafirmando-a; b) retomar a tese, oferecendo soluções viáveis para os problemas abordados na argumentação.

51 ATENÇÃO: Respeite os limites indicados na prova: evite escrever demais; você corre o risco de entediar o corretor e cometer erros. No ENEM, comece pelo rascunho, depois responda às questões da prova. Conclua essa etapa, retome seu rascunho. Releia-o, faça as alterações necessárias e passe o texto a limpo. Não se esqueça do título.

52 ALGUNS TEMAS: “MEIO AMBIEMTE”
O panorama mundial relacionado ao meio ambiente vem mudando sensivelmente nas últimas décadas. Como conseqüência deste fato, a variável ambiental vem se transformando num importante diferencial competitivo com o qual as empresas devem se preocupar.  Para que as empresas possam tomar decisões corretas, quanto à relação existente entre meio ambiente e meio empresarial, necessitam de informações confiáveis de quanto vêm gastando

53 “BIODIVERSIDADE” Biodiversidade pode ser considerada a diversidade de formas de vida existentes no planeta. Quando se fala em valor da biodiversidade, é possível estar-se referindo ao seu valor intrínseco, ao seu valor para a sobrevivência humana ou, ainda, ao seu valor para o desenvolvimento sustentável de comunidades locais, dela dependentes diretamente. Estudos têm demonstrado que a manutenção do equilíbrio dos delicados sistemas em que se envolvem as variadas formas de vida na Terra é crucial para a salvaguarda do futuro da humanidade, porque daí depende a melhoria das colheitas de alimentos, num contexto de população crescente, e a descoberta de medicamentos.

54 “BIOCOMBUSTÍVEL” Biocombustível está em voga, anunciado como a grande promessa do futuro, uma forma de combustível renovável que atrai olhares brasileiros e mundiais. Na USP, o número de pesquisas sobre o assunto cresce cada vez mais, trazendo novas indicações e perspectivas para o País.

55 E AS PÉROLAS... O sero mano tem uma missão…”
“O Euninho já provocou secas e enchentes calamitosas..” “O problema ainda é maior se tratando da camada Diozanio!” “Enquanto isso os Zoutros… tudo baixo nive…” “A situação tende a piorar: o madereiros da Amazônia   destroem a Mata Atlântica da região.”

56 “O que é de interesse coletivo de todos nem sempre interessa a ninguém individualmente.”
“Não preserve apenas o meio ambiente e sim todo ele.” “O grande problema do Rio Amazonas é a pesca dos peixes.” “É um problema de muita gravidez.” “A AIDS é transmitida pelo mosquito AIDES EGIPSIO.”

57 “Ultimamente não se fala em outro assunto anonser sobre os araras azuls que ficam sob voando as matas.” “… são formados pelas bacias esferográficas.” “Eu concordo em gênero e número igual.” “Precisa-se começar uma reciclagem mental dos humanos, fazer uma verdadeira lavagem celebral em relação ao desmatamento, poluição e depredação de si próprio.” “O serigueiro tira borracha das árvores, mas não nunca derrubam as seringas.”

58 BOA SORTE!!!


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