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A Educação Superior em Enfermagem

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Apresentação em tema: "A Educação Superior em Enfermagem"— Transcrição da apresentação:

1 A Educação Superior em Enfermagem
Prof. Fernando Ramos Gonçalves –Msc Enfermeiro Intensivista, Mestre em Saúde Publica, especialista em UTI, Doutorando em Neuropsiquiatria – CCS/UFPE; Diretor do Curso de Graduação em Enfermagem da FG; Docente da FENSG/UPE; Coordenador da Residência de Enfermagem do Hospital da Restauração;

2 O que é Enfermagem? Enfermagem é uma ciência humana, de pessoas e de experiências com campo de conhecimento, fundamentações e práticas do cuidar dos seres humanos que abrangem do estado de saúde aos estados de doença, mediada por relações pessoais, profissionais, científicas, estéticas, éticas e políticas

3 Enfermeiro Profissional qualificado para o exercício de Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos. Capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes, no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões bio-psico-sociais dos seus determinantes. Capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano

4 Onde Atua o Enfermeiro? Nos Hospitais

5 Nas Escolas e Consultórios....

6 No Domicílio

7 Desde os Primeiros Momentos de vida..

8 Aos Momentos mais críticos...

9 Momentos Felizes!

10 Lado a Lado com os seres Humanos

11 Saúde e seus determinantes
Moradia Alimento Saneamento Trabalho SAÚDE Lazer Meio Ambiente Transporte Educação Renda

12 O que é Educação ? Construção permanente do conhecimento através
do ensino-aprendizagem, tendo como local dessa prática a escola ou a comunidade . Prática social que prepara os indivíduos para viverem em comunidade. Processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano, visando sua maior integração individual e social.

13 O que é Educação ? “É o desenvolvimento, no indivíduo, de toda a perfeição de que é capaz“ (Kant); “É a ciência que tem por fim a formação do indivíduo por si mesmo, despertando nele a multiplicidade de interesses"(Herbath );

14 Educação em Saúde é: Conhecimento Consciência crítica Transformação
Busca de soluções Capacidade de intervenção

15 O Ensino Superior em Enfermagem

16 Perfil Profissional Enfermeiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Profissional qualificado para o exercício de Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos. Capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes, no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões bio-psico-sociais dos seus determinantes. Capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano. Resolução CNE/CES nº 3 de , art. 3º:

17 Competências do Enfermeiro
·    Atenção A saúde; Tomada de Decisões; Comunicação; Liderança; Administração e Gerenciamento e Educação Permanente.  Atua compreendendo a natureza humana em suas dimensões, expressões e fases evolutivas; ·  Incorporar a ciência/arte do cuidar como instrumento de interpretação profissional;

18 ·  Reconhece os perfis epidemiológicos das populações;
·  Reconhece a saúde como direito e condições dignas de vida e atua de forma a garantir a integralidade da assistência. · Cuidar da própria saúde física e mental e buscar seu bem-estar como cidadão e como enfermeiro; e

19 ·      Ser capaz de diagnosticar e solucionar problemas de saúde, de comunicar-se, de tomar decisões, de intervir no processo de trabalho, de trabalhar em equipe e de enfrentar situações em constante mudança; ·     Reconhecer-se como coordenador do trabalho da equipe de enfermagem; Assessorar órgãos, empresas e instituições em projetos de saúde;

20 · usar adequadamente novas tecnologias, tanto de informação e comunicação, quanto de ponta para cuidar da enfermagem; · identificar as necessidades individuais e coletivas de saúde da população, seus condicionantes e determinantes; · intervir no processo de saúde-doença, responsabilizando-se pela qualidade da assistência/cuidado de enfermagem.

21 Coordenar o processo de cuidar em enfermagem, considerando contextos e demandas de saúde;
·  Prestar cuidados de enfermagem, compatíveis com as diferentes necessidades apresentadas pelo indivíduo, pela família e pelos diferentes grupos da comunidade; Integrar as ações de enfermagem às ações multiprofissionais; ·  Respeitar os princípios éticos, legais e humanísticos da profissão;

22 Conteúdos Curriculares
Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Humanas e Sociais; Ciências da Enfermagem: - Fundamentos da Enfermagem; Assistência de Enfermagem; Administração em Enfermagem e Ensino em Enfermagem.

23 Deve ser Assegurado: Articulação entre Ensino-Pesquisa-Extensão/Assistência; Atividades Teóricas e Práticas desde o início do curso; Estimulo ao pensamento crítico e reflexivo; Articulação entre o Saber, Saber Fazer e o Saber Conviver; Trabalho em equipe.

24 Tempo de Integralização
Parecer CNE/CES Nº 8/2007 e a Resolução CNE/CES Nº 2/2007, O tempo para integralização do Curso de Enfermagem, deve ser de no mínimo 5 anos, e a carga horária mínima de horas; Esta Decisão Surgiu das demandas sociais e das entidades de Enfermagem: Associação Brasileira de Enfermagem-Aben e do Conselho Federal de Enfermagem-COFEN.

25 O Novo Profissional Bom relacionamento Interpessoal
Senso crítico e autocrítica Iniciativa Flexibilidade Capacidade de autogestão Dinamismo e criatividade Poder de comunicação

26

27 Curso de Graduação em Enfermagem da FG
Informações Importantes: Autorizado no MEC com conceito máximo 100% em todos os itens avaliados; Turma manhã e noite; Currículo integrado com os demais cursos da área de saúde; Primeiro curso de Pernambuco a começar a graduação com o currículo já adequado as diretrizes curriculares nacionais de Enfermagem que preconiza, mínimo de 4000horas e 5 anos.

28 Ampla rede de estágios, por ser a única faculdade de saúde de Jaboatão dos Guararapes;
Possibilidade de ingresso na pós-graduação com formação de especialista logo após a graduação; Possibilidade de intercâmbio Internacional e Nacional; Construção da clínica integrada de saúde; Ambiente acadêmico de crescimento; Inserção na comunidade desde primeiros momentos do curso; Professores mestres, doutores e com elevada experiência clínica; Formação para o mercado de trabalho mundial em Enfermagem.

29 Obrigado!!!!! Estamos te esperando para Juntos construirmos e compartilharmos conhecimentos!!!


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